EDU3375 
Apresentação e nivelamento em Windows 95 - Aula 0


Há cerca de 2400 anos atrás, Confucius declarou: 
O que eu ouço, eu esqueço
O que eu vejo, eu lembro
O que eu faço, eu compreendo
O desenvolvimento da disciplina EDU3375- Computador na Educação busca criar um ambiente de ensino-aprendizagem predominantemente ativo, no qual o estudante tem papel preponderante da construção do conhecimento. 

 Para que o processo de aprendizagem avance com eficiência, é necessário que a ferramenta que aqui é alvo e meio de aprendizagem seja adequadamente operada. 

No caso presente, o computador e o sistema operacional Windows 95 constituem a ferramenta de trabalho e visando criar condições para todos adquiram as habilidades necessárias para seu manejo, nesta primeira atividade, estão sendo propostas atividades para ensejar oportunidade a que todos consigam um nivelamento de conhecimentos sobre operação do computador e do Windows 95. 

Objetivos educacionais

Capacitar os estudantes a:
  • Operar o microcomputador tipo PC, ligando e desligando corretamente e usando as unidades de leitura de disquete de forma apropriada. 
  • Usar os recursos básicos do Windows 95 
    • ativar programas 
    • localizar e transferir/copiar arquivos 
    • gerenciar múltiplas janelas do ambiente de operação (abrir, fechar, minimizar, restaurar, usar as barras de rolamento e barras de menu) 

Atividades:

1- Verificar se seu nome consta na lista de chamada
2 - Registrar sua presença relatando sua experiência prévia no uso do computador 

3- Responder à enquete

4 - Usando o roteiro proposto, descobrir como realizar as tarefas propostas, através do HELP do próprio Windows, perguntando aos colegas, inspecionando material de ensino, tentando e errando etc etc etc 
Existe um conjunto de dicas para auxiliar a cumprir as etapas do roteiro.

5 - Responder ao teste

6- Identificar sua foto indicando no formulário seu nome o número da foto
 


Alunos presentes na aula - Identificação das fotos  - Fotos identificadas