1. Titulo: Projeto CIBER-Conhecimento Interativamente Buscado Em sistema Remotos

2. Responsáveis:

Profa. Liane Margarida Rockenbach Tarouco (coordenadora)

Profa. Maria Janilce Almeida

Prof. Marilia Levacov

Profa. Lucila Santarosa

3. Objetivos a serem alcancados: Projetar e implantar um repositório eletrônico de documentos multimidia com acesso remoto através de meios de comunicação diversificados oferecidos atualmente pela EMBRATEL no Brasil.

4.Justificativa:

Embora existam atualmente muitos sistemas que oferecem possibilidade de acesso on-line, através das redes acadêmicas ou comerciais no país, são usualmente limitados a informações textuais. Em se tratando de documentos, na maioria dos casos e possivel recuperar apenas as referencias bibliográficas, tal como no SABI (Sistema de Automação de Bibliotecas) implantado no CPD- UFRGS. Mesmo quando e oferecida alguma facilidade de acesso ao texto completo, normalmente consegue-se apenas uma versão em ASCII, sem acentuação, formatação ou gráficos neles contidos.

Face ao que foi acima exposto, percebe-se que existe uma lacuna a ser preenchida: existe necessidade de prover melhor acesso aos usuários de todas as redes a serviços de informação que levem também a obtenção de documentos armazenados sob forma on- line. O acesso ao acervo bibliográfico existente em cada instituição de ensino e pesquisa no país e um dos mais importantes serviços que as redes podem viabilizar mas que não esta sendo satisfatoriamente atendido. Como nem todas as instituições terao a curto prazo condições para dispor de um servidor de documentos, pretende-se implantar este sistema para servir de modelo e depois oferece-lo a comunidade inicialmente através da Rede TCHÊ (Rede Estadual de Informação em Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e da RNP-Rede Nacional de Pesquisa e posteriormente, também via RENPAC.

O acesso à informação contida neste acervo é uma necessidade premente e isto não é uma colocação de validade regional ou inerente apenas ao momento atual. Ao contrário, desde há muito tempo, a comunidade científica percebeu a necessidade de acesso otimizado a informação, conforme destacado por [PEN 88] em seu relato sobre a montagem da rede de bibliotecas na AT&T. Desde que a Bell Laboratories abriu suas portas pela primeira vez, em 1925, foi reconhecida a importância de ter a informação certa no tempo certo, na forma certa. Os cientistas tem sido constantes em sua demanda por informação pronta, adequadamente apresentada. O desafio para os especialistas em informação tem sido sempre o de como alcancar o objetivo, não sobre qual o objetivo a alcancar.

Uma biblioteca adequadamente abastecida tem sido tradicionalmente vista como o mecanismo apropriado para atender as necessidades da comunidade científica. Contudo e preciso que seu conteudo seja adequadamente disseminado na comunidade potencialmente interessada em seu uso. O acesso on-line a bases de dados contendo referências bibliográficas ou mesmo os próprios documentos, como no projeto Mercury da Universidade de Carnegie Mellon [TRO 90], torna-se então a forma básica de atingir esta meta.

Assim, o trabalho a ser realizado compreende a implementação de um interface para o servidor de documentos hipermidia, bem como o próprio servidor de documentos.

O isolamento em que se encontram muitos pesquisadores, por não poderem acessar a rede acadêmica internacional, faz com que sua produtividade seja muito baixa, pela necessidade de refazer atividades que poderiam ser simplesmente utilizadas se pudessem acessar recursos disponíveis e prontos para serem usados no país e no exterior. Por outro lado, diz-se por vezes que e mais facil saber o que se passa numa instituição de pesquisa no exterior do que aqui no Brasil. A falta de comunicação impede o efeito de sinergia que poderia ser obtido pela colaboração entre pesquisadores que poderiam estabelecer um processo produtivo de trabalho cooperativo, mesmo separados por centenas de quilômetros, se pudessem utilizar os serviços que normalmente estao disponiveis numa rede acadêmica para apoiarem o trabalho cooperativo. A sigla CSCW-Computer Suported Cooperative Work engloba a implementação de todo um conjunto de ferramentas de apoio ao trabalho cooperativo, das quais o correio eletrônico é a peça fundamental mas que inclui também facilidades para acesso a docum

O acesso a documentos produzidos por outros pesquisadores é uma meta a ser atingida. Isto pode e deve levar a um maior nivel de cooperação entre os pesquisadores, bem como a alavancar o trabalho de cada um com base nos resultados ja produzidos.

Considerando-se os objetivos de integração ente os países da America Latina que tem sido alvo de numerosos trabalhos na UFRGS, com a criação de um Instituto de Estudos Latino Americanos, pretende-se dar enfase especial ao armazenamento de documentos sobre o continente.

Adicionalmente, tendo em vista que o sistema resultante pode e deve ser usado para alavancar atividades de ensino à distância (como uma contribuição ao projeto das Televias para a Educação) pretende-se adequá-lo a apoiar, agilizar e facilitar a apropriação de conhecimento, sua organização otimizada e acesso facilitado via clientes remotos que devem poder estabelecer conexao via variados meios de telecomunicações, incluindo comunicação sem fio e comunicação digital de alta performance.

[PEN 88] PENNIMAN, David. The Library Network at AT&T. In:Sci-Tech Library Networks Within Organizations. Haworth Press, New York, 1988

[TRO 90] TROLL, Denise. Library Information System II- Progress Report and Technical Plan. Mercury Technical Report Series, Number Three. Carnegie Mellon University, Pittsburgh, 1990.

[TAR 83] TAROUCO, Liane. Sistemas de Mensagens por Computador para Intercambio de Informação e Experiencia. In: Encontro do Grupo de Trabalho sobre Interconexao de Sistemas, 3. Patrocinou UNESCO, Manilha - Filipinas - 10-20 Outubro, 1983.

[TAR 86] TAROUCO, Liane.Definição de um Sistema Público para Acesso a Base de Dados. Estudo realizado para o IBICT. Porto Alegre, 1986.