Centro Interdisciplinar de
Novas Tecnologias na Educação

 
TUTORIAL :: ALFABETIZAÇÃO VISUAL PARA A PRODUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS

 

 

Unidade 5 - Aspectos de design

  • Alinhamento

Não significa alinhar junto à mesma margem. Significa apenas que tudo deve ter o mesmo alinhamento. A seguir são exemplificados diversos tipos de alinhamento:

  • À esquerda

    Os mapas conceituais podem ser úteis para a elaboração de material didático em hipermídia, cuja estruturação estiver baseada na teoria de aprendizagem significativa, uma vez que os recursos utilizáveis de som e imagem, bem como de texto, podem agir como organizadores prévios que servirão como subsunçores para o aluno, ou seja, servirão de ligação entre os conceitos existentes e as novas informações apresentadas (RORATO, 1997).

    Por organizadores prévios entende-se os materiais introdutórios apresentados ao aluno, num nível mais alto de abstração e servem como pontes cognitivas fazendo ligação entre conceitos que o aluno já possui e os novos que ele precisa saber (MOREIRA, 1993, p.14).

  • À direita

    Os mapas conceituais podem ser úteis para a elaboração de material didático em hipermídia, cuja estruturação estiver baseada na teoria de aprendizagem significativa, uma vez que os recursos utilizáveis de som e imagem, bem como de texto, podem agir como organizadores prévios que servirão como subsunçores para o aluno, ou seja, servirão de ligação entre os conceitos existentes e as novas informações apresentadas (RORATO, 1997).

    Por organizadores prévios entende-se os materiais introdutórios apresentados ao aluno, num nível mais alto de abstração e servem como pontes cognitivas fazendo ligação entre conceitos que o aluno já possui e os novos que ele precisa saber (MOREIRA, 1993, p.14).

  • Centralizado

    Os mapas conceituais podem ser úteis para a elaboração de material didático em hipermídia, cuja estruturação estiver baseada na teoria de aprendizagem significativa, uma vez que os recursos utilizáveis de som e imagem, bem como de texto, podem agir como organizadores prévios que servirão como subsunçores para o aluno, ou seja, servirão de ligação entre os conceitos existentes e as novas informações apresentadas (RORATO, 1997).

    Por organizadores prévios entende-se os materiais introdutórios apresentados ao aluno, num nível mais alto de abstração e servem como pontes cognitivas fazendo ligação entre conceitos que o aluno já possui e os novos que ele precisa saber (MOREIRA, 1993, p.14).

  • Justificado

    Os mapas conceituais podem ser úteis para a elaboração de material didático em hipermídia, cuja estruturação estiver baseada na teoria de aprendizagem significativa, uma vez que os recursos utilizáveis de som e imagem, bem como de texto, podem agir como organizadores prévios que servirão como subsunçores para o aluno, ou seja, servirão de ligação entre os conceitos existentes e as novas informações apresentadas (RORATO, 1997).

    Por organizadores prévios entende-se os materiais introdutórios apresentados ao aluno, num nível mais alto de abstração e servem como pontes cognitivas fazendo ligação entre conceitos que o aluno já possui e os novos que ele precisa saber (MOREIRA, 1993, p.14).

VOLTAR
  AVANÇAR
Apresentação | Contéudo | Glossário | Créditos
2003 - CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação