Exemplo da teoria aplicada à Educação



A proposta da instrução programada na escola é ensinar linguagens tais como o BASIC bem como ensinar Resolução de Problemas. Como a pesquisa tem mostrado, a habilidade de resolução de problemas parece ser muito mais uma disciplina específica do que foi pensado inicialmente (e.g.Larkin, McDermott,Simon & Simon, 1980; Linn,1985 a; Resnick, 1983)
Então, o mecanismo que leva a generalização da habilidade de resolução de problema a partir de uma disciplina a outra, requer especificação.

A performance na programação pode ser influenciada por certas características do estudante. Uma preocupação importante é saber se a instrução é igualmente efetiva para todos os estudantes ou se alguns grupos de estudantes se beneficiam mais que outros. Além disso, podem haver interações entre características dos estudantes e a instrução.

Características da Linguagem

Design Habilidades- Templates Habilidades Procedurais-
São usadas para combinar características de linguagem e templates para resolver novos problemas. Habilidades procedurais incluem planejar, testar e reformular. Note que reformular foi mencionado como uma técnica para testar o conhecimento de característica de linguagem, mas pode ser também usado para modificar longas sequencias de codificação. Os programadores necessitam de um plano para combinar as características da linguagem e templates para resolver problemas de programação. Então eles decompoem o problema em partes e planejam como combinar essas partes. Quando o plano é implementado, os programadores necessitam testar o plano para saber se está correto.
Planejamento
É requerido para resolver complexos problemas de programação. Os novices raramente trabalham sobre programas suficientemente complexos para demandar planejamento. Programação que envolve somente combinações linerares de características simples de linguagem geralmente falham para ilustrar a vantagem de planejamento. Então a instrução de planejamento deve ser cuidadosamente designada para assegurar que os estudantes compreendem a importancia de planejar e tem a oportunidade de praticar isto. Só então eles ganham conhecimento sobre as condições sobre as quais o template irá funcionar. Planejamento é um importante componente do comportamento do programador expert. em alguns estudos, os programadores gastam muito tempo na programação (Kurland et al.,1984). Em contraste, planejar não é um aspecto do comportamento do novato (Dalbey, Tourniaire, & Linn, 1986). Diferenças similares no tempo gasto em soluções de planejamento são relatadas por experts e novatos resolvedores de problemas físicos (Larkin et al.,1980).
Reformular Habilidades de Resolução de Problemas