É esperado que os alunos utilizem WWW para encontrar e organizar
informações sobre o aquecimento global, que escrevam uma
redação, para trocar idéias via e-mail e para publicar
um relatório.
Nível: 6 - 9
Objetivos:
1. Conectar-se à Internet. Os estudantes poderão encontrar informações sobre o aquecimento global acessando o Ecogopher da University of Virginia:
gopher to: ecosys.drdr.virginia.eduComece a pesquisar em: "The Library"
Pode-se também usar o WWW para pesquisar sobre "Global Warming"
http://www.ncdc.noaa.gov/ol/climate/globalwarming.html
Efeito estufa - http://kekule.fe.usp.br/global/ca6/intro.htm
2. Baseados nas informações dos sites gopher os estudantes
devem confeccionar uma lista de atividades humanas que contribuem para
o aquecimento global. Discuta as consequências do Efeito Estufa para
o meio ambiente.
3. Utilizando um editor de texto, os estudantes devem elaborar uma história descrevendo a vida na Terra se a temperatura aumentasse alguns graus.
4. Promova uma conferência com turmas de estudantes de outros países através da KIDSPHERE, uma lista de e-mail que promove fóruns internacionais para estudantes e professores, para discutir projetos em andamento. Troque idéias sobre o que pode ser feito em relação ao aquecimento global.
e-mail to: kidsphere-request@vms.cis.pitt.edu ( digite: subscribe kidsphere<seu nome> no corpo da mensagem e deixe a linha do assunto vazia)5. Publique um relatório sobre os resultados da conferência.
Sugestões:
Utilize o gopher para visitar o site da Agência
de Proteção ao Meio Ambiente (Environmental Protection Agency).
gopher to: gopher.epa.gov
.Procure em what's new e what's hot nos servidores
da EPA.