Ferramenta de consenso: baseado na técnica
Delphi, pretende-se montar um ambiente, via Internet, onde o
professor poderá apresentar uma questão
instigadora, e através das respostas e posterior posicionamento
dos alunos
sobre as colocações, obter,
de forma organizada, as melhores definições. Esta é
uma maneira de classificar os
alunos, não apenas por proporcionarem
as respostas consideradas melhores, como pela participação
neste tipo de
mecanismo;
Rastreamento: o registro de cada passo que
é dado pelo aluno (página que acessou, data e hora) é
importante pois
permite ao professor monitorar o progresso
do aluno no curso. As informações coletadas, deverão
ser apresentadas
de forma que professor possa ter a noção
exata do andamento do curso, no que tange a maneira com que o aluno
tem participado do curso, mostrando assim
que tipo de acesso o aluno tem feito (unidades visitadas, ferramentas
utilizadas, etc), bem como o tempo gasto com
o acesso desses;
Controle do fluxo de informações:
para que as ferramentas de comunicação que são mais
acessadas atualmente
(correio eletrônico, salas de chat e
listas de discussão) possam ser utilizadas em um processo de avaliação,
elas
devem ter registradas informações
referentes a sua utilização, isto com relação
a quantidade e qualidade da
informação trocada. Para o serviço
de e-mail, por exemplo, o registro do número de bytes transferidos,
número de
mensagens enviadas e recebidas, etc. Para
as salas de chat, pode-se ter algumas salas, ou alguns momentos
específicos, onde toda informação
trocada seja registrada, guardando-se o autor de cada idéia. Para
a lista de
discussão pode-se ter registrado todas
as perguntas/respostas dadas pelos alunos;
Ferramenta de votação: procurando
fornecer uma ferramenta, onde o professor poderá obter uma feedback
rápido
dos alunos sobre determinado assunto, buscando
a reação do aluno ao que vem sendo apresentado, e onde através
destas colocações o professor
poderá rever a forma de apresentar o curso. Também será
através desta que o aluno
fará sua auto-avaliação.
É importante ressaltar na identificação destes
componentes para a avaliação, o que se apresenta não
é uma estrutura
alternativa mas sim complementar ao cenário de testes e trabalhos
de dim de curso que tem sido normalmente usado no
ensino à distância
O trabalho proposto descreverá uma forma de implantação
desta proposta..