Avaliação em Ambientes Construtivistas

Segundo Melchior [MEL94] em um processo de educação construtitivista, a avaliação é um elemento indispensável para a reorientação dos desvios ocorridos durante o processo e para gerar novos desafios ao aprendiz. A avaliação deve ser resultado de uma discussão de forma honesta e transparente, entre todos os elementos envolvidos no processo.

A proposição de atividades que ativem os conhecimentos prévios dos educandos propicia ao educador condiçoes para planejar as situações de aprendizagem significativa[DUR97].

O termo avaliar é usado com ínumeros significados, mas segundo Rodrigues[ROD91] "avaliar é verificar como o conhecimento está se incorporando no educando, e como modificar a sua compreensão de mundo e elevar sua capacidade de participar onde está vivendo." ou ainda segundo Melchior "avaliação é verificar como o aluno é capaz de movimentar-se num campo de estudos e estimulá-lo, através de uma reflexão conjunta sobre o que ele realizou, a encontrar os caminhos do seu próprio desenvolvimento."

Assim, é inegável a importância da avaliação,tanto para o aluno como para o professor. Além disto, é tambem inegável a necessidade da avaliação, seja como elemento do processo de construção do conhecimento, seja como elemento de um projeto pedagógico.

Nos ambientes construtivistas [MEL94] destacam-se a observação, testagem e a auto-avaliação como as principais técnicas de avaliação.

As observações classificam-se em:

Com relação à testagem, os testes podem ser agrupados segundo sua finalidade:

No que tange à auto-avaliação, não existe uma "receita de bolo" para ela. Ela é um instrumento utilizado pelos componentes da ação pedagógica - professor e aluno - e não pode estar desvinculada do projeto pedagógico. [MEL94]

Nos ambientes construtivistas virtuais, as técnicas de avaliação ainda são as mesmas. O que deve ser repensado são as adequações necessárias às restrições e facilidades impostas/disponíveis pela tecnologia existentes nestes ambientes. Por exemplo, na aplicação da técnica da observação, quando imprescindível, no ensino à distância, deve ser considerada a aplicação da videoconferência ou mesmo uma solução do tipo CuSeeMe.

Ainda com relação ao ensino à distância, emerge um outro aspecto importante que precisa ser considerado: a autenticidade do aluno. A qualificação do educando para atribuição de notas ou conceitos, em algumas situações, exige a verificação de que o avaliando seja ele próprio. Isto é ainda um problema de difícil solução e inúmeras pesquisas estão em andamento com vistas a aprimorar as estratégias passíveis de utilização.

Referências: