Construtivismo e o uso do computador na educação

Relação desenvolvimento e aprendizagem


Algumas questões, para persarmos, sobre o trabalho de Jean Piaget.

Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Quais os pressupostos da Teoria Construtivista de Jean Piaget?

O que significa na Teoria Construtivista os termos assimilação, acomodação, adaptação e equilibração?

Quais devem ser os objetivos da educação numa visão Construtivista?

De que forma Piaget concebe a ação do meio social sobre as possibilidades de cada indivíduo?

Segundo a Teoria Construtivista de Jean Piaget, quais os estágios de desenvolvimento por que passa o ser humano?

Quais os pressupostos básicos da Teoria Histórico Cultural de Vigotsky?

Como Piaget e Vigotsky concebem o processo de desenvolvimento e quais os pontos de divergência entre estes dois teóricos?

O que significa Zona de Desenvolvimento Proximal na Teoria Histórico Cultural?

Que implicações o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal traz para a prática em professores?

Como se formam os conceitos segundo os pressupostos da Teoria Histórico Cultural?

Que atuação teve Vigotsky em relação à educação especial?

Qual o papel atribuído à linguagem pela Teoria Histórico Cultural?

Que bibliografia pode ser recomendada para maiores esclarecimentos sobre a obra de Piaget e de Vigotsky?

 

Estas questões foram retiradas do site:
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME03/ME03.html

 

Relação desenvolvimento e aprendizagem l Teoria de Piaget sobre o desenvolvimentp cognitivo - figura resumo l A teoria de Piaget l Construtivismo l Mapa conceitual sobre o construtivismo e o computador na educação l Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? l Porque o Computador na Educação? l Exemplo de aprendizagem usando atividades integradas: Projeto AMORA