Um Modelo para a Avaliação Complementar na Educação à Distância

Luciano Emilio Hack

Universidade do Estado de Santa Catarina

Drª. Liane Margarida R. Tarouco

liane@penta.ufrgs.br

Universidade Federal do Rio grande do Sul

1. INTRODUÇÃO

A avaliação do aluno, sempre foi algo que desafiou e estimulou professores, na busca de algo que realmente perceba a real situação do aprendizado do aluno. Em sua definição de avaliação de aprendizagem, Bloom, Hastings e Madaus, ressaltam que o processo de avaliação inclui uma grande variedade de evidências que vão além do tradicional exame final de lápis e papel. Em aulas presenciais, além dos mecanismos formais, os professores utilizam também alguns mecanismos complementares como a observação da expressão facial do aluno, a participação em aula, perguntas que reforçam o material apresentado, etc . Desta forma, o professor poderá fazer ajustes nos seus procedimentos de ensino e observar a evolução do aluno.

Na Educação à Distância (EAD), os professores estão deixando de lado os mecanismos complementares, que poderiam , a despeito da distância, prover elementos para uma avaliação  mais completa e abrangente do aluno. O que normalmente ocorre, é a utilização apenas dos mecanismos formais de avaliação não apenas em função da inexistência de mecanismos acessíveis  que possam auxiliá-lo neste trabalho, mas também, porque muitos professores tem se acomodado e utilizado apenas os métodos tradicionais de avaliação.

No entanto, graças a evolução da área de redes de computadores, especialmente a Internet, os professores começaram a ter à sua disposição  mecanismos, que podem quebrar preencher esta lacuna. Ferramentas que forneçam informações, com as quais os professores poderão ter um melhor acompanhamento dos alunos, sem que com isto tenham um aumento significativo em suas atividades são exemplos do que pode ser tornado dispoível..

A utilização da Internet como o meio de transmissão da informação na EAD, possui as seguintes vantagens na EAD:

Através da observação de alguns sistemas, da forma como tratam a avaliação do aluno, bem como da necessidade de implantar-se uma metodologia de avaliação mais próxima do aluno, proporcionando mecanismos inovadores, que procurem obter informações do seu dia-a-dia, foi desenvolvido este trabalho.

A relevância deste assunto se consolida a partir do momento em que, fica claro que é através da maneira como o professor conduz a avaliação, uma das principais formas de comprovar-se a seriedade e a credibilidade de um curso, isto evidencia-se ainda mais em um sistema de EAD, que exige, pela sua própria natureza, um maior acompanhamento da evolução do aluno.
 
 

2. AS ESTRUTURAS PARA A AVALIAÇÃO

Esta evolução na área de redes de computadores, teve um efeito direto na forma como algumas universidades, como a Open University da Inglaterra  e a Universidade do Iowa nos Estados Unidos, tem disponibilizado atualmente alguns cursos, e buscado formas de utilizar o meio eletrônico para auxiliar na obtenção de informações para avaliar o aluno. O número de instituições de ensino que usam o WWW aumenta a cada ano, no entanto muitos materiais educacionais baseados na Web, nisto inclui-se a avaliação, ainda estão sendo desenvolvidos utilizando-se tecnologias aquém do que se tem disponível.

Existem também hoje, disponíveis no mercado, uma gama de sistemas que visam preencher esta necessidade, trazendo, através da Internet, informações mais detalhadas sobre a evolução do aluno no decorrer do curso. Pode-se destacar a nível mundial CyberQ,  WebCT e AulaNet.

Donald Kirkpatrick, desenvolveu um modelo de avaliação, utilizado em programas de treinamento que oferece elementos para o projeto de uma processode avaliação mais amplo. Ele recomenda uma divisão do processo de avaliação em quatro níveis:

Através da visão fornecida por este modelo, bem como os sistemas mencionados anteriormente, chegou-se então a um conjunto de mecanismos que virão proporcionar um acompanhamento diferenciado do aluno.
 

3. OS COMPONENTES PARA A AVALIAÇÃO

Baseado nesta necessidade dos sistemas de Educação à Distância, foi identificado um conjunto de mecanismos que proporcionam ao professor, ferramentas complementares que possam monitorar a situação do aprendizado do aluno, colocando à sua disposição informações que venham a indicar como está a participação do aluno no curso, e o seu desempenho nas atividades desenvolvidas.

Os seguintes mecanismos, para auxiliar na avaliação do aluno foram selelcionados no presente trabalho:

É importante ressaltar na identificação destes componentes para a avaliação, o que se apresenta não é uma estrutura alternativa mas sim complementar ao cenário de testes e trabalhos de dim de curso que tem sido normalmente usado no ensino à distância

O trabalho proposto descreverá uma forma de implantação desta proposta..