RENPAC

Rede de comutação por pacotes e' o servico comutado usando a tecnologia de pacotes, isto e', a comutação não e' feita por circuitos. Nesse tipo de rede, o usuário paga a assinatura do serviço (fixa) o tempo e o volume de informações que envia (variável).

Essas redes são formadas por computadores cuja única função e' receber e transmitir dados: são os nós de redes. A ligação entre os nós de redes e' feita através de meios físicos dedicados, que podem ser canais de microondas, sinais de satélites, fibras opticas ou rádios digitais, por exemplo.

Os nós de rede tem a capacidade de fazer o endereçamento dos pacotes (os dados que o usuário envia) atraves do protocolo X.25 (sincrono). Essa tecnologia está disponivel no mercado privado e na Embratel, que oferece o serviço RENPAC(Rede Nacional de Comutação por Pacotes). Mesmo que prefira adquirir o sistema de comutação por pacotes de uma empresa privada, o usuário estará trafegando dados atraves de meios físicos da Embratel - pelo menos por enquanto. No servico RENPAC da Embratel existem quatro formas de acesso do usuário a esses nós de rede: Renpac 3025, Renpac 3028, Renpac 2000 e Renpac 1000.