Resumo da teoria |
Questões para reflexão |
Condicionamento operante é uma abordagem experimental,
determinística, empírica para o estudo do comportamento.
De acordo com esta teoria, existem dois tipos de comportamento: respondente e operante.
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1-Nos jogos e simulações este tipo de abordagem
é usada amplamente. Você percebeu isto nos jogos analisados nas aulas anteriores? |
Resposta ocorrem involuntariamente, operantes estão
sob controle da vontade daquele organismo. Os dois tipos de comportamento
podem ser condicionados.
Embora os psicólogos seguidores desta teoria acreditem que ambos os tipos de comportamento podem ser condicionados, focalizam sua atenção no operante O condicionamento operante está mais relacionado com o psicólogo B.F. Skinner, que tirou sua inspiração do trabalho de E.L. Thorndike. Um achado importante dos experimentos de Thorndike foi o de que animais tendem a repetir comportamentos que foram recompensados. Thorndike ficou tão impressionados com este resultado que elevou sua explanação à categoria de lei, daí resultando sua famosa Lei do efeito. "Quando uma conexão modificável entre uma situação e uma resposta á acompanhada por uma situação satisfatória, a conexão é aumentada. Quando o feito é seguido de uma situação não agradável, a intensidade é diminuida"(Thorndike, 1913) O comportamento é então reforçado ou enfraquecido de acordo com seus efeitos.
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2- Tente lembrar de algumas situações de condicionamento
operante percebidas nos jogos analisados. Comente-as no diário de bordo |
Skinner então planejou muitos experimentos para estudar
esta lei. Em um dos experimentos mais comuns, um rato branco ou um pombo
é colocado num compartimento (denominado câmara de Skinner)
onde uma resposta pode ser acionada (com os ratos é pressionar uma
barra e com os bombos é bicar um disco ou tecla). O aparelho é
preparado de modo que cada vez que o animal responde, recebe algum alimento.
Os animais em estudo são mantido com um peso 75 a 80% do normal,
de modo que o alimento é "muito bem vindo". Quando o alimento é
fornecido aos animais em decorrência à resposta dos animais,
a frequência da resposta aumenta gradualmente até atingir um
estado estável.
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3-O que funcionava como "alimento" nos jogos? |
Conceitos básicosSkinner não estava satisfeito com a imprecisão da linguagem e metodologia usada por Thorndike e seus seguidores. Ele buscou uma análise experimental bem objetiva do comportamento, onde as variáveis e métodos poderiam ser definidas operacionalmente. O termo reforço foi substituído por estímulo, e em lugar da referência um tanto vaga a situações de satisfação ou não, Skinner ressaltou mudanças de comportamento observáveis. Estímulo reforçador é um conceito chave no condicionante de Skinner. O Estímulo pode ser neutro (ter nenhum efeito sobre o comportamento) ou reforçador. Estímulo reforçador pode ser positivo ou negativo:
Reforço é um processo pelo qual um comportamento é reforçado de acordo com suas consequências. Reforço pode ser positivo ou negativo. Reforço positivo ocorre quando o comportamento é intensificado pela apresentação de um estímulo seguido pelo comportamento dele dependente. Reforço negativo ocorre quando o comportamento é intensificado pela remoção de um estímulo (reforço negativo) do qual dependa o comportamento.
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4-Quais os tipos de reforço você identifica nos jogos analisados? |
Punição é um processo pelo qual
um comportamento é enfraquecido de acordo com suas consequências.
Foram identificados dois tipos de punições:
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5-Quais os tipos de punição você consegue lembrar de ter percebido nos jogos analisados? |
Condicionamento é o termo usado para descrever
a aquisição de uma resposta operante. Quando a apresentação
de um reforço positivo ou remoção de um reforçador
negativo é tornada dependente da resposta, a resposta torna-se condicionada,
ou aumenta (normalmente) em intensidade, frequência, magnitude ou
algum outro modo observável.
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6-Quais os tipos de respostas que os jogos observados estavam tentando intensificar? Como podia ser observada a intensidade da resposta? |
Extinsão é um termo usado um dois sentidos
no condicionamento operante. De um lado refere-se a um arranjo experimental
onde o experimentador remove as contingências que condicionaram a
resposta (isto é, o experimentador prepara tudo de modo que a comida
não seja apresentada depois que os pombos bicam o disco). Nos então
falamos do experimento como estando numa fase de extinsão. O termo
extinsão é também usado para descrever o efeito usual
deste cenário: uma diminuição gradual na taxa, frequência,
magnitude, etc... da resposta. A resposta é extinguida.
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7-Imagine um jogo baseado em computador capaz de extinguir algum comportamento não desejado. Como seria sete jogo? |
Operante é o termo usado para descrever a unidade
do comportamento em condicionamento operante. Pombos bicando um chave
é um operante, alunos erguendo sua mão antes de responder a
uma questão na aula é outro. Formalmente, um operante é
uma classe de comportamentos que afetam o ambiente de alguma maneira. Pombos
podem bicar com suas cabeças abaixados ou na vertical, em um ou dois
pés, etc... mas se estas diferenças não são importantes
em nosso experimento, podemos combiná-los em um único operante.
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8-Qual era o operante no jogo observado? |
Um importante tipo de estímulo ainda não discutido é o estímulo discriminativo. Estímulo discriminativo faz com que, se uma resposta ocorre, ele será reforçado. Se o pombo é reforçado quando a tecla está acesa mas não quando está apagada, a tecla iluminada serve como um estímulo discriminativo. Do mesmo modo, o tocar do telefone faz com que se a chamada é respondida há um reforço positivo para alguém atender. Por exemplo se quando as chamadas telefônicas após as 20 horas sempre são para os filhos adolescentes, os pais passam a não levantar com presteza de sua poltrona em frente à TV para atender ao telefone quando este toca naquele horário enquanto os filhos correm para atendê-lo neste período do dia. | 9-Imagine um jogo que usasse estímulo discriminativo |