O problema do roteamento

O IGRP é destinado ao uso em gateways para conectar várias redes, que utilizem a tecnologia de comutação de pacotes, neste caso os gateway servem como chaves de pacotes. Quando um sistema conectado a uma rede quer enviar um pacote para outro sistema em outra rede, o pacote é endereçado a um gateway .

Se a rede destinatária está conecatada ao gateway este pacote será enviado diretamente, se o destino é mais distante o gateway enviará o pacote para outro gateway que está mais perto do destino. Gateways usam tabelas de roteamento para ajudar na a decidir o que fazer com o pacote, como no exemplo singelo abaixo :

Este gateway está conectado a duas ethernets , chamadas de 0 e 1. A estas interfaces foi dado números IP ( sub-redes ) 128.6.4 e 128.6.5 respectivamente.

Os pacotes endereçados para estas redes específicas são enviados diretamente ao seu destino, usando para tanto simplesmente a interface ethernet corespondente. Existem dois gateways próximos , que aparecem na tabela 128.6.4.1 e 128.6.5.4 pacotes que sejam para redes diferentes de 128.6.4 e 128.6.5 serão enviados para um ou outro destes gateways, a tabela de roteamento indica qual destes deverá ser usado, por exemplo :

pacotes endereçados para a rede 10 serão enviados para o gateway 128.6.5.4 , o IGRP permite aos gateway contruir e manter tabelas de roteamento como esta.