Impacto do Behaviorismo na Tecnologia Educacional

Os princípios do behaviorismo influenciaram o desenvolvimento de várias estratégias de utilização do computador da educação. Uma importante aplicação do condicionamento operante introduzido por Skinner no campo da instrução, é a instrução programada. Nesta técnica, o assunto é subdividido em pequenas etapas, compreensíveis, cada uma seguida por uma questão que o estudante pode quase sempre responder facilmente. O objetivo é reforçar o processo de aprendizagem através de uma resposta imediata e a recompensa de que está fazendo certo o trabalho.

Existem duas estratégias de projeto para esta abordagem:

A rápida proliferação dos microcomputadores criou condições para seu uso como máquina de ensinar e muitas linguagens e autoração de sistemas de CAI (Computer Aided Instruction) foram desenvolvidas. Também foram desenvolvidos sistemas integrados que apoiam e facilitam a construção de CBT-Computer Based Trainning. Tais sistemas costumam ser denominados courseware e via de regra tem um módulo para editoração do material instrucional e outro mádulo para exibição do material instrucional. Alguns tem possibilidadede conversão do material instrucional para exibição via navegador Internet.

Exemplo de instrução programada linear criada com etapas curtas e questões com resposta objetiva. A correção das respostas é feita através de Javascript .