Os seguintes mecanismos, para auxiliar na avaliação do aluno foram selelcionados no presente trabalho:

     Ferramenta de consenso: baseado na técnica Delphi, pretende-se montar um ambiente, via Internet, onde o
     professor poderá apresentar uma questão instigadora, e através das respostas e posterior posicionamento dos alunos
     sobre as colocações, obter, de forma organizada, as melhores definições. Esta é uma maneira de classificar os
     alunos, não apenas por proporcionarem as respostas consideradas melhores, como pela participação neste tipo de
     mecanismo;
     Rastreamento: o registro de cada passo que é dado pelo aluno (página que acessou, data e hora) é importante pois
     permite ao professor monitorar o progresso do aluno no curso. As informações coletadas, deverão ser apresentadas
     de forma que professor possa ter a noção exata do andamento do curso, no que tange a maneira com que o aluno
     tem participado do curso, mostrando assim que tipo de acesso o aluno tem feito (unidades visitadas, ferramentas
     utilizadas, etc), bem como o tempo gasto com o acesso desses;
     Controle do fluxo de informações: para que as ferramentas de comunicação que são mais acessadas atualmente
     (correio eletrônico, salas de chat e listas de discussão) possam ser utilizadas em um processo de avaliação, elas
     devem ter registradas informações referentes a sua utilização, isto com relação a quantidade e qualidade da
     informação trocada. Para o serviço de e-mail, por exemplo, o registro do número de bytes transferidos, número de
     mensagens enviadas e recebidas, etc. Para as salas de chat, pode-se ter algumas salas, ou alguns momentos
     específicos, onde toda informação trocada seja registrada, guardando-se o autor de cada idéia. Para a lista de
     discussão pode-se ter registrado todas as perguntas/respostas dadas pelos alunos;
     Ferramenta de votação: procurando fornecer uma ferramenta, onde o professor poderá obter uma feedback rápido
     dos alunos sobre determinado assunto, buscando a reação do aluno ao que vem sendo apresentado, e onde através
     destas colocações o professor poderá rever a forma de apresentar o curso. Também será através desta que o aluno
     fará sua auto-avaliação.

É importante ressaltar na identificação destes componentes para a avaliação, o que se apresenta não é uma estrutura
alternativa mas sim complementar ao cenário de testes e trabalhos de dim de curso que tem sido normalmente usado no
ensino à distância

O trabalho proposto descreverá uma forma de implantação desta proposta..