Data: 26/11/98 Hora: 20:45 Máquina: 143.54.41.164
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 04/12/98 Hora: 19:03 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Cristiane Oliveira Rocha e Maria Luciana Gil Nazario
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : O nome do nosso arquivo é crisma4.gif.
A realização desta atividade, no início, não foi fácil. Isso ocorreu porque desconhecíamos os recursos do programa Paint Shop Pro.
Sendo assim, iniciamos nosso trabalho com a exploração livre dos recursos disponíveis neste programa, até conhecê-los de forma suficiente para cumprir a atividade proposta nesta aula.
Portanto, se analisarmos nosso conhecimento inicial sobre os usos deste programa e o conhecimento que obtivemos após usá-lo, podemos afirmar que a elaboração dos mapas conceituais, além de ser uma tarefa divertida, tornou-se um estímulo para a aprendizagem dos recursos do Pain Shop Pro.
Tomando nossa experiência como base, achamos que o uso de mapas conceituais como atividade de ensino-aprendizagem estimula a exploração de recursos, além de ser um tipo de texto extremamente útil.
Data: 04/12/98 Hora: 19:16 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Cecília Goulart Flores E Carolina Fossatti
Endereco : aula8
opiniao : Nós, no início da atividade encontramos um pouco de dificuldades em relaçâo à utilizaçâo do programa. Após lermos o tutorial explicativo, tivemos maior facilidade em manusear com o programa,e as dúvidas foram sendo resolvidas no decorrer da atividade.CECA.GIF
Data: 04/12/98 Hora: 19:36 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br
Nome : Cátia Cristina Freitas Lima
Endereco : Opinião sobre Mapa Conceitual
opiniao : O nome do meu arquivo com o meu mapa conceitual chama-se catialim.gif.
Muitas vezes utilizo o Mapa Conceitual em meus esquemas de estudo, sem ter conhecimento de que este era o nome usado para defini-lo. Este é um recurso de grande utilidade pois nos permite delinear um assunto de maneira simples e de fácil entendimento.
Os Mapas permitem a apresentação de conceitos de uma forma diferenciada, salientando os principais pontos de conhecimento, servindo como um roteiro de ensino.
Além de que os Mapas conceituais permitem uma melhor apresentação do conteúdo a ser ensinado,saindo da tradicional aula quadro-giz.
Possibilita um nova ferramenta nas mãos do professor para melhor estimular seus alunos com os mais diversos conteúdos.
Data: 04/12/98 Hora: 20:59 Máquina: 143.54.41.17
Nome : VINICIUS CABRAL ALMADA E ANDERSON LUIS DO AMARAL DOS SANTOS
Endereco : MAPAS CONCEITUAIS
opiniao : OS MAPAS CONCEITUAIS SERVEM PARA FAZER RESUMOS,
ESQUEMATIZAÇÃO DE CONTEUDOS ENTRE OUTRAS.
A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS AUXÍLIA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM POR QUE ESTIMULA A CRIATIVIDADE DO USUÁRIO.
Data: 04/12/98 Hora: 21:31 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : LUCIANE ANDREIA RIBEIRO LEITE - JULIANA ALMEIDA - PATRICIA BANDEIRA DA ROSA
Endereco : MAPAS CONCEITUAIS - OPINIÃO DO GRUPO
opiniao : A realização desta atividade nos permitiu aprender mais alguns recursos que o computador nos oferece.
Este não somente beneficiará a nós enquanto usuários, como também enriquecerá a nossa prática.
Poderemos utilizar estes mapas conceituais em polígrafos sintéticos para ajudar aos alunos em seus estudos, e ainda auxiliá-los para construir seus próprios mapas com variados fins.
Além de ser divertido e útil, este tipo de tarefa nos permite incrementar trabalhos e instigar nossa criatividade.
Data: 04/12/98 Hora: 22:15 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : CARLOS ALEXANDRE SELBACH
Endereco : MAPAS CONCEITUAIS
opiniao : ARQUIVO: carlosale.gif
Acho que o uso de mapas conceituais auxiliam, de modo geral,
a uma melhor memorização e enfoque geral, de maneira resumida,
de assuntos mais abrangentes, de modo que esse resumos através de
"esquemas" ou figuras facilitam a compreensão de determinado
assunto, principalmente na educação, afinal aprendemos a fazer
esse tipo de atividade principalmente nos cursinhos pré-vestibulares,
a fim de memorizarmos mais eficiente e resumidamente a grande
quantidades de conteúdos;
Data: 04/12/98 Hora: 22:27 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : Helvio Teixeira Almeida
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : Arquivo helvio.gif
A utilização de mapas conceituais, dinamiza o entendimento do assunto abordado
de uma maneira rápida e concisa. Parece ser um recurso inesgotável, prático e dinâmico.
Data: 04/12/98 Hora: 22:29 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : luciana carboni
Endereco : mapas conceituais
opiniao : literatura.gif
acredito ser muito válido utilizar os mapas conceituais,
como um recurso nas atividades de ensino-aprendizagem,
pois os alunos desta forma estarão desenvolvendo a capacidade de
síntese através de esquemas do conteúdo estudado,sistematizando
os assuntos mais importantes. com uma ferramenta a mais que é o computador.
Data: 04/12/98 Hora: 22:30 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vander Edison A.Pedroso Mat: 3286/97-1
Endereco :
opiniao : Arquivo: vander.gif
Achei genial, pois te possibilita a preparar apresentações de maneira
mais rápida e ilustrada, tornando o trabalho mais rico a apreciável.
Data: 04/12/98 Hora: 22:30 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Ana Cristina Andrejew Ferreira e Eduardo Brandão Fornari
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : Arquivo: eduan.gif
Opinião: Achamos muito interessante o uso de mapas conceituais no ensino-aprendizagem, pois proporciona ao aluno a compreensão do ensino de uma maneira diferente da usual.
Data: 04/12/98 Hora: 22:35 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Marangela Agnolin 2214/97-9
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : Arquivo:planta.gif
Achei o programa excelente, gostoso de se trabalhar. Nos deixa à vontade para criar,colocar oque nos interessa na tela.
Data: 10/12/98 Hora: 17:28 Máquina: sagitario.pgie.ufrgs.br
Nome : Adriana Sehnem e Jaqueline Alves
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : maconja.gif
Achamos interessante aprender a construir um Mapa Conceitual no Computador
para podermos utilizarmos em nossas atividades diárias.
Data: 11/12/98 Hora: 13:27 Máquina: math13.mat.ufrgs.br
Nome : Vandoir Stormowski
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : mapavand.gif
Uma das grandes vantagens de se usar o PSP, além de ser um editor gráfico
de fácil manuseio, é que os arquivos salvos a partir dele são imensamente menores
a arquivos de imagem produzidos em editores similares.
Quanto ao uso de Mapas Conceituais no ensino, é de grande valia pois possibilita ao professor fazer um resumo conciso da matéria, e a partir dele mostrar as relações que existem entre os termos em estudo.
Serve também de auxílio ao aluno, que em certas ocasiões, necessita organizar e concatenar adequadamente as idéias. Muitas vezes, o aluno pode até saber a matéria, mas com uma visualização concreta através destes mapas conceituais, ele consegue uma maior abrangência da sua imaginação do fato real.
Como o PSP é um editor de gráfico com inúmeros recursos, mas de fácil
manuseio, pode-se utilizar o mesmo no ensino integrado de certa
ciência com a informática. Os alunos além de aprender a matéria, estarão
se acostumando com o uso do computador.
Data: 11/12/98 Hora: 15:17 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 11/12/98 Hora: 17:47 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Marli Alvonoz e Daniela Kommers
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : O nome do arquivo é mardan1.gif
Acreditamos que a utilização de Mapas Conceituais é de uma abrangência
profunda, ou seja, os Mapas Conceituais podem ser instrumentos valiosos
em diversas situações e para diferentes finalidades. Assim sendo, eles
podem ser usados tanto como "ferramentas" didáticas, auxiliando e facilitando
o ensino-aprendizagem dos mais variados conteúdos escolares, quanto como
ilustrações explicativas em revistas, jornais, livros, anúncios, etc.
Concluímos que o ponto mais importante do uso de Mapas Mentais é o
seu aspecto facilitador da aprendizagem: ele permite que as informações
mais importantes sejam selecionadas e destacadas, que haja uma organização
adequada das mesmas e, por conseguinte, um nível mais elevado de compreensão.
Conseqüentemente, os Mapas Conceituais estão diretamente relacionados
com o "lado" prático da vida e podem ser úteis, como já colocamos, nas
mais diversas situações.
Ainda dentro do aspecto facilitador, queremos ressaltar a importância
do aspecto atrativo. O uso adequado de recursos como cor, forma, fonte,
imagem, etc. torna os Mapas Mentais instrumentos agradáveis para o
ensino-aprendizagem. Sem dúvida, é muito mais estimulante estudar por
meio de um gráfico bem elaborado do que estudar através de um gráfico
em preto e branco.
Data: 11/12/98 Hora: 18:05 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : marcia stypulkowski e lady garcia luiz
Endereco : mapas conceituais
opiniao : nome do arquivo: mapa.gif
opinião: os mapas conceituais são muito importantes para auxiliar no aprendizado, pois reforçam o conceito principal.
Possibilita uma visão geral do assunto, com destaque para a idéia principal, desta maneira facilita a compreensão de um determinado assunto.
Deveria ser utilizado com mais frequência, pois facilita o ensino-aprendizagem do estudante.
Data: 11/12/98 Hora: 21:50 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : JOÃO DA SILVA E ROSANE MARQUES
Endereco : NATUREZA
opiniao : O mapa conceitual é de muita valia para a apresentação e desenvolvimento de um plano de aula, porque aborda com bastante ênfase a visão do aluno.
É preciso term mais contato com esse tipo de meio auxiliar, para que possamos adquirir mais prática e com isso diminua as dificuldades e resistências com o computador.
Data: 11/12/98 Hora: 21:52 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : JOÃO DA SILVA E ROSANE MARQUES
Endereco : NATUREZA
opiniao : O mapa conceitual é de muita valia para a apresentação e desenvolvimento de um plano de aula, porque aborda com bastante ênfase a visão do aluno.
É preciso term mais contato com esse tipo de meio auxiliar, para que possamos adquirir mais prática. E com isso diminuir as dificuldades e resistências que temos com o computador.
Data: 18/12/98 Hora: 16:06 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : Andréia Torres e Liliane Nunes
Endereco : Mapas Conceituais
opiniao : Arquivo:andli.gif
Achamos os mapas bastante importantes pois no sproporcionam uma nova
forma de vermos com mais facilidade, principalmente nos estudos como
como se fossem esquemas (resumos).
Data: 28/12/98 Hora: 16:29 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br
Nome : Claudia Remiao
Endereco : Uma forma de organizar o pensamento
opiniao : cremiao.HTML
cremiao1.HTML
cla1.gif
cla2.gif
cla3.gif
Acredito que esta proposta de se realizar, ou melhor dizendo criar MAPAS CONCEITUAIS, seja muito interessante!!!
Essa forma de "trabalho" nos incentiva para que façamos novas pesquisas, relações entre, abordagens de diversos assuntos, etc; pois, sem dúvida esta forma de ensino nos faz com que ampliemos nossos conhecimentos!
CLÁUDIA REMIÃO
matrícula: 0581/95-4
turma: A
Data: 04/02/99 Hora: 21:45 Máquina: 143.54.41.163
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : arquivo: kcjvckj
diretorio XXX