Nome : Mary Lúcia Pedroso Konrath
Endereco : http://www.pcs.usp.br/~psquadro/prateduc.htm
opiniao : A página é muito interessante e tem
uma abordagem muito recente e moderna a respeito da educação
e sua ampla área.
Data: 10/09/99 Hora: 15:56 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Dina Fernanda Lanzarini Leal
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/
opiniao : Este texto fala sobre nossos alunos especiais. Tem
estórias, vivências e lindos desenhos...!
Data: 10/09/99 Hora: 15:57 Máquina: 143.54.41.14
Nome : ANA C. BRAUN
Endereco : http://jsmnet.com/clippings/C0526c2.htm
opiniao : Parece utopia mas, um gurpo de pesquisadores americanos
estão trabalhando no desenvolvimento de computadores com "bom senso"
e emocão.
Data: 10/09/99 Hora: 15:59 Máquina: 143.54.41.15
Nome : Mary Lúcia Pedroso Konrath
Endereco : http://www.davinci.g12.br/961101.htm
opiniao :
Data: 10/09/99 Hora: 16:08 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Dina Fernanda Lanzarini Leal
Endereco : http://www.futureworld.com.br/FWInfEdu/FWInfCri/fwiecri.htm
opiniao : Esta página trata sobre a importância
e a incidência dos conhecimentos em informática nas escolas.
Trazendo, inclusive a idéia de que hoje o computador é imprescindível
e, por isso cada vez mais, se torna presente a informática nas escolas.
Data: 10/09/99 Hora: 16:50 Máquina: 143.54.41.24
Nome : Michele M. Rivatto
Endereco : http://terra.cglobal.pucrs.br/~greptv/eead/quem.htm
opiniao : Esta HP é muito interessante, fala um pouco
de educação a distância. Vale a pena dar uma conferida.
Data: 10/09/99 Hora: 17:24 Máquina: math09.mat.ufrgs.br
Nome : Elisangela Schneider e Janaína Brilhante
Endereco : http://www.futureworld.com.br/FWInfEdu/FWInfCri/fwiecri.htm
opiniao : Esta página nos chamou
atenção, pelo fato de explorar o desenvolvimento e algumas
mudanças na educação. Trata da importância e
a utilidade da informática nas escolas, que já se tornou
uma necessidade, tendo em vista as exigências de um mercado
de trabalho cada vez mais competitivo.
Data: 10/09/99 Hora: 17:33 Máquina: 143.54.41.24
Nome : Luís Henrique Girardi
Endereco : http://www.cos.ufrj.br/~neide/artigos/estado%20da%20arte.htm
opiniao : Achei a página muito interessante pelo fato
de apresentar vários textos a respeito de assuntos como Sistemas
de Aprendizado À Distância Apoiado em Tecnologias da Internet,
Ambientes Educacionais de Comunicação e Colaboração
Baseados em Listas de discussão, Requisitos Pedagógicos do
Aprendizado Cooperativo e Salas de Aulas Virtuais.
Data: 10/09/99 Hora: 17:36 Máquina: 143.54.41.216
Nome : Maria Cristina Menezes e Lisandra Machado Rodrigues
Endereco : athena.mat.ufrgs.br/~portosil/polemic6.html
opiniao : A página é interessante por abordar
a temática do computador na educação, mostrando os
prós e os contras de sua utilização.
Data: 10/09/99 Hora: 17:46 Máquina: 143.54.41.28
Nome : Cristina Zynich, Júlio Sanches, Roberto Santiago
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br
opiniao : Está página é referente a aplicação
de processos de informática na educação, destacando
estudos ligados a educação especial. É utilizado softwares
especiais para tentar solucionar dificuldades de aprendizagem. As pesquisas
desenvolvidas tiveram como público alvo alunos repetentes, deficientes
mentais , superdotados, entre outros.
Data: 10/09/99 Hora: 17:53 Máquina: 143.54.41.211
Nome : Andre Luiz Lopes de Lima
Endereco : http://emu.ime.unicamp.br/Main-br.html
opiniao : Projetos desenvolvidos por um grupo de pesquisadores
do Instituto de Matemática - UNICAMP, visando o desenvolvimento
da linguagem e de um instrumental matemático voltados para a formação
de alunos nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. Pesquisa
direcionada à proposição de projetos interdisciplinares
desenvolvidos pelos alunos e à utilização de recursos
computacionais e de multimídia.
Data: 10/09/99 Hora: 18:08 Máquina: 143.54.41.213
Nome : Ana Maria Loureiro Martins
Endereco : http://www.regra.com.br/educaçao/info.htm
opiniao : NDI- Nucleo de Desenvolvimento Infantil - E´
um laboratório com o objetivo de criar softwares voltados `a Educa
ção Infantil,adaptando histórias ,criando jogos computadorizados.
Data: 10/09/99 Hora: 18:12 Máquina: 143.54.41.11
Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : www.jsmnet.com/clippings/co526c.2.htm
opiniao : FALA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM COMPUTADOR,
E NÃO ROBÔS, COM EMOÇÕES IGUAIS A DO HOMEM.
Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.41.11
Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : HTTP:/jsmnet.com/clippings/c0526c.2.htm
opiniao : A página fala sobre a construção
de um computador com emoções iguais a do homem.
Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.32.215
Nome : DÉBORA XAVIER RODRIGUES E SUZI DARLEI LUZ POSTIGLIONE
Endereco : www.educ-rec.pe.gov.br/pcr/
opiniao : PROJETO DE UMA CIDADE DE RECIFE, QUE CONSISTE EM PROPICIAR
AOS ALUNOS, APRENDIZAGENS BÁSICAS DE COMPUTAÇÃO NAS
ESCOLAS. ASSIM, O ALUNO SE FAMILIARIZARÁ COM A INFORMÁTICA.
Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.41.11
Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : http://jsmnet.com/clippings/c0526c.2.htm
opiniao : A página fala sobre a construção
de um computador com emoções iguais a do homem.
Data: 10/09/99 Hora: 18:24 Máquina: 143.54.41.27
Nome : ANÍDRIA CAMARGO DE JULI
Endereco : http://www.casapsicologo.com.br/leon.htm
opiniao : Nesse endereço, encontramos uma parte do livro
"O COMPUTADOR NO ENSINO E A LIMITAÇÃO DA CONSCIÊNCIA"
Nos apresenta os aspectos negativos que o uso do computador pode ter no
ensino;tais como modificações nos contéudos para se
adaptar ao compurtador.
Data: 10/09/99 Hora: 18:48 Máquina: 143.54.41.12
Nome : LUCIO ALMEIDA
Endereco : WWW.INEI.COM.BR/
opiniao : A EXPERIENCIA DESTA ESCOLA EM INFORMATICA EM EDUCACAO
JA E DE BASTANTE TEMPO.
Data: 10/09/99 Hora: 18:51 Máquina: 143.54.41.210
Nome : Luiz Eugênio da Mota Machado
Endereco : http://www.apm.pt/apm/destaques
opiniao : Encontramos neste endereço importantes colocações
sobre utilizações da matemática. A quantidade de informações
é inclível.
Data: 10/09/99 Hora: 20:19 Máquina: 143.54.41.213
Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.ime.usp.br
opiniao : A página comenta o que crianças e adolescentes
precisam saber para iniciar o aprendizado digital, o raciocínio
lógico e a idade certa para iniciação.
Data: 10/09/99 Hora: 20:22 Máquina: 143.54.41.216
Nome : Jeferson Luis Lukacheski Correa
Endereco : http://www.medialab.fe.up.pt/alunos/TBarros/EduInternet.htm#Realmente
opiniao : http://www.medialab.fe.up.pt/alunos/TBarros/EduInternet.htm#Realmente
Esta é uma página que enfoca a internet com seus "prós
e contras", relatando tanto os aspectos sócio-economicos relacionados
com o ensino de matérias específicas via internet, pois pode
desde fugir ao controle do aluno, por ter várias possibilidades
de informação até mesmo desviar a atenção
do mesmo por ter acesso a infinitas diversões. E mesmo a formação
de profissionais voltados ao ensino via internet, teria de ser mais aprofundado
e ter maiores recursos para o mesmo poder ter aprovação de
toda a população, sem ser exclusiva das classes elitizadas.
Data: 10/09/99 Hora: 20:26 Máquina: 143.54.41.213
Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.proinfo.gov.br
opiniao : O texto fala basicamente sobre o uso do computador
na educação, o desenvolvimento do aprendizado pelo aluno,
e das características da capacitação profissional
do educador.
Data: 10/09/99 Hora: 20:28 Máquina: 143.54.41.211
Nome : Márcio Eduardo Reis de Souza
Endereco : URL: www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm
opiniao : Está página é bem interessante.
Ela aborda um assunto atual e também polêmico. A página
ressalta sobre o aproveitamento do computador na aprendizagem, porém
há alguns questionamentos sobre o tema. O autor procura no texto
minimizar as críticas com exemplos práticos de como seria
muito mais fácil e proveitoso o uso do Computador nas Escolas desde
as primeiras séries.
Data: 10/09/99 Hora: 20:31 Máquina: 143.54.41.216
Nome : JEFERSON LUIS LUKACHESKI CORREA
Endereco : http://www.techoje.com.br/ed9504-1.htm
opiniao : http://www.techoje.com.br/ed9504-1.htm Esta apóia
de um certo modo a idéia de criar-se um novo método de ensino
pois o homem sempre evoluiu e aos poucos continua neste passo de não
ficar estagnado, então porque não instituir o computador
em sala de aula? Também lembra de enfocar os altos custos da era
da informática.
Data: 10/09/99 Hora: 20:35 Máquina: 143.54.41.213
Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.ecof.org.br
opiniao : A página fala sobre o aprendizado de crianças
especiais e o seu desenvolvimento no processo de aprendizagem com o uso
do computador.
Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.11
Nome : Renata Osorio de Noronha
Endereco : http://www4.origin.com.br/prosa/
opiniao : Esta pagina contém dicas e truques para uma
melhor escrita, um texto mais criativo e mais correto.
Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.210
Nome : VANESSA GOBBATO
Endereco : http://www.geocities.com/WallStreet/7939/index.html
opiniao : Esta página é muito interessante,fala
dos possíveis usos da Internet na educacão. Inclui links
da UFRJ sobre o assunto.
Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.18
Nome : Morgana M. Grudzinki
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/software/software.html
opiniao : Trata da produção dos alunos frequentadores
do NIEE/ Prorext/ufrgs , demonstrando várias formas de promoção
do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das pessoas envolvidas
Data: 10/09/99 Hora: 20:45 Máquina: 143.54.41.20
Nome : NELSON COSTA DA SILVA
Endereco : http://www.vetorialnet.com.br/~luciano/ie/logo01.htm
opiniao : Esta página faz uma abordagem muito interessante
sobre os primeiros passos da criança no processo de aprendizagem
na informática. Orienta, com muita propriedade o relacionamento
professor-aluno sob o aspecto de crescimento conjunto. Comenta, inclusive,
sobre a capacidade que a criança adquire para comandar suas próprias
açoes, com liberdade e emoção. Recomendo.
Data: 10/09/99 Hora: 20:51 Máquina: 143.54.41.28
Nome : Patrícia Fernanda Aguiar Barbosa
Endereco : http://www.angelfire.com/ak2/npmori/futuro.html
opiniao : Esta página da Carnegi Mellon University, em
inglês, possibilita gratuitamente a criação de uma
home-page pessoal e um e-mal, isso já torna á página
interessante pois cria um espaço imensurável de possibilidades
de comunicação com o mundo. Além disso a página
apresenta diversos links, com revistas, jornais, material fotográfico
digital, jogos, tudo apresentado de forma didá- tica. Vale a pena
conferir!
Data: 10/09/99 Hora: 20:54 Máquina: 143.54.41.18
Nome : Morgana Martins Grudzinski
Endereco : phoenix.sce.fct.unl.pt/ribie/cong
1996/c.../20/ARTIGO.htm
opiniao : Achei bem interessante, pois relata uma pesquisa sobre
a opinião de estudantes gaúchas de pedagogia sobre o uso
da informática na educação
Data: 10/09/99 Hora: 20:57 Máquina: 143.54.41.14
Nome : Marcelo Meira do Nascimento
Endereco : http://dainf.cefetpr.br/~infoeduc/
opiniao : Site criado pelo Dept de Informática do CEFET-PR
juntamente com a SEC do Estado do Paraná. Tema: O constante crescimento
tecnológico cria a real necessidade de que nossos educadores atualizem-se
regularmente utilizando-se dos benefícios e praticidade da informática
na educação.
Data: 10/09/99 Hora: 21:04 Máquina: 143.54.41.15
Nome : Sandi Maria de Almeida Gomes
Endereco : http://www.educ-rec.pe.gov.br/pcr/Main/index.htm
opiniao : O site é de grande interesse, uma vez que nos
deparamos com um projeto em beneficio da educação, ou melhor,
da informática na educação brasileira. A prefeitura
da cidade de Recife mostra sua proposta com todas elaborações
necessárias para tal. o que interessou-me realmente foi sobre a
necessidade da expansão desse projeto para o restante do pais, visando
a formação de professores informatizados e consequentemente
a preparação de alunos brasileiros preparados para o novo
mercado de trabalho e sua entrada na globalização.
Data: 10/09/99 Hora: 21:11 Máquina: 143.54.41.20
Nome : NELSON COSTA DA SILVA
Endereco : http://www.epub.org.br/correio/corr02.htm
opiniao : Esta página,Informática, Educação
e Modernidade, aborda com muita propriedade como o Brasil perdeu seu rumo,
depois de início muito promissor no campo da informática
seja em software ou hardware. Mostra como uma política errônea
pode acelerar o grau de destruição da competência nacional
em tecnologia de software, que representa justamente o mercado do futuro.
Recomendo, inclusive, porque faz uma abordagem muito realista sobre a falta
de incentivo da informática nas Universidades.
Data: 10/09/99 Hora: 21:12 Máquina: 143.54.41.26
Nome : Luciano Rocha da Silva
Endereco : http://members.tripod.com/lfcamara/index1.html
opiniao : A pagina apresenta uma discussao a respeito do uso
do computador em sala de aula e a sua validade, tornando claro que nao
existe magica no ensino utilizando-se o comutpador. A autora deixa clara
a necessidade de se trabalhar o aprendizado utilizando o computador como
uma ferramenta e nao como um brinquedo.
Data: 10/09/99 Hora: 21:26 Máquina: 143.54.41.27
Nome : Márcia Aquino
Endereco : http://www.insoft.softex.br/~projead/rv/frm_artigos.htm
opiniao : A revista apresenta vários temas interessantes
sobre a educação na informática.
Data: 10/09/99 Hora: 21:29 Máquina: 143.54.32.215
Nome : Renata Reginato Moura
Endereco : http://www.geocities.com/Colosseum/Loge/7978/cap2-2.html
opiniao : Esta página é muito interessante, pois
faz com que futuros professores pensem sobre o quanto é importante
a utilização da Internet em sala de aula para que o conhecimento
não seja detido apenas pelo professor, mas que seja também
pelos alunos e então seja possível interagir.
Data: 10/09/99 Hora: 21:36 Máquina: 143.54.32.212
Nome : JOAO SELDO FREITAS JUNIOR
Endereco : http://www.positivo.com.br/colegio/c2.infoeduc.htm/
opiniao : Esta págian relata de forma suscinta mas bastante
eficaz a importância da informática no desenvolvimento educacional.
Data: 10/09/99 Hora: 23:17 Máquina: cache.netmarket.com.br
Nome : Patricia R. Centeno
Endereco : http://www.nied.unicamp.br/
opiniao : Essa página parece bem interessante, mostranto
as pesquisas feitas, na área da Informática na Educação,
pel grupo de pesquisas da Unicamp.
Data: 13/09/99 Hora: 10:38 Máquina: proxy.procempa.com.br
Nome : Fábio R. Bastos Gomes
Endereco : www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm
opiniao : Esta página faz uma análise sobre o
uso do computador na educação.
Data: 17/09/99 Hora: 16:54 Máquina: 143.54.41.24
Nome : Flávia Teixeira Mat:1195/95-4
Endereco : http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/tecdist1.htm
opiniao : Nesta página comenta-se sobre o uso da Educação
à Distância para se obter informações atualizadas
mais rapidamente através do uso da informática.
Data: 17/09/99 Hora: 17:38 Máquina: 143.54.41.213
Nome : cintia rodrigues gualtieri
Endereco : htpp://orion.ufrgs.br/faced/lies/paginainfom.htm
opiniao : esta página foi produzida pelo LIES, para que
possamos encontrar livros e textos para pesquisa. Todos com assunos ligados
na informática na educação
Data: 17/09/99 Hora: 17:39 Máquina: 143.54.41.213
Nome : cintia rodrigues gualtieri
Endereco : http://www.ufba.br/~marciof/welcome.htm
opiniao : este é um artigo sobre a introdução
de computadores nas escolas públicas de Alagoas, as criticas as
conquistas foram muito bem rentradas.
Data: 17/09/99 Hora: 18:44 Máquina: 200.248.157.157
Nome : Luciane Mary DURIGON
Endereco : ortoben@portoweb.com.br
opiniao : Na minha busca no ALTAVISTA achei este texto que achei
interessante, as palavras chaves que usei foram "editor de texto e educação"
Informática na Educação, uma reação
em cadeia ou nada ... A Escola, instituição a que são
atribuídas tantas responsabilidades, tantas esperanças e
tantas possibilidades de um futuro melhor - "Estuda, só assim para
vencer!" - afirmam as pessoas, que dizem para seus filhos ou para aqueles
com os quais se importam. A Escola, uma tábua de salvação
para a emergência social, cujos artistas principais, os professores,
assim como muitos artistas são esquecidos das medidas práticas
de melhoria de vida. É nesta escola que nos últimos anos
vem acontecendo algumas tentativas de tecnologização através
da utilização de computadores para melhorar o processo de
aprendizagem, para se buscar novas formas de se fazer educação,
para dar ao professor um papel mais arrojado nas suas ações
educativas. O Ceará, neste sentido tem investido muito nos seus
professores desde 1995, tanto que neste ano (1998) praticamente crescemos
incomensuravelmente no que diz respeito a levar o computador para dentro
das escolas, para criar possibilidades de capacitação do
professor e para colocar o aluno em contato com esta tecnologia. Medidas
tímidas é verdade, afinal colocar 04 computadores para 200
ou 300 alunos significa uma média mínima de 50 alunos por
computador o que torna impraticável qualquer ação
pedagógica mais orientada para todo o grupo de alunos da escola
além dos professores. Os professores, na sua grande maioria inseguros
com relação a utilização das máquinas,
mesmo tendo realizados cursos que teoricamente os instrumentaram para "mexer"
no computador ainda não sabem exatamente quais as vantagens de fazê-lo.
Entretanto, com o tempo de manuseio começamos a perceber as diferenças
e as vantagens do uso da máquina. Ora, em que tempo o professor
vai mexer ou pesquisar no computador. Não há dúvida
que ele imediatamente será tachado de "enrolador de aula" e se escrevo
esta linha é porque já vejo isto acontecer. Através
de um pensamento medieval e que demonstra toda a limitação
de compreensão de processo educativo - "o lugar de professor é
na sala de aula" - como se fosse na sala de aula que os grandes acontecimentos
educativos tivessem ocorrido. É uma lástima que quando vemos
um professor pesquisando, trabalhando fora da sala de aula ele seja rotulado
desta forma tão limitadora. Isto ocorre em uma época em que
falamos de modernas técnicas e teorias de ensino. Por outro lado,
currículo tal como é abordado hoje não suporta mais
em suas estruturas os avanços requisitados pela sociedade emergente.
Não podemos mais atar em um determinado tempo uma determinada aquisição
de saber, porque o numero de variáveis e nuances que o saber contem
dentro de uma mesma temática aumentou desde o último século
até nós. Até agora consideramos o computador na escola,
vamos pensar agora quer este computador esta ligado a INTERNET. A informação
chega até nós em segundos e não mais em dias, meses
ou até mesmo anos e daí nossa necessidade de mudança
interior que já é premente torna-se emergencial. E é
exatamente isto que esta acontecendo, as escolas estão se ligando
a INTERNET, o que é fantástico, incrível, principalmente
se conseguirmos operar a informação com a educação.
Onde vamos chegar? A informática educativa ou educacional ou até
mesmo a informática aplicada a educação para funcionar
necessitam de uma reação em cadeia que envolva todos os atores
do processo educativo e da Escola, uma verdadeira mudança de consciência.
Não podemos esperar que a fôrma que utilizamos a mais de um
século ainda possa servir como base para estas mudanças.
Seria ingênuo fugir da necessidade de criar novos caminhos para a
educação. Estamos, neste momento no Ceará, timidamente
começando a vislumbrar esta possibilidade de criar um novo caminho
para a educação. São atitudes individuais de professores,
diretores e alunos que começam a fazer diferente e a mostrar a possibilidade
de se fazer algo novo e não só fazer uma plástica
no velho e apresentá-lo como novo. Mas, outros buscam efetivamente
mudar, criar novas possibilidade mesmo com toda a passividade dos tecnólogos
e grandes coordenadores. Eles; professores, diretores e alunos, avançam
tateando novas possibilidade e nem sempre sabem se aquilo que estão
fazendo realmente é novo, mas a intenção de mudar
já é "mola propulsora" para que aos poucos venhamos a nos
aproximar de mudanças mais substanciais no processo de aprendizagem.
Potencialmente e fisicamente, o computador esta dentro de nossas escolas,
mas culturalmente ainda pertence a ficção escolar, não
porque o professor e o aluno não desejam maior aproximação
mas porque não esta realmente inserido no processo escolar sua utilização
e esta só acontecerá factualmente se o computador puder ser
utilizado como um instrumento de pesquisa, de aprendizagem e de simulação
de possibilidades. Para isso, no entanto, é importante que seja
dado tempo tanto para o professor como para o aluno explorar sem medo esta
máquina. Em 1995, Fortaleza tinha um centro de informática
para a Escola Publica, agora em 1998 podemos contar com computadores em
mais de 70 escolas da cidade, o que representa um aumento considerável
de atenção para com a Informática nas Escolas. Destas
mais de 70 Escolas, aproximadamente 10 estão envolvidas em projetos
de âmbito nacional e que envolvem Educação à
Distância, onde potencialmente e factualmente podem ser trocadas
informações com mais 03 Estados do Brasil. Este quadro representa
um avanço de possibilidades inconteste. Hoje, os professores destas
10 escolas pelo menos questionam "coisas" sobre a tecnologia que não
eram nem imaginadas no ano de 1994. Isto é um avanço, não
há como negar. Contudo, ainda é a minoria dos professores
que se a utilizam da informática por questões estruturais
que envolvem falta de tempo, falta de disponibilidade do laboratório
e outras variantes que os afastam desta possibilidade. Neste nosso primeiro
encontro deixo para vocês duas solicitações: Primeiro
que aqueles que tem contato com os "Grandes Administradores" esqueçam
de tentar arrumar a fôrma antiga da educação e passem
a investir seus pensamentos em alguma nova maneira de se fazer educação,
mesmo compreendendo as dificuldades geradas por necessidades de treinamentos
e outros gastos; e em Segundo peço aos professores que estão
entrando em contato com a informática que procurem trabalhar junto
com os alunos e principalmente tendo sempre em mente a seguinte sugestão:
De que forma posso utilizar o computador que me seria impossível
fazê-lo através de outro instrumento? Isto é de suma
importância porque nos afasta da "mesmice" das atividades passadas
e nos leva a pensar forçosamente em ações interoperativas,
interdisciplinares e multidirecionadas. Por exemplo, escrever no editor
de texto é comum, mas partilhar a escrita com outros colegas e alunos
de outros Estados só mesmo através de um instrumento de comunicação
tecnológico. Todas as quartas feiras estaremos com vocês.
Esta coluna se propõe a estabelecer uma interatividade com o leitor,
por isso estamos esperando sua participação através
de sugestões e questionamentos no e-mail robsonl@fortalnet.com.br
Data: 17/09/99 Hora: 19:02 Máquina: 200.248.157.157
Nome : Luciane Mary Durigon
Endereco : http://www.appai.com.br/educar_n7/entrevista/principal.htm
opiniao : A pagina visitada através do altavista, no
meu entender, se demonstrou ser um execelente método de auxílio
para a educação , diversas áreas e diversos temas
são encontradas facilmente.
Data: 17/09/99 Hora: 21:39 Máquina: 143.54.41.13
Nome : Marcio de Quadros Ortiz
Endereco : http://www.easycomp.com.br/
opiniao : É uma pagina que trata do ensino da computação
de um modo revolucionário e interrativo
Data: 20/09/99 Hora: 22:11 Máquina: dl-pm2-14.sma.zaz.com.br
Nome : Paulo Junior Dutra Martins
Endereco : : www.ufp.pt/units/cetic/cetic/confernc.htm
opiniao : Para quem gosta de poesia esta é uma boa porta
de entrada.
Data: 21/09/99 Hora: 16:10 Máquina: 143.54.32.215
Nome : Luciana Paiva Conceição
Endereco : http:www.psico.ufrgs.br/mec-nte/hpcurso2.htm#APRESENTAÇÃO
opiniao : Interessante para a formação de professores
da rede pública mais especializados.
Data: 21/09/99 Hora: 16:11 Máquina: 143.54.32.215
Nome : Michele Menezes Rivatto
Endereco : http:www.psico.ufrgs.br/mec-nte/hpcurso2.htm#APRESENTAÇÃO
opiniao : Interessante para a formação de professores
da rede pública mais especializados.
Data: 22/09/99 Hora: 14:41 Máquina: math05.mat.ufrgs.br
Nome : marina
Endereco : http://www.cudenver.edu/~mryder/itc_data/net_teach.html
opiniao : Teaching
and Learning on the Internet
Site da University of Colorado at Denver - School of Education, apresenta
uma série de links que remetem para alguns títulos de pesquisas
e artigos. Eu li um dos artigos:
PC
is to Piaget as WWW is to Vygotsky . Neste artigo o autor relaciona
algumas características de determinada fase de tecnologia da informática
com diferentes teorias pedagógicas. Acho que o autor deveria ter
deixado mais claro qual o seu embasamento teórico e ter desenvolvido
mais suas idéias.
Nome : Kelly e Grazieli
Endereco :
opiniao : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm
Está página tem informaçoes interessantes sobre o
uso do computador na educaçao especial.
Data: 01/10/99 Hora: 18:21 Máquina: 143.54.32.212
Nome : Kelly e Grazieli
Endereco : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm
opiniao : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm Está
página tem informaçoes interessantes sobre o uso do computador
na educaçao especial.
Data: 01/10/99 Hora: 20:06 Máquina: 143.54.32.215
Nome : JOSIANE SANTOS
Endereco : EDU3375NOITE
opiniao : WWW.PROEXT.UFU.BR/PARAH/EDUINFA.HTML
ESTE SITE TRATA DE VÁRIOS ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL,
INCLUINDO AS NOVAS LEIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. WWW.VISAOEDUCACIONAL.COM.BR/EDUINC.HTML
NESTE SITE ENCONTRA-SE INDICAÇÃO DE CDS EDUCACIONAIS, SUAS
DESCRIÇÕES E INDICAÇÕES.
Data: 22/10/99 Hora: 19:23 Máquina: 143.54.41.27
Nome : Patrícia Fernanda Aguiar Barbosa
Endereco : www.st-kilda.com/douance/ident.htm
opiniao : Esta página é um "Guia Prático
da Criança Superdotada", identifica as características, as
curiosidades sobre o assunto, traz uma abordagem prática. Vale a
pena conferir!
Data: 03/11/99 Hora: 17:57 Máquina: 143.54.41.210
Nome : DOMOINGOS JOSÉ D'AMICO
Endereco : www.utopia.com.br/sbie/capa.html
opiniao : Comunica os objetivos da Sociedade Brasileira de Informática
e Educação. Acho importante saber se esta entidade nâo
tem por objetivo fazer "lobby" pró indústria de informática,
mas ee realmente propôem ações no sentido do uso da
informática para o real desenvolvimento da educação
no país.
Data: 03/11/99 Hora: 18:35 Máquina: 143.54.41.210
Nome : DOMINGOS JOSÉ D' AMICO
Endereco : www.estado.com.br/jornal/suplem/fem/98/10/17/fe19.html#início
opiniao : Muito interessante este artigo sobre os recursos de
hardware e software implantados nos Colégios e Universidades Paulistas.
Data em que foi respondido: 10/01/00 - 16:28:29
Computador utilizado: (143.54.41.212)
Nome: Gustavo Darde Ruiz
Endereco: http://jsmnet.com/clippings/CO5206c.2.htm
Opiniao: Esta página relata o estudo do uso do computador
e suas emoções.> É muito interessante pensar que daqui
a algum tempo será pratica > mente impossível não
trabalhar com o computador inteligente. Que > seja capaz de auxiliar o
trabalho humano com mais praticidadde.