Impacto do Behaviorismo na Tecnologia Educacional
Os princípios do behaviorismo influenciaram o desenvolvimento de
várias estratégias de utilização do computador
da educação. Uma importante aplicação do condicionamento
operante introduzido por Skinner no campo da instrução, é
a instrução programada. Nesta técnica, o assunto
é subdividido em pequenas etapas, compreensíveis, cada uma
seguida por uma questão que o estudante pode quase sempre responder
facilmente. O objetivo é reforçar o processo de aprendizagem
através de uma resposta imediata e a recompensa de que está
fazendo certo o trabalho.
Existem duas estratégias de projeto para esta abordagem:
- instrução programada linear - todos os
estudantes seguem a mesma sequência de etapas
- instrução programada ramificada - as respostas
dos estudantes definem o é apresentado a seguir.
A rápida proliferação dos microcomputadores criou
condições para seu uso como máquina de ensinar e muitas
linguagens e autoração de sistemas de CAI (Computer Aided Instruction)
foram desenvolvidas. Também foram desenvolvidos sistemas integrados
que apoiam e facilitam a construção de CBT-Computer Based Trainning.
Tais sistemas costumam ser denominados courseware e via de regra
tem um módulo para editoração do material instrucional
e outro mádulo para exibição do material instrucional.
Alguns tem possibilidadede conversão do material instrucional para
exibição via navegador Internet.
Exemplo
de instrução programada linear criada com etapas curtas
e questões com resposta objetiva. A correção das respostas
é feita através de Javascript .