Aprendendo online: O que há de novo no papel do aluno?


Quando o computador passa a ser usado como ferramenta de trabalho na sala de aula algumas mudanças interessantes podem acontecer, pela simples presença do novo recurso. Se os computadores estiverem interligados com na Internet, o acesso a imensos recursos de informação também atua como catalisador de uma transformação.

Talvez a maior mudança no aprendizado online esteja no papel do aluno.  Na sala de aula, a grande energia do processo de aprendizado está no professor. Ele conduz a turma por um roteiro, que todos os alunos acompanham.

No ensino apoiado por computador, isso não é possível.  Cada aluno está a um click do mouse de distância de uma nova atividade, de uma nova informação.  Cada um tem o seu ritmo, a sua maneira de aprender.  Mesmo havendo um roteiro, como não há mais a sala de aula e o próprio conceito de turma é mais disperso, cada aluno acaba trilhando o seu próprio caminho de aprendizado.

Isso é ruim?  Não!  Na verdade, isso é bom.  A Internet pode proporcionar o bom da sala de aula (a interatividade) junto com o bom de se aprender com livros, de maneira auto-didática (cada um aprender à sua maneira, aquilo que lhe é mais importante).

Mas há uma diferença fundamental no papel do aluno.

O aluno precisa ser muito mais disciplinado, ter mais força de vontade, mais certeza dos seus objetivos, para realmente aprender.  Um aluno de um curso online não pode mais "assistir" a um curso.  Ele tem que realmente fazer o curso, se preocupar com cada atividade, traçar e cumprir suas metas.  Esse processo naturalmente exige um estilo de participação mais ativa.