Data: 23/10/98 Hora: 18:40 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Ribamar 2870/97-8
Endereco :
opiniao : Nos últimos tempos temos sofrido varias mudanças em relação a informática e até mesmo em relação a educação.Neste ponto de vista observo que o computador relacionado com o aluno em aula não chega a ser uma revolução como muitos apontam,mas sim uma transição de época como ocorreu na educação nacional a poucos anos atrás com o fim do colegial ,ou seja o ginasio e a palmatoria que era muito usa- da. A informática está se tornando indispenssável para nós talvez de- vido a velocidade em que as coisas vem acontecendo, mas não devemos esquecer do convivio de alunos e professores que podem se tornar estreitos devido ao uso excessivo das máquinas que vieram para ajudar podem acabar prejudicando a nós mesmos.


Data: 23/10/98 Hora: 18:42 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Ribamar 2870/97-8
Endereco :
opiniao : Nos últimos tempos temos sofrido varias mudanças em relação a br informática e até mesmo em relação a educação.Neste ponto de vista br observo que o computador relacionado com o aluno em aula não chega br a ser uma revolução como muitos apontam,mas sim uma transição de br época como ocorreu na educação nacional a poucos anos atrás com o br fim do colegial ,ou seja o ginasio e a palmatoria que era muito usa- br da. br A informática está se tornando indispenssável para nós talvez de- br vido a velocidade em que as coisas vem acontecendo, mas não devemos br esquecer do convivio de alunos e professores que podem se tornar br estreitos devido ao uso excessivo das máquinas que vieram para ajudar br podem acabar prejudicando a nós mesmos. br


Data: 23/10/98 Hora: 18:45 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Ribamar 2870/97-8
Endereco :
opiniao : Nos últimos tempos temos sofrido varias mudanças em relação a
informática e até mesmo em relação a educação.Neste ponto de vista
observo que o computador relacionado com o aluno em aula não chega
a ser uma revolução como muitos apontam,mas sim uma transição de
época como ocorreu na educação nacional a poucos anos atrás com o
fim do colegial ,ou seja o ginasio e a palmatoria que era muito usa-
da.
A informática está se tornando indispenssável para nós talvez de-
vido a velocidade em que as coisas vem acontecendo, mas não devemos
esquecer do convivio de alunos e professores que podem se tornar
estreitos devido ao uso excessivo das máquinas que vieram para ajudar
podem acabar prejudicando a nós mesmos.



Data: 23/10/98 Hora: 18:45 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Ribamar 2870/97-8
Endereco :
opiniao : Nos últimos tempos temos sofrido varias mudanças em relação a
informática e até mesmo em relação a educação.Neste ponto de vista
observo que o computador relacionado com o aluno em aula não chega
a ser uma revolução como muitos apontam,mas sim uma transição de
época como ocorreu na educação nacional a poucos anos atrás com o
fim do colegial ,ou seja o ginasio e a palmatoria que era muito usa-
da.
A informática está se tornando indispenssável para nós talvez de-
vido a velocidade em que as coisas vem acontecendo, mas não devemos
esquecer do convivio de alunos e professores que podem se tornar
estreitos devido ao uso excessivo das máquinas que vieram para ajudar
podem acabar prejudicando a nós mesmos.



Data: 23/10/98 Hora: 18:47 Máquina: 143.54.41.20

Nome : Jeorge Lima Carvalho e Vandoir Stormowski
Endereco : jeordanago@poa. sol.com.br e vando@euler.ufrgs.br
opiniao : A Educação sempre foi o ponto chave na diferença na evolução das civilizações. A exemplo disso citamos o alto índice tecnológico que possuiam os egípcios e babilônios, que dominavam exerciam sua influência nos povos mais atrasados. Nos dias de hoje fazemos analogia com os países europeus e os Estados Unidos da América que, compreenderam muito cedo a importância de uma educação superior focalizando na informática a base de um futuro onde é necessário um acesso rápido a todo e qualquer tipo de informação. Através de textos pesquizados na Internet, podemos ver a importância tomada, nos países ricos, para a evolução da educação na era da informática. Nos países de menor infra-estrutura isto ainda não é possível devido a falta de recursos nas escolas, para promover suportes no ensino através da informática.


Data: 23/10/98 Hora: 18:49 Máquina: 143.54.41.20

Nome : Jeorge Lima Carvalho e Vandoir Stormowski
Endereco : jeordanago@poa. sol.com.br e vando@euler.ufrgs.br
opiniao : A Educação sempre foi o ponto chave na diferença na evolução das civilizações. A exemplo disso citamos o alto índice tecnológico que possuiam os egípcios e babilônios, que dominavam exerciam sua influência nos povos mais atrasados.
Nos dias de hoje fazemos analogia com os países europeus e os Estados Unidos da América que, compreenderam muito cedo a importância de uma educação superior focalizando na informática a base de um futuro onde é necessário um acesso rápido a todo e qualquer tipo de informação.
Através de textos pesquizados na Internet, podemos ver a importância tomada, nos países ricos, para a evolução da educação na era da informática. Nos países de menor infra-estrutura isto ainda não é possível devido a falta de recursos nas escolas, para promover suportes no ensino através da informática.



Data: 23/10/98 Hora: 19:13 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Cecília Goulart Flores e Carolina Fossatti
Endereco :
opiniao : O desenvolvimento progressivo da sociedade atual,faz com que reflitamos sobre o real papel da informática na educação. Apartir do texto " A Educação na era da informação" de Aluísio Pimenta e "Software educacional e telemática: novos recursos para a escola" de Carlos Seabre , podemos constatar o quanto o conhecimento da informática vem mostrando-se fundamental no campo educacional.
Não basta só informação,o educador deve incentivar a prática, a curiosidade e atualização de seus alunos para juntos avaliarem o real processo percorrido, criando assim um ambiente escolar próprio para a formação de sujeitos críticos.
Não temos dúvida que para democratizarmos o conhecimento tecnológico na sociedade brasileira , o governo deve estar consciente do papel fundamental que esta exerce, assim oferecendo meios de tornar concreta a realização do projeto ensino da informática e informática no ensino.



Data: 23/10/98 Hora: 19:15 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Tatiana P. Almeida
Endereco :
opiniao : Partindo de pontos básicos como :
- a educação para a era da informática;
- educação pela informática.
Acredito que estes dois pontos devam " andar juntos" porque a melhor maneira de se educar para a era da informática é já irmos educando com o auxílio do computador; só assim, a sociedade, em geral, já vai tomar ciência das novas tecnologias e saber utilizá - las sem frustações.
Segundo alguns pesquisadores, quanto mais "sentidos" usarmos para desenvolver determinada atividade, melhor compreensão teremos da mesma; sendo assim, utilizando o computador talvez o aproveitamento escolar melhore, pois no computador usamos mais de um sentido.
Porém, devemos tomar todo o cuidado com a escolha dos softwares educacionais a serem utilizados, pois se a escolha do professor não for correta poderá acabar prejudicando os seus alunos.
No Brasil, são poucas as escolas que se utilizam de softwares educativos (este ramo necessita de pesquisa) pois não existem muitos softwares em português disponíveis no mercado.
Tatiana P. Almeida


Data: 23/10/98 Hora: 19:18 Máquina: 143.54.41.19

Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA E CLAUDINEIDE SENA OLIVEIRA
Endereco :
opiniao : Concordo pois, o computador e indispensavel nao so na educacao, mas em diversas outras areas do conhecimento cientifico e tecnologico; tendo relacao com a declaracao de Confucius , pois realmente o que se ouve com o passar do tempo se esquece, o que se ve se lembra e o que se faz pela vivencia da experiencia se compreende; e finalmente o que se ensina e o que se domina.Importante no desenvolvimento da crianca e adolescentes trazendo grandes beneficios, pois minimiza as quantidades de tarefas.


Data: 23/10/98 Hora: 19:19 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : MÁRCIA STYPULKOWSKI E LADY GARCIA LUIZ
Endereco :
opiniao : A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO: O PROFESSOR DEVE SELECIONAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS
PARA A UTILIZAÇÃO NAS ESCOLAS, POIS EM INFORMÁTICA É USANDO QUE SE APRENDE.
É IMPORTANTE QUE SE SAIBA UTILIZAR AS FERRAMENTAS OFERECIDAS, SABER PARA QUE SERVEM
E POTENCIALIZAR SEU USO AO MÁXIMO, E ESTES CONHECIMENTOS NÃO DEVEM SER RESTRITOS
A UMA MINORIA, MAS TODOS DEVEM TER ACESSO. A INFORMÁTICA É MUITO IMPORTANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO, POIS A TENDÊNCIA É AUMENTAR A INFORMATIZAÇÃO, E QUEM NÃO
ESTIVER PREPARADO, FICARÁ EXCLUÍDO.



Data: 23/10/98 Hora: 19:19 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : MÁRCIA STYPULKOWSKI E LADY GARCIA LUIZ
Endereco :
opiniao : A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO: O PROFESSOR DEVE SELECIONAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS
PARA A UTILIZAÇÃO NAS ESCOLAS, POIS EM INFORMÁTICA É USANDO QUE SE APRENDE.
É IMPORTANTE QUE SE SAIBA UTILIZAR AS FERRAMENTAS OFERECIDAS, SABER PARA QUE SERVEM
E POTENCIALIZAR SEU USO AO MÁXIMO, E ESTES CONHECIMENTOS NÃO DEVEM SER RESTRITOS
A UMA MINORIA, MAS TODOS DEVEM TER ACESSO. A INFORMÁTICA É MUITO IMPORTANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO, POIS A TENDÊNCIA É AUMENTAR A INFORMATIZAÇÃO, E QUEM NÃO
ESTIVER PREPARADO, FICARÁ EXCLUÍDO.



Data: 23/10/98 Hora: 19:20 Máquina: 143.54.41.19

Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA E CLAUDINEIDE SENA OLIVEIRA
Endereco :
opiniao : Concordo pois, o computador e indispensavel nao so na educacao, mas em diversas outras areas do conhecimento cientifico e tecnologico; tendo relacao com a declaracao de Confucius , pois realmente o que se ouve com o passar do tempo se esquece, o que se ve se lembra e o que se faz pela vivencia da experiencia se compreende; e finalmente o que se ensina e o que se domina.Importante no desenvolvimento da crianca e adolescentes trazendo grandes beneficios, pois minimiza as quantidades de tarefas.


Data: 23/10/98 Hora: 19:24 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : João Celso Ferrari
Endereco : jocefer@jocefer.com.br
opiniao : O uso do computador na educação é um avanço natural na cultura de qualquer país com um mínimo de interesse no ensino público. No entanto, não bastam apenas recursos, equipamentos e boa vontade dos governantes e educadores. Mais do que isso, se faz necessário uma completa reformulação na metodologia de ensino. Colocar simplesmente a informática na sala de aula, mas sem um método de ensino definido e arrojado, significa constrastar com a realidade socio econômica e cultural da população. Com isso, tal metodologia não deve ser usada tão cedo no Brasil, pois ainda pecamos com um sistema educacional deficiente.
O uso do computador desenvolveria aspectos como orientação, percepção auditiva e visual, coordenação viso-motora, sociabilização, noções de letras e números em vários idiomas, expressão artística, raciocínio lógico e matemático, além de um enriquecimento de vocabulário. Mas tudo isso pode ser ensinado sem o uso da informática. Não é o material utilizado que ensina, e sim a maneira como é ensinado! O computador, em contrapartida, daria ao aluno uma alienação de valores que não fazem parte de seu dia a dia. No Brasil, os produtos de informática (softwares e hardwares) são abusivamente taxados, tendo em consequência um preço elevado para a grande maioria da população. Nos Estados Unidos o uso do computador em sala de aula é quase que rotineiro. Assim como o preço de um microcomputador, nos Estados Undos, chega a ser até oito vezes mais barato que no Brasil, sem contar o grande poder aquisitivo dos norte americanos. Mas a cultura norte americana é muito diferente da nossa. Não devemos nos basear no que os outros países fazem e tentar fazer igual. Devemos, sim, analizar as reformulações necessárias em nosso método de ensino para que o mesmo venha a surtir um bom retorno; ai sim, podemos pensar em implantar o computador. Além disso, seria um aprendizado quase desnecessário se fossemos analizar seu uso posterior. Há também o mito de que "quem não domina a informática, não conseguirá um bom emprego", que somente enriquece os profissionais do ensino particular, os chamados cursos de informática. Note-se que praticamente 90% do que esses cursos ensinam, o aluno jamais irá precisar em trabalho profissional algum e tampouco lhe será cobrado como pré requisito a uma vaga.
Em seu texto sobre "A educação na era da informação", o ex-ministro da cultura, Aloisio Pimentel, nos dá como perigosa a implantação desse sistema sem uma avaliação de maneira não racional e organizada. Muito importante é salientar que estamos nos tornando dependentes de informática, desde uma simples compra em um supermercado até uma eleição presidencial. Mas é um segmento da informática que dificilmente teria uso em um aprendizado. Existem muitos jogos e programas com fins exclusivamente educativos, mas qual a ajuda que eles dariam à um aluno da região agrícola do Rio Grande do Sul? Um aluno cuja família sempre tirou e pretendo continuar por muito tempo tirando seu ganha pão diário da terra, certamente entraria em conflito com muita idéias propostas no uso da informática. Com efeito, também receberia muita informação útil, como novo métodos de plantio, previsões do tempo via internet, etc. Recursos hoje disponíveis em vários canais de televisão.
Talvez em tempos futuros, com uma melhora na qualidade do ensino brasileiro, possamos introduzir, de maneira gradual e racional, o uso do computador no cotidiano do estudante. Mas na situação atual do ensino isso seria pura demagogia e descaso com o dinheiro público.



Data: 23/10/98 Hora: 19:30 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : MÁRCIA STYPULKOWSKI E LADY GARCIA LUIZ
Endereco :
opiniao : A Informática na educação: Na atualidade, o professor deve saber selecionar as ferramentas
adequadas para a utilização nas escolas, pois em informática é usando que se aprende.
É importante que se saiba utilizar as ferramentas oferecidas, saber para que servem
e potencializar seu uso ao máximo, e estes conhecimentos não devem ser restritos
a uma minoria, mas todos devem ter acesso. A informática é muito importante para o
desenvolvimento integral do educando, pois a tendência é aumentar a informatização, e quem
não estiver preparado, ficará excluído.



Data: 23/10/98 Hora: 19:35 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : ANDRÉIA/ROSICLER
Endereco :
opiniao : REALMENTE A INFORMÁTICA VEM SE TORNANDO INDISPENSÁVEL NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS, UMA VEZ QUE EM QUASE TODAS AS ATIVIDADES ELA É EXTREMAMENTE ÚTIL, DE MODO A FACILITAR NOSSA VIDA; TENDE A DEIXAR-NOS INTEIRAMENTE DEPENDENTES, DE MODO QUE EM BREVE TODOS TERÃO DE CONHECE-LA E SABER UTILIZA-LA PARA PODER FICAR EM DIA COM O MUNDO, O QUAL DESENVOLVE-SE TÃO DE PRESSA, QUE JAMAIS PODEREMOS ALCANÇA-LO SEM O ADEQUADO USO DE UM COMPUTADPOR.
PORÉM AO INVÉS DE DEPENDENTES, DEVEMOS SEMPRE BUSCAR NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS DE PODER-MOS MELHOR APLICA-LO NA EDUCAÇÃO, ADAPTANDO-O OU CRIANDO PROCESSOS PARA QUE ANTES DE MAIS NADA ELE VENHA APLICAR TODO E QUALQUER RECURSO DIRECIONADO PARA O CRESCIMENTO DO EDUCANDO, DE FORMA QUE ALÉM DE ATUALIZA-LO, AINDA PROPORCIONARÁ AO MESMO CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO, POIS, SÓ ASSIM ELE PODE TER UM FACIL ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO, O QUAL A CADA DIA TORNA-SE MAIS SELETIVO E EXIGENTE.
A MEDIDA QUE O TEMPO PASSA, VEMOS QUE A TECNOLOGIA CRESCE EXPONENCIALMENTE, BARATEANDO ASSIM OS CUSTOS DE ACESSO A TECNOILOGIA E FACILITANDO ASIM A UM MAIOR NÚMERO DE PESSOA O ACESSO A INFORMÁTICA, E TAMBÉM A DISPONIBILIDADE DE LINHAS TELEFÔNICAS ALÉM DA VIABILIZAÇÃO DE ACESSO A INTERNET, POSSIBILITANDO QUE TODOS NO MUNDO COMUNIQUEM-SE DIRETAMENTE E TENHAM PORTANTO A NESCESSIDADE DE ATUALIZAREM-SE.



Data: 23/10/98 Hora: 19:37 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Cátia Cristina Lima e Juliana Pereira de Almeida
Endereco :
opiniao : Após a leitura do texto de ALUÍSIO PIMENTA, podemos constatar que aquilo que ouvimos acabamos nos esquecendo, mas aquilo que colocamos em prática ou visualisamos, possui o poder de se manter por mais tempo em nossa memória.
Constatamos que ao utilizarmos o computador o mesmo ocorre, pois apenas ouvir as ordens expressas, nada nos dizia. Ao executarmos as tarefas de maneira prática conseguimos gravar melhor.
A organização escolar está tentando preparar-se para essa novidade que é a informática na educação, mas ainda encontra alguns obstáculos como professores mal preparados e também os alunos que vêem de classes baixas e não sabem manusear essas máquinas.
Com esse grande avanço tecnológico, a sociedade se modificou e a educação também está procurando se adaptar. As aulas anteriormente eram sem grandes recursos e audiovisuais, com a chegada do computador, estas ficaram atraentes e são um maior incentivo para que os alunos freqüente-as.
As crianças estão sendo inseridas precocemente no mundo da computação, onde as imagens são um grande atrativo e as fazem viajar por caminhos até então desconhecidos que ativam sua imaginação e criatividade.
Para finalizarmos, gostaríamos de salientar que nossa sociedade talvez não esteja preparada para essa nova era, porque muitas pessoas e crianças ainda não tem oportunidade de ter acesso à um computador.
O Estado deveria distribuir melhor suas verbas para assim diminuir as desigualdades sociais existentes, pois muitas escolas não possuem computador.



Data: 23/10/98 Hora: 19:37 Máquina: 143.54.41.18

Nome : Daniela Kommers e Cristiane Oliveira Rocha
Endereco :
opiniao : O texto "A educação na era da informação", de Aluísio Pimenta, traz elementos referentes ao uso da informática na vida cotidiana e suas implicações educacionais. De acordo com o autor, os progressos na área de informática foram e têm sido de tamanha repercussão na sociedade que não há mais como fugir de uma exigência: a aprendizagem do uso de computadores, a fim de capacitar as pessoas para melhor interagir com estes equipamentos, que são corriqueiros no convívio social. Por este motivo, a área da educação acaba sendo "recrutada" para habilitar as pessoas no uso deste equipamento. O computador deixa de ser um recurso para a aprendizagem e torna-se o próprio conteúdo a ser aprendido pelos alunos. Tudo isso leva a novas discussões, considerando as condições sócio-econômicas, a forma como é realizado o trabalho de ensino-aprendizagem e as habilidades básicas que cada sociedade exige de seus elementos.
Considerando estes aspectos, as relações que podemos estabelecer entre este texto e a frase de Confúcius estariam no fato de que é preciso refletir sobre a forma como o ensino é ministrado. Não basta apenas expor informações sem utilizar recursos que oportunezem aos alunos uma prática de aprendizagem que realmente seja significativa. A compreensão, ou seja, o entendimento, está relacionada com a interação com os equipamentos eletrônicos, afinal, como diz Confúcius, "...o que eu faço, eu compreendo".



Data: 23/10/98 Hora: 19:38 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Janaína S. Neuls e Simoni L. Cezimbra
Endereco : neuls@lies.edu.ufrgs.br
opiniao : Pensamos que o computador pode contribuir de maneira positiva ou não para a educação, depende da forma como este será utilizado. É indispensável que o computador seja utilizado com o objetivo de desafiar os alunos, visando a formação de mentes pesquisadoras, críticas e criativas. Como,por exemplo, o uso do BBS onde os alunos podem comunicar-se com pessoas de outros países, aprendendo uma língua estrangeira ou utilizando na geografia ou na história, pois assim eles teriam que pesquisar sobre seu próprio país e perguntando sobre outros, estimulando assim a curiosidade. Sendo que isso requer o preparo prévio do educador.
Em contra partida, não basta que os alunos acumulem informações através do uso aleatório da Internet e, sim que haja contextualização, reflexão, discussão sobre os temas abordados, inclusive do próprio uso do computador.
Assim sendo, o sucesso do computador na educação dependerá da forma como ele será utilizado, não bastando que os alunos busquem informações sem que haja um objetivo a ser alcançado, é necessário que haja também uma participação ativa do aluno no processo de aprendizagem para que ele realmente aprenda.



Data: 23/10/98 Hora: 19:39 Máquina: 143.54.41.17

Nome : Isabel Farias Senna 1594/97-0 Regina Inês Kothe de Oliveira 2830/97-9
Endereco :
opiniao : Relação entre textos lidos e a declaração de Confucius.
Acreditamos que a utilização da Informática na Educação deve ser feita de forma moderada, não deixando-se levar pelo deslumbre. No momento em que transferimos as funções educacionais do docente para uma máquina, estamos deixando de lado as experiências possibilitadas pela interação professor-aluno e entre alunos. Como não estarão ocorrendo as interelações devido à individualização do ensino, o processo de compreensão possibilitado por estas será prejudicado.
Dessa forma acreditamos que o texto discorda da declaração de Confucius.



Data: 23/10/98 Hora: 19:40 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Carla Porto e Liliane Nunes
Endereco : Mat. o494/97-9 e 2007/97-3
opiniao : EMPRESAS:
-Auxilia grandes empresas por armazenar grande quantidade de informações que há alguns anos atrás eram adquiridas manualmente ocasionando atrasos por causa da dificuldade em encontrar estas informações.
-Facilidade de organização e rapidez, proporcionando mais agilidade ao usuário.
ESCOLAS:
-A era da informação facilita o aprendizado, pois prende mais a atenção do aluno. A curiosidade aumenta, pois além de ter a matéria teórica ele terá também a visualização da mesma.
-Os trabalhos escolares são facilitados com o acesso a várias informações através de bibliotecas, museus, jornais...
-Além disso, auxilia no conhecimento cultural: tendo em vista que com um simples clique pode-se conhecer lugares diversos, costumes de paises variados, culturas e artes diferentes; assim como conversar com pessoas do exterior ou do próprio país.
-Conhecimento global: o estudante pode visualizar mapas, conhecer mais sobre a economia, a politica de todos os paises do mundo.
COTIDIANO:
-No dia-a-dia é possível, sem precisar sair de casa, obter produtos variados, tais como: jornais e revistas de qualquer parte do mundo, alimentos, remédios, roupas...
-Facilita a comunicação entre pessoas de todos os lugares do mundo, aproximando-as sem nenhum tipo de distinção além de encurtar distâncias.
ASPECTOS NEGATIVOS:
-A era da informação torna as pessoas individualistas e isoladas do convivio social, pois a informática proporciona ao individuo ter tudo o que necessita sem precisar sair de casa.
-É possível que com o avanço tecnológico aumente o índice de desemprego, pois será mais fácil de se conseguir realizar as tarefas necessárias do cotidiano apenas com o uso da máquina.



Data: 23/10/98 Hora: 19:41 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : MARLI ALVONOZ
Endereco : 4197/96-1
opiniao : A Educação pela informação. É preciso buscar,pois faz parte do nosso cotidiano, e o mercado de trabalho é exigente. A informatização não deveria ser um privilé- gio de poucos, mas uma oportunidade para todos. A elaboração de pro- gramas de educação e treinamento adequado, intensionando a familia- rização do indivíduo com um computador, facilitaria este processo de aprendizado, onde todos sem receio possam utilizar os recursos e be- nefícios de maneira saudável e proveitosa.



Data: 23/10/98 Hora: 19:45 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Cláudia Remião
Endereco : CREMIAO@vortex.ufrgs.br
opiniao : Eu acredito que o uso do computador na educação, é válido,porque este trouxe muitas vantagens para à nossa vida.
Torna-se muito útil o uso deste nas escolas, incentivando aqueles alunos que acham monótonas algumas aulas, para aqueles que não tenham um bom desempenho escolar,ou seja dificuldades nos conteúdos que lhes são ensinados, fazendo com que estes tenham um melhor desempenho na sua vida escolar.
Constantemente na comunicação,tem surgido diversas notificações em relação ao uso do computador em diversas escolas de nosso país,principalmente naquelas escolas de periferia, para alunos que nunca tiveram contato com esta máquina,terem a oportunidade de realizar trabalhos, pesquisas, estudos, troca de idéias, fazer amizades... com o auxílio deste.Tendo desenvolvido com considerável sucesso.
Existem algumas escola públicas que não fazem uso do computador, persistindo ainda naquele ensino arcáico, isto precisa urgentemente mudar!!!
Atualmente com o auxílio da informática, o mercado tornou-se mais competitivo, abrindo às portas, para aqueles sabem utilizar o computador.


Data: 23/10/98 Hora: 19:49 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : Adriana Sehnem e Jaqueline da Silva Alves
Endereco : 0031/90-3 e 1448/94-7, respectivamente
opiniao : A informática é um meio de expardir a informação em grande escala permitindo qualquer tipo de consulta e produção, pois o computador nos permite muitas possibilidades, desde a aula à distância até a consulta de recurso diversos para a realização de um trabalho escolar ou mesmo profissional.
Temos consciência dos benefícios que a informática nos traz, mas apesar disto, não podemos esquecer uma questão irrelevante que é a dissocialização que ela pode promover, como a individualização em termos sociais com o uso inadequado do computador.
Computador é um instrumento de intercâmbio social, se usado de forma adequada, pode trazer grandes benefícios para a humanidade, pois apesar de todas as críticas em relação a este recurso, ele não pode deixar de ser visto como um instrumento de libertação (comunicação, expressão e fonte de informação ilimitada), pois faz parte do avanço tecnológico.
Falamos em uso adequado do computador no sentido de não fazer com que o usuário se torne um prisioneiro da máquina (no sentido psicológico). O texto de Aluísio Pimenta traz bem esta questão do uso correto do computador no sentido de não desvincular os aspectos naturais de nosso meio, não permitindo desta forma que ocorra a desumanização no uso desta tecnologia.
Acreditamos que os aspectos culturais de nossa sociedade devem ser trabalhados no sentido de preservá-los, pois com a praticidade que esta tecnologia nos oferece nos permite acomodarmos num mundo restrito e associal.
Há relação na declaração de Confucius com a informática na educação, pois ao interagirmos com um computador estamos interagindo com o conhecimento e produzindo opinião, pois conforme Confucius, quem age compreende.
Porto Alegre, 23 de outubro de 1998. Adriana e Jaque.


Data: 23/10/98 Hora: 19:52 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : GUSTAVO DARDE RUIZ
Endereco :
opiniao : Nos dia de hoje recebemos milhares de informações, e ela livres para serem usufruídas. Informações evasivas ficam perdidas em nossa mente, informações acompanhadas de imagens ficam gravadas como foto- grafias, se aliarmos as duas formas de informaçõens a prática pode- remos chegar ao objetivo de uma boa educação que é aprender.Como dis- se Carlos Seabra em NOVOS RECURSOS PARA A ESCOLA:"não se passa conhe- cimentos mecanicamente", a melhor forma de uma educação atualizada é unirmos conceitos com a prática pegando a ferramenta magnífica que é o computador. A informática hoje é indispensável na educa- é o computador. A informática hoje é indispensável na educação e quem não seguir este caminho estará confinado em uma prisão e não seguir este caminho estará confinado em uma prisão, e não livre para navegar em novos conhecimentos.


Data: 23/10/98 Hora: 19:54 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : GUSTAVO DARDE RUIZ
Endereco :
opiniao : Nos dia de hoje recebemos milhares de informações, e ela livres para serem usufruídas. Informações evasivas ficam perdidas em nossa mente, informações acompanhadas de imagens ficam gravadas como foto- grafias, se aliarmos as duas formas de informaçõens a prática pode- remos chegar ao objetivo de uma boa educação que é aprender.Como dis- se Carlos Seabra em NOVOS RECURSOS PARA A ESCOLA:"não se passa conhe- cimentos mecanicamente", a melhor forma de uma educação atualizada é unirmos conceitos com a prática pegando a ferramenta magnífica que é o computador. A informática hoje é indispensável na educa- é o computador. A informática hoje é indispensável na educação e quem não seguir este caminho estará confinado em uma prisão e não seguir este caminho estará confinado em uma prisão, e não livre para navegar em novos conhecimentos.


Data: 23/10/98 Hora: 20:09 Máquina: 143.54.41.16

Nome : Liliane Terres e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco :
opiniao : Acreditamos que,principalmente nos nossos dias, é inegável que o computador vem tomando cada vez mais espaço e a escola, como formadora de cidadãos participantes do mundo, não pode fechar os olhos para esse fato. Concordamos que a presença dessa máquina na sala de aula é impor- tante desde que o professor esteja ciente de que sua participação no pro- cesso de ensino-aprendizagem é imprescindível, pois o computador apenas não seria capaz de estimular qualquer questionamento.Além disso, a informá- tica na escola contribui para desmistificar o "bicho-de-sete-cabeças" que o computador muitas vezes representa (inclusive para nós!). A partir das(poucas) leituras que fizemos a respeito do assunto,percebemos que é possível uma melhor compreensão sobre o que se está aprendendo quando é oferecido ao aluno um material que lhe coloque o mundo à disposição, como é o caso do computador assim,o educando poderá compreender o que faz, como afirma Confucius.


Data: 23/10/98 Hora: 20:10 Máquina: 143.54.41.16

Nome : Liliane Terres e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco :
opiniao : Acreditamos que,principalmente nos nossos dias, é inegável que o computador vem tomando cada vez mais espaço e a escola, como formadora de cidadãos participantes do mundo, não pode fechar os olhos para esse fato. Concordamos que a presença dessa máquina na sala de aula é impor- tante desde que o professor esteja ciente de que sua participação no pro- cesso de ensino-aprendizagem é imprescindível, pois o computador apenas não seria capaz de estimular qualquer questionamento.Além disso, a informá- tica na escola contribui para desmistificar o "bicho-de-sete-cabeças" que o computador muitas vezes representa (inclusive para nós!). A partir das(poucas) leituras que fizemos a respeito do assunto,percebemos que é possível uma melhor compreensão sobre o que se está aprendendo quando é oferecido ao aluno um material que lhe coloque o mundo à disposição, como é o caso do computador assim,o educando poderá compreender o que faz, como afirma Confucius.


Data: 23/10/98 Hora: 20:11 Máquina: 143.54.41.16

Nome : Liliane Terres e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco :
opiniao : Acreditamos que,principalmente nos nossos dias, é inegável que o computador vem tomando cada vez mais espaço e a escola, como formadora de cidadãos participantes do mundo, não pode fechar os olhos para esse fato. Concordamos que a presença dessa máquina na sala de aula é impor- tante desde que o professor esteja ciente de que sua participação no pro- cesso de ensino-aprendizagem é imprescindível, pois o computador apenas não seria capaz de estimular qualquer questionamento.Além disso, a informá- tica na escola contribui para desmistificar o "bicho-de-sete-cabeças" que o computador muitas vezes representa (inclusive para nós!). A partir das(poucas) leituras que fizemos a respeito do assunto,percebemos que é possível uma melhor compreensão sobre o que se está aprendendo quando é oferecido ao aluno um material que lhe coloque o mundo à disposição, como é o caso do computador assim,o educando poderá compreender o que faz, como afirma Confucius.


Data: 23/10/98 Hora: 20:18 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Luciane Andreia Ribeiro Leite Patricia B. da Rosa
Endereco :
opiniao : Inicialmente gostariamos de salientar que acreditamos que o proces so de aprendizagem não se limita apenas ao fezer, mas sim em uma rela- ção entre diferentes instâncias que envolvem este processo (ouvir,ver, compreender,perceber,experimentar,etc).
Podemos relacionar o pensamento de Confucius com o texto de Alui- sio Pimenta no que se refere a suas colocações em relação a um futuro próximo. Segundo o autor as relações de ensino aprendizagem se modifi- carão pois estarão mais ligadas as práticas tecnológicas. Dessa manei- ra a aprendizagem se dará principalmente pela experimentação.
Contudo devemos nos prevenir quanto a maneira de trabalhar com es- tas tecnologias para que não se torne algo mecânico impedindo o conta- to entre as pessoas dificultando as relações, as trocas, enfim o lado humano da aprendizagem.



Data: 23/10/98 Hora: 21:10 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Maria Fátima R. de Oliveira
Endereco :
opiniao : Trabalhar com um computador não parece nada fácil, o que faz com que a maioria das pessoas se afastem dele. É comum vermos pessoas que preferem não têr contato com o computador do que perder um pouco de tempo aprendendo a trabalhar com ele. O que elas não percebem é que estão perdendo muitas coisas e que estão sendo superadas pelas pessoas acostumadas a lidar com essa máquina.
O computador se tornou, ou está se tornando, um recurso básico para qualquer pessoa. Em todos os lugares que vamos, vemos alguma máquina trabalhando em conjunto com o ser humano,fato que acontecerá em maior número e cada vez mais com o decorrer dos anos.
É importante que, desde agora, as pessoas, e principalmente as crianças e adolescentes, já tenham contato com esse recurso, que se tornará básico no futuro, e que será essencial, superando desde o telefone(recurso doméstico) até o caderno, o lápis,etc.(recursos esco lares).



Data: 23/10/98 Hora: 21:12 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Maria Fátima R. de Oliveira
Endereco :
opiniao : Trabalhar com um computador não parece nada fácil, o que faz com que a maioria das pessoas se afastem dele. É comum vermos pessoas que preferem não têr contato com o computador do que perder um pouco de tempo aprendendo a trabalhar com ele. O que elas não percebem é que estão perdendo muitas coisas e que estão sendo superadas pelas pessoas acostumadas a lidar com essa máquina.
O computador se tornou, ou está se tornando, um recurso básico para qualquer pessoa. Em todos os lugares que vamos, vemos alguma máquina trabalhando em conjunto com o ser humano,fato que acontecerá em maior número e cada vez mais com o decorrer dos anos.
É importante que, desde agora, as pessoas, e principalmente as crianças e adolescentes, já tenham contato com esse recurso, que se tornará básico no futuro, e que será essencial, superando desde o telefone(recurso doméstico) até o caderno, o lápis,etc.(recursos esco lares).



Data: 23/10/98 Hora: 21:26 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br

Nome : DANIEL ROSA ASSUNÇÃO
Endereco :
opiniao : Desde os mais remotos tempos o homem necessita adaptar-se para sobreviver,para fugir da extinsão. O mundo em que vivemos evolui de uma forma exponencial e o planeta a cada dia que passa menor se torna , a comunicação que anos atrás realizava-se em meses , hoje leva segundos. O conhecimento não necessita somente de um indivíduo de carne e ossos para transmití-los ,não existem mais os detentores do saber. O conhecimento agora está cada vez mais ao alcance de todos e com o passar do tempo mais socializado se tornará.
O computador instrumento que nas décadas de 60 e 70 ,era somente familiar em filmes de ficção-científica ,tornou-se popular e existe praticamente em todas as escolas.
Trabalho em uma Escola que o aluno começa a conviver com o computador desde as séries inciais ,ele não é encarado como um rival e sim como um aliado , para a formação do ser humano do século vinte e um. Por que passar dificuldades se o conhecimento está a distância de um click de um botão ? Por que fechar os olhos para os avanços e o progresso ? Por que ser hipócrita e negar sua utilidade ?
O computador deve ser encarado como um meio , e não justificado com um fim.


Data: 23/10/98 Hora: 21:38 Máquina: jacui.inf.ufrgs.br

Nome : Vander Pedroso-MAT:3286/97-1 e Alberto Cossio-MAT:0055/97-2
Endereco :
opiniao : Acreditamamos que futuramente todos nós teremos que ter um conhecimento mínimo sobre informática, pois, com a evolução tecnológica do mundo, será indispesável o uso de computadores ou aparelhos informatizados. Por esse motivo é que concordo com Confúcius, ou seja, o que se escuta sobre infor- mática se esquece. Se você não enchergar o que é feito ou executar a tare- fa explicada, provavelmente se esquecerá dela.


Data: 23/10/98 Hora: 21:42 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciana Carboni
Endereco :
opiniao : Na declaração de Confucius, onde ele afirma que: "...ouço, eu esqueço(...) vejo, eu lembro (...) faço, eu compreendo.", possui relação com os pontos levantados por Aluísio Pimenta em seu texto " A EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO", nos quais concordo, pois será através da interação que haverá uma melhor compreensão. Será através deste fazer e compreender, do interagir e compreender com a informática, que teremos uma melhor capacidade para tomar decisões onde as informações aumentam a cada dia e a todo o momento. Qualquer pessoa pode utilizar o computador, independente da idade, por esta razão, acredito na utilização do computador na escola a partir da pré-escola assim, será indispensável o apoio de técnicos, professores, tanto de escolas particulares ou públicas e do próprio governo, para que o conhecimento construído através deste equipamento seja o mais democrático possível.


Data: 23/10/98 Hora: 21:43 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira e Eduardo Brandão Fornari
Endereco :
opiniao : A evolução da informática está exercendo uma grande influência na educação.
O computador deverá ser utilizado de forma consciente e responsável, segundo o autor.
É muito comum aproveitar o computador para jogos, como se fosse uma forma de educar. Além disso, muitos professores não estão preparados para ensinar através dele.
Utilizando a Internet, podemos ter acesso a vários sites interessantes sobre educação. Fazendo com que a aula que é dada tradicional, possa ser dada de forma mais enriquecedora.
Então o ensino sendo dado dessa maneira, o torna mais individualizado.Tendo como consulta os livros.
A nível de Brasil, ainda são poucas as escolas que utilizam o computador, mas daqui a alguns anos chegamos lá.


Data: 23/10/98 Hora: 21:47 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciana Carboni
Endereco :
opiniao : Na declaração de Confucius, onde ele afirma que: "...ouço, eu esqueço(...) vejo, eu lembro (...) faço, eu compreendo.", possui relação com os pontos levantados por Aluísio Pimenta em seu texto " A EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO", nos quais concordo, pois será através da interação que haverá uma melhor compreensão do conhecimento de algo novo. Através deste fazer e compreender, do interagir e compreender com a informática, que teremos uma melhor capacidade para tomar decisões onde as informações aumentam a cada dia e a todo o momento. Qualquer pessoa pode utilizar o computador, independente da idade, por esta razão, acredito na utilização do computador na escola a partir da pré-escola assim, será indispensável o apoio de técnicos, professores, tanto de escolas particulares ou públicas e do próprio governo, para que o conhecimento construído através deste equipamento seja o mais democrático possível.


Data: 23/10/98 Hora: 21:47 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : João da Silva e Larissa Rolim
Endereco :
opiniao : A Educação é o meio pelo qual a humanidade se valeu para transmitir sua cultura as gerações futuras. Durante o processo evolutivo das sociedades o homem procurou melhorar a transmissão dos seus conhecimentos através dos meios auxiliares que estivessem ao seu alcance para bem cumprir essa questão. Então a sociedade foi utilizando a fala, a esccrita, o quadro de giz, o retroprogetor, o video cassete, o computador tudo com intuito de melhor transmitir o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. O computador traduz uma das mais completas formas de absorver e transmitir os ensinamentos que devem ser passados, nos possibilitando a navegar através da internet nas mais variadas formas de assuntos que nos auxilia nas nossas necessidades. Portanto, agora temos a possibilidade de conciliar o escutar, o ver e o fazer nesse instrumento que se bem usado é de grande valia para a educação.


Data: 23/10/98 Hora: 21:54 Máquina: jacui.inf.ufrgs.br

Nome : Vander Pedreoso - MAT:3682/97-1 e Alberto Cossi - MAT: 0055/97-2
Endereco :
opiniao : Acreditamamos que futuramente todos nós teremos que ter um conhecimento mínimo sobre informática, pois, com a evolução tecnológica do mundo, será indispesável o uso de computadores ou aparelhos informatizados. Por esse motivo é que concordo com Confúcius, ou seja, o que se escuta sobre informática se esquece. Se você não enchergar o que é feito ou executar a tarefa explicada, provavelmente se esquecerá dela.


Data: 23/10/98 Hora: 21:58 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao : A Educação é o meio pelo qual a humanidade se valeu para transmitir sua cultura as gerações futuras.
Durante o processo evolutivo das sociedades o homem procurou melhorar a transmissão dos seus conhecimentos através dos meios auxiliares que estivessem ao seu alcance para bem cumprir essa questão.
Então as sociedades foram utilizando a fala, a esccrita, o quadro de giz, o retro-projetor, o video cassete, o computador tudo com intuito de melhor transmitir o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
O computador traduz uma das mais completas formas de absorver e transmitir os ensinamentos que devem ser passados, nos possibilitando a navegar através da internet nas mais variadas formas de assuntos que nos auxilia nas nossas necessidades.
Portanto, agora temos a possibilidade de conciliar o escutar, o ver e o fazer nesse instrumento que se bem usado é de grande valia para a educação.


Data: 23/10/98 Hora: 21:58 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Paula Veronica Mello e Denise C. S. da Silva
Endereco :
opiniao : O texto de Aluísio Pimenta relaciona-se diretamente à afirmação de Confucius no que se refere a melhor compreensão e aperfeiçoamento da aprendizagem. Frente à máquina, computador, podemos visualizar todas as informações e armazená-las com maior facilidade; e praticando exercícios, fazendo parte das informações, dando opiniões e participando dos acontecimentos, tudo torna-se muito mais compreensível.
Infelizmente este tipo de recurso foge da realidade atual de muitos países, inclusive do Brasil, onde as escolas públicas não têm condições de arcar com despesas deste porte, pois não possuem verba própria e dependem de órgãos superiores quanto a recursos econômicos.
Quem sabe um dia os países em desenvolvimento possam projetar uma escola pública capacitada, com equipamentos, sistemas, programas eficientes, para qualificar e formar com muito mais confiança e segurança seus alunos!



Data: 23/10/98 Hora: 22:00 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : João da Silva e Larissa Rolim
Endereco :
opiniao : A Educação é o meio pelo qual a humanidade se valeu para transmitir sua cultura as gerações futuras.
Durante o processo evolutivo das sociedades o homem procurou melhorar a transmissão dos seus conhecimentos através dos meios auxiliares que estivessem ao seu alcance para bem cumprir essa questão.
Então as sociedades foram utilizando a fala, a esccrita, o quadro de giz, o retro-projetor, o video cassete, o computador tudo com intuito de melhor transmitir o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
O computador traduz uma das mais completas formas de absorver e transmitir os ensinamentos que devem ser passados, nos possibilitando a navegar através da internet nas mais variadas formas de assuntos que nos auxilia nas nossas necessidades.
Portanto, agora temos a possibilidade de conciliar o escutar, o ver e o fazer nesse instrumento que se bem usado é de grande valia para a educação.


Data: 23/10/98 Hora: 22:11 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : LUIZ GIOVANNI PORTELA DA SILVA
Endereco :
opiniao : O mundo em que vivemos hoje é um mundo em que as coisas acontecem com uma enorme velocidade. Para podermos acompanhar está velocidade é que foi criado o computador e a idéia de "informatização".
A informatização surgiu para auxiliar a humanidade a executar várias tarefas com uma maior velocidade, mas também com uma melhor qualidade, e hoje em dia pode nos permitir a realização de coisas que até pouco tempo não eram nem imaginadas.
Juntamente com este aparecimento da informática, surgiram várias dúvidas, como por exemplo, até que ponto a informatica está nos auxilindo e em que ponto ela passa a não ser tão necessária, chegando até mesmo a atrapalhar.
O computador é uma excelente ferramenta, mas causa um problema, principalmente em países pobres, o difícil acesso, não só ao equipamento em si, como também ao conhecimento necessário para se trabalhar com esse equipamento.
Mas apesar de todos os problemas que possam aparecer, não se pode sequer imaginar a idéia de não se desenvolver a informática, pois ela é a solução de grandes problemas que existiam e que possam surgir, o que deve ser feito é um estudo muito grande em cima do problema do acesso de todos ao que ela pode oferecer; depois que este problema for solucionado será dado um pulo maior ainda pela sociedade mundial, tendo-se um desenvolvimento em todas as áreas sociais.


Data: 23/10/98 Hora: 22:11 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : LUIZ GIOVANNI PORTELA DA SILVA
Endereco :
opiniao : O mundo em que vivemos hoje é um mundo em que as coisas acontecem com uma enorme velocidade. Para podermos acompanhar está velocidade é que foi criado o computador e a idéia de "informatização".
A informatização surgiu para auxiliar a humanidade a executar várias tarefas com uma maior velocidade, mas também com uma melhor qualidade, e hoje em dia pode nos permitir a realização de coisas que até pouco tempo não eram nem imaginadas.
Juntamente com este aparecimento da informática, surgiram várias dúvidas, como por exemplo, até que ponto a informatica está nos auxilindo e em que ponto ela passa a não ser tão necessária, chegando até mesmo a atrapalhar.
O computador é uma excelente ferramenta, mas causa um problema, principalmente em países pobres, o difícil acesso, não só ao equipamento em si, como também ao conhecimento necessário para se trabalhar com esse equipamento.
Mas apesar de todos os problemas que possam aparecer, não se pode sequer imaginar a idéia de não se desenvolver a informática, pois ela é a solução de grandes problemas que existiam e que possam surgir, o que deve ser feito é um estudo muito grande em cima do problema do acesso de todos ao que ela pode oferecer; depois que este problema for solucionado será dado um pulo maior ainda pela sociedade mundial, tendo-se um desenvolvimento em todas as áreas sociais.


Data: 23/10/98 Hora: 22:12 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : CARLOS ALEXANDRE
Endereco :
opiniao : POR QUE ELE VEIO? (TÍTULO)
SEM DÚVIDA, O SURGIMENTO DO COMPUTADOR E DOS RECURSOS INFORMÁTICOS, DE MODO GERAL, EM NOSSAS VIDAS, ASSUMIRAM UM CARÁTER IRREVERSÍVEL, IMPOSSÍVEIS DE IMAGINAR TAL INFLUÊNCIA HÁ ALGUNS ANOS.
A INFORMÁTICA E SEUS CAPILARES ESTÃO PRESENTES EM PRATICAMENTE QUASE TODOS OS CAMPOS DO NOSSO DIA-A-DIA, E POR EXEMPLO, TOMANDO FORMAS CONCRETAS, TAMBÉM EM QUASE TODOS OS SETORES DE ENSINO E APRENDIZADO. ENTRETANTO, É IMPRESÍNDIVEL REFLETIR SOBRE AS DISTORÇÕES QUE OS PRÍNCIPIOS DA INFÓRMÁTICA, NA EDUCAÇÃO, VêM SOFRENDO POR ALGUNS IMPLEMENTADORES E OPERADORES DESSE SISTEMA NAS MAIS DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NAS QUAIS OS ALUNOS TÊM ACESSO AO USO DO COMPUTADOR EM SEU APRENDIZADO;
É PRECISO QUE O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SEJA UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO, O QUAL DEVE POSSIBILITAR MAIOR AGILIDADE NA BUSCA DA INFORMAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS E PROFESSORES, E NÃO COMO ALGO QUE FAÇA MILAGRES, NO SENTIDO DE ENSINAR E APRENDER (AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS IMAGINAM), POIS ESSA PRÁTICA PODE CAUSAR UMA CERTA ATROFIA NO MECANISMO DA BUSCA ESPONTâNEA DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO.


Data: 23/10/98 Hora: 22:14 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : LUIZ GIOVANNI PORTELA DA SILVA
Endereco :
opiniao : O mundo em que vivemos hoje é um mundo em que as coisas acontecem com uma enorme velocidade. Para podermos acompanhar está velocidade é que foi criado o computador e a idéia de "informatização".
A informatização surgiu para auxiliar a humanidade a executar várias tarefas com uma maior velocidade, mas também com uma melhor qualidade, e hoje em dia pode nos permitir a realização de coisas que até pouco tempo não eram nem imaginadas.
Juntamente com este aparecimento da informática, surgiram várias dúvidas, como por exemplo, até que ponto a informatica está nos auxilindo e em que ponto ela passa a não ser tão necessária, chegando até mesmo a atrapalhar.
O computador é uma excelente ferramenta, mas causa um problema, principalmente em países pobres, o difícil acesso, não só ao equipamento em si, como também ao conhecimento necessário para se trabalhar com esse equipamento.
Mas apesar de todos os problemas que possam aparecer, não se pode sequer imaginar a idéia de não se desenvolver a informática, pois ela é a solução de grandes problemas que existiam e que possam surgir, o que deve ser feito é um estudo muito grande em cima do problema do acesso de todos ao que ela pode oferecer; depois que este problema for solucionado será dado um pulo maior ainda pela sociedade mundial, tendo-se um desenvolvimento em todas as áreas sociais.


Data: 23/10/98 Hora: 22:14 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : LUIZ GIOVANNI PORTELA DA SILVA
Endereco :
opiniao : O mundo em que vivemos hoje é um mundo em que as coisas acontecem com uma enorme velocidade. Para podermos acompanhar está velocidade é que foi criado o computador e a idéia de "informatização".
A informatização surgiu para auxiliar a humanidade a executar várias tarefas com uma maior velocidade, mas também com uma melhor qualidade, e hoje em dia pode nos permitir a realização de coisas que até pouco tempo não eram nem imaginadas.
Juntamente com este aparecimento da informática, surgiram várias dúvidas, como por exemplo, até que ponto a informatica está nos auxilindo e em que ponto ela passa a não ser tão necessária, chegando até mesmo a atrapalhar.
O computador é uma excelente ferramenta, mas causa um problema, principalmente em países pobres, o difícil acesso, não só ao equipamento em si, como também ao conhecimento necessário para se trabalhar com esse equipamento.
Mas apesar de todos os problemas que possam aparecer, não se pode sequer imaginar a idéia de não se desenvolver a informática, pois ela é a solução de grandes problemas que existiam e que possam surgir, o que deve ser feito é um estudo muito grande em cima do problema do acesso de todos ao que ela pode oferecer; depois que este problema for solucionado será dado um pulo maior ainda pela sociedade mundial, tendo-se um desenvolvimento em todas as áreas sociais.


Data: 23/10/98 Hora: 22:15 Máquina: 143.54.41.14

Nome : FERNANDOTORRONTEGUI
Endereco :
opiniao : Sejam as palavras de Confucio. Queremos nos apoiar no texto dado para ratificar seus ensinamentos: (i) O que eu ouco eu esqueco; (ii) o que eu vejo, eu lembro; (iii) o que eu faco eu compreendo. O texto que sera basicamente usado e' de autoria de A. Pimenta. Fazer & compreender. O que o povo ouve de Informatizacao da so- ciedade, ele esquece; o que ele ve do dominio da tecnologia infor- matizada no seu dia-a-dia, ele lembra. Entretanto, ele somente com- preendera informatica, no meio de toda as dificuldades que passam um pais em desenvolvimento como o Brasil, quando ele realmente "fi- zer com" a Informatica, dominando a tecnologia para nao ser domina- do por ela...!!! Fernando Torrontegui - 0952/83-3


Data: 23/10/98 Hora: 22:15 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : LUIZ GIOVANNI PORTELA DA SILVA
Endereco :
opiniao : O mundo em que vivemos hoje é um mundo em que as coisas acontecem com uma enorme velocidade. Para podermos acompanhar está velocidade é que foi criado o computador e a idéia de "informatização".
A informatização surgiu para auxiliar a humanidade a executar várias tarefas com uma maior velocidade, mas também com uma melhor qualidade, e hoje em dia pode nos permitir a realização de coisas que até pouco tempo não eram nem imaginadas.
Juntamente com este aparecimento da informática, surgiram várias dúvidas, como por exemplo, até que ponto a informatica está nos auxilindo e em que ponto ela passa a não ser tão necessária, chegando até mesmo a atrapalhar.
O computador é uma excelente ferramenta, mas causa um problema, principalmente em países pobres, o difícil acesso, não só ao equipamento em si, como também ao conhecimento necessário para se trabalhar com esse equipamento.
Mas apesar de todos os problemas que possam aparecer, não se pode sequer imaginar a idéia de não se desenvolver a informática, pois ela é a solução de grandes problemas que existiam e que possam surgir, o que deve ser feito é um estudo muito grande em cima do problema do acesso de todos ao que ela pode oferecer; depois que este problema for solucionado será dado um pulo maior ainda pela sociedade mundial, tendo-se um desenvolvimento em todas as áreas sociais.


Data: 23/10/98 Hora: 22:16 Máquina: 143.54.41.14

Nome : FERNANDOTORRONTEGUI
Endereco :
opiniao : Sejam as palavras de Confucio. Queremos nos apoiar no texto dado para ratificar seus ensinamentos:
(i) O que eu ouco eu esqueco;
(ii) o que eu vejo, eu lembro;
(iii) o que eu faco eu compreendo.

O texto que sera basicamente usado e' de autoria de A. Pimenta. Fazer & compreender. O que o povo ouve de Informatizacao da so ciedade, ele esquece; o que ele ve do dominio da tecnologia infor matizada no seu dia-a-dia, ele lembra. Entretanto, ele somente com preendera informatica, no meio de toda as dificuldades que passam um pais em desenvolvimento como o Brasil, quando ele realmente "fi zer com" a Informatica, dominando a tecnologia para nao ser domina do por ela...!!!

Fernando Torrontegui - 0952/83-3



Data: 23/10/98 Hora: 22:26 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Merces Diana e Nádia Teixeira
Endereco : charlie@compujob.com.br
opiniao : Nós,educadoras comprometidas com a transformação da ordem social, devemos buscar a democratização nas relações sociais. A questão do" poder/saber", perpetua disparidades e deve ser reestruturada. De acordo com os textos lidos é contingente a inserção de todos os cidadãos nos múltiplos meios que ampliam o acesso à informação/ação, possibilitando o enriquecimento do seu processo de aprendizagem e das suas leituras de mundo. Assim, entre outros aspectos, através da inserção de todos no "mundo globalizado da informação" possibilita-se que tenhamos diferentes recursos técnicos para acessarmos nos diversos ambientes em que atuamos. Mais especificamente no campo da educação, a democratização no que tange a instrumentalização para o uso da informática e a reflexão acerca deste, conforme nos coloca Pimenta de maneira consciênte e responsável, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Buscando estabelecer uma relaçào entre as idéias de Pimenta e Confuncio, pontuamos que, na perspectiva da construção do conhecimento como processo interativo é imprescindível o aprender fazendo, o domínio da técnica pelo seu uso num entendimento do erro como constituidor desse processo de construção e apropriação desta nova tecnologia.


Data: 23/10/98 Hora: 22:29 Máquina: 143.54.41.18

Nome : MARANGELA AGNOLIN 2214/97-9
Endereco :
opiniao : Com o desenvolvimento da sociedade e a informática cada vez mais presente no cotidiano do homem, este deverá familiarizar-se cedo com o computador,pois o mesmo fará parte de sua vida . Como a funcão da escola é preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho, para a era da informática, por que não ensinar pela informática, pois como Confúcio afirmou vendo só lembraremos e só fazendo é que compreenderemos. Apesar das dificuldades da implantacão da informática nas escolas públicas brasileiras, este deveria ser um dos projetos mais discutidos e idealizados pelos governantes, pois o aluno passaria a operar e dominar o futuro instrumento de trabalho.


Data: 23/10/98 Hora: 22:34 Máquina: 143.54.41.18

Nome : MARANGELA AGNOLIN 2214/97-9
Endereco :
opiniao : Com o desenvolvimento da sociedade e a informática cada vez mais presente no cotidiano do homem, este deverá familiarizar-se cedo com o computador,pois o mesmo fará parte de sua vida . Como a funcão da escola é preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho, para a era da informática, por que não ensinar pela informática, pois como Confúcio afirmou vendo só lembraremos e só fazendo é que compreenderemos. Apesar das dificuldades da implantacão da informática nas escolas públicas brasileiras, este deveria ser um dos projetos mais discutidos e idealizados pelos governantes, pois o aluno passaria a operar e dominar o futuro instrumento de trabalho.


Data: 23/10/98 Hora: 22:48 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa
Endereco :
opiniao : Ao lermos o texto de Aluísio Pimenta-A educação na era da informação- colocamos em questão vários problemas sociais,políticos,culturais e educacionais.Ao mesmo tempo em que vivemos o avanço das novas tecnologias,presenciamos situações sociais de luta de classes,discriminações culturais que promovem a apatia política dos grupos menos privilegiados o que,favorece a manipulação e opressão.Toda essa ideologia é captada através dos meios de comunicação de massa que atuam diariamente nas vidas das pessoas.Como poderão os educadores e,a escola em geral,trabalhar para que possam formar cidadãos críticos,ativos,capacitados tecnicamente para a construção de uma sociedade mais justa? Como possibilitar a todos o acesso a essas novas tecnologias para que não cresça cada vez mais a desvalorização e discriminação aos que a esse avassalador crescimento tecnologico e incontrolável avalanche de informações não tenham proximidade? Fazendo uma relação com as palavras de Confuncius podemos estabelecer que na ótica deste filósofo oconhecimento se dá através da relação aprendiz/máquina,ou seja,aprender-fazendo.É preciso que se de condições a todos para que possam desfrutar de todo esse aparato tecnológico-educadores,educandos e sociedade em geral. Só assim teremos uma verdadeira participação dos cidadãos na sociedade brasileira.


Data: 23/10/98 Hora: 23:00 Máquina: 143.54.41.19

Nome : Rosane marques
Endereco :
opiniao : Segundo o texto , de Aluísio Pimenta, a informatica esta presente no nosso cotidiano não podemos negar a aprendizagem do uso de computadores, a fim de capacitar as pessoas para melhor interagir-se com o mundo. As relações que podemos estabelecer entre este texto e a frase de Confúcius, seria a forma de ensinar. Utilizando o computador como instrumento de aprendizagem pois ele permite que possamos ver e praticar. Vendo estaremos lembrando e praticando estaremos aprendendo.


Data: 23/10/98 Hora: 23:00 Máquina: 143.54.41.19

Nome : Rosane marques
Endereco :
opiniao : Segundo o texto , de Aluísio Pimenta, a informatica esta presente no nosso cotidiano não podemos negar a aprendizagem do uso de computadores, a fim de capacitar as pessoas para melhor interagir-se com o mundo. As relações que podemos estabelecer entre este texto e a frase de Confúcius, seria a forma de ensinar. Utilizando o computador como instrumento de aprendizagem pois ele permite que possamos ver e praticar. Vendo estaremos lembrando e praticando estaremos aprendendo.


Data: 23/10/98 Hora: 23:00 Máquina: 143.54.41.19

Nome : Rosane marques
Endereco :
opiniao : Segundo o texto , de Aluísio Pimenta, a informatica esta presente no nosso cotidiano não podemos negar a aprendizagem do uso de computadores, a fim de capacitar as pessoas para melhor interagir-se com o mundo. As relações que podemos estabelecer entre este texto e a frase de Confúcius, seria a forma de ensinar. Utilizando o computador como instrumento de aprendizagem pois ele permite que possamos ver e praticar. Vendo estaremos lembrando e praticando estaremos aprendendo.


Data: 30/10/98 Hora: 12:28 Máquina: math12.mat.ufrgs.br

Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : patperes@mat.ufrgs.br
opiniao : A declaração de Confúcius, se adaptada ao contexto da Informática Educativa, pode ser interpretada da seguinte maneira: O ambiente informatizado, por ser altamente interativo, pode significar um grande avanço na Educação.
Aluísio Pimenta afirma em seu texto que os educadores não podem ignorar os avanços tecnológicos pois tais avanços têm sido responsáveis por mudanças na sociedade. Consequentemente, as pessoas que não tiverem conhecimento dessa tecnologia não terão o mínimo de condições de competirem no mercado de trabalho e ficarão à margem do conhecimento.
Concordo com o autor e acho que o ambiente informatizado será o responsável por excelentes mudanças na Educação, não apenas no sentido de preparar o sujeito para o mercado de trabalho, mas no tipo de educação vigente. Alunos interagindo com o computador, tendo acesso a todo tipo de informação através da Internet, podendo trocar opiniões com pessoas do mundo todo, assistir aula muitas vezes em sua própria casa e ter à sua disposição uma alta gama de informações sobre todo tipo de assunto com certeza é mais agradável e promissor do que o ensino convencional.


Data: 30/10/98 Hora: 21:24 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Anderson Santos
Endereco : asantos@fesc.prefpoa.com.br
opiniao : Devemos partir do pressuposto que, o analfabetismo virtual é uma crescente no mundo inteiro. Assim como no Brasil, diversas crianças não têm acesso ao aprendizado de informática, crianças em países subdesenvolvidos da própria América, Ásia e África desconhecem a existência de tais recursos.
Não adianta falar em educação informatizada, se o país em que se vive não garante educação básica para todos, não garante saúde e vive intensas crises sociais. Fala-se, as pessoas ouvem, mas esquecem. Mostrar em veículos públicos as intenções de informatizar o ensino, pode ser um passo, quando existe um ensino firme, existe um povo educado e alfabetizado, e politicamente consciente de seus direitos. Assim vê-se e se lembra.
Colocar em prática o que se diz seria, parafraseando Confucius, o primeiro passo para a verdadeira compreensão, e um passo para a conscientização da real necessidade do uso dos recursos virtuais na educação.
Devemos analisar, também, as relações interpessoais que estarão sendo postas em jogo com o advento da informatização na educação. Não devemos esquecer que a escola é uma formadora de personalidades. O ensino informatizado deverá, na minha opinião, fazer parte de um ensino de vivências. Seria errado colocar duas pessoas na frente de uma máquina e dizer "clique aqui e ali". Na formação da educação a presença do professor como educador, ilustrador e principalmente, como amigo e modelo é ponto irrefutavelmente vital.



Data: 30/10/98 Hora: 21:25 Máquina: 143.54.41.19

Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : helvio@dimed.com.br
opiniao : O computador, de tão comum sua utilização está tornado-se um "Eletro-doméstico".
A revolução da informática no dia a dia acontece agora, é um processo irreversível.
Na Internet as mais variadas informações estão disponíveis, das mais variadas culturas,
tornando o nosso mundo a verdadeira aldeia global.
O computador na educação, além de softwares específicos ( slogow, ensino de matemática),
ofereçe através dos sites de procura uma agilidade incomparável na localização dos mais variados assuntos.



Data: 30/10/98 Hora: 21:51 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Zildomar Guiotto
Endereco :
opiniao : Ficamos cada vêz mais estarecidos, com a velocidade, com que as informacões são disponibilizadas atualmente. Daí sentimos a necessidade de buscarmos,a todo momento, novas ferramentas, para consigamos absorver um pouco desse mar de informacão que é gerado diariamente. Ai onde entra a informática, nos auxiliando nesta frenética corrida à informacão.
Fazer com que a informática chegue até as classes menos favorecidas, e de suma importância poís ela é um forte fator de exclusão. Sem se ter algum conhecimento em informatica está se tornando quase que impossível conseguir um emprego. As escolas devem ter a conciência que a utilizacão do computador, não somente facilita o aprendizado, mas também contribui para um mundo mais justo, evitando que o aluno fique a margem da tecnologia.


Data: 30/10/98 Hora: 21:55 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Zildomar Guiotto
Endereco :
opiniao : Ficamos cada vêz mais estarecidos, com a velocidade, com que as informacões são disponibilizadas atualmente. Daí sentimos a necessidade de buscarmos,a todo momento, novas ferramentas, para consigamos absorver um pouco desse mar de informacão que é gerado diariamente. Ai onde entra a informática, nos auxiliando nesta frenética corrida à informacão.
Fazer com que a informática chegue até as classes menos favorecidas, e de suma importância poís ela é um forte fator de exclusão. Sem se ter algum conhecimento em informatica está se tornando quase que impossível conseguir um emprego. As escolas devem ter a conciência que a utilizacão do computador, não somente facilita o aprendizado, mas também contribui para um mundo mais justo, evitando que o aluno fique a margem da tecnologia.


Data: 11/11/98 Hora: 17:14 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Raquel Rodrigues
Endereco :
opiniao : Concordo com Aluisio Pimenta quando diz que as ferramentas geradas
pela informática expandiram-se rapidamente, e que devemos tratar
esta questão de maneira consciente e responsável.
E também concordo que qualquer pessoa pode operar um computador,
porém devemos como educadoras ter muito cuidado no momento de
escolher as ferramentas par nossos alunos, nossos filhos,etc..
Pois o computador é muito importante para o desenvolvimento do
se utilizado de modo construtivo,com a interação do sujeito de forma
criativa.


Data: 11/11/98 Hora: 17:15 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Raquel Rodrigues
Endereco :
opiniao : Concordo com Aluisio Pimenta quando diz que as ferramentas geradas
pela informática expandiram-se rapidamente, e que devemos tratar
esta questão de maneira consciente e responsável.
E também concordo que qualquer pessoa pode operar um computador,
porém devemos como educadoras ter muito cuidado no momento de
escolher as ferramentas par nossos alunos, nossos filhos,etc..
Pois o computador é muito importante para o desenvolvimento do
se utilizado de modo construtivo,com a interação do sujeito de forma
criativa.


Data: 11/11/98 Hora: 17:23 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Raquel Rodrigues
Endereco :
opiniao : Sendo assim,concordo com Confucius


Data: 11/11/98 Hora: 17:23 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Raquel Rodrigues
Endereco :
opiniao : Sendo assim,concordo com Confucius


Data: 25/11/98 Hora: 18:19 Máquina: 143.54.41.19

Nome : joyce elise silva esilva
Endereco :
opiniao : COM A CRESCENTE SUBSTITICÃO DA MAÕ DE OBRA HUMANA PELOS COMPUTADORES AS EXIGÊNCIAS COM RELACÀO AO CONHECIMENTO DESTAS MÁQUINAS TORNAN-SE MAIORES. NA EDUCACÃO NÀO BASTA APENAS SABER MANUSEAR, MAS CO-RELACIONAR COM O CONTEUDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA. CABE AO PROFESSOR CRIAR PROPOSTAS DESAFIADORAS E CRIATIVAS. O PROPRIO COMPUTADOR OFERECE CONDICÕES PARA ISTO, UMA VEZ QUE APRESENTA DIVERSAS FUNCÕES. ACHO QUE O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA É UM MÉTODO QUE DESPERTA INTERESSE NO ALUNO EM DESCUBRIR E APRENDER. ENTRETANTO CONSIDERO UM FATOR NEGATIVO, ACHO QUE O COMPUTADOR TORNA AS PESSOAS MAIS INDIVIDUALISTAS, E CLARO QUE SEU USO CONSTANTE PODE OCASIONAR DIFICULDADES NA RELACÀO PROFESSOR-ALUNO.



Data: 25/11/98 Hora: 18:22 Máquina: 143.54.41.19

Nome : joyce elise silva esilva
Endereco :
opiniao : COM A CRESCENTE SUBSTITICÃO DA MAÕ DE OBRA HUMANA PELOS COMPUTADORES AS EXIGÊNCIAS COM RELACÀO AO CONHECIMENTO DESTAS MÁQUINAS TORNAN-SE MAIORES. NA EDUCACÃO NÀO BASTA APENAS SABER MANUSEAR, MAS CO-RELACIONAR COM O CONTEUDO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA. CABE AO PROFESSOR CRIAR PROPOSTAS DESAFIADORAS E CRIATIVAS. O PROPRIO COMPUTADOR OFERECE CONDICÕES PARA ISTO, UMA VEZ QUE APRESENTA DIVERSAS FUNCÕES. ACHO QUE O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA É UM MÉTODO QUE DESPERTA INTERESSE NO ALUNO EM DESCUBRIR E APRENDER. ENTRETANTO CONSIDERO UM FATOR NEGATIVO, ACHO QUE O COMPUTADOR TORNA AS PESSOAS MAIS INDIVIDUALISTAS, E CLARO QUE SEU USO CONSTANTE PODE OCASIONAR DIFICULDADES NA RELACÀO PROFESSOR-ALUNO.



Data: 21/06/99 Hora: 22:50 Máquina: 200.230.142.50

Nome : Sonia
Endereco : maiv@mac.sol.com.br
opiniao : Adorei navegar nesse site. Ele será de muito proveito para mim, pois estou fazendo o curso de especialização em Novas Tecnologias na Educação. Parabéns!!! Um abraço, Sonia


Data: 14/11/99 Hora: 13:55 Máquina: tba13-37.tba.com.br

Nome : vic/Unb/2-99
Endereco :
opiniao : Acho que o texto concorda com confucio quando ele diz que temos quebrpraticar para entender o computador permite ver e operar, simularbretc. Acho que exagera quando diz que operarios da constr.civilbr se tornarão párias.O que se tem que buscar é a consciênciabr do indivíduo, a capacidade de operar equipamentos, o acessobr.O seu interesse é que deve ser o norteador da coisa toda. Acho que a formação br tem que se dar através da leitura de bons livros - a consciencia críticabr. Acho também que se o homem como obreiro está sebr tornando dispensável temos que repensar o crescimen- to demográfico.Falar é fácil, fazer é que são elas. Tenta assentar uma parede de tijolos no prumo... Hoje são os obreiros amanhã o computador pensará por todos nós e aí mudamos de planeta ...