Perdido no Espaço Cibernético


Este trabalho tem o objetivo de sintetizar o fenômeno "Lost in Cyberspace". Para tanto foi feita uma pesquisa através do "Altavista" usando como palavra chave "lost in cyberspace". A seguir são colocadas algumas idéias e sentimentos sobre este fenômeno.

Foi constatado que o sentimento de estar perdido no espaço cibernético é bastante comum aos usuários que navegam na rede.

Devido a abrangência dete fato, já existem pesquisas que investigam este fenômeno.

Uma das pesquisas encontradas mostra 3 tipos de hypertexto e os avalia quanto ao sentimento de estar perdido. Segundo esta pesquisa tem-se:


Tipos de Hypertexto

Ver documento: Lost in Hyperspace: Cognitive Mapping And navigation In A Hypertext Environment


Outro ponto importante, verificado foi a necessidade do usuário de criar, visualizar e gravar o caminho percorrido durante uma sessão de trabalho. A possiblidade de criar é importante para que cada indivíduo possa construir o caminho percorrido. A possibilidade de visualizar permitirá uma recuperação caso o ponto de partida tenha sido perdido, melhora na orientação, por possibilitar uma visão topológica, do todo. A gravação facilitará caso a pesquisa ou leitura tenha que ser interrompida e posteriormente continuada, agilizando assim o processo.

Utilizando o "Comeniuns"(Ensino de Língua Inglesa via Fábulas)(link), observamos uma tentativa neste sentido, pois ele mostra no início do texto as diversas alternativas marcando as já percorridas.

Durante a pesquisa encontrou-se também documentos que auxiliam na navegação em diverentes estágio da mesma. Como por exemplo, fornecendo dicas sobre como se ligar na Internet, ou ressaltando a importância dos indexadores monstrando os principais.

As dificuldades quanto as linhas telefônicas e as horas gastas pulando de página em página são também abordadas por vários usuários, inclusive usuários de outros países.

É igualmente interesante ressaltar a surpressa que se teve quanto ao conteúdo de alguns dos materiais fornecidos pela pesquisa, da maneira com que foi feita, através do "Altavista" , totalmente fora do contexto.


Caso você queira dar a sua contribuição sobre este assunto ou contar a sua experiência sobre este fenômeno enviar mensagem para DMAÇADA@inf.ufrgs.br