comunicação via Internet

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PÓS-GRADUAÇÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Comunicação mediada por computador

Profa. Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Súmula da Disciplina e Conteúdo Programático

Esta disciplina é voltada ao estudo e capacitação dos estudantes para projetar e utilizar ambientes de aprendizagem que suportem a aprendizagem colaborativa a qual utiliza uma metodologia pedagógica que busca promover a aprendizagem através de esforços colaborativos entre estudantes que trabalham em uma determinada tarefa. A Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador proporciona um ambiente colaborativo, centrado na aprendizagem e utiliza a Comunicação mediada por Computador que possui uma grande e crescente variedade de ferramentas que podem prover uma comunicação do tipo um para um (comunicação privada), um para muitos (dispersão), e muitos para muitos (discussão em grupo).

  • Fundamentação teórica: conceitos e teorias subsidiadoras (courseware, learningware, groupware, CSCW, CSLE)
  • Técnicas de grupo e seu uso em contexto educacional intermediado por tecnologia de informação e comunicações
  • Software de suporte para apoiar a interatividade e a colaboração via Internet
  • Videoconferência: tecnologia, formas de transmissão, codificação e compressão de vídeo. Padrões de Suporte à videoconferência e exemplos de sistemas
  • Sistemas de colaboração visual: compartilhamento de aplicações, dados, recursos multimídia; padrões existentes; exemplos de software
  • Ambiente de suporte para resolução colaborativa de problemas
multiplicidade de formas de comunicação

Objetivos da Disciplina

Capacitar os participantes a:

  • Analisar as técnicas de grupo e sua aplicação em aprendizagem colaborativa num contexto de educação a distância
  • Conhecer e utilizar a tecnologia disponível para apoiar a aprendizagem colaborativa usando as ferramentas de comunicação mediada por computador baseadas na Internet e seus serviços
  • Produção de conhecimento teórico e de tecnologia, expressos em ferramentas e modelos pedagógicos para a Educação a distância usando serviços de apoio a atividades síncronas (videoconferências, chat) e assíncronas (listas de discussão, ferramentas de co-autoria)