Resultados da aula 4
- RELATÓRIO DA AULA 4
Analisando o relato aula boa 4, referente a disciplina edu 389
podemos dizer que a prática realizada no todo esteve norteada
pelos princípios construtivistas, na medida que nos possibilitou
momentos onde tivemos a oportunidade de refletir sobre os atos da
prática, consultar teóricos, construir materiais pedagógicos .
Embasados nisso, tivemos a oportunidade de construir uma prática
pedagógica coerente com a linha construtivista, para o estágio do
sexto semestre, no sentido de ampliar nossos horizontes possibilitando,
assim, uma ação interdisciplinar a partir da organização do espaço físico.
- Análise de uma aula inesquecivelmente boa relatada na aula 3
- Adriana Figueiró dos Santos
- Lisiane Schrenk
- Luciane de Melo Gonçalves
Analisando a aula descrita pela colega Adriana F. Santos, foi possível
constatar que a abordagem teórico-prática na qual se baseava a professora era
construtivista, ou seja, trazia como principal aspecto a interação do lúdico
com a aprendizagem.
Baseadas nesta perspectiva podemos citar alguns autores que valorizam
o lúdico como forma de aprendizagem: Jean Piaget, Alícia Fernandes, entre outros.
O jogo possibilita à criança interagir, de forma prática, com diversos
assuntos facilitando assim sua compreensão. Através do jogo a criança experiencia,
levanta hipóteses, constrói e desenvolve seu raciocínio lógico de maneira prazeirosa.
- RELATÓRIO DA AULA 4
COMPONENTES DO GRUPO: SUSANA WEBER, ANDRÉIA POLANCZYK, SIMONE LOPES.
Nesta disciplina a professora deu ênfase aos teóricos VYGOTSKY e PIAGET.
Desta forma, analisamos e discutimos as concepções de ambos: de criança,
de educação, de construção de conhecimento e do desenvolvimento da criança.
A partir da teoria, a professora apresentou experiências pedagógicas
vivenciadas aqui e na Espanha, ou seja, a mesma conciliou teoria e prática no
decorrer de todas as aulas.
A professora defende a teoria construtivista, confirmando-a através de sua
prática docente; sua prática é coerente com os princípios norteadores da teoria.
Enfim, a professora preocupou-se em trazer experiências diversificadas, construção
de materiais e planejamento de atividades para crianças de 0 a 3 anos,
possibilitando às alunas vivenciarem situações cotidianas da educação infantil.