Data: 15/01/99 Hora: 17:17 Máquina: 200.241.252.21

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 15/01/99 Hora: 18:02 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Cláudia Remião
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : No primeiro momento, no qual estive lendo a página onde "apresenta"
o assunto a ser tratado nesta aula, fiquei um pouco aprensiva,quando
me deparei com a palavra "TESTE".

Na verdade não sabia o que esperar.

Após abrir a página propriament dita, e vi que não era nada de mais,
realmente fiquei tranquila.

O resulatdo no pré-teste fôra bom, já havia ouvido falar de
COMPORTAMENTO APROPRIADO, REFORÇOS, SKINNER,...
Já o pró-teste foi na verdade uma "revisão" do pré-teste, ou seja,
nas questões que não fôra bem.

A respeito do que foi apresentado sobre estímulo, acredito que foi
bem estruturado, teve um apanhado geral sobre o assunto.




Data: 15/01/99 Hora: 18:17 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 15/01/99 Hora: 18:28 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 15/01/99 Hora: 18:37 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Cecília Goulart Flores e Carolina Fossatti
Endereco : AULA 12
opiniao : Sem dúvida o computador pode ser um grande auxiliar no ensino, mas devemos ter consciência que todos os alunos tenham o conhecimento das ferramentas a serem utilizadas , ou estâo adquirindo este. Quando tratamos de criança deve existir o acompanhamento incessante do professor para que futuramente esses tornem independentes utilizando com sucesso a máquina. O cuidado que deve se ter é para nâo criar alunos acríticos, muito pelo contrário devemos incetivar para que sejam sujeitos questionadores. A aula de hoje foi bastante proveitosa em questâo desse ser um assunto muito interessante. Primeiro foi realizado um pré teste que nos instiga algumas dúvidas, lemos o conteúdo bibliográfico e posteriormente o pós teste no qual já tinhamos solucionado nossas dúvidas.


Data: 15/01/99 Hora: 18:39 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira
Endereco : O computador como máquina de ensinar.
opiniao : Gostei de participar das atividades. Confesso que fiquei um pouco chateada quando errei a primeira resposta do pré-teste.
Depois acertei as duas perguntas seguintes.Errei a próxima. Assim fui indo. Tanto no pré-teste quanto no pós-teste, acertei cerca de cinquenta porcento das respostas.
no tipo de exercício que fui submetida, acho importante utilizar o computador. O aluno tem mais expectativas, fica curioso para saber se acertou a resposta.
Se esse teste fosse feito num papel, o aluno muitas vezes, se cansa só de copiar o questionário do quadro. Na hora de responder, sempre pergunta pelo gabarito.
Esse tipo de atividade exige do aluno respostas rápidas e precisas. Na minha opinião, esse seria um dos estímulos mais importantes.
Acredito que dentro dessa atividade não mudaria nada. A atividade consiste em ler textos e responder alguns exercícios. Não me ocorre nada diferente.


Data: 15/01/99 Hora: 18:40 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Janaína Souza Neuls e marcia stypulkowski
Endereco : o computador como máquina de ensinar
opiniao : Ao participar desta atividade, sentimo-nos bem. Sentimos curiosidade sobre os testes, no final achando-os interessantes. Mas, observamos que os mesmos são cansativos, pois as perguntas se repetem.

Os nossos resultados foram iguais no pré-teste e no pós-teste: 5 acertos e dois erros.

Pensamos que o estímulo apresentado causa satisfação pelo acerto. As perguntas repetidas deveriam ser alternadas e não sequenciais como foi o caso.


Data: 15/01/99 Hora: 18:45 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla Flores
Endereco : Aprendendo sobre o Comportamentalismo
opiniao : Penso que o título mais apropriado para este tema seria o computador como uma máquina de aprender, pois considero que através desse instru mento os sujeitos podem aprender muitas coisas, mas ainda não o reco nheço como algo que ensina. Digo isto porque para lidar com esta má quina acredito ser necessário um outro/a para ensinar, não que algumas c coisas não possamos aprender "sozinhos", e sei, também que podemos reti rar dele muitas informações, bem como de outros materiais. Com relação ao pré-teste acertei 5 questões e as 7 no pós-teste. Penso que poderíamos ler os textos antes da aula pois gastamos tempo que poderíamos estar aprendendo mais a mexer no computador.


Data: 15/01/99 Hora: 19:02 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Adriana Sehnem, Cátia Lima e Jaqueline Alves
Endereco : Questionário Aula 12
opiniao : Para os profissionais da educação é imprescindível ter conhecimento da teoria comportamentalista, sendo conveniente dominá-la.

A sensação do grupo ao ter participado das atividades propostas, foi de que a intrução programada pode ser utilizada não como meio de aprendizagem, mas como um reforçador dos conteúdos trabalhados, a fim de que possam ser fixados os conteúdos trabalhados em aula.

No pré-teste acertamos 6 das 7 questões, e no pós-teste acertamos todas as questões propostas.

Pensamos que esse tipo de estímulo não pode ser utilizado como forma de aprendizagem, pois não significa que se domine os conteúdos, pode ser resposta de memória imediata.

Na opinião do grupo é necessário que a figura do professor se faça presente para orientar e conduzir o aluno ao domínio dos conteúdos, apresentando uma aprendizagem satisfatória.

Não basta apenas confirmar as respostas corretas, isto não quer dizer que o aluno aprendeu ou compreendeu o conteúdo, pode ter sido um mero golpe de sorte (chute).

Assim como também pode ocorrer das respostas possuírem sinônimos e confundir os alunos, deixando de compreender outras respostas como corretas.

Nenhuma máquina, seja a televisão, os vídeos ou os computadores poderão substituir a relação face a face entre professores e alunos.

Esta relação carrega consigo inúmeras trocas não apenas no nível cognitivo, mas, também no nível afetivo.




Data: 15/01/99 Hora: 19:22 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : Vinícius Cabral Almada - - Anderson Luis do Amaral dos Santos
Endereco : Comportamentalismo e o Computador Como Máquina de Ensinar
opiniao : Nós sentimos bem, pois tivemos a oportunidade de ver a importancia do computador como máquina de ensinar. No início estávamos meio que per- didos, mas no decorrer da aula conseguimos nos orientar.

Os nossos resultados foram excelentes, pois acertamos todas as ques- tões do pré e pós-teste.

Esses estímulos podem ser bons se devidamente aplicados.

Concordamos com a metotologia aplicada.




Data: 15/01/99 Hora: 19:30 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : Daniela Kommers e Marli Alvonoz
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : Análise sobre "O computador como máquina de ensinar"

A sensação que tivemos, ao participar deste tipo de atividade,
foi a de fazer parte de um processo mecanizado de aprendizagem:
fomos condicionadas a apresentar apenas uma resposta valendo como
correta, sem possibilidades de emití-la de forma diferente. Por
um lado, esta forma de ensinar parece ser um tanto bitoladora,
pois limita a interação, a criatividade, enfim, a discussão do
assunto em questão.

Por outro lado, existe um aspecto facilitador neste tipo de
aprendizagem: as etapas sucessivas e breves, as perguntas diretas,
bem como as respostas imediatas e exatas, permitem uma rápida
fixação das informações.

Na execução do pré-teste e do pós-teste, alcançamos quase 100%
de acerto. Como o pós-teste é uma repetição do pré-teste, torna-se
mais fácil acertar tudo.

Acreditamos que, dentro deste processo de instrução programada,
no mínimo deveria existir uma "margem" maior de respostas e não
apenas uma resposta possível,para que o indivíduo possa manifestar-se
de diferentes formas.

Nossa conclusão é de que a instrução programada não permite uma
"construção" do conhecimento, ou seja, o aluno não pode interagir
com o meio e com o professor para desenvolvê-lo, nem utilizar sua
criatividade.




Data: 15/01/99 Hora: 19:41 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Isabel Farias Senna & Regina Inês Kothe de Oliveira & raquel Rodrigues
Endereco : O computador como máquina de ensinar.
opiniao : A partir desta atividade percebemos o porquê da dificuldades enfrentadas

ao ingressarmos na universidade, pois estas tarefas são semelhantes às

propostas durante toda a nossa vida escolar. Sentimos a nossa inteligência

menosprezada.

No pré-teste erramos duas questões, enquanto no pós-teste não erramos

nenhuma.

Os estímulos não são aproveitáveis, uma vez que são mecânico, não permi-

tindo uma aprendizagem real.

Acreditamos que tudo deveria ser diferente, pois, na nossa opinião, este

método de ensino é nada construtivo.




Data: 15/01/99 Hora: 19:56 Máquina: 143.54.41.14

Nome : LUCIANE ANDREIA RIBEIRO LEITE E PATRICÍA BANDEIRA DA ROSA
Endereco : O COMPUTADOR COMO MÁQUINA DE ENSINAR
opiniao : Nossa opinião é que o computador não deve ser utilizado somente como uma máquina de ensinar, mas como um recurso que auxilie o aprendizado. Entretanto, esta aprendizagem não deve ser realizada de forma mecânica, mas que propicie ao indivíduo uma interação mais construtiva.

Nos sentimos condicionadas a responder a alternativa desejada pelo programa, pois a atividade não nos possibilitava refletir sobre o assunto tratado.

Os resultados foram os seguintes:

* Pré-Teste: duas respostas incorrentas;

* Pós-teste: todas as respostas corretas.

O estímulo apresentado é ao nosso ver pouco eficaz, pois não incentiva o aluno a pensar e opinar a respeito do que está sendo aprendido.

Apesar do computador possuir este aspecto mecânico existem outras maneiras de utilizá-lo de forma que o aluno possa interagir não seguindo respostas pré-estabelecidas, mas que ele possa levantar hipóteses, refletir, questionar construindo assim sua aprendizagem.




Data: 15/01/99 Hora: 21:37 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Marangela Agnolin
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : Participando desta atividade me senti como se estivesse sendo testada e recebendo o resultado imediato.

No pré-teste acertei 4 e no pós-teste,6.

Na minha opinião esse estimulo de resposta imediata é de grande valor pois o aluno é estimulado e reage imediatamente e avalia o grau de aprendizagem ,permitindo ao mesmo reforço se não foi bem sucedido na resposta. Por outro lado, deve ser aplicado corretamente e com res- ponsabilidade para não causar estimulos negativos em quem o desenvolve ocasionando desprazer por não ter atingido os objetivos.

Esse trabalho deve ser acompanhado constantemente para ver se o aluno tem correspondido de maneira positiva e assim continuar as tarefas.




Data: 15/01/99 Hora: 21:50 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Eduardo Brandão Fornari
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : De início achei diferente está atividade, pois até então não havia participado de alguma atividade deste modo(perguntas e respostas imediatas), usando o computador.Após, me senti bem participando deste tipo de atividade.

No pré-teste, das sete questões eu acertei quatro questões. Já no pós-teste, das sete questões eu acertei seis (ainda bem que a questão que errei no pós-teste foi uma das três questões que eu errei no pré-teste).

Acho que estimula muito o aluno, pois este fica cheio de expectativa e curioso com este tipo de atividade, devido as respostas das questões serem imediatas. Se proporciona ao aluno, que pense rápido e responda precisamente.

Não achei interessante foi que as perguntas e consequentemente as respostas do pré-teste e pós-teste serem iguais. Pois uma pessoa que tem facilidade de memorização simplesmente ela memoriza está informação e não compreende. Sendo assim tentaria fazer diferente ou no pré-teste ou no pós-teste, as perguntas ou as respostas.

Na minha opinião, acredito que não devemos treinar o aluno para ele dar as respostas certas, mas sim fazer com que ele compreenda o que está sendo ensinado. Quanto ao resto achei bom.


Data: 15/01/99 Hora: 22:06 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Rosane Marques
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : O computador como máquina de ensinar, permite que a pessoa aprenda de uma forma lúdica. Quando o aprendizado se concretiza de uma forma tranqüila sem pressão. Provavelmente o produto desta pedagogia será satisfatório.

Gostei muito desta atividade. Na medida em que tu aprendes imediatamente poderá testar estes conhecimentos.Tive a sensação de estar participando de um jogo de memória. O assunto realmente não me atraiu, talvez um outro tema me envolveria mais.

Os resultados no pré-teste e no pós-teste foram os mesmos 05 acertos e 02 erros.

Acho dinâmico,lúdico e pode ser perfeitamente utilizado para apresentar um conteúdo.

Na minha opinião da maneira que a atividade foi proposta pode continuar como está. Acrescento somente que no momento da correção poderia-se aproveitar para reforçar o conteúdo.




Data: 15/01/99 Hora: 22:26 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : João do Carmo Silva e Vander Pedroso
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : O computador como um meio auxiliar no ensino aprendizagem está cada vez mais se tornando presente nas escolas brasileiras contribuindo do para desenvolver as capacidades cognitivas dos alunos, pois a sua' adoção é largamente permeada de trabalhos criativos que além de proporcionar interesse pela atividade programada, aguça potencialmente o intelecto de que utiliza

Particularmente me sinto mal ao ser testado, acho que qualquer pessoa, pois trás tensão e medo de errar. Achando portanto que esse tipo de teste não modifica o comportamento da pessoa e somente verifica a memória do indivíduo. De qualquer modo achei interessante o teste, tendo um erro no pré teste e nenhum no pós teste

Esse tipo de atividade pode muito bem avaliar a atenção dos instruendos e verificar o resultado de um trabalho realizado com a turma . Agora, em termo de aprendizagem sou a favor de de um ritmo adequado aos alunos, respeitando a individualiade de cada um




Data: 19/01/99 Hora: 14:55 Máquina: math13.mat.ufrgs.br

Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao :
Na hora de responder o teste, o sujeito fica até certo ponto pressionado a tentar de qualquer forma acertar a questão, pois não quer receber um reforço negativo. Este é um fato que faz com que a atenção para com o questionário seja redobrada.

Na realização dos testes, acertei seis questões no pré-teste, e sete no pós-teste. Quando o estímulo é imediato, o aluno fica tentando responder até fazê-lo corretamente. E isto favorece a aprendizagem na medida que proporciona uma tentiva de acerto imediato.

Outro fato interessante foram as atividades entre os dois testes. Os mesmos favoreceram a um entendimento adequado das respostas do questionário. Quem não acertou todas no pré-teste, durante a atividades teve a oportunidade de rever seus conceitos, e logo após acertar tudo no pós-teste. Se alguém não teve êxito no pós-teste é porque, não realizou corretamente as atividades entre os testes.
O computador favorece muito este tipo de ensino, pois há a possibilidade de se ter um estímulo o mais rápido possível. É um tipo de ensino que pode ser muito desenvolvido através do computador.


Data: 22/01/99 Hora: 16:21 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : Andréia Torres(0290/98-8) e Liliane Nunes (2007/97-3)
Endereco : O COMPUTADOR COMO MÁQUINA DE ENSINAR
opiniao : Esse tipo de atividade exige do aluno respostas rápidas e precisas. Na nossa opinião, essas
atividades propostas (instrução programada) auxilia mas como um reforço dos conteúdos trabalhados,
permitindo uma rápida fixação das informações para que assim eles possam ser bem memorizados e aprendidos,
valendo também para o professor verificar o que o aluno aprendeu de acordo com o seu número de acertos.
Esta atividade, nos dá a sensação de fazermos parte de uma aprendizagem mecanizada pois só pode temos
que apresentar somente uma resposta correta, sem poder então escrevê-la de outra forma como realmente entendemos.


Data: 22/01/99 Hora: 17:11 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 22/01/99 Hora: 20:10 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Juliana Pereira de Almeida
Endereco : Questionário de avaliação da experiência
opiniao : Durante a realização dos testes ,senti-me condicionada utilizar frequentemente as mesmas respostas.

Obtive no pré-teste seis acertos e nos pós-teste acertei todas as questões.

Acredito que este tipo de estímulo apresentado reforça positivamente o aluno a querer seguir respondendo ás questões.

Na minha opinião ,o recurso da insstrução programada pode ser utilizado numa etapa posterior a aprendizagem, como exrcício de fixação. Já como uma metodologia de ensino penso que não obtenha resultados satisfatórios por excluir a compeensão.Ao responder algumas questões nem precisei pensar a respeito , pois a resposta era automática, mesmo sem ter certeza do conteúdo de tal.




Data: 27/01/99 Hora: 18:29 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Maria Fátima R. de OLiveira; Paula Verônica Mello; Joyce Elise da Silva
Endereco : Nossa opinião sobre o teste.
opiniao : No início, sentímo-nos um pouco inseguras pois não sabíamos que tipo

de atividade iríamos fazer. Após realizarmos o teste, ficamos mais

tranqüilas. No pré e no pós-teste, erramos apenas uma questão. O

interessante é que erramos questões diferentes. Acreditamos que esse

tipo de atividade é boa para condicionar o conhecimento, desde que o

aluno tivesse boa memória, pois senão não lembraria que questões acertou

ou errou e, desta forma, teria que repetí-las até que memorizasse, o que

se tornaria muito monótono.Além disso, seria bem mais útil se,ao invés

de só pergunta e resposta, houvesse um tipo de chat, onde o alunos poderíam

refletir sobre sua resposta ´pois, nem sempre a resposta certa é a aceita

pelo aluno, e ele pode ter um bom argumento para ter escolhido outra

resposta que não a considerada certa, e se ele for sempre "contrariado"

pode se tornar frustrado e isso prejudicaria, na nossa opinião, a prática

pedagógica e até, quem sabe, o prazer de utilizar o computador em atividades

do mesmo padrão.




Data: 28/01/99 Hora: 16:26 Máquina: 143.54.41.46

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 28/01/99 Hora: 16:36 Máquina: 143.54.41.46

Nome : Cristiane Oliveira Rocha e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco : Questionário de Avaliação
opiniao : Participar deste tipo de atividade foi extremamente interessante. Isso acontece porque já havíamos estudado a teoria comportamentalista nas aulas de Psicologia, pois cursamos Pedagogia, entretanto não havíamos feita este tipo de instrução ainda.

Sendo assim, como já tínhamos um conhecimento prévio a respeito deste assunto, tivemos um bom desempenho no pré-teste, errando apenas uma questão. Já no pós-teste, acertamos todas as questões solicitadas.

Claro que o avanço no número de acertos deu-se em decorrência deste tipo de teoria prever um verdadeiro treinamento que nos faz decorar as questões respondidas e estimulando os acertos. Porém, acreditamos que isto não leve à uma mudança de comportamento e sim a decorar determinadas respostas que são esperadas.

Este tipo de teoria, não se propõe à reflexão e análise. Também não são aceitas múltiplas respostas, pois a única coisa válida é a resposta esperada e que já foi definida anteriormente.

Assim, achamos que o que deveria ser diferente (para não dizer tudo) é explorar a reflexão, o diálogo e aceitar outras respostas que o sujeito venha a dar para as questões, sem restringir o campo de respostas a apenas uma palavra ou expressão.




Data: 29/01/99 Hora: 20:45 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Vinicius Almada, Anderson dos Santos
Endereco : aula 10
opiniao : amaral.htm


Data: 29/01/99 Hora: 20:54 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Luciana carboni
Endereco : Aula 12
opiniao : Ao iniciar esta ativadade senti-me um pouco nervosa, por ter que digitar a resposta correta e no mesmo momento verificar se estava correta.

Questiono como os alunos se sentiriam num momento de avaliação onde não apareceria a respsta correta, e tentaria acertá-de de alguma forma, ou já saberia que não estava bem com a matéria, bem como poderia ser ao contrári acertar tudo. As respostas, tanto do pré teste quanto do pós se repetiam, isto facilitou.

Considero este método interessante para testar o conhecimento do aluno, bem como atenção, precisão e rapidez no raciocínio.

por outro lado não permite a interação do aluno com o outro nem com seu professor, o grande problema do trabalho com computador na sala de aula, por isso que deve ser muito bem planejadas todas as atividades e os objetivos.

Deveria ser diferente, servir para o aluno verificar o seu conhecimento, preferência um trabalhoem duplas para haver troca entre os alunos. atividade extra classe, retomado no dia posterior.


Data: 05/02/99 Hora: 11:36 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Luciana Carboni
Endereco : Aula10: Jogos Educacionais
opiniao : Arquivo: lu1787.ppt


Data: 10/02/99 Hora: 08:15 Máquina: ras0639.conex.com.br

Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : Análise do Jogo Letras e Números
opiniao : Pati.html


Data: 10/02/99 Hora: 08:22 Máquina: ras0645.conex.com.br

Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : Análise do Letras e Números
opiniao : Meu arquivo chama-se Pati.html


Data: 10/02/99 Hora: 08:45 Máquina: ras0659.conex.com.br

Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : O computador como máquina de ensinar
opiniao : Na hora de responder o teste, o sujeito fica até certo ponto pressionado a tentar de qualquer forma acertar a questão, pois não quer receber um reforço negativo. Este é um fato que faz com que a atenção para com o questionário seja redobrada.

Na realização dos testes, acertei 4 questões no pré-teste, e 6 no pós-teste. Quando o estímulo é imediato, o aluno fica tentando responder até fazê-lo corretamente.

As atividades entre os dois testes favoreceram a um entendimento adequado das respostas do questionário. Quem não acertou todas no pré-teste, durante a atividades teve a oportunidade de rever seus conceitos, e logo após acertar tudo no pós-teste.

O computador, por sua interatividade e rapidez, favorece este tipo de aprendizagem.


Data: 16/03/99 Hora: 15:31 Máquina: lg11.laeg.ch.ufpb.br

Nome : Geormária do Santos Anselmo
Endereco : jogos educacionais
opiniao : Ao ter acsso ao JOGO LETRAS E NÚMEROS , pôde-se vêr no decorre do jogo a sua eficácia e ineficácia parae com a aprendizagem da criança.Em pequenis detalhes aborda-se-a sobre cada ponto do jogo : LETRAS: Essa modalidade do jogo mostra através de figuras e palavras as letras qie compôem o nosso alfabeto brasileiro, de acordo com sua respectiva letra aparecerá a figura e a palavra correspondente . O grade absurdo desta modalidade do jogo é que algumas figuras não possem uma estrutura adequada a realidade de uma criança de acordo com o seu habitat natural, ou seja, não que se impessa que criança conheça outros objetos, mas ,primeiramente, é de fundamental importancia preservar a cultura nata da criança.Por Ex.: a letra - U- umbigo , não apreseta especificamente qaul a palavra que corresponde à figura, pois , em vez de uma figura adequada a letra aparece um homem , que pela lógica , é a palavra que a criança vai fafar. NÚMEROS:Essa modalidade apresenta figuras, e de acordo com o número de figuras que aparece a criança irá clicar no número correspondente. A falha desta modalidade esta em que a criança poderá clicar aleatóriaemente e acertar. BRINCADEIRAS : Apresenta várias brincadeiras ,como: dominó, memória, quebra cabeça, etc.Essa brincadeiras testam a capacidade do aluno de conhecimento e memorização .O grande defeito desta modalidade é que a criança podera clicar em qualquer lugar e conseguir acertar , seja qual for o jogo. Todas as etapas incluídas neste jogo, de fato, consistem na melhor aprendizagem da criança mas , não só este jogos como vários outros possuem gandes deficiências .É preciso que se analise minunciosamente, cada jogo que se direciona à educação , principalmente se for infantil, se isso não ocorrer, esses jogos se trans formarão em obetos merament descartáveis.


Data: 19/03/99 Hora: 15:19 Máquina: lg6.laeg.ch.ufpb.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 07/05/99 Hora: 20:08 Máquina: 200.252.60.140

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 13/05/99 Hora: 19:45 Máquina: 152.92.106.233

Nome : eduardogonzaga gomes
Endereco :
opiniao :


Data: 13/05/99 Hora: 19:46 Máquina: 152.92.106.233

Nome : eduardogonzaga gomes
Endereco :
opiniao :


Data: 11/06/99 Hora: 18:13 Máquina: 200.248.106.181

Nome : Daniel Klug
Endereco :
opiniao : danklug.htm, image15.gif


Data: 11/06/99 Hora: 18:45 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Cintia e Giovana
Endereco : geometria
opiniao : Na aula de hoje, além de escolhermos um jogo educatico, enviamos o arquivo (geometria) referente a aula 8, onde revisariamos o plano de aula elaborado na aula 7.


Data: 11/06/99 Hora: 19:38 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Aline e Alberto
Endereco : Projeto de letras e números
opiniao : Albeline


Data: 11/06/99 Hora: 19:43 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Aline e Alberto
Endereco : Projeto de números e letras
opiniao : Albeline . Pode-se concluir que o jogo apresenta muito boas possibilidades de assegurar o interesse da criança pois ela estará brincando enquanto asimila conhecimentos que servurão de ferramentas no futuro.


Data: 11/06/99 Hora: 20:12 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Aline e Alberto
Endereco : Projeto com números e letras
opiniao : Arquivo Albeline . Pode-se concluir que o jogo leva a criança a assimilar conhecimentos básicos sem perceber, pois é estruturado sobre brincadeiras que prendem a atenção dela de maneira que permanece a frente do computador deforma espontânea, sem necessidade de coação.


Data: 11/06/99 Hora: 20:15 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : ~çl,~çl,
Endereco :
opiniao : liane


Data: 11/06/99 Hora: 20:41 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 11/06/99 Hora: 20:44 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Jairo Luís Fontoura de Oliveria e Eliseu Radecke
Endereco : Brincando e Aprendendo
opiniao : Programas: jaeli.htm, pi1.gif, pi2.gif,pi3.gif e pi4.gif. Cremos que o jogo é um ótimo recurso pedagógico para trabalhar conteúdos de uma forma descontraída e gostosa. Os alunos aprendem brincando conteúdos que talvez fossem muito chatos de se aprender em sala de aula na forma tradicional.