AMIA-Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem grupos

Sub-projetos

O presente projeto é composto por três sub-projetos cujos objetivos propostos envolvem duas abordagens: o problema da formação de professores na área de informática na educação e os recursos necessários para EAD. Essas duas concepções são tratadas de forma integrada, mas devido às características intrínsecas específicas de cada uma delas, a metodologia geral do projeto será uma integração das metodologias propostas em cada sub-projeto, que estão descritas no corpo dos mesmos.


Sub-projeto
Objetivos específicos

A Utilização de Agentes em Ambientes Adaptativos de Ensino e Aprendizagem

Equipe:

  • Gilse A. Morgental Falkembach
  • João Carlos Gluz
  • Sidnei Renato Silveira
  • Estudar técnicas para implementar IAD (Inteligência Artificial Distribuída);
  • Estudar metodologias e arquiteturas para a elaboração de agentes;
  • Estudar metodologias para a construção do modelo de aluno;
  • Estudar técnicas para a construção de sistemas adaptativos inteligentes;
  • Estudar ambientes de software livre;
  • Definir as técnicas necessárias para a construção do modelo de aluno proposto;
  • Definir as ferramentas necessárias para implementação dos agentes;
  • Implementar agentes no ambiente proposto de acordo com o modelo de aluno estudado;
  • Implementar técnicas adaptativas que modifiquem o ambiente de acordo com o modelo de aluno estudado.
  • Desenvolver um sistema que auxilie no processo de verificação da construção de conhecimento, a partir da observação e análise de conceitos aprendidos / trabalhados pelos alunos, em termos de textos e documentos criados em formato HTML;
  • Elaborar e implementar um mecanismo de inferência aplicável sobre documentos HTML, aplicando-o a um subconjunto da Internet (a produção de material para web realizada pelos usuários do ambiente ao longo do projeto).

Suporte aberto e padronizado para colaboração via rede

Equipe
  • Liane Tarouco (UFRGS)
  • Antonio Rodrigo Delapieve de Vit (UNICRUZ)
  • Richard Walters (UCDavis)
  • Alexei Korb
  • Fabricio Tamusiunas
  • Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre
  • Rodrigo dos Santos Keller

  • Projetar e desenvolver um sistema de suporte à colaboração visual que permita o compartilhamento de aplicações, com base nos protocolos da série T.120, capaz de permitir o acesso colaborativo;
  • Estudar o protocolo T.120, definido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU-T), que oferece suporte para o estabelecimento de conferências multimídia em uma arquitetura multiponto e em tempo real, permitindo o compartilhamento de aplicativos, interação via chat, transferências de arquivos entre outras funcionalidades.
A formação continuada a distância de professores para a Informática na Educação

Equipe:

  • Liliana M. Passerino
  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro
  • Marlise Geller

  • Definir estratégias e metodologias de usos de ambientes virtuais, visando aspectos de aprendizagem, avaliação e cooperação de forma a instituir um modelo para a formação de professores em Informática na Educação;
  • Definir critérios para implementação de ferramentas que propiciem os aspectos citados no objetivo anterior para um ambiente de educação a distância;
  • Analisar e estudar o processo de desenvolvimento cognitivo, através da apropriação de conceitos relativos à informática na educação, desenvolvendo estudos e pesquisas que contemplem o processo de avaliação da aprendizagem e da interação social em ambientes de educação a distância;
  • Analisar formas de avaliação e de interação (quantitativa e qualitativa), considerando aspectos relativos à flexibilidade, análise estatística, interação, buscando um novo modelo de avaliação através de estilos cognitivos dos alunos.