Aula 11: Comportamentalismo e o computador como máquina de ensinar
Quais os contornos e limites da simbiose computador-professor?
(clique na figura ao lado)
Objetivos
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Relacionar os aspectos básicos da teoria comportamentalista
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Descrever os aspectos mais relevantes da teoria comportamentalista e sua
aplicação na educação apoiada por computador
e redes
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Analisar exemplos de material instrucional apoiado por computador
Sumário
O comportamentalismo (behaviorismo) apareceu no início do século
20 com o argumento de que o foco da Psicologia humana deveria ser o comportamento
ou atividades do ser humano (Watson 1924).
Na educação, o comportamentalismo está mais associado
ao trabalho de Skinner, que estava focado no comportamento voluntário,
deliberado, que ele acreditava ser a maior parte do repertório comportamental
de um indivíduo. Defendeu a teoria de que este comportamento, que
ele denominou operante, por que são a forma de um indivíduo
operar ou influenciar o ambiente, é afetado pelo que se segue
a ele bem como pelo que o precede.
No behaviorismo, aprendizagem
= exibir o comportamento apropriado. Neste enfoque, a atividade
de aprendizagem é planejada de modo a serem ensejadas situações
em que o estudante evidencie comportamentos desejados (digitando respostas).
Para isto são organizadas atividade de ensino-aprendizagem com vistas
a:
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Treinar os estudantes a exibir determinado comportamento
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Usar reforço positivo para reforçar o comportamento
desejado
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Usar reforço negativo para reduzir a freqüência
do comportamento não desejado
A instrução programada é uma ferramenta de trabalho
nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner
de comportamento humano. As características importantes desta estratégia
são:
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apresentar a informação em seções breves
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testar o estudante após cada seção
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apresentar feedback imediato para as respostas dos estudantes
Com o crescente uso do computador na educação, surgem muitos
produtos no mercado de courseware que utilizam tais princípios,
entre outros. Antigos mitos, derivados de um período em que se acreditava
que o computador poderia ser usado amplamente como máquina de ensinar,
vem à tona novamente.
Nesta atividade será vivenciado um ambiente de ensino-aprendizagem
bastante orientado nesta direção com vistas a ensejar uma
análise deste cenário, com um grau maior de experimentação.
Para este fim, solicita-se a cada aluno que cumpra as seguintes etapas:
Referências adicionais
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Comportamentalismo
Atividades desta unidade
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Registrar sua participação na atividade.
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Responder ao pré-teste
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Desenvolver as atividades
propostas e lendo os materiais colocados à disposição,
lendo e respondendo as questões propostas
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Responder ao pós-teste.
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Completar o questionário
de avaliação da experiência
© 2001 Liane Tarouco