O QUE É A INTERNET
Divisa1.gif (1558 bytes)

 

A Internet é uma grande teia, que integra máquinas de todos os tipos e tamanhos. Nela, o micro tem seu poder multiplicado milhares de vezes. Enquanto o computador isolado se limita a acessar as informações gravadas no seu disco rígido, o micro conectado à rede pelo telefone tem o mundo ao seu alcance. Fotografias da superfície de Júpiter pela NASA, os quadros do Museu do Louvre, em Paris, as cotações da Bolsa de Valores de Tóquio, enormes bibliotecas de programas úteis no dia-a-dia e a possibilidade de trocar mensagens quase instantâneas com um amigo que mora em algum país distante são alguns exemplos do que está ao alcance do usuário da Internet.

A rede é também um shopping gigantesco. Nela é possível, por exemplo encontrar aquele livro raro, impossível de achar nas livrarias normais. É a base para uma comunidade virtual de dimensões planetárias, a trocar idéias diariamente sobre qualquer assunto imaginável. Não é de admirar que esse espaço virtual atraia desde homens de negócios em busca de bons lucros até curiosos à procura de diversão. Criada em 1969 com o nome de Arpanet, a Internet ligava, inicialmente, apenas quatro computadores nos Estados Unidos.

Durante muito tempo, permaneceu restrita à comunidade acadêmica. Foi só nos últimos três anos que o público em geral passou a frequentá-la. No Brasil, a rede chegou para auxiliar pesquisadores, em 1988. Em seguida, espalhou-se pelas universidades. Os consumidores puderam se conectar a ela a partir de 1995, quando diversas empresas passaram a vender o acesso à rede.


 COMO CONECTAR-SE À REDE MUNDIAL
Divisa1.gif (1558 bytes)

Para se conectar à Internet é necessário:

Computador PC Windows ou Mac;
Modem com velocidade de 14.400 bps ou superior;
Linha telefônica;
Software de conexão;
Assinatura através de um provedor de acesso.

QUEM OPERA A INTERNET ?
Divisa1.gif (1558 bytes)

Ninguém, ou todo mundo, dependendo do seu ponto de vista. Universidades, governos, indivíduos e empresas possuem suas máquinas e arquivos guardados em locais de suas propriedades. As linhas telefônicas e de satélites é que conectam as diversas máquinas.

Não há uma administração, embora existam organizações que se dediquem a garantir que tudo ocorra bem na Internet:

A Internet Society define padrões;

A Internet Network Information Center (InterNIC) atua como central de registros para novos endereços.


QUEM ESTÁ USANDO ?
Divisa1.gif (1558 bytes)

Cientistas em trabalhos de pesquisa;
Crianças e colegiais buscando dados e jogos;
Famílias trocando mensagens eletrônicas;
Jornalistas buscando novas idéias ou trocando informações;
Empresas, fazendo transações comerciais;
Público em geral para acesso comercial e troca de informações.

 

O QUE TEMOS NA INTERNET ?
Divisa1.gif (1558 bytes)

Acesso por E-mail a milhões de novos amigos;

Milhares de sistemas de distribuição de listas e revistas eletrônicas (nacionais ou internacionais);

Mais de 16 mil newsgroups (grupos de discussão) para todos os assuntos imagináveis;

Arquivos com programas de todos os tipos de computadores de praticamente todas as universidades e empresas de informática do mundo;

Conferências ao vivo;

Informações governamentais;

Tudo o que se possa ser colocado sob a forma digital: fotografias, video-clips, músicas, iscursos, jogos, programas de computador, reprodução de artes, etc.

 


Divisa1.gif (1558 bytes)
Faça um curso na ADA Informática
cursos@ada.com.br