Data: 06/11/98 Hora: 15:21 Máquina: math12.mat.ufrgs.br
Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : http://nt.networld.com.br/primavera/
opiniao : A página fala de um projeto da UFMT:
Educação Continuada de Professores de Ensino Fundamental,
da rede escolar municipal de Primavera do Leste-MT, através do
Ensino à Distância apoiado em novas tecnologias como: serviços da
Internet/Intranet, Softwares educativos, autoria e outros.
Nesta HomePage podemos encontrar todo o processo do projeto e
ainda vários artigos com opiniões de professores do mesmo.
Destaca-se o texto de Ruy Ferreira, onde ele fala de Tecnologia
Educacional. Retrata todas as restrições que os países mais subdesenvolvidos
possuem em relação à parte da informática.
Data: 06/11/98 Hora: 16:17 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Carla Porto
Endereco : http://www.starnet.com.br/users/regina/
opiniao : Esta página traz uma dissertação de mestrado, cujo titulo é Criatividade
na Educação de Deficientes Mentais com o uso de Softwares Educativos.
Em particular eu achei esta página bastante interessante, por tratar de
um assunto interessante e pouco incentivado.
Percebe-se que muito se está fazendo, porém necessita-se de maior incentivo
para que se faça muito mais.
Além de tudo isso que foi comentado há mais um ponto a ser relevado que
é o fato dos deficientes mentais, apesar de suas limitações, através do
uso da informática podem aprender a redigir textos e realizar trabalhos
quase como uma pessoa normal.
Data: 06/11/98 Hora: 18:37 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : marli e marcia
Endereco : http://www.cce.ufsc.br/~alckmar/texto2.html
opiniao : o texto fala sobre a transição do antigo para o novo, no método de textualização
informatizada. Fala sobre a mudança nos modos de escrita (o rascunho deixa de existir
e a máquina de escrever dá lugar ao computador).
Data: 06/11/98 Hora: 18:45 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco : http://www.bignet.com.br/~internew/mt970706.htm
opiniao : Artigo: Comportamnto: O que é ser crian~ca hoje?
O autor questiona a falta de atividade física por parte das crianças
que passam muito tempo sozinhas, vendo TV, jogando ou usando o computador.
Ele recomenda limitar o tempo em cada atividade para haver tempo
de brincar envolvendo atividade física.
Data: 06/11/98 Hora: 19:03 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : marli e marcia
Endereco : http://www.cac.ufpe.br/forum/forum01.htm
opiniao : O texto fala sobre o uso do computador no ensino. Através da WEB,
os alunos poderão procurar as informações que desejarem.
Todas as universidades serão interligadas, havendo interação e
debates entre os estudantes, através da internet.
Data: 06/11/98 Hora: 19:19 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Cátia - 0609/97-7 e Juliana 1807/97-9
Endereco : http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME23/ME23_012.html
opiniao : Após a leitura do texto e também de outros materiais consultados
na disciplina Edu 02270, podemos concluir que as crianças iniciam seu
contato com a escrita antes mesmo de ingressarem na escola.
Isso pode ser demonstrado através do reconhecimento da criança em
identificar palavras em anúncios publicitários,jornais,revistas. Também
ao ouvir histórias infantis isso acontece.
O reconhecimento da escrita se dá de diversas formas, através da vivência
individual da criança com o mundo que a cerca.
Data: 06/11/98 Hora: 19:20 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Adriana Sehnem e Jaqueline da Silva Alves
Endereco : http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/
opiniao : Esta página é referente à Revista Brasileira de Informática na Educaçao
Data: 06/11/98 Hora: 19:26 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Adriana Sehnem e Jaqueline da Silva Alves
Endereco : http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/
opiniao : Esta página é referente à Revista Brasileira de Informática na Educação
que serve de veículo para que as pesquisas em educação possam ser
divulgados amplamente no âmbito da educação difundindo métodos e técnicas
do processo educativo.
Vários Simpósios de Informática na Educação foram
registrados nesta Revista promovendo o crescimento e solidificação
da pesquisa científica nesta área.
Data: 06/11/98 Hora: 19:26 Máquina: 143.54.41.14
Nome : Isabel Farias Senna & Regina Inês Kothe de Oliveira.
Endereco : http://www.geocities.com/area51/labirinth/9189/regina1.htm
opiniao : O uso do computador num projeto construtivista na educação.
O texto relata formas de o educador utilizar-se do computador para
estimular uma aprendizagem efetiva, conforme a proposta construtivista
de educação.
Data: 06/11/98 Hora: 19:32 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Luciane Andreia Ribeiro Leite Patricia Bandeira Rosa
Endereco : www.drealentejo.pt/crepe/atalaiao.htm
opiniao : Nesta página temos um exemplo de como o computador pode ser utilizado
na sala de aula.
Nesta atividade proposta pela professora os alunos tiveram contato com
o uso do computador, procurando através deste estabelecer diferentes
contatos com a escrita. Dessa maneira o processo de alfabetização torna-
se mais ativo, não restringindo-se apenas no ambiente da sala de aula
mas envolvendo um universo mais amplo com o uso da INTERNET.
Data: 06/11/98 Hora: 19:33 Máquina: 143.54.41.19
Nome : Carolina Fossatti e Cecília Goulart Flores
Endereco :
opiniao : Segundo a pedagogia de WALDORF(http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pqqdco.html) a idade ideal para aprender informática seria aproximadamente aos quinze anos, no ensino médio. O autor defende a idéia que a criança não deve deixar de lado sua infantilidade, preocupando-se em decifrar a linguagem formal de comandos e programações que difere-se da linguagem natural, onde explora-se a criatividade.
Com base na pesquisa realizada na http://www.pitágoras.g12.br/infoedu.html, verificamos que a informática auxilia as crianças de uma escola nas outras matérias, reforçando o conhecimento transmitido em sala de aula de forma mais interessante e lúdica, sem a preocupação no domínio de linguagens ou programação.
Depois de algumas leituras, podemos perceber que o uso do computador na aprendizagem pode interfirir na infância limitando o ensino da escrita em relação à coordenação e exploração da criatividade.Contudo podemos usar o computador e a internet, tornando a aula mais dinâmica ,quando por exemplo ,oferecemos a possibilidade dos alunos comunicarem-se através da escrita com outras crianças de realidades diversas;ou através do editor de textos podendo emitir cartas incentivando a produção textual usando e explorando as ferramentas conforme às necessidades .
Data: 06/11/98 Hora: 19:39 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Gustavo Darde Ruiz
Endereco : URL: www.netville.com.br/~saojose/jmb.htm
opiniao : A página fala sobre a produção de textos escolares.Inicialmente
é feito um comentário irônico sobre as redações da época do ginásio as
quais vinham corrigidas com uma alegoria vermelha e normalmente não ser-
viam mais nem para ponto de referência de seus erros. A partir disto os
professores procuraram uma forma criativa de dispertar a vontade de criar
textos e de reescrever no caso de novas inspirações ou eventuais erros
gramáticos, resolveram usar um editor de texto que poderia facilitar
as produções de textos.
Os professores notaram uma maior interação entre os alunos,
o editor de texto contribuiu para recriar a comunidade entre os alunos,
permitindo a abordagem a desafios intelectuais que dificimente seriam
sustentavél de serem criados sem o editor de texto.
Data: 06/11/98 Hora: 19:41 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : ANDRÉIA 0290/98-8 LILIANE 2007/97-3
Endereco : http://penta2.ufrgs.br/edu/edu3375/relato3.htm
opiniao : o texto fala sobre as mudanças na escrita assim como os passos
que ela sofreu do antigo para o novo,e os métodos informatizados
utilizados.O avanço de uma precária escrita a base de rascunhos ou
mesmo de uma máquina de escrever para um editor de texto (computador).
Data: 06/11/98 Hora: 19:45 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Daniela Kommers e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco : http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME43/ME43_015.html
opiniao : O autor procura chamar a atenção para a necessidade de tornar a aprendizagem da leitura significativa. Para que isso ocorra, o autor diz ser necessária a superação dos métodos tradicionais de ensino, os quais limitam-se ao quadro-negro e ao livro didático. Acreditamos que é neste contexto que o computador pode desempenhar um importante papel, não apenas como um instrumento que torna a aprendizagem da leitura mais prazerosa, mas também como fonte de inesgotáveis informações e parte indispensável do cotidiano.
Data: 06/11/98 Hora: 20:24 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Raquel Rodrigues
Endereco : http://www.geocities./com/area51/labirinth/9189/regina/htm
opiniao : O texto apresenta exemplos de situações em que crianças aprendem,
atraves de observações (interação com o meio).
Data: 06/11/98 Hora: 20:29 Máquina: 143.54.41.12
Nome : Anderson Luís do AMARAL dos Santos
Endereco : http://cogeae.pucsp.br/~sircri/banco/vida/ambiente/esc6.html
opiniao : O texto apresenta uma performace dos alunos, quanto a sua maneira de agir.
A atenção dos alunos esta representada pelo cilêncio. O texto também comenta os valores da escola em relação a educação.
Data: 06/11/98 Hora: 20:38 Máquina: 143.54.41.12
Nome : Anderson Luís do AMARAL do Santos
Endereco :
opiniao : 1- Até que ponto desenvolvimento da habilidade da escrita pode ou está sendo afetada pelo uso do computador ou da Internet?
A utilização do computador ou da internet, pode estar afetando o desenvolvimento da escrita, quando utilizado por pessoas que
não gostam de escrever. Para escrever um texto, precisamos, em primeiro lugar, ter domínio na língua portuguesa, conhecer algumas
regras que o computador desconhece, pois o computador realiza apenas a correção gramatical e dessa forma o texto redigido ficaria
sem nexo. Outro ponto que dever ser salientado é o da caligrafia, pois, a pessoa que utiliza muito esses meios de comunicação
poderá ter sérios problemas na escrita manual.
2. Pode-se usar o computador e a Internet para tornar o desenvolvimento da habilidade da escrita mais agradável ou mais eficiente
?
Sim, mas a utilização do mesmo deverá ter algumas restrições.
3. É relevante ensinar na escola a usar um editor de texto?
Não, pois a utilização do editor de texto, nos dias atuais, é fundamental para todos os tipos de trabalhos. O editor de texto é
indispensável, e seria muito bom se todos pudessem ter acesso a ele.
4. Qual a melhor forma de ensinar a usar um editor de texto?
A melhor maneira é, sem duvida, ensinar a utilização do mesmo, nas escolas.
Data: 06/11/98 Hora: 20:42 Máquina: 143.54.41.18
Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA E CLAUDINEIDE SENA DE OLIVEIRA
Endereco : www.propesq.ufpe.br/cfch/res.40061.html
opiniao : CONCORDO COM AS IDEIAS DA AUTORA SENDO QUE AS CRIANCAS ANALISAM
SEUS ERROS BASEADOS EM ESTUDOS QUE VISAM A OMISSAO DOS ERROS; PROPICIANDO
AS CRIANCAS A TER SEGURANCA NOS CALCULOS E NAQUELES QUE ELAS ESTUDARAO
FUTURAMENTE.
Data: 06/11/98 Hora: 20:53 Máquina: 143.54.41.18
Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA E CLAUDINEIDE SENA DE OLIVEIRA
Endereco : www.bauru.unesp.br/fc/boletim/informat/artigov.htm
opiniao : CONCORDO QUE O PROCESSO DE GLOBALIZACAO DA INFORMACAO ESTA PREOCUPANDO
EDUCADORES E PESQUISADORES. ALGUNS NAO QUEREM MUDAR OU INOVAR ACHANDO
QUE OS METODOS TRADICIONAIS SAO EFICIENTES E QUE A MULTIMIDIA NAO AJUDE A
PENSAR.OUTROS PROPOEM MUDANCAS RADICAIS NO MEIO ACADEMICO, QUE COM TANTOS
RECURSOS TECNOLOGICOS OS MEIOS TRADICIONAIS ESTAO ULTRAPASSADOS.POREM
ESTES RECURSOS JA SAO REALIDADE EM INUMERAS INSTITUICOES O QUE FACILITA
PARA QUE OS DOCENTES SEJAM GUIAS DO CONHECIMENTO, E AUXILIAM NA COMPREESAO
DE UM MUNDO EM CONSTANTE INOVACAO.
Data: 06/11/98 Hora: 21:24 Máquina: 143.54.41.17
Nome : Merces Diana e Nádia Teixeira
Endereco : http://www.cce.ufsc.br/~alckmar/texto2.html
opiniao : No seu texto Alckmar questiona a visão corrente do novo em contraponto ao antigo. Coloca-nos que, com relação à construção de uma textualiodade informatizada o novo e o antigo( referindo-se a esstratégias de leitura e escrita) tem uma continuidade; o novo dinamiza o antigo sem contudo torná-lo obsoleto.
Data: 06/11/98 Hora: 21:26 Máquina: 143.54.41.17
Nome : Merces Diana e Nádia Teixeira
Endereco : http://www.cce.ufsc.br/~alckmar/texto2.html
opiniao : No seu texto Alckmar questiona a visão corrente do novo em contraponto ao antigo. Coloca-nos que, com relação à construção de uma textualiodade informatizada o novo e o antigo( referindo-se a esstratégias de leitura e escrita) tem uma continuidade; o novo dinamiza o antigo sem contudo torná-lo obsoleto.
Data: 06/11/98 Hora: 21:28 Máquina: 143.54.41.19
Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : http://www.inet.com.br/~kraemer/minas.html
opiniao : Esta página é um exemplo magnífico da utilização de efeitos gráficos e
visuais com a finalidade de enriquecer um poema tradicional, se fossemos
levar em conta o tempo necessário para editar tais efeitos visuais para
enquadrar o pema da maneira tradicional (papel, desenhos, etc.) seria muito caro
e demorado, com a utilização de um scanner, e softwares para editoração eletrônica,
o tempo é sensivelmente reduzido.
Data: 06/11/98 Hora: 21:37 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco : http://educadi.psico.ufrgs.br/ambientes/foruns/tribuna97/messages/41.html
opiniao : Computador cria novos analfabetos
Texto de GILBERTO DIMENSTEIN colunista da Folha de Sao Paulo
Escolas que usam formas avancadas de ensino com computador em New York
sao descritas.
Destaca que tais escolas redefinem nao apenas o papel da escola
mas o que significa ser alfabetizado, apto à integração e sobrevivência no
mercado de trabalho.
Ele comenta que "Virou prioridade de toda uma nação ligar todas as salas à Internet, obrigando os professores a se
reciclarem. São sugadas as experiências mais avançadas desenvolvidas nas escolas mais ricas,
laboratórios e universidades. A forma como se produz riqueza depende mais e mais de uma
mão-de-obra treinada em computação."
Tambem alerta que "A redefinição sobre ser alfabetizado aumenta ainda mais o tamanho e o desgaste de uma velha
mentira brasileira, repetida em livros e estatísticas. Segundo os números oficiais, o Brasil teria 20
milhões de analfabetos. Ou seja, gente incapaz de ler ou escrever um bilhete simples. Essa mentira
foi aperfeiçoada e, hoje, é a que está em uso pelos educadores. Seria necessário um nível mínimo de
entendimento, obtido com, no mínimo, quatro anos de estudos, os chamados analfabetos funcionais.
: Por esse critério mais rigoroso, os 20 milhões pulariam para 50 milhões. Quantos seriam, porém,
os analfabetos digitais, despreparados para lidar com os computadores e, muito menos, com suas
redes de informação?"
"Estão alargados não apenas os limites de alcance de dados, mas alterada a própria maneira de ler -
assim como o livro da forma que conhecemos, possível de ser folheado e inventado no tempo dos
romanos, mudou os hábitos para melhor de quem estava acostumado a ler os rolos.
: Com o hipertexto, o leitor vai pulando de um artigo para outro, de uma homepage para outra,
distantes geograficamente milhares de quilómetros. No livro tradicional, lemos do começo ao fim; no
máximo, vamos ao pé da página para informações complementares, mas não saímos do lugar.
: O leitor digital não é só consumidor de informações, mas produtor, ele interfere, deixa suas
opiniões, compartilha o conhecimento."
Data: 06/11/98 Hora: 21:47 Máquina: 143.54.41.16
Nome : Mirtes Lia Pereira Barbosa e Luciane Lara Da Rosa
Endereco : http://www.cce.ufsc.br/~alckmar/texto2.html
opiniao : Texto: ACERCA DE UMA TEXTUALIDADE INFORMATIZADA,de Alckmar Luiz Dos Santos. O texto reflete sobre a relação entre o novo e o antigo,que para podermos dar significado ao novo é preciso que levemos em consideração o que já existiu. Nada é acabado,alto-suficiente.A existência atual de algo é decorrência da continuidade do antigo. O novo é uma recriação,uma nova leitura do passado.
Data: 06/11/98 Hora: 22:26 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Paula Verônica Mello; Marângela Agnolin;Maria Fátima R. de Oliveira
Endereco : http://www.auxiliadora-ms.g12.br/
opiniao : Achamos esta página interessante pois prepara as alunas de magistério para que trabalhem com o computador em suas aulas, além disso, todas as séries, de iª ao 2º grau, tem contato com o computador.
Data: 06/11/98 Hora: 22:28 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Fernando Torrontegui
Endereco : http://www.agestado.com/virtual/nicholas/nick21.htm
opiniao : Nesse texto, o autor revela um total desconhecimento da realidade social de um país terceiro mundista. Um Lap Top 386 com modem não chega ao mercado por US$ 250.00... Isso só pra começar. Além disso, existem muitas necessidades sociais a serem resolvidas antes. Por exemplo, o problema da fome.
Data: 06/11/98 Hora: 22:36 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : CARLOS ALEXANDRE E VANDER EDISON A. PEDROSO
Endereco : http://www.jf.com.br/
opiniao : ESTE ENDEREÇO TEM BASICAMENTE O OBJETIVO DE DIVULGAR O COLÉGIO JF,
LOCALIZADO EM NOVA IGUAÇU-RJ, O QUAL OFERECE O CURSO DE PROCESSAMENTO
DE DADOS, QUE PROPORCIONA AOS ALUNOS CONHECIMENTOS DO EDITOR DE TEXTO
(WORD), JUNTAMENTE COM OUTROS PROGRAMAS EXISTENTES NO MERCADO;
NO REFERIDO SITE VOCÊ ENCONTRARÁ UM RESUMO SOBRE O EDITOR CITADO ACIMA,
BEM COMO SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PARA EMCAMINHAR OS ALUNOS AO CONCORRIDO
MERCADO DE TRABALHO.
Data: 06/11/98 Hora: 22:40 Máquina: aries.pgie.ufrgs.br
Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira e Eduardo Brandão Fornari
Endereco : http://nt.netword.com.br/primavera/
opiniao : O Projeto Infovia na Educação, visa a educação de professores do ensino fundamental utilizando o ensino a distância.
Esse ensino a distância está sendo implantado de forma experimental, sendo apoiados em serviços da Internet, software educativos e outros.
É importante realizar um projeto que tenha a preocupação em auxiliar professores do ensino fundamental para utilizar o computador como ferramenta de pesquisa e de ensino.
Data: 06/11/98 Hora: 22:46 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : João Silva e Luciana Carboni
Endereco : http://www.cglobal.pucrs.br/~greptv/bibead/main.html http://educadi.psico.ufrgs.br/ambientes/foruns/tribuna97/messages/41.html
opiniao : Projeto: Ambiente para Aprendizagem Colaborativa de
Computação Básica e Programação.
Responsável: Simone Nunes Ferreira.
Este projeto visa a aplicação da informática na educação, como uma
ferramenta que habilita os professores e alunos para terem contato
com as mais variadas informações, em que o ensino atual não possui
meios de abranger a tão grande gama de conhecimentos informativos.
O projeto consiste no "desenvolvimento
das ferramentas seguirá os princípios de aprendizagem colaborativa suportada por computador e
utilizar-se-á dos recursos oferecidos pelo software Lotus Learning Space e outros recursos da
Internet."
Re: "Computador cria novos analfabetos"
GILBERTO DIMENSTEIN: Colunista da Folha
"Descobrimos aqui que a máquina só presta mesmo quando melhoramos o professor. Do contrário, passa despercebida",
afirma Moretti. Foi essa dica, aliás, que Moretti deu aos funcionários do Ministério da Educação brasileiro, envolvido no
projeto de instalação de 100 mil computadores.
: Há abundantes relatos sobre como o computador foi desperdiçado em sala de aula, não apenas em relação à produtividade.
Existe uma óbvia diferença entre entendimento - relacionar os dados dando-lhe significado - e obter informação. A informação
é abundante, mas vale pouco com escassez de entendimento."
Nesta reportagem nos deu o conhecimento de como já se encontra avançada a utilização da aula virtual e comenta que no Brasil
para este tipo de aula aumentou o número de analfabetos neste tipo de aula.
Data: 10/11/98 Hora: 11:55 Máquina: 143.54.41.60
Nome : Janaína Souza Neuls e Joyce E. Silva da Silva
Endereco : www.geocities.com./Athens/Delphi/2361/intmid.html; www.davinci.g12.br/961101.htm; www.profdefranco.com.br/reportagens.htm
opiniao : URL: www.geocities.com./Athens/Delphi/2361/intmid.html
O site é um artigo sobre a internet, onde o autor relata os primórdios da Internet, fala sobre o FTP, telnet, WWW, dá o endereço de sites de busca como, por exemplo, o Altavista e o Cadê?, sites nacionais e internacionais sobre educação, educação à distância, dentre outros.
Porém, apesar de ser um endereço interessante, não concordamos com todas as afirmações que o autor faz a cerca da educação como, por exemplo, quando diz que "a internet é um meio que poderá conduzir-nos a uma crescente homogeneização da cultura em geral...", já que a internet tem milhões de informações e o acesso a ela é cada vez maior o autor acredita na homogeneização da cultura, assim sendo não leva em consideração as diferentes culturas, suas diferenciações e que ainda tem milhrares de pessoas que ainda não tem acesso à informática.
URL:www.davinci.g12.br/961101.htm
O endereço mostra o projeto, metodologia e os objetivos do uso do editor de textos com turmas da terceira e quarta séries, bem como exemplos da produção textual das crinças. Este projeto é do Colégio Leonardo da Vinci de Vitória-ES.
Curiosidades.URL: www.profdefranco.com.br/reportagens.htm
Este endereço traz as reportagens do/sobre o Prof. Franco, ele é dono da Escola de Caligrafia De Franco. As reportagens falam sobre como ficam as questões da caligrafia, por que mesmo com o uso de editores de texto a escola que tem quase 82 anos ainda é procurada.
OBS: No primeiro endereço se o ponto não for colocado depois do "com" e antes da /, não é possível acessar o site.
Data: 11/11/98 Hora: 11:46 Máquina: math11.mat.ufrgs.br
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 13/11/98 Hora: 16:32 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Cristiane Oliveira Rocha
Endereco : http://www.techoje.com.br/educacao/ed9808-2.htm
opiniao : Jacques Marcovitch, em seu texto intitulado "Ensino e Tecnologia da Informação", comenta aspectos relevantes ao uso do computador em educação. De acordo com o autor, a indústria possui expectativas diante de novos projetos pedagógicos na América Latina que incluam o uso da informática.
No texto, é comentado que as novas tecnologias não devem inibir o papel transformador do ensino, que deve visar a transformação do aluno em um "agente de mudanças".
Cabe lembrar que a invenção da imprensa ocasionou uma mudança de paradigmas: a informação passa a ser vista como conhecimento e o conhecimento como sabedoria. Dessa forma, o livro, que no seu início foi hostilizado, mudou o papel do educador e da escola. A partir disso, a escola deve visar o trabalho em equipe, preservar as diferenças, cooperação, competição, etc.
Da mesma forma, a informática vai ocasionar mudanças. Os currículos devem adequar-se ao mundo real, incluindo a informática, mas sem esquecer-se das visões de mundo e da convivência humana que são insubstituíveis. Portanto, a escola deve aproveitar os benefícios da tecnologia, como fazem as grandes empresas.
Data: 20/11/98 Hora: 21:30 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : ROSANE MARQUES
Endereco : http://cogeae.pucsp.br/~sircri/banco/vida/ambiente/escola.html
opiniao : A base do conhecimento está na relação professor-aluno. Quando o professor não valoriza as experiências do aluno, certamente perderá uma grande colaborador. Quando a participação do aluno é estimulada a aula tornandose mais dinâmica e interessante.
Data: 20/11/98 Hora: 21:33 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : ROSANE MARQUES
Endereco : http://cogeae.pucsp.br/~sircri/banco/vida/ambiente/escola.html
opiniao : A base do conhecimento está na relação professor-aluno. O professor que não valoriza as experiências do aluno, certamente perderá uma grande colaborador. Quando a participação do aluno é estimulada a aula torna-se mais dinâmica e interessante.
Data: 18/12/98 Hora: 03:37 Máquina: prt12u02.ez-poa.com.br
Nome : Patrícia Peres da Silva
Endereco : http://www.starnet.com.br/users/regina/
opiniao : O site chama-se "Criatividade na Educação de Deficientes Mentais com o uso de Softwares Educativos" e fala um pouco sobre a dissertação de mestrado de Regina de Oliveira Heidrich que fez um estudo sobre o uso da informática em portadores de deficiências mentais. Regina relata alguns casos de alunos deficientes que têm tido êxito em suas atividades com o computador. Por exemplo, o de uma menina portadora de Síndrome de Down e Esquizofrenia que durante as atividades não sofre nenhuma crise e gosta muito deste trabalho.
O relato nos faz pensar o quanto o ambiente interativo proporciona às pessoas, deficientes ou não, interesse em manipular, investigar e aprender.
Há também links para home-pages feitas pelos alunos que vale a pena conferir!