Data em que foi respondido: 27/10/00 - 17:28:37
Computador utilizado: (200.19.246.235)
Nome:
Endereco:
Opiniao:
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 17:20:50
Computador utilizado: m26.edu.ufrgs.br (143.54.41.26)
Nome: Karine Salmentão Poppendick
Endereco: comportamentalismo
Opiniao: A relação que encontrei é de que os jogos educacionais nos dirigem,
encaminham-nos para o final seja do jogo ou da fase, somente se
repondemos ou agimos de uma determinada maneira que para o
"jogo/computador" é considerada correta.p
Assim como na teoria onde o condicionamento do comportamento
tras respostas positivas ou negativas, dependendo do contexto no qual
é avaliado as "consequências".As pessoas devem se portar de determinada
maneira e são educadas para seguir estas, tal educação vem se dando
com reforços sejam positivos, negativos ou punição. p
O jogo é mais uma maneira de manipular o indivíduo que joga, seja
punindo quando erra algo ou dando bônus quando acerta algo.p
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 17:27:59
Computador utilizado: m211.edu.ufrgs.br (143.54.41.211)
Nome: Daiane Alves
Endereco: aula11
Opiniao: Acredito que assim como nos jogos educacionais, no behavirismo somos
condicionados a uma resposta correta. Se não atingirmos a resposta de-
sejada, não passaremos de fase e nem cumpriremos nossa tarefa,seremos
obrigados a tentar cumpri-la corretamente para passarmos para a
próxima etapa.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 17:29:40
Computador utilizado: m216.edu.ufrgs.br (143.54.41.216)
Nome: Eliane da R.Thiesen
Endereco: Comportamentalismo
Opiniao:
Os jogos utilizados na aulas anteriores no meu caso Adoro Matemática,
usam punição e recompensa depois de cada resposta dada, se a resposta
é correta o jogador é elogiado se errar ouve um frase de desprazer di-
zendo que errou. Se houver mais de um erro o jogador nâo consegue pas-
ar para a fase seguinte, tendo que refazer todo o jogo.
Neste caso é também usado reforço positivo e reforço negativo para e -
vitar o erro novamente.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 17:40:17
Computador utilizado: m216.edu.ufrgs.br (143.54.41.216)
Nome: Eliane da R.Thiesen
Endereco: Comportamentalismo
Opiniao:
Os jogos utilizados na aulas anteriores no meu caso Adoro Matemática, usam punição e recompensa depois de cada resposta dada, se a resposta
é correta o jogador é elogiado se errar ouve uma frase de desprazer dizendo que errou. Se houver mais de um erro o jogadro não consegue passar
para a fase seguinte, tendo que refazer todo o jogo.
Neste caso é também usado reforço positivo e reforço negativo para evitar o erro novamente.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 17:53:20
Computador utilizado: m214.edu.ufrgs.br (143.54.41.214)
Nome: adriana moreira gimenes ferreira
Endereco: Cultura x Curtura
Opiniao: Os jogos educacionais baseados em computador e as teorias comportamentalistas estão intrínsicamente relacionados, em minha opinião, pois os primeiros apoiam-se em princípios básicos dessas teorias, tais como: reforços, avaliação imediata, apresentação dos exercícios de forma gradual - por níveis, " autonomia" dos usuários, etc.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 18:08:26
Computador utilizado: (200.213.76.168)
Nome: Patrícia Souza Marchand
Endereco: Comportamentalismo
Opiniao: Os jogos educativos são sem dúvida uma forma de estimulo para uma melhor aprendizagem, ou seja, eles são um reforço positivo para que o aluno se interesse e desenvolva o conteúdo trabalhado em sala de aula com maior interesse e dedicação.
A teoria comportamentalista é uma teoria que pretende enserir a aprendizagem por condicionamento. O estímulo que segue a resposta e que aumenta a probalidade de ocorrência da mesma chama-se estímulo reforçador.
O jogo educativo é na aprendizagem esse estímulo para que os conteúdos sejam assimilados de uma forma prazerosa e é também uma forma de reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 18:09:28
Computador utilizado: (200.213.76.168)
Nome: Patrícia Souza Marchand
Endereco: Comportamentalismo
Opiniao: Os jogos educativos são sem dúvida uma forma de estimulo para uma melhor aprendizagem, ou seja, eles são um reforço positivo para que o aluno se interesse e desenvolva o conteúdo trabalhado em sala de aula com maior interesse e dedicação.
A teoria comportamentalista é uma teoria que pretende enserir a aprendizagem por condicionamento. O estímulo que segue a resposta e que aumenta a probalidade de ocorrência da mesma chama-se estímulo reforçador.
O jogo educativo é na aprendizagem esse estímulo para que os conteúdos sejam assimilados de uma forma prazerosa e é também uma forma de reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 18:23:02
Computador utilizado: m27.edu.ufrgs.br (143.54.41.27)
Nome: Anita Raquel da Silva
Endereco: questionário d avaliaçã da atividade
Opiniao: Os jogos de computador são a forma mais abrimorada dos antigos
testes comportamentalistas do sistema de educação criado por Skiner,
o behaveorismo. Pois eles induzem o indivíduo a realizar incesante-
mente uma mesma atividade até que ela seja realizada de tal maneira
que o indivíduo saiba toda a sua seguencia sem dificuldades e tenha
(encontre ) satisfação no momento em que termina ( realiza ) esta ati-
dade e conceque passar adiante para realizar a próxima, a qual ele
também irá repetir sucessivamente até que conciga fazer com esta o
mesmo que fez com a primeira e assim sucessivamente passe a fazer com
as próximas o mesmo que fez com as anteriores e consiga assim con-
quistar mais vezes a senssação de prazer que o cumprimento da tarefa
nos dá.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 18:28:12
Computador utilizado: m27.edu.ufrgs.br (143.54.41.27)
Nome:
Endereco:
Opiniao:
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 18:32:17
Computador utilizado: m29.edu.ufrgs.br (143.54.41.29)
Nome: Daniela Mello da Rosa
Endereco: Jogos e as teorias comportamentalistas
Opiniao: Como educadores temos que ficar atentos com o tipo de jogos que queremos utilizar com nossos alunos para trabalhar um dterminado tema.(p)
Muitas vezes pensamos estar adotanto uma prática progressista por estar usando computadores, jogos mas não temos cuidado em analizar o tipo de material.
Com isso muitas vezes estaremos usando materiais que reforçam a teoria comportamentalista, disfarçada de inovadora com recursos visuais chamativos, mas sendo que a maioria de seus recursos basesiam-se no estímulo por uma resposta certa e um "à que pena, tente de novo".
Acabando os alunos chegando as respostas certas por eleiminação e não desenvolvendo o raciocínio lógico, a crítca e a criatividade.
A maioria dos jogos se estruturam na teoria comportamentalista (disfarçados de inovadores) do estímilo/resposta/recompensa/punição.
Data em que foi respondido: 30/10/00 - 22:26:19
Computador utilizado: dl-tnt6-c8b01246.poa.terra.com.br (200.176.18.70)
Nome: Juliana Dalmolin
Endereco: comportamentalismo aula11
Opiniao: Os jogos educativos podem estimular a aprendizagem do aluno. Esses jogos podem ser utilizados como um reforço positivo para que o aluno tenha uma aprendizagem mais eficiente, criativa e prazerosa.
A teoria do comportamentalismo é uma teoria que tem por objetivo a aprendizagem por condicionamentos. O estímulo que segue a resposta e que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma chama-se estímulo reforçador.
Data em que foi respondido: 06/11/00 - 17:33:55
Computador utilizado: m21.edu.ufrgs.br (143.54.41.21)
Nome: letícia e regina
Endereco: aula 11
Opiniao: Os jogos analisados nas aulas 9 e 10 se enquadram ou se utilizam das teorias comportamentalistas (Skinner, Pavlov entre outros), uma vez que reforçam as atitudes positivas e desestimulam as respostas negativas Por exemplo, o jogo do Oscar, o balonista ilustra bem estas formas de aprendizagem, há um jogo onde a criança deve relacionar o animal com suas fezes, cada vez que a criança acerta o cocô do animal, ela recebe um estímulo positivo, através de uma voz que parabeniza-a, no entanto quando ela erra, a voz diz: "Não é bem isto!" e novamente é dada a criança outra chance de acertar.
Data em que foi respondido: 06/11/00 - 17:33:57
Computador utilizado: m21.edu.ufrgs.br (143.54.41.21)
Nome: letícia e regina
Endereco: aula 11
Opiniao: Os jogos analisados nas aulas 9 e 10 se enquadram ou se utilizam das teorias comportamentalistas (Skinner, Pavlov entre outros), uma vez que reforçam as atitudes positivas e desestimulam as respostas negativas Por exemplo, o jogo do Oscar, o balonista ilustra bem estas formas de aprendizagem, há um jogo onde a criança deve relacionar o animal com suas fezes, cada vez que a criança acerta o cocô do animal, ela recebe um estímulo positivo, através de uma voz que parabeniza-a, no entanto quando ela erra, a voz diz: "Não é bem isto!" e novamente é dada a criança outra chance de acertar.
Data em que foi respondido: 08/11/00 - 12:08:51
Computador utilizado: (143.54.19.126)
Nome: Nestor R. Klein
Endereco: O Comportamentalismo
Opiniao: Os jogos analisados nas aulas anteriores, refletem bem a teoria de Skiner,
onde os reforços negativos e positivos do Behaviorismo estão bem presentes
na costrução do conhecimento.
Também a teoria de Pavlov está inserida no aprendizado, através da teoria dos
reflexos, pois nas analises dos jogos realizados foi constatado que para
seguir em frente nas etapas dos jogos era necessário acertar a resposta que
o computador havia programado.
Incentivando assim o aprendizado através de estímulos positivos para cada resposta correta.
Data em que foi respondido: 08/11/00 - 18:50:28
Computador utilizado: m14.edu.ufrgs.br (143.54.41.14)
Nome: Maria Rosana Porto
Endereco: aula 11
Opiniao: Os jogos utilizados na aulas anteriores, usam punição e recompensa depois de cada
resposta dada. A resposta correta garante o estimulo do jogador com um elogio e se ele errar o seu estímulo é negativo, ouvindo uma frase que cause desprazer. E fazendo com que o jogador passe por aquela etapa de novo. Alguns jogos educativos portanto não oferecem a possibilidade do jogador sair fora daquilo que está previsto, por isso é esperado dele uma única resposta, a qual é correta para o jogo.
Data em que foi respondido: 09/11/00 - 17:10:38
Computador utilizado: m211.edu.ufrgs.br (143.54.41.211)
Nome: Márcia Asipovicios
Endereco: aula 11
Opiniao: OS JOGOS ANALIZADOS ESTÃO DETRO DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO BEHAVIORISTA, ONDE AS REGRAS DO JOGO AGEM DE FORMA A DIRECIONAR A RESPOSTA DO ALUNO, TAMBÉM INFLUENCIANDO COM ESTIMULOS DE REFORÇO POSITIVO PARA RESPOSTA CORRETA E ESTIMULO DE REFORÇO NEGATIVO QUANDO A REPOSTA PRÉ - ESTABELECIDA NÃO FOI SATISFATÓRIA, SEM AVALIAR E REVER A RESPOSTA DO ALUNO OU SUA POSIÇÃO (VISÃO) DIANTE A SUA REPOSTA.
Data em que foi respondido: 13/11/00 - 19:30:29
Computador utilizado: m29.edu.ufrgs.br (143.54.41.29)
Nome: Júlia Jóver Maestri
Endereco: aula11
Opiniao: A relação encontrada entre a teoria comportamentalista e os jogos educacionas é que em ambos somos condicionados a dar uma resposta,a qual é considerada correta pelo jogo, no caso. Esta é uma forma sutíl de manipulação.p Nesses jogos, caso, a resposta "correta" não seja dada o jogacor receberá punições, como por exemplo no jogo -Betsy- Vai a pré-escola-, o jogador receberá uma estrela menor. Nos casos em que a criança age da maneira considerada correta ele recdeberá um reforço positivo, como um frase de apoio, por exemplo.Esse estímulo gera uma satisfação no indivíduo, aumentando assim a probabilidade que esta se repita.
Data em que foi respondido: 18/11/00 - 11:08:41
Computador utilizado: (200.202.247.45)
Nome:
Endereco:
Opiniao:
Data em que foi respondido: 27/11/00 - 18:51:29
Computador utilizado: m27.edu.ufrgs.br (143.54.41.27)
Nome: Magda Suzana da Cunha Castro
Endereco: aula 11
Opiniao: Os jogos educativos são uma forma de estimulo para uma melhor ou pior aprendizagem, ou seja, eles são um
reforço positivo ou um condicionamento para o aluno. Outros movem os alunos pelo interesse e desenvolve o conteúdo trabalhado em sala de aula.
A teoria comportamentalista é uma teoria na qual a aprendizagem acontece por condicionamento. O estímulo que segue a
resposta e que aumenta a probalidade de ocorrência da mesma chama-se estímulo reforçador.
O jogo educativo pode ser usado como estímulo para que os conteúdos sejam "aprendidos" de acordo com a teoria citada até então.