Avaliação formativa



A avaliação formativa busca basicamente identificar insuficiências principais em aprendizagem iniciais, necessárias à realização de outras aprendizagens.

Providencia elementos para, de maneira direta, orientar a organização do ensino-aprendizagem em etapas posteriores de aprendizagem corretiva ou terapêutica.

É esta modalidade de avaliação uma parte integrante do processo ensino-aprendizagem e, quando bem realizada, assegura que a maioria dos alunos alcance o objetivo desejado.

É formativa no sentido de que indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos desejados e proporciona elementos para orientar reajustes no processo, tanto por parte do professor como por parte dos estudantes.

A avaliação formativa deve  realizada contínuamente ao longo do processo e envolve não apenas um avaliação dos alunos pelo professor mas também

Para que se processe a avalição formativa é principalmente necessário:


Texto extraído de : Planejamento de Ensino e Avalição. Flavia maria Sant'anna, Délcia Enricone, Lenir Cancella André, Códia Maria Godoy Turra, Editora Sagra-DC Editores, Porto Alegre, 1996 11 edição