Aula 13: Comportamentalismo e o computador como máquina de ensinar


  Quais os contornos e limites da simbiose computador-professor?

(clique na figura ao lado)
Objetivos



Sumário
O comportamentalismo (behaviorismo) apareceu no início do século 20 com o argumento de que o foco da Psicologia humana deveria ser o comportamento ou atividades do ser humano (Watson 1924).
Na educação, o comportamentalismo está mais associado ao trabalho de Skinner, que estava focado no comportamento voluntário, deliberado, que ele acreditava ser a maior parte do repertório comportamental de um indivíduo. Defendeu a teoria de que este comportamento, que ele denominou operante, por que são a forma de um indivíduo operar ou influenciar o ambiente,  é afetado pelo que se segue a ele bem como pelo que o precede.

No behaviorismo, aprendizagem = exibir o comportamento apropriado. Neste enfoque, a atividade de aprendizagem é planejada de modo a serem ensejadas situações em que o estudante evidencie comportamentos desejados (digitando respostas). Para isto são organizadas atividade de ensino-aprendizagem com vistas a:

A instrução programada é uma ferramenta de trabalho nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner de comportamento humano. As características importantes desta estratégia são: Com o crescente uso do computador na educação, surgem muitos produtos no mercado de courseware que utilizam tais princípios, entre outros. Antigos mitos, derivados de um período em que se acreditava que o computador poderia ser usado amplamente como máquina de ensinar, vem à tona novamente.

Nesta atividade será vivenciado um ambiente de ensino-aprendizagem bastante orientado nesta direção com vistas a ensejar uma análise deste cenário, com um grau maior de experimentação. Para este fim, solicita-se a cada aluno que cumpra as seguintes etapas:


Referências adicionais
  1. Comportamentalismo

Atividades desta unidade
  1. Responder ao pré-teste
  2. Desenvolver as atividades propostas e lendo os materiais colocados à disposição , lendo e respondendo as questões propostas 
  3. Responder ao pós-teste.
  4. Completar o questionário de avaliação da experiência
© 2002 Liane Tarouco