Sub-projeto
|
Objetivos específicos
|
A Utilização de Agentes em Ambientes Adaptativos de
Ensino e Aprendizagem
Equipe:
- Gilse A. Morgental Falkembach
- João Carlos Gluz
- Sidnei Renato Silveira
|
- Estudar técnicas para implementar IAD (Inteligência Artificial
Distribuída);
- Estudar metodologias e arquiteturas para a elaboração de agentes;
- Estudar metodologias para a construção do modelo de aluno;
- Estudar técnicas para a construção de sistemas adaptativos inteligentes;
- Estudar ambientes de software livre;
- Definir as técnicas necessárias para a construção do modelo de
aluno proposto;
- Definir as ferramentas necessárias para implementação dos agentes;
- Implementar agentes no ambiente proposto de acordo com o modelo
de aluno estudado;
- Implementar técnicas adaptativas que modifiquem o ambiente de
acordo com o modelo de aluno estudado.
- Desenvolver um sistema que auxilie no processo de verificação
da construção de conhecimento, a partir da observação e análise de conceitos
aprendidos / trabalhados pelos alunos, em termos de textos e documentos
criados em formato HTML;
- Elaborar e implementar um mecanismo de inferência aplicável sobre
documentos HTML, aplicando-o a um subconjunto da Internet (a
produção de material para web realizada pelos usuários do ambiente
ao longo do projeto).
|
Suporte aberto e padronizado para colaboração
via rede
Equipe
- Liane Tarouco (UFRGS)
- Antonio Rodrigo Delapieve de Vit (UNICRUZ)
- Richard Walters (UCDavis)
- Alexei Korb
- Fabricio Tamusiunas
- Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre
- Rodrigo dos Santos Keller
|
- Projetar e desenvolver um sistema de suporte à colaboração visual
que permita o compartilhamento de aplicações, com base nos protocolos
da série T.120, capaz de permitir o acesso colaborativo;
- Estudar o protocolo T.120, definido pela União Internacional
de Telecomunicações (ITU-T), que oferece suporte para o estabelecimento de
conferências multimídia em uma arquitetura multiponto e em tempo real, permitindo
o compartilhamento de aplicativos, interação via chat, transferências
de arquivos entre outras funcionalidades.
|
A formação continuada a distância de
professores para a Informática na Educação
Equipe:
- Liliana M. Passerino
- Mára Lúcia Fernandes Carneiro
- Marlise Geller
|
- Definir estratégias e metodologias de usos de ambientes virtuais,
visando aspectos de aprendizagem, avaliação e cooperação de forma a
instituir um modelo para a formação de professores em Informática na
Educação;
- Definir critérios para implementação de ferramentas que propiciem
os aspectos citados no objetivo anterior para um ambiente de educação
a distância;
- Analisar e estudar o processo de desenvolvimento cognitivo, através
da apropriação de conceitos relativos à informática na educação, desenvolvendo
estudos e pesquisas que contemplem o processo de avaliação da aprendizagem
e da interação social em ambientes de educação a distância;
- Analisar formas de avaliação e de interação (quantitativa e qualitativa),
considerando aspectos relativos à flexibilidade, análise estatística,
interação, buscando um novo modelo de avaliação através de estilos cognitivos
dos alunos.
|