Data em que foi respondido: 11/06/00 - 15:57:20
Computador utilizado: (200.19.246.236)
Nome: Liane
Endereco:
Opiniao: teste

Data em que foi respondido: 12/06/00 - 20:07:34
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: Geani R. Dröescher e Letícia C. Iost
Endereco: Os Jogos Educacionais e as teorias behavioristas
Opiniao: A maioria dos jogos seguem a teoria behaviorista de Watson, onde apresentam vários estímulos aos seus jogadores, para que estes formulem suas respostas.

Como a teoria de Skinner está relacionada com a de Watson, ela aparece também nos jogos, pois estes acabam condicionando o jogador a responder como o desejado. Ele condiciona, normalmente através de recompensas. Por exemplo, quando respondemos algo que ele considera correto, aparece um bonequinho feliz.

Desta maneira, o jogo é sempre mais divertido quando o jogamos pela primeira vez, pois assim descobrimos as coisas mais espontaneamente.


Data em que foi respondido: 12/06/00 - 20:17:17
Computador utilizado: (143.54.41.28)
Nome: Carolina Kuhn e Ronize Klein
Endereco: Aula11
Opiniao: Relacionando o jogo Asterix - O Desafio de César,com os conceitos da teoria comportamentalista, verificamos que o reforço positivo e o negativo surtem bons efeitos.

No jogo citado, ao acertarem as questões, os participantes recebem uma recompensa, estimulando-os a buscarem sempre as respostas certas. E ao errarem, levam uma "bronca", de um personagem, onde são estimulados a estudarem mais.

Com a utilização do reforço positivo, a criança é sempre estimulada a buscar novos conhecimentos.


Data em que foi respondido: 12/06/00 - 20:22:59
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Aida e Lia
Endereco: O computador como máquina de ensinar- teorias comportamentalistas
Opiniao: Diante destes dois fatos que se apresentaram durante essas três aulas percebemos que os jogos educacionais estão muito relacionados com as teorias comportamentalistas.

Isto é percebido pois diante dos apelos visuais e sonoros dos jogos e das fases que exigem pré-requisitos,as crianças são estimuladas a superar sua última atuação,ou seja, a repetir os mesmos movimentos anteriores até que venha a aprender.

Cada nova fase e seus mistérios, é um desafio novo porém d fácil resolução se for repetido várias vezes com estímuls negativos e punições para evitar novas falhas.

Esses jogos se aplicam muito bem as teorias comportamentalistas.


Data em que foi respondido: 19/06/00 - 14:08:48
Computador utilizado: (143.54.41.8)
Nome: Fabiana Hunger
Endereco: Teoria comportamentalista
Opiniao: Não é muito difícil relacionar jogos educacionais por computador com a teoria comportamentalista, principalmente os do tipo tutorial. Os exercícios baseados em treino e respostas esperadas, seguidas de elogios e gozações caso você erre, lembra as teorias comportamentalistas em que todo comportamento era seguido de um estímulo. Os jogos não dão muita liberdade, para que a criança coloque sua criatividade nas respotas, sendo a maioria por alternativas.

Alguns de modo muito divertido fazem a criança aprender brincando, ela aprende sem se dar conta, mas não fogem de um treinamento por etapas. Aqueles que permitem mais alguma criatividade como o ambiente logo, muitas vezes não são bem utlilizados pelos professores que na sua maioria ainda utilizam o método de treino em suas aulas.



Data em que foi respondido: 19/06/00 - 14:10:08
Computador utilizado: (143.54.41.8)
Nome: Fabiana Hunger
Endereco: Teoria comportamentalista
Opiniao: Não é muito difícil relacionar jogos educacionais por computador com a teoria comportamentalista, principalmente os do tipo tutorial. Os exercícios baseados em treino e respostas esperadas, seguidas de elogios e gozações caso você erre, lembra as teorias comportamentalistas em que todo comportamento era seguido de um reforço. Os jogos não dão muita liberdade, para que a criança coloque sua criatividade nas respotas, sendo a maioria por alternativas.

Alguns de modo muito divertido fazem a criança aprender brincando, ela aprende sem se dar conta, mas não fogem de um treinamento por etapas. Aqueles que permitem mais alguma criatividade como o ambiente logo, muitas vezes não são bem utlilizados pelos professores que na sua maioria ainda utilizam o método de treino em suas aulas.



Data em que foi respondido: 24/06/00 - 22:52:53
Computador utilizado: (200.213.56.243)
Nome: Adriana Martins bock e Anelise Bonatto
Endereco: Teoria Comportamentalista
Opiniao: Na teoria comportamentalista, assim como na maioria dos jogos, são usados os reforços positivos e negativos, pois quando as crianças acertam geralmente aparecem carinhas felizes, vozes com palavras de satisfação, etc... E quando erram, ao contrário, recebem carinhas tristes, etc.

Nos jogos, as crianças aprendem brincando, sem se darem conta do valor pedagógico que os jogos contém, além de que os jogos condicionam as crianças a darem a resposta correta, estimulando os jogadores.



Data em que foi respondido: 25/06/00 - 21:48:58
Computador utilizado: a44157.impsat.com.br (200.189.235.157)
Nome: AnaHR
Endereco: aula11
Opiniao: A teoria comportamentalista e os jogos educacionais estão calcados nas mesmas bases. A aprendizagem se dá atravé do comportamento operante. A informação é breve, o estudante tem o retorno imediato após ser testado. O comportamento é direcionado através de reforços positivos ou negativos. A instrução programada é utilizada para este fim. Na teoria do reflexo de Pavlov, onde para todo estímulo se tem uma resposta, pode-se ter um paralelo com os jogos educacionais. O "clicar" implica em acertar ou errar. Na teoria de Thorndike a lei dos efeitos se aplica aos jogos, onde o obstáculo (desagradável) passa a ser sucesso (agradável) quando se acerta. No comportamento operante (Skinner) a eficácia do comportamento pretendido se dá através do "reforço" (positivo ou negativo). Ex: No jogo "Parabéns! Você acertou." Na instrução programada - onde estímulo/resposta/reforço compõe a tríade da aprendizagem; nos jogos educacionais esta também é básica.

Data em que foi respondido: 03/07/00 - 16:07:39
Computador utilizado: (143.54.41.18)
Nome: Elaine A. Bitencourt Matricula:0935/98-0 , Douglas Ortiz Matricula: 0884/96-2
Endereco: o comportamentalismo e os jogos educacionais
Opiniao: Nas aulas 9 e 10 enquanto analisavamos alguns jogos educacionais, podemos perceber as relacões existentes entre estes jogos e a teoria comportamentalista.

O jogo adoro matematica por exemplo, quando o jogador acerta e incentivado a continuar, com elogios, parabens e etc... E quando erra, não passa a etapa seguinte e ainda e alvo de brincadeiras como "ha voce não sabe nada e outra brincadeiras semelhantes. Assim como a teoria comportamentalista de estimulo,resposta, ao erro o reforco negativo, e ao acerto o reforco positivo.



Data em que foi respondido: 07/07/00 - 12:09:30
Computador utilizado: dl-tnt5-c8f8450b.poa.terra.com.br (200.248.69.11)
Nome: Luciano Prade
Endereco: Sistema de respostas
Opiniao: Os jogos educacionais têm muito a ver com as teorias comportamentalistas, inclusive com as suas limitações. Falta de interatividade entre as pessoas, de troca de informações (sentimentos e opiniões também) são algumas das críticas a tais teorias. Limitando-se a comportamentos, deixando de lado toda a subjetividade das pessoas. Acredito que assim como a teoria teve sua relevância (histórica) na busca do entendimento do ser humano, os jogos também tiveram (e ainda têm) sua importância.