Avaliando a participação em uma discussão via lista ou chat

Liane M R Tarouco
PGIE/UFRGS
 
O sucesso do uso de listas ou ambientes de bate-papo, como ferramentas de apoio na educação a distância depende do esforço de todos os participantes para um uso disciplinado e coerente do recurso. Nem a participação totalmente passiva, apenas lendo as mensagens que os demais postam, nem o envio compulsivo de manifestações que não contribuem para a discussão são desejáveis.

A participação em tais atividades, como em qualquer atividade dicente será também objeto de avaliação. Conforme definido por Bloom, Hasting e Madaus, avaliação é a coleta sistemática de evidências por meio das quais determinam-se mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram. É um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em certa etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde.  

Neste sentido, as evidências do processo de aprendizagem que ficam registradas nas mensagens registradas em listas e foruns de discussão e nos bate-papos constituem elemento importante para apoiar este processo de avaliação. 

A participação neste tipo de atividade pode ser avaliada em função da quantidade mas deve considerar principalmente a qualidade das mensagens postadas.

A tabela abaixo mostra uma possível base para avaliação de mensagens postadas.
 
Pontos Tipo de participação
0 passivo (só recebe as mensagens e não posta coisa alguma)
1 participações que não contribuem para a discussão em pauta
2 contribuição puntual isolada (cita definição, aponta URL) 
3 contribuição questionadora (propõe dilemas, apresenta alternativas e pede posicionamentos)
4 contribuição debatedora (comenta contribuições anteriores (com propriedade), responde a
questionamentos, apresenta contra-argumentos (pró e contra)
5 contribuição sintetizadora (coleta segmentos da discussão, ajusta, adapta,elabora parecer conclusivo)

Ao final da discussão, as contribuição são categorizadas segundo as modalidades acima propostas. O conceito deve ser derivado de uma análise que envolva a quantidade e qualidade das contribuições. 

Visando  aprimorar a qualidade das mensagens postadas em tais contextos, cabe também capacitar os participantes a atuarem seguindo certas regras de etiqueta e cuidados no uso de tais recursos. Alguns tem recursos para permitir que se envie mensagens apenas para algum participante específico do chat ou lista em lugar de  disseminá-las para todos. Em algumas listas, por outro lado, não há esta opção e a resposta é sempre dirigida para a lista como um todo, mesmo que a pessoa esteja  usando a opção de resposta para  uma mensagem recebida de alguém, via lista.

Neste sentido, é importante ressaltar certas peculiaridades de alguns serviços de suporte a listas: