Convenções de Endereçamento RIP

A generalidade do protocolo RIP e mais evidente quando abordamos a transmissão dos endereços de rede. O formato do endereço não é limitado ao uso por TCP/IP: ele pode ser usado com multiplos protocolos de rede. O endereçamento RIP pode ter cada endereço de rede com at&eacude 14 octetos. Os endereços IP necessitam somente 4 octetos, os restantes são zerados.

O campo rotulado FAMILY OF NET i identifica a familia do protocolo sobre qual o endereço de rede deverá ser interpretado. RIP usa valores associados as familias de endereços sobre os sistemas operacionais 4BSD UNIX e os endereços IP são associados o valor 2. Os campos command indicam o comando a ser enviado, pode ser de 1 a 5 indicando: 1- request 2-reponse 3- obsolete 4- obsolete 5- reservado para Sun Microsystemas. RIP mensagens podem ser classificadas em dois tipos: mensagens de informação de roteamento e mensagens para requisitar informações, ambas usam o mesmo formato que consiste de um cabeçalho e uma lista de redes e distância de pares de gateways.

Em adição aos normais endereços IP, RIP usa convencionalmente o endereço 0.0.0.0 denotando uma rota default. RIP associa uma distância métrica a cada rota que ele informa, assim é possivel para dois gateways informarem uma rota default e uma ao resto da internet a diferentes métricas, fazendo uma destas a primária e a outra um backup.

O campo final de cada entrada em uma mensagem RIP é DISTANCE TO NET i, contém um número inteiro que é a contagem da distância a rede específica. As distâncias são medidas em saltos entre gateways, mas os valores são limitados ao campo de 1 até 15, com distância 16 usada para significar infinito ou rota inexistente.