ESCREVENDO COM CRIATIVIDADE
Os alunos devem discutir os elementos fundamentais de uma ficção, devem acessar recursos da Internet para escrever, devem também acessar cliparts e escrever o começo de uma pequena história e enviá-la via e-mail para uma turma-parceira que continuará a história.
Nível: 2 - 12
Objetivos:
Trabalhar em grupos para produzir uma pequena história de ficção;
Encontrar informações sobre como escrever e revisar textos na Internet;
Criticar construtivamente o trabalho de outros estudantes;
Comunicar-se, via e-mail, com uma turma distante.
Materiais:
Computador pessoal com conexão à Internet, incluindo acesso a e-mail, World Widw Web e gopher;
Editor de texto, visualizador de gráficos (como MacPaint, Paintbrush ou Lview) e uma impressora.
Procedimentos:
1. O professor deve coordenar essa aula com uma turma-parceira. As duas turmas vão cooperar na elaboração de uma pequena história de ficção. Cada turma deverá escrever um trecho da história e mandá-lo via e-mail para a outra. Uma turma (a turma A) vai iniciar o projeto, escrevendo o começo da história, e depois mandá-lo à turma parceira (turma B). Para obter informações, instruções e idéias sobre como ensinar os alunos a escrever criativamente, acesse o servidor gopher YaleInfo.
gopher to: yaleinfo.yale.edu [vá ao menu Browse YaleInfo (Yale and Internet Information) e selecione YaleInfo Index. Procure por palavras-chave como, por exemplo: creative writing].
2.Uma ou mais semanas antes dessa aula, as turmas devem se increver na lista de mail do Creative Writing in Education for Teachers and Students. Imprima discussões e deixe que os alunos contribuam quando for apropriado.
e-mail to: listserv@listserv.net (digite: subscribe crewrt-l <seu nome> , no corpo da mensagem)
Se você tiver acesso a softwares de newsgroups e newsreader, você também poderá acessar o grupo de discussão: rec.arts prose.
3. Depois que os alnos tiverem estudado e discutido sobre os elementos fundamentais de uma ficção, como tipos de personagem por exemplo, informe que eles irão trabalhar em grupos e com uma turma distante, para escrever suas próprias histórias. Para tornar o projeto mais desafiador, a turma A deve procurar fotografias ou imagens de pessoas, paisagens ou objetos na Internet para, de alguma forma, incorporá-las na história.
Belas artes podem ser encontradas nesse newsgroup:
alt.binaries.pictures.fine-art.graphics
ftp to: haskell.systemsz.cg.yale.edu (selecione o subdiretório pub/sjl/www/clipart)
ftp to: ftp.classroom.net ( selecione o subdiretório wentworth/clipart)
URL: http://www.acy.digex.net/~informart/clipart/
4. Se os grupos da turma A tiverem problemas para iniciar suas histórias, sugira que eles visitem no site OWL, o laboratório de escrita online Purdue (The Purdue Online Writing Lab) e que procurem por documentos chamados "Coping with Writing Anxiety" e "Overcoming Writer's Block" ( superando o bloqueio do escritor)
URL to: http://owl.trc.purdue.edu/by-topic.html
5. Depois que eles tiverem feito o começo da história,ensine os grupos a produzirem mensagens de e-mail offline e a anexarem gráficos. Os alunos devem revisar essa parte do trabalho, assim como deverão revisar cada parte subsequente na construção da história, procurando erros gramaticais e de ortografia. Se houver tempo, deixe que os alunos voltem ao site OWL para encontrar documentos sobre revisão de texto. Quando a revisão estiver concluída, mande o e-mail para a turma B.
6. Os alunos da turma B devem download, imprimir e ler, com atenção, o início da história preparado pela turma A. Os alunos devem analisar os personagens, ambiente e os elementos básicos iniciados pela turma A. Ajude-os a desenvolver a ação da história. Ensine os estudantes a acessar os mesmos recursos online de clipart, geração de idéias e revisão de texto. Os estudates deverão, agora, enviar o corpo da história à turma A.
7. Se houver tempo, os alunos das duas turmas poderão usar e-mail ou Internet Relay Chat (IRC) para conversar sobre a história, fazer perguntas e trocar idéias durante o desenvolvimento da história.
8. A turma A deve desenvolver mais um pouco a história, mandar de volta por e-mail para a turma B, que deverá escrever a conclusão.
9. Quando a pequena história for concluída, imprima uma cópia para para cada aluno das turmas A e B. Leia em voz alta a história. Os estudantes vão gostar de ouvir as partes que escreveram e as mudanças efetuadas pela outra turma.
Sugestões:
1. Encontre uma terceira turma e mande a esses estudantes a história para que possam ler, editar e ilustrar. Distribua cópias da pequena história para todos os estudantes das 3 turmas. As turmas podem se encontrar num canal IRC para discutir o processo de construção da história, os problemas enfrentados no trabalho em grupo e as surpresas que encontraam na elaboração do trabalho.
2. No final do ano, os estudantes podem ler novamente a história e escrever pequenos textos explicando como suas habilidades de escrita melhoraram.