Data: 20/03/98
Hora: 17:08
Nome : Rita de Cássia Viegas dos Santos
Endereco : Laboratório de Informática da Matemática
opiniao : O desenvolvimento tecnológico que traz consigo o surgimento dos
computadores e outras máquinas que facilitam a vida do homem
moderno faz com que cada vez mais a escola repense sobre o que
realmente deve oferecer aos seus alunos.A escola de hoje não pode
se contentar em ensinar apenas ler,escrever e contar,é necessário
que acompanhe o avanço da tecnologia e coloque ao alcance dos seus
alunos o conhecimento da computação.Desta forma,a escola cumpre
com um importante papel que é desenvolver capacidades intelectuais
e preparar os alunos para a vida e também para o mercado de
trabalho.
Data: 20/03/98
Hora: 17:11
Nome : Rita de Cássia Viegas dos Santos
Endereco : Laboratório de Informática da Matemática
opiniao : O papel da escola na éra da informática
O desenvolvimento tecnológico que traz consigo o surgimento dos
computadores e outras máquinas que facilitam a vida do homem
moderno faz com que cada vez mais a escola repense sobre o que
realmente deve oferecer aos seus alunos.A escola de hoje não pode
se contentar em ensinar apenas ler,escrever e contar,é necessário
que acompanhe o avanço da tecnologia e coloque ao alcance dos seus
alunos o conhecimento da computação.Desta forma,a escola cumpre
com um importante papel que é desenvolver capacidades intelectuais
e preparar os alunos para a vida e também para o mercado de
trabalho.
Data: 20/03/98
Hora: 17:15
Nome : Rita de Cássia Viegas dos Santos
Endereco : Laboratório de Informática da Matemática
opiniao : O papel da escola na éra da informática
O desenvolvimento tecnológico que traz consigo o surgimento dos
computadores e outras máquinas que facilitam a vida do homem
moderno faz com que cada vez mais a escola repense sobre o que
realmente deve oferecer aos seus alunos.A escola de hoje não pode
se contentar em ensinar apenas ler,escrever e contar,é necessário
que acompanhe o avanço da tecnologia e coloque ao alcance dos seus
alunos o conhecimento da computação.Desta forma,a escola cumpre
com um importante papel que é desenvolver capacidades intelectuais
e preparar os alunos para a vida e também para o mercado de
trabalho.
Data: 20/03/98
Hora: 18:02
Nome : Carla Selistre Lóss e Eni da Matta Rodrigues
Endereco : http://phoenix.sce.fct.unl.pt/ribie/cong_1996/CONGRESSO_HTML/20/ARTIGO.html
opiniao : Concordamos com a autora quando ela se refere ao estudo de informática no curso de graduação e licenciaturas, pois o uso do computador tem sido um recurso utilizado apenas como uma "sofisticada máquina de escrever" ou para organizar arquivos pessoais. O computador é muito pouco explorado nos seus infinitos recursos, como: hipertextos, homepages, softwares, etc.
Por isso acreditamos que seja importante, para a formação dos docentes, o ensino da informática com o propósito de facilitar e enriquecer as pesquisas, mantendo - os atualizados, e para que esses passem seus conhecimentos para seus alunos.
Data: 20/03/98
Hora: 18:13
Nome : Ariane Mentz e Viviane Cordeiro
Endereco : http://www.uniplac.rct-sc.br/graduacao/biologia/InfEdu/InfNaEdu.htm
opiniao : Em meio à crise em que se encontra a educação,o computador surge como uma possibilidade de solucionar os problemas existentes.Mas nada disso adiantará se essa tecnologia ficar separada da realidade.
Usar o computador na sala de aula não é tào fácil quanto parece,pois necessita que o professor prepare materiais.Para tanto,ele deve se aperfeiçoar e buscar novos recursos,estando sempre em aprendizagem.
Data: 20/03/98
Hora: 18:29
Nome : Márcia Castiglio da Silveira, Marie-Christine J. M. Fabre e Raquel Milani
Endereco : www.uol.com.br/novaescola/edicao0398/didatica.html
opiniao : Com 100 mil novos computadores nas escolas, a reportagem de capa da Revista Nova Escola de março de 98 discute a didática e a atualização do professor para utilizar o recurso computacional.
Data: 20/03/98
Hora: 18:32
Nome : Adriana Lima , Adriana Ruschel , Ana Lucia Martins ,Karen Crusius
Endereco : http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE04/CE04_001.html
opiniao : Introdução dos computadores nas escolas públicas
"A implantação da informática na educação consiste basicamente de quatro ingredientes : o
computador, o software selecionado, o professor capacitado a usar o computador no processo
educativo, e o aluno". É inegável que os nossos já trazem uma cultura para a escola, onde o
computador se encontra presente. O professor é, sem dúvida, o ingrediente mais importante neste
contexto. Segundo Seymour Papert, o importante não é o que o computador fará por nós, e sim o
que faremos dele, "como nós refaremos e repensaremos o nosso mundo com a presença do
computador". O computador não pode ser introduzido na escola fora de um contexto, como se a
escolha de sua entrada na escola fosse neutro. Os custos sociais, nos quais há mais do que mero
custo econômico, devem ser levados em conta. É importante que as escolas preparem recursos
humanos para o uso de computadores com o objetivo de que esta tecnologia possa ser apropriada
pelos alunos das classes populares. Não se pode colocar computadores escolas por puro modismo.
É preciso antes que se tenha um projeto especifico para seu uso e recursos humanos treinados para
implementar este projeto. A secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro atenta a estas
questões, está introduzindo gradativamente, a informática nas escolas públicas.
O grupo optou por este texto , porque acreditamos que a preparacao do professor é fundamental para a introducao
do uso do computador em sala de aula. O trabalho com o computador depende muito do conhecimento do professor sobre
os recursos disponníveis que este oferece para facilitar a aprendizagem de seus alunos.
Entretanto, é importante também se abordar a relação professor/aluno diante da informática, já que esta também esta
sendo reconhecida nas classes populares.
Data: 20/03/98
Hora: 18:33
Nome : Márcia Castiglio da Silveira, Marie-Christine J. M. Fabre e Raquel Milani
Endereco : www. futuro.usp.br
opiniao : Explica o que é a escola do futuro, um trabalho de investigação de tecnologias de comunicação e aplicações educacionais.
Data: 20/03/98
Hora: 18:35
Nome : Adriana Lima , Adriana Ruschel , Ana Lucia Martins ,Karen Crusius
Endereco : http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE04/CE04_001.html
opiniao : Introdução dos computadores nas escolas públicas
"A implantação da informática na educação consiste basicamente de quatro ingredientes : o
computador, o software selecionado, o professor capacitado a usar o computador no processo
educativo, e o aluno". É inegável que os nossos já trazem uma cultura para a escola, onde o
computador se encontra presente. O professor é, sem dúvida, o ingrediente mais importante neste
contexto. Segundo Seymour Papert, o importante não é o que o computador fará por nós, e sim o
que faremos dele, "como nós refaremos e repensaremos o nosso mundo com a presença do
computador". O computador não pode ser introduzido na escola fora de um contexto, como se a
escolha de sua entrada na escola fosse neutro. Os custos sociais, nos quais há mais do que mero
custo econômico, devem ser levados em conta. É importante que as escolas preparem recursos
humanos para o uso de computadores com o objetivo de que esta tecnologia possa ser apropriada
pelos alunos das classes populares. Não se pode colocar computadores escolas por puro modismo.
É preciso antes que se tenha um projeto especifico para seu uso e recursos humanos treinados para
implementar este projeto. A secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro atenta a estas
questões, está introduzindo gradativamente, a informática nas escolas públicas.
O grupo optou por este texto , porque acreditamos que a preparacao do professor é fundamental para a introducao
do uso do computador em sala de aula. O trabalho com o computador depende muito do conhecimento do professor sobre
os recursos disponníveis que este oferece para facilitar a aprendizagem de seus alunos.
Entretanto, é importante também se abordar a relação professor/aluno diante da informática, já que esta também esta
sendo reconhecida nas classes populares.
Data: 20/03/98
Hora: 18:37
Nome : Carla de Souza e Viviane Oberlaender
Endereco : http://www.positivo.com.br/junior/jrinfopp.html
opiniao : Apos varias "caminhadas" pela Internet, optamos pelo texto "Projetos Pedagogicos", no qual esta inserido o uso do computador na sala de aula do Colegio Positivo Junior. De toda essa abordagem, achamos importante salientar a forma como e utilizado o computador para o aluno adquirir o conhecimento. Isto e feito atraves das mesas educacionais, que e uma forma ludica e mais agradavel de aprender.
Data: 20/03/98
Hora: 18:38
Nome : Daniela Schaefer 0806/93-7
Endereco : danisch@vortex.ufrgs.br
opiniao : http://www.regra.com.br/educacao/
Esta página é um fórum de educação on-line possui diversos textos de psicopedagogia, psicanálise, psicologia, educação inclusiva, e informática,entre outros todos relacionados com educação.
Apágina surgiu com o interesse de manter os profissionais da área educacional e das áreas afins
melhor e mais rapidamente informados sobre o que vem acontecendo nesta área.
A página é extremamente completa e interessante, posuindo vários links que apontam para informações interessantes sobre o assunto.
A página apresenta um link que remete a outros links com dicas de encontros, livros e cursos nas áreas de interesse.
Há ainda um link que remete a links das instituições ligadas ao fórum.
Vale a pena visitar esta página, ele é muito rica e possui muitas informações interessantes.
Data: 20/03/98
Hora: 18:49
Nome : Wilson Jequis Simas
Endereco : WJSSimas@vortex.ufrgs.br
opiniao : http://www.stn.com.br/matta/MATTA.HTM
Neste endereço consta a experiencia de algumas escolas com o uso
de aplicativos direcionados a educação, além de conter artigos
publicados em jornais sobre a Educação e a Informática.
Data: 20/03/98
Hora: 18:50
Nome : CINTIA e DEISE
Endereco : http://www.mec.gov.br/default.htm
opiniao : Consideramos que o documento por nós selecionado traz inúmeras informações relevantes para qualquer indivíduo que busque informações sobre informática, devido sua complexidade pesquisamos apenas alguns tópicos, dentre esses a história da informática no mec e notícias diversas sobre o computador.
Data: 20/03/98
Hora: 18:55
Nome : CINTIA e DEISE
Endereco : http://www.alabama.com.br/
opiniao : Esse endereço trata de uma consultoria, a qual consideramos de grande validade por prestar serviços à educadores proporcionando um melhor desenvolvimento da aplicação do computador na educação.
Através dele podemos nos cadastrar e passar a receber inúmeras informações e nos manter atualizados, além de tirar dúvidas.
Data: 20/03/98
Hora: 18:56
Nome : Ricardo R. Vaz
Endereco : http://penta.ufrgs.br/edu/edu3375/lecionar.htm
opiniao : Existem atualmente diversos softwares de auxilio ao ensino, entre eles destaco os programas tutoriais e os de exercittação. Levando em conta que hoje em dia há milhares de softwares, fica uma pergunta; que tipo de programas devem ser usados na educação.
Sem dúvida para responder esta questão devemos ter em mente o que queremos ensinar(assunto ou discplina por exemplo),qual o nível da classe (idade), etc.
>
É claro que para ensinarmos assuntos relacionados com a escrita devemos utilizar programas que desenvolvam a curiosidade,a psicomotricidade, e que faça com que o aluno pratique aquilo que aprendeu em sala de aula.
Data: 20/03/98
Hora: 18:59
Nome : Cristiane Rita Rigon e Lisandra Maria Machado de Oliveira
Endereco : http://www.uniplac.rct-sc.br/graduacao/biologia/InfEdu/InfNaEdu.htm
opiniao : O computador pode auxiliar alunos e professores na educação, mas não deve ser a única alternativa para cubrir as deficiências dos processos de ensino. Pois, devemos considerar outros fatores no processo de ensino-aprendizagem, como: a situação social, econômica e política do país.
Além disto, o computador, apesar de ser um facilitador para o professor, não é um instrumento fácil de ser utilizado, exigindo, em seu manuseio, conhecimento e qualificação.
Isto ainda não é a realidade para a maioria dos professores que estão dentro das salas de aula.
Enfim, o computador faz parte de nossas vidas e devemos utulizá-lo como um meio capaz de permitir uma maior qualidade de aprendizagem.
Data: 20/03/98
Hora: 19:06
Nome : Wilson Jequis Simas
Endereco : http://www.cce.ufes.br/leacim/index.html
opiniao : Neste endereço encontramos o Laboratório de Ciências e Mátemática, onde
podem serem vistos alguns trabalhos desenvolvidos nas areas de quimica,
fisica, matemática e ciências.
Data: 20/03/98
Hora: 19:10
Nome : CINTIA e DEISE
Endereco : REFERÊNCIAS - "O QUE A ESCOLA ENSINA" e "SER MINEIRO"
opiniao : Após discutirmos o papel do computar como mais uma ferramenta de recurso na educação e os cuidados que devemos manter sempre em alerta, como a preocupação levantada pelo autor, no uso do editor de texto excessivo e no "abandono" da escrita manual, concluímos que o computador realmente tem utilidade incomparável, mas que se faz necessário o preparo prévio do profissional para que esse utilize-o de maneira a complementar e não prejudicar o bom andamento do ensino.
É relevante ainda, comentarmos da questão de "o que o profesor ensina", sem dúvida o ensino em sala de aula se expande muito além da matéria dada curricular, o educador precisa ter em mente a importância de suas ações e de como contornar as diversas e diferentes situações que ocorrem no colégio.
Data: 20/03/98
Hora: 19:55
Nome : Ricardo R. Vaz
Endereco : http://www.davinci.g12.br/961101.htm
opiniao : O interessante deste endereço é a maneira com que a escola se propõe a ensinar e estimular o uso de editores de texto em 3ª e 4ª séries.
Esta escola procura preservar a importância da ortografia independente do corretor ortográfico (muito comum em editores de texto). A escola em questão, não tem pressa nos resultados;pressa esta que ao meu ver é um dos fatores responsáveis pelo pavor de muitas ao utilizar o computador. Muitas vezes o que é fácil para um aluno em se tratando de computador, pode não ser para outro, e essa escola se preocupa com isto, resspeitando acima de tudo o ritmo do aluno.
Data: 20/03/98
Hora: 17:39:26