Talvez a maior mudança no aprendizado online esteja no papel
do aluno. Na sala de aula, a grande energia do processo de aprendizado
está no professor. Ele conduz a turma por um roteiro, que todos
os alunos acompanham.
No ensino apoiado por computador, isso não é possível.
Cada aluno está a um click do mouse de distância de uma nova
atividade, de uma nova informação. Cada um tem o seu
ritmo, a sua maneira de aprender. Mesmo havendo um roteiro, como
não há mais a sala de aula e o próprio conceito de
turma é mais disperso, cada aluno acaba trilhando o seu próprio
caminho de aprendizado.
Isso é ruim? Não! Na verdade, isso é bom. A Internet pode proporcionar o bom da sala de aula (a interatividade) junto com o bom de se aprender com livros, de maneira auto-didática (cada um aprender à sua maneira, aquilo que lhe é mais importante).
Mas há uma diferença fundamental no papel do aluno.
O aluno precisa ser muito mais disciplinado, ter mais força de
vontade, mais certeza dos seus objetivos, para realmente aprender.
Um aluno de um curso online não pode mais "assistir" a um curso.
Ele tem que realmente fazer o curso, se preocupar com cada atividade,
traçar e cumprir suas metas. Esse processo naturalmente exige
um estilo de participação mais ativa.