PROJETO AMIA - Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem

Resumo

O conceito de conectividade introduzido pela Internet, permitiu que indivíduos e organizações pudessem se comunicar a partir de computadores em rede, localizados em qualquer lugar do mundo. A rede mundial de computadores vêm mudando drasticamente processos até então eram feitos de modo tradicional. O comércio eletrônico, a educação a distância, o teletrabalho, a telemedicina, todas estas são atividades que hoje podem ser desempenhadas remotamente sem perda de qualidade no resultado e ainda trazendo benefícios aos seus usuários.

ativ grupo via vidconf Os conceitos de comunicação e colaboração visual também está sendo afetado em função destas profundas modificações. Pois oferecem uma maneira para que pessoas ou grupos de indivíduos que estejam separados pela distância, possam trabalhar juntos. Esta colaboração é construída em cima de diversas ferramentas, na qual estão incluídos: videoconferência, video streamming, compartilhamento e transferência de informações e imagens (colaboração em cima de dados) e muito mais.

O grande avanço tecnológico da década de 90 trouxe também, uma nova geração de redes de serviços, capaz de entregar através do mesmo meio de transmissão, diversos tipos de mídia existentes conhecida como convergência de meios. Para acomodar todas estas novas necessidades em termos de transmissão de informações através de redes, grandes investimentos foram feitos no sentido de aprimorar os backbones que dão suporte para a transferência de informações multimídia. Busca-se agora o desenvolvimento de aplicações de alta performance que, usando estes recursos de redes de alta velocidade, ofereçam serviços inovadores.

Os sistemas de colaboração visual que se apoiam na Internet como infra-estrutura de transporte oferecem inúmeras vantagens, em especial para ambientes de suporte à aprendizagem a distância permitindo viabilizar um cenário de universidade virtual realmente interativo, que permita a interoperabilidade entre sistema de suporte à comunicação entre pessoas e entre pessoas e serviços especializados, oferecidos em diferentes servidores.


Investigar metodologias de formação continuada a distância de professores para o uso de tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e de aprendizagem a partir de um ambiente virtual adaptativo, passa a ser um das aplicações do referido ambiente. Assim, este projeto objetiva integrar os recursos descritos acima na formação de professores na área de informática na educação, sendo esta formação, obviamente, realizada a distância.

Para atender o objetivo central deste projeto propõem-se três sub-projetos cujos objetivos propostos envolvem duas abordagens: o problema da formação de professores na área de informática na educação e os recursos necessários para EAD. Essas duas concepções são tratadas de forma integrada, mas devido às características intrínsecas específicas de cada uma delas, a metodologia geral do projeto será uma integração das metodologias propostas em cada sub-projeto, que estão descritas no corpo dos mesmos.

Objetivos Gerais:

avança