A tabela abaixo resume os conceitos básicos do behaviourismo.
Discuta-os com as colegas e responda às questões apresentadas na coluna da direita.
Atenção: Nesta aula as respostas deverão ser enviadas para por email para a lista compedu-l@vortex.ufrgs.br para que todas as colegas possam ler todas as respostas de todos (inclusive você mesma).
Mas não esqueça de guardar as respostas em um arquivo em disquete que deve manter com você para uso futuro.
Resumo da teoria | Para discutir com colegas e enviar as respostas por email para a professora |
Condicionamento operante é uma abordagem experimental, determinística, empírica para
o estudo do comportamento. De acordo com esta teoria, existem dois tipos de comportamento: respondente e operante.
| 1-Nos jogos e simulações este tipo de abordagem é usada amplamente. Você percebeu isto nos jogos analisados na aula anterior? |
Resposta ocorrem involuntariamente, operantes estão sob controle da vontade daquele
organismo. Os dois tipos de comportamento podem ser condicionados. Embora os psicólogos seguidores desta teoria acreditem que ambos os tipos de comportamento podem ser condicionados, focalizam sua atenção no operante O condicionamento operante está mais relacionado com o psicólogo B.F. Skinner, que tirou sua inspiração do trabalho de E.L. Thorndike. Um achado importante dos experimentos de Thorndike foi o de que animais tendem a repetir comportamentos que foram recompensados. Thorndike ficou tão impressionados com este resultado que elevou sua explanação à categoria de lei, daí resultando sua famosa Lei do efeito. "Quando uma conexão modificável entre uma situação e uma resposta á acompanhada por uma situação satisfatória, a conexão é aumentada. Quando o feito é seguido de uma situação não agradável, a intensidade é diminuida"(Thorndike, 1913) O comportamento é então reforçado ou enfraquecido de acordo com seus efeitos.
| 2- Tente lembrar de algumas situações de condicionamento operante percebidas nos
jogos analisados. Discuta-as com seus colegas |
Skinner então planejou muitos experimentos para estudar esta lei. Em um dos experimentos
mais comuns, um rato branco ou um pombo é colocado num compartimento (denominado câmara
de Skinner) onde uma resposta pode ser acionada (com os ratos é pressionar uma barra e
com os bombos é bicar um disco ou tecla). O aparelho é preparado de modo que cada vez
que o animal responde, recebe algum alimento. Os animais em estudo são mantido com um peso
75 a 80% do normal, de modo que o alimento é "muito bem vindo". Quando o alimento é
fornecido aos animais em decorrência à resposta dos animais, a frequência da resposta
aumenta gradualmente até atingir um estado estável.
| 3-O que funcionava como "alimento" no jogo das cartas com as vaquinhas? |
" " | |
Conceitos básicosSkinner não estava satisfeito com a imprecisão da linguagem e metodologia usada por Thorndike e seus seguidores. Ele buscou uma análise experimental bem objetiva do comportamento, onde as variáveis e métodos poderiam ser definidas operacionalmente. O termo reforço foi substituído por estímulo, e em lugar da referência um tanto vaga a situações de satiafação ou não, Skinner ressaltou mudanças de comportamento observáveis. Estímulo reforçador é um conceito chave no condicionante de Skinner. O Estímulo pode ser neutro (ter nenhum efeito sobre o comportamento) ou reforçador. Estímulo reforçador pode ser positivo ou negativo:
Reforço é um processo pelo qual um comportamento é reforçado de acordo com suas consequências. Reforço pode ser positivo ou negativo. Reforço positivo ocorre quando o comportamento é intensificado pela apresentação de um estímulo seguido pelo comportamento dele dependente. Reforço negativo ocorre quando o comportamento é intensificado pela remoção de um estímulo (reforço negativo) do qual dependa o comportamento.
| 4-Quais os tipos de reforço você identifica nos jogos analisados? |
Punição é um processo pelo qual um comportamento é enfraquecido de acordo com suas
consequências. Foram identificados dois tipos de punições:
| 5-Quais os tipos de punição você consegue lembrar de ter percebido nos jogos analisados? |
Condicionamento é o termo usado para descrever a aquisição de uma resposta operante.
Quando a apresentação de um reforço positivo ou remoção de um reforçador negativo é
tornada dependente da resposta, a resposta torna-se condicionada, ou aumenta (normalmente) em
intensidade, frequência, magnitude ou algum outro modo observável.
|
6-Qual a resposta que o jogo das cartas com as vaquinhas estava tentando intensificar? Como podia ser observada a intensidade da resposta? |
Extinsão é um termo usado um dois sentidos no condicionamento operante. De um lado
refere-se a um arranjo experimental onde o experimentador remove as contingências que
condicionaram a resposta (isto é, o experimentador prepara tudo de modo que a comida
não seja apresentada depois que os pombos bicam o disco). Nos então falamos do experimento
como estando numa fase de extinsão. O termo extinsão é também usado para descrever o efeito
usual deste cenário: uma diminuição gradual na taxa, frequência, magnitude, etc... da resposta.
A resposta é extinguida.
| 7-Imagine um jogo baseado em computador capaz de extinguir algum comportamento não desejado |
Operante é o termo usado para descrever a unidade do comportamento em condicionamento
operante. Bicam um chave é um operante, erguer sua mão antes de responder a uma questão na
aula é outro. Formalmente, um operante é uma classe de comportamentos que afetam o
ambiente de alguma maneira. Pombos podem bicar com suas cabeças abaixados ou na vertical,
em um ou dois pés, etc... mas se estas diferenças não são importantes em nosso experimento,
podemos combiná-los em um único operante.
| 8-Qual era o operante no jogo das letras? |
Um importante tipo de estímulo ainda não discutido é o estímulo discriminativo. Estímulo discriminativo faz com que, se uma resposta ocorre, ele será reforçado. Se o pombo é reforçado quando a tecla está acesa mas não quando está apagada, a tecla iluminada serve como um estímulo discriminativo. Do mesmo modo, o tocar do telefone faz com que se a chamada é respondida há um reforço positivo para alguém atender. Por exemplo se quando as chamadas telefônicas após as 20 horas sempre são para os filhos adolescentes, os pais passam a não levantar com presteza de sua poltrona em frente à TV para atender ao telefone quando este toca naquele horário enquanto os filhos correm para atendê-lo neste período do dia. | 9-Imagine um jogo que usasse estímulo discriminativo |