AQUECIMENTO GLOBAL


É esperado que os alunos utilizem WWW para encontrar e organizar informações sobre o aquecimento global, que escrevam uma redação, para trocar idéias via e-mail e para publicar um relatório.

Nível: 6 - 9

Objetivos:

Materiais: Procedimentos:

1. Conectar-se à Internet. Os estudantes poderão encontrar informações sobre o aquecimento global acessando o Ecogopher da University of Virginia:

gopher to: ecosys.drdr.virginia.edu
Comece a pesquisar em: "The Library"

Pode-se também usar o WWW para pesquisar sobre "Global Warming"

http://www.ncdc.noaa.gov/ol/climate/globalwarming.html

Efeito estufa - http://kekule.fe.usp.br/global/ca6/intro.htm


2. Baseados nas informações dos sites gopher os estudantes devem confeccionar uma lista de atividades humanas que contribuem para o aquecimento global. Discuta as consequências do Efeito Estufa para o meio ambiente.

3. Utilizando um editor de texto, os estudantes devem elaborar uma história descrevendo a vida na Terra se a temperatura aumentasse alguns graus.

4. Promova uma conferência com turmas de estudantes de outros países através da KIDSPHERE, uma lista de e-mail que promove fóruns internacionais para estudantes e professores, para discutir projetos em andamento. Troque idéias sobre o que pode ser feito em relação ao aquecimento global.

e-mail to: kidsphere-request@vms.cis.pitt.edu ( digite: subscribe kidsphere<seu nome> no corpo da mensagem e deixe a linha do assunto vazia)
5. Publique um relatório sobre os resultados da conferência.

 

Sugestões: