As implementações de protocolos de acesso ao meio físico destinam-se a viabilizar o transporte de pacotes de um nodo para outro nodo num único segmento de rede. Este protocolos implementam uma verificação de erro a nível de bits através de um FCS (Frame Check Sequence) o qual é acrescido em todos os pacotes transmitidos, garantindo desta forma que a grande maioria dos pacotes será recebido pelo destinatário sem alterações no conteúdo.
As implementações destes protocolos definem o endereçamento que distingue cada um dos nodos componentes de uma rede. O endereçamento dos nodos é implementado no hardware de cada NIC (Network Interface Card). Em cada pacote enviado através da rede é acrescentando um cabeçalho MAC (Medium Acess Control) contendo o endereço do nodo fonte e do nodo destino, indicando desta forma a origem e o destino do pacote.
Cada NIC verifica o endereço destino no cabeçalho MAC de todos os pacotes enviados através da rede. Se o endereço destino existente no MAC for igual ao endereço do nodo existente no NIC, ou se o pacote é identificado como um "broadcast", o NIC copia o pacote. Logo após este pacote é repassado para os processos que implementam as camadas superiores (tal como o processo IPX).