Comportamentalismo e o computador como máquina de ensinar
O comportamentalismo (behaviorismo) apareceu no início do século
20 com o argumento de que o foco da Psicologia humana deveria ser o comportamento
ou atividades do ser humano (Watson 1924).
Na educação, o comportamentalismo está mais associado
ao trabalho de Skinner, que estava focado no comportamento voluntário,
deliberado, que ele acreditava ser a maior parte do repertório comportamental
de um indivíduo. Defendeu a teoria de que este comportamento, que
ele denominou operante, por que são a forma de um indivíduo
operar ou influenciar o ambiente, é afetado pelo que se segue
a ele bem como pelo que o precede.
No behaviorismo, aprendizagem = exibir o comportamento apropriado.
Neste enfoque, a atividade de aprendizagem é planejada de modo
a serem ensejadas situações em que o estudante evidencie comportamentos
desejados (digitando respostas). Para isto são organizadas atividade
de ensino-aprendizagem com vistas a:
- Treinar os estudantes a exibir determinado comportamento
- Usar reforço positivo para reforçar o comportamento
desejado
- Usar reforço negativo para reduzir a freqüência
do comportamento não desejado
A instrução programada é uma ferramenta de trabalho
nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner
de comportamento humano. As características importantes desta estratégia
são:
- apresentar a informação em seções breves
- testar o estudante após cada seção
- apresentar feedback imediato para as respostas dos estudantes
Com o crescente uso do computador na educação, surgem muitos
produtos no mercado de courseware que utilizam tais princípios, entre
outros. Antigos mitos, derivados de um período em que se acreditava
que o computador poderia ser usado amplamente como máquina de ensinar,
vem à tona novamente.