Analisando a tabela construída com a tabulação
entrevistas, verificou-se que a modalidade mais frequente pela qual as
pessoas aprendem a usar um editor de texto é através da auto-instrução
informal ou seja, cada um vai aprendendo o que é necessário
no momento, as vezes perguntando para os colegas e amigos.
|
De fato, aprender por demanda é uma boa maneira pois a pessoa está bastante motivada e se esforça por buscar a solução dos problemas. Todavia, para obter o conhecimento necessário às vezes demora e o processo não é muito produtivo.
É preciso praticar um pouco o processo de buscar o conhecimento por esta estratégia. Com o objetivo de particar esta estratégia, nesta aula vamos iniciar uma experiência de aprendizagem coletiva. Cada grupo (2 a 3 pessoas) vai procurar descobrir uma nova função no editor de texto, vai tentar aprender a usá-la e depois vai criar uma página WWW ensinando os colegas como usá-la. Estas páginas vão ser colocadas no servidor para que todos possam usá-las como complemento às atividades de ensino-aprendizagem que planejaram ou como material de referência quando precisarem aprender alguma nova funcionalidade do Word.
Para aprender a usar a função até então desconhecida, devem procurar se valer de qualquer meio (livros, manuais impressos e on-line, CBT, perguntar para outros, trocar idéias com os colegas etc...)
Como o material de referência será exibido através do WWW, todo o trabalho deverá ser apresentado em uma ou mais páginas HTML.
As figuras que são inseridas em uma página HTML devem ser do tipo .GIF ou .JPG
Instruções básicas para a construção do material de referência em HTML:
Mural com os temas dos trabalhos em desenvolvimento:
|
© 1998 Liane Tarouco