Aula 1 - O computador ajudando a desenvolver a habilidade de escrita



 
A escrita é uma forma de comunicação essencial e o uso da Internet impõe uma grande pressão sobre os usuários no sentido de se comunicarem usando a linguagem escrita pois esta é atualmente a forma primordial de comunicação na rede.
Em vista desta constatação, existem algumas perguntas que educadores vem fazendo ultimamente são: 

  1. Até que ponto o desenvolvimento da habilidade da escrita pode ou está sendo afetado pelo uso do computador ou da Internet? 
  2. Pode-se usar o computador e a Internet para tornar o desenvolvimento da habilidade da escrita mais agradável ou mais eficiente? 
  3. É relevante ensinar na escola a usar um editor de texto? 
  4. Qual a melhor forma de ensinar a usar um editor de texto? 
Também é essencial que os alunos aprendam a usar um editor de texto para poderem explorar toda a potencialidade do computador como ferramenta da apoio na atividade de escrita. 

 Algumas entrevistas com escritores famosos evidenciam sua satisfação com o aumento da produtividade e qualidade de seu produto (o que escrevem) depois que começaram a usar o computador. 

Mas também existe quem se mantenha apegado ao uso de uma máquina de escrever com a qual se acostumaram a trabalhar. 

Há também quem manifeste temor de que o uso do computador leve à perda da habilidade de escrita manual e que acabe sendo questionado o próprio trabalho de ensinar a escrever usando lápis e caneta! 


Objetivos

  • Inspecionar relatos/opiniões de escritores sobre o uso do computador em sua atividade
  • Buscar auto-suficiência no uso do editor de texto Word, através de auto-aprendizagem (tutoriais e HELP do próprio programa) e de consulta aos colegas, monitora e professora
  • Produzir um texto usando recursos de resumo do Word.
  • Referências

    Alguns materiais de referência são apresentados a seguir mas outras fontes de consulta deverão ser procuradas e comentadas no mural eletrônico.

    Atividades

    1. Registrar sua presença respondendo à enquete da aula 2

    2.  
    3. Escolher um dos materiais indicados como referência ou algum outro texto encontrado na Internet sobre o uso do computador e a habilidade de escrever. Copiar e colar para o Word e resumir de modo que o texto fique com 25% do tamanho original. Use para isto a facilidade do próprio Word para resumir automaticamente  e depois revise o resumo feito pelo software para ver se faz sentido.

    4. Podem ser usados os materiais de referência indicados e procurar outros na Internet, que discutam o uso do computador e editores de texto para aprimorar a arte de escrever bem. Uma maneira de encontrá-los consiste em buscar a página do servidor Altavista   da Digital e colocando palavras chaves como elemento de busca, recuperar páginas com informações sobre o tema. Este servidor também efetua traduções (aproximadas), portanto, se recuperar uma página com um texto em Inglês, poderá acionar a opção de translate do Altavista e passar o endereço da página a ser traduzida.
       

    5. Colocar o texto resultante como resposta ao teste da aula2 .
    6. Começar a inspecionar o material de referência da aula 3 .