Avaliando a participação em uma discussão via lista
ou chat
Liane M R Tarouco
PGIE/UFRGS
O sucesso do uso de listas ou ambientes de bate-papo, como ferramentas
de apoio na educação a distância depende do esforço
de todos os participantes para um uso disciplinado e coerente do recurso.
Nem a participação totalmente passiva, apenas lendo as mensagens
que os demais postam, nem o envio compulsivo de manifestações
que não contribuem para a discussão são desejáveis.
A participação em tais atividades, como em qualquer atividade
dicente será também objeto de avaliação. Conforme
definido por Bloom, Hasting e Madaus, avaliação é a
coleta sistemática de evidências por meio das quais determinam-se
mudanças que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram. É
um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em certa
etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade ou não do processo
e, em caso negativo, que mudanças precisam ser feitas para assegurar
sua efetividade antes que seja tarde.
Neste sentido, as evidências do processo de aprendizagem que ficam
registradas nas mensagens registradas em listas e foruns de discussão
e nos bate-papos constituem elemento importante para apoiar este processo
de avaliação.
A participação neste tipo de atividade pode ser avaliada
em função da quantidade mas deve considerar principalmente
a qualidade das mensagens postadas.
A tabela abaixo mostra uma possível base para avaliação
de mensagens postadas.
Pontos |
Tipo de participação |
0 |
passivo (só recebe as mensagens e não posta coisa alguma) |
1 |
participações que não contribuem para a discussão
em pauta |
2 |
contribuição puntual isolada (cita definição,
aponta URL) |
3 |
contribuição questionadora (propõe dilemas, apresenta
alternativas e pede posicionamentos) |
4 |
contribuição debatedora (comenta contribuições
anteriores (com propriedade), responde a
questionamentos, apresenta contra-argumentos (pró e contra) |
5 |
contribuição sintetizadora (coleta segmentos da discussão,
ajusta, adapta,elabora parecer conclusivo) |
Ao final da discussão, as contribuição são
categorizadas segundo as modalidades acima propostas. O conceito deve ser
derivado de uma análise que envolva a quantidade e qualidade das contribuições.
Visando aprimorar a qualidade das mensagens postadas em tais contextos,
cabe também capacitar os participantes a atuarem seguindo certas regras
de etiqueta e cuidados no uso de tais recursos. Alguns tem recursos para
permitir que se envie mensagens apenas para algum participante específico
do chat ou lista em lugar de disseminá-las para todos. Em algumas
listas, por outro lado, não há esta opção e a
resposta é sempre dirigida para a lista como um todo, mesmo que a
pessoa esteja usando a opção de resposta para uma
mensagem recebida de alguém, via lista.
Neste sentido, é importante ressaltar certas peculiaridades de
alguns serviços de suporte a listas:
- Mensagens dirigidas a uma pessoa apenas não devem ser
postadas em uma lista e discussão acadêmica. Deve-se tomar cuidado
ao responder a uma mensagem pessoal alterando o endereço destinatário
para que a mesma não seja enviada para toda a lista. Algumas listas
são configuradas para que as respostas sejam enviadas para a própria
lista. Outras são configuradas para que a resposta seja enviada apenas
para a pessoa a quemestamos respondendo.
- Não se deve incluir numa mensagem de resposta toda a mensagem
que originou a resposta se não for necessário para o entendimento
de nossa resposta. Deve-se editar a mensagem original, deixando apenas as
partes necessárias para fazer a ligação com a resposta
e substituindo o que foi cortado por ... (três pontinhos).
- Não se deve encaminhar a mensagem pessoal recebida de alguém
para outras pessoas ou para alguma lista, sem o consentimento de seu autor.
- Devem ser seguidas as recomendações sobre etiqueta em rede!.