Estruturas de memória


Memória de longa duração

Contém as informações que nós temos disponíveis de maneira mais ou menos permanente e possui uma capacidade de armazenamento ilimitada.

Dois tipos de memórias são aqui armazenadas:

Alguns estudos revelaram que a informação é fundamentalmente semântica por natureza.

A retenção da informação na memória de longa duração é muito mais eficiente se nós identificarmos temas super ordenados que reunam e organizam outros itens discretos de informação, denominados esquemas por Chandler. Em termos gerais, um esquema pode ser visto como uma construção cognitiva que categoriza a informação de forma que ela possa ser tratada. Além de serem os blocos fundamentais do conhecimento, os esquemas também tem a função de reduzir a sobrecarga da memória de trabalho.

Por exemplo, podemos rapidamente ler este texto porque as palavras correspondem a esquemas previamente adquiridos. Nós não temos de olhar detidamente sobre a forma de cada letra e usar a memória de trabalho para combinar esta imensa variedade de formas em uma frase com significado. Só temos que olhar algumas formas e usar nossos esquemas altamente sofisticados, adquiridos ao longo de muitos anos, para preencher o resto. Assim, nós essencialmente ignoramos a memória de trabalho e fazemos uso da memória de longa duração. Entretanto, uma criança aprendendo a ler, sem esquemas complexos, terá grandes dificuldades para processar toda esta informação através da limitada memória de trabalho.

Um segundo mecanismo que reduz dramaticamente a carga da memória de trabalho é o processamento automático. O processamento automático permite que a informação seja automaticamente processada, com pouco ou quase nenhum esforço consciente.

Enquanto a aquisição de esquemas é o componente essencial na solução de problemas e exercícios semelhantes àquelas já aprendidos, a automação parece ser o ingrediente chave quando se lida com novos problemas. Assim, a aquisição de esquemas e a automação são os fatores principais no desempenho de habilidades e na aprendizagem.

Embora estes conceitos acima sejam largamente aceitos, o ensino raramente estruturado tendo isto em mente. Os programas de treinamento freqüentemente sobrecarregam a memória de trabalho dos aprendizes e dificultam a aquisição de esquemas e a automação.