Data: 10/09/99 Hora: 15:27 Máquina: 143.54.41.15

Nome : Mary Lúcia Pedroso Konrath
Endereco : http://www.pcs.usp.br/~psquadro/prateduc.htm
opiniao : A página é muito interessante e tem uma abordagem muito recente e moderna a respeito da educação e sua ampla área.


Data: 10/09/99 Hora: 15:56 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Dina Fernanda Lanzarini Leal
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/
opiniao : Este texto fala sobre nossos alunos especiais. Tem estórias, vivências e lindos desenhos...!


Data: 10/09/99 Hora: 15:57 Máquina: 143.54.41.14

Nome : ANA C. BRAUN
Endereco : http://jsmnet.com/clippings/C0526c2.htm
opiniao : Parece utopia mas, um gurpo de pesquisadores americanos estão trabalhando no desenvolvimento de computadores com "bom senso" e emocão.


Data: 10/09/99 Hora: 15:59 Máquina: 143.54.41.15

Nome : Mary Lúcia Pedroso Konrath
Endereco : http://www.davinci.g12.br/961101.htm
opiniao :


Data: 10/09/99 Hora: 16:08 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Dina Fernanda Lanzarini Leal
Endereco : http://www.futureworld.com.br/FWInfEdu/FWInfCri/fwiecri.htm
opiniao : Esta página trata sobre a importância e a incidência dos conhecimentos em informática nas escolas. Trazendo, inclusive a idéia de que hoje o computador é imprescindível e, por isso cada vez mais, se torna presente a informática nas escolas.


Data: 10/09/99 Hora: 16:50 Máquina: 143.54.41.24

Nome : Michele M. Rivatto
Endereco : http://terra.cglobal.pucrs.br/~greptv/eead/quem.htm
opiniao : Esta HP é muito interessante, fala um pouco de educação a distância. Vale a pena dar uma conferida.


Data: 10/09/99 Hora: 17:24 Máquina: math09.mat.ufrgs.br

Nome : Elisangela Schneider e Janaína Brilhante
Endereco : http://www.futureworld.com.br/FWInfEdu/FWInfCri/fwiecri.htm
opiniao :     Esta página nos chamou atenção, pelo fato de explorar o desenvolvimento e algumas mudanças na educação. Trata da importância e a utilidade da informática nas escolas, que já se tornou uma necessidade, tendo em vista  as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.


Data: 10/09/99 Hora: 17:33 Máquina: 143.54.41.24

Nome : Luís Henrique Girardi
Endereco : http://www.cos.ufrj.br/~neide/artigos/estado%20da%20arte.htm
opiniao : Achei a página muito interessante pelo fato de apresentar vários textos a respeito de assuntos como Sistemas de Aprendizado À Distância Apoiado em Tecnologias da Internet, Ambientes Educacionais de Comunicação e Colaboração Baseados em Listas de discussão, Requisitos Pedagógicos do Aprendizado Cooperativo e Salas de Aulas Virtuais.


Data: 10/09/99 Hora: 17:36 Máquina: 143.54.41.216

Nome : Maria Cristina Menezes e Lisandra Machado Rodrigues
Endereco : athena.mat.ufrgs.br/~portosil/polemic6.html
opiniao : A página é interessante por abordar a temática do computador na educação, mostrando os prós e os contras de sua utilização.


Data: 10/09/99 Hora: 17:46 Máquina: 143.54.41.28

Nome : Cristina Zynich, Júlio Sanches, Roberto Santiago
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br
opiniao : Está página é referente a aplicação de processos de informática na educação, destacando estudos ligados a educação especial. É utilizado softwares especiais para tentar solucionar dificuldades de aprendizagem. As pesquisas desenvolvidas tiveram como público alvo alunos repetentes, deficientes mentais , superdotados, entre outros.


Data: 10/09/99 Hora: 17:53 Máquina: 143.54.41.211

Nome : Andre Luiz Lopes de Lima
Endereco : http://emu.ime.unicamp.br/Main-br.html
opiniao : Projetos desenvolvidos por um grupo de pesquisadores do Instituto de Matemática - UNICAMP, visando o desenvolvimento da linguagem e de um instrumental matemático voltados para a formação de alunos nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. Pesquisa direcionada à proposição de projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos alunos e à utilização de recursos computacionais e de multimídia.


Data: 10/09/99 Hora: 18:08 Máquina: 143.54.41.213

Nome : Ana Maria Loureiro Martins
Endereco : http://www.regra.com.br/educaçao/info.htm
opiniao : NDI- Nucleo de Desenvolvimento Infantil - E´ um laboratório com o objetivo de criar softwares voltados `a Educa ção Infantil,adaptando histórias ,criando jogos computadorizados.


Data: 10/09/99 Hora: 18:12 Máquina: 143.54.41.11

Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : www.jsmnet.com/clippings/co526c.2.htm
opiniao : FALA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM COMPUTADOR, E NÃO ROBÔS, COM EMOÇÕES IGUAIS A DO HOMEM.


Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.41.11

Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : HTTP:/jsmnet.com/clippings/c0526c.2.htm
opiniao : A página fala sobre a construção de um computador com emoções iguais a do homem.


Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.32.215

Nome : DÉBORA XAVIER RODRIGUES E SUZI DARLEI LUZ POSTIGLIONE
Endereco : www.educ-rec.pe.gov.br/pcr/
opiniao : PROJETO DE UMA CIDADE DE RECIFE, QUE CONSISTE EM PROPICIAR AOS ALUNOS, APRENDIZAGENS BÁSICAS DE COMPUTAÇÃO NAS ESCOLAS. ASSIM, O ALUNO SE FAMILIARIZARÁ COM A INFORMÁTICA.


Data: 10/09/99 Hora: 18:17 Máquina: 143.54.41.11

Nome : RAQUEL STUMPF
Endereco : http://jsmnet.com/clippings/c0526c.2.htm
opiniao : A página fala sobre a construção de um computador com emoções iguais a do homem.


Data: 10/09/99 Hora: 18:24 Máquina: 143.54.41.27

Nome : ANÍDRIA CAMARGO DE JULI
Endereco : http://www.casapsicologo.com.br/leon.htm
opiniao : Nesse endereço, encontramos uma parte do livro "O COMPUTADOR NO ENSINO E A LIMITAÇÃO DA CONSCIÊNCIA" Nos apresenta os aspectos negativos que o uso do computador pode ter no ensino;tais como modificações nos contéudos para se adaptar ao compurtador.


Data: 10/09/99 Hora: 18:48 Máquina: 143.54.41.12

Nome : LUCIO ALMEIDA
Endereco : WWW.INEI.COM.BR/
opiniao : A EXPERIENCIA DESTA ESCOLA EM INFORMATICA EM EDUCACAO JA E DE BASTANTE TEMPO.


Data: 10/09/99 Hora: 18:51 Máquina: 143.54.41.210

Nome : Luiz Eugênio da Mota Machado
Endereco : http://www.apm.pt/apm/destaques
opiniao : Encontramos neste endereço importantes colocações sobre utilizações da matemática. A quantidade de informações é inclível.


Data: 10/09/99 Hora: 20:19 Máquina: 143.54.41.213

Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.ime.usp.br
opiniao : A página comenta o que crianças e adolescentes precisam saber para iniciar o aprendizado digital, o raciocínio lógico e a idade certa para iniciação.


Data: 10/09/99 Hora: 20:22 Máquina: 143.54.41.216

Nome : Jeferson Luis Lukacheski Correa
Endereco : http://www.medialab.fe.up.pt/alunos/TBarros/EduInternet.htm#Realmente
opiniao : http://www.medialab.fe.up.pt/alunos/TBarros/EduInternet.htm#Realmente Esta é uma página que enfoca a internet com seus "prós e contras", relatando tanto os aspectos sócio-economicos relacionados com o ensino de matérias específicas via internet, pois pode desde fugir ao controle do aluno, por ter várias possibilidades de informação até mesmo desviar a atenção do mesmo por ter acesso a infinitas diversões. E mesmo a formação de profissionais voltados ao ensino via internet, teria de ser mais aprofundado e ter maiores recursos para o mesmo poder ter aprovação de toda a população, sem ser exclusiva das classes elitizadas.


Data: 10/09/99 Hora: 20:26 Máquina: 143.54.41.213

Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.proinfo.gov.br
opiniao : O texto fala basicamente sobre o uso do computador na educação, o desenvolvimento do aprendizado pelo aluno, e das características da capacitação profissional do educador.


Data: 10/09/99 Hora: 20:28 Máquina: 143.54.41.211

Nome : Márcio Eduardo Reis de Souza
Endereco : URL: www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm
opiniao : Está página é bem interessante. Ela aborda um assunto atual e também polêmico. A página ressalta sobre o aproveitamento do computador na aprendizagem, porém há alguns questionamentos sobre o tema. O autor procura no texto minimizar as críticas com exemplos práticos de como seria muito mais fácil e proveitoso o uso do Computador nas Escolas desde as primeiras séries.


Data: 10/09/99 Hora: 20:31 Máquina: 143.54.41.216

Nome : JEFERSON LUIS LUKACHESKI CORREA
Endereco : http://www.techoje.com.br/ed9504-1.htm
opiniao : http://www.techoje.com.br/ed9504-1.htm Esta apóia de um certo modo a idéia de criar-se um novo método de ensino pois o homem sempre evoluiu e aos poucos continua neste passo de não ficar estagnado, então porque não instituir o computador em sala de aula? Também lembra de enfocar os altos custos da era da informática.


Data: 10/09/99 Hora: 20:35 Máquina: 143.54.41.213

Nome : Iria Fabiana Lopes
Endereco : www.ecof.org.br
opiniao : A página fala sobre o aprendizado de crianças especiais e o seu desenvolvimento no processo de aprendizagem com o uso do computador.


Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Renata Osorio de Noronha
Endereco : http://www4.origin.com.br/prosa/
opiniao : Esta pagina contém dicas e truques para uma melhor escrita, um texto mais criativo e mais correto.


Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.210

Nome : VANESSA GOBBATO
Endereco : http://www.geocities.com/WallStreet/7939/index.html
opiniao : Esta página é muito interessante,fala dos possíveis usos da Internet na educacão. Inclui links da UFRJ sobre o assunto.


Data: 10/09/99 Hora: 20:43 Máquina: 143.54.41.18

Nome : Morgana M. Grudzinki
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/software/software.html
opiniao : Trata da produção dos alunos frequentadores do NIEE/ Prorext/ufrgs , demonstrando várias formas de promoção do desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das pessoas envolvidas


Data: 10/09/99 Hora: 20:45 Máquina: 143.54.41.20

Nome : NELSON COSTA DA SILVA
Endereco : http://www.vetorialnet.com.br/~luciano/ie/logo01.htm
opiniao : Esta página faz uma abordagem muito interessante sobre os primeiros passos da criança no processo de aprendizagem na informática. Orienta, com muita propriedade o relacionamento professor-aluno sob o aspecto de crescimento conjunto. Comenta, inclusive, sobre a capacidade que a criança adquire para comandar suas próprias açoes, com liberdade e emoção. Recomendo.


Data: 10/09/99 Hora: 20:51 Máquina: 143.54.41.28

Nome : Patrícia Fernanda Aguiar Barbosa
Endereco : http://www.angelfire.com/ak2/npmori/futuro.html
opiniao : Esta página da Carnegi Mellon University, em inglês, possibilita gratuitamente a criação de uma home-page pessoal e um e-mal, isso já torna á página interessante pois cria um espaço imensurável de possibilidades de comunicação com o mundo. Além disso a página apresenta diversos links, com revistas, jornais, material fotográfico digital, jogos, tudo apresentado de forma didá- tica. Vale a pena conferir!


Data: 10/09/99 Hora: 20:54 Máquina: 143.54.41.18

Nome : Morgana Martins Grudzinski
Endereco : phoenix.sce.fct.unl.pt/ribie/cong 1996/c.../20/ARTIGO.htm
opiniao : Achei bem interessante, pois relata uma pesquisa sobre a opinião de estudantes gaúchas de pedagogia sobre o uso da informática na educação


Data: 10/09/99 Hora: 20:57 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Marcelo Meira do Nascimento
Endereco : http://dainf.cefetpr.br/~infoeduc/
opiniao : Site criado pelo Dept de Informática do CEFET-PR juntamente com a SEC do Estado do Paraná. Tema: O constante crescimento tecnológico cria a real necessidade de que nossos educadores atualizem-se regularmente utilizando-se dos benefícios e praticidade da informática na educação.


Data: 10/09/99 Hora: 21:04 Máquina: 143.54.41.15

Nome : Sandi Maria de Almeida Gomes
Endereco : http://www.educ-rec.pe.gov.br/pcr/Main/index.htm
opiniao : O site é de grande interesse, uma vez que nos deparamos com um projeto em beneficio da educação, ou melhor, da informática na educação brasileira. A prefeitura da cidade de Recife mostra sua proposta com todas elaborações necessárias para tal. o que interessou-me realmente foi sobre a necessidade da expansão desse projeto para o restante do pais, visando a formação de professores informatizados e consequentemente a preparação de alunos brasileiros preparados para o novo mercado de trabalho e sua entrada na globalização.


Data: 10/09/99 Hora: 21:11 Máquina: 143.54.41.20

Nome : NELSON COSTA DA SILVA
Endereco : http://www.epub.org.br/correio/corr02.htm
opiniao : Esta página,Informática, Educação e Modernidade, aborda com muita propriedade como o Brasil perdeu seu rumo, depois de início muito promissor no campo da informática seja em software ou hardware. Mostra como uma política errônea pode acelerar o grau de destruição da competência nacional em tecnologia de software, que representa justamente o mercado do futuro. Recomendo, inclusive, porque faz uma abordagem muito realista sobre a falta de incentivo da informática nas Universidades.


Data: 10/09/99 Hora: 21:12 Máquina: 143.54.41.26

Nome : Luciano Rocha da Silva
Endereco : http://members.tripod.com/lfcamara/index1.html
opiniao : A pagina apresenta uma discussao a respeito do uso do computador em sala de aula e a sua validade, tornando claro que nao existe magica no ensino utilizando-se o comutpador. A autora deixa clara a necessidade de se trabalhar o aprendizado utilizando o computador como uma ferramenta e nao como um brinquedo.


Data: 10/09/99 Hora: 21:26 Máquina: 143.54.41.27

Nome : Márcia Aquino
Endereco : http://www.insoft.softex.br/~projead/rv/frm_artigos.htm
opiniao : A revista apresenta vários temas interessantes sobre a educação na informática.


Data: 10/09/99 Hora: 21:29 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Renata Reginato Moura
Endereco : http://www.geocities.com/Colosseum/Loge/7978/cap2-2.html
opiniao : Esta página é muito interessante, pois faz com que futuros professores pensem sobre o quanto é importante a utilização da Internet em sala de aula para que o conhecimento não seja detido apenas pelo professor, mas que seja também pelos alunos e então seja possível interagir.


Data: 10/09/99 Hora: 21:36 Máquina: 143.54.32.212

Nome : JOAO SELDO FREITAS JUNIOR
Endereco : http://www.positivo.com.br/colegio/c2.infoeduc.htm/
opiniao : Esta págian relata de forma suscinta mas bastante eficaz a importância da informática no desenvolvimento educacional.


Data: 10/09/99 Hora: 23:17 Máquina: cache.netmarket.com.br

Nome : Patricia R. Centeno
Endereco : http://www.nied.unicamp.br/
opiniao : Essa página parece bem interessante, mostranto as pesquisas feitas, na área da Informática na Educação, pel grupo de pesquisas da Unicamp.


Data: 13/09/99 Hora: 10:38 Máquina: proxy.procempa.com.br

Nome : Fábio R. Bastos Gomes
Endereco : www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm
opiniao : Esta página faz uma análise sobre o uso do computador na educação.


Data: 17/09/99 Hora: 16:54 Máquina: 143.54.41.24

Nome : Flávia Teixeira Mat:1195/95-4
Endereco : http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/tecdist1.htm
opiniao : Nesta página comenta-se sobre o uso da Educação à Distância para se obter informações atualizadas mais rapidamente através do uso da informática.


Data: 17/09/99 Hora: 17:38 Máquina: 143.54.41.213

Nome : cintia rodrigues gualtieri
Endereco : htpp://orion.ufrgs.br/faced/lies/paginainfom.htm
opiniao : esta página foi produzida pelo LIES, para que possamos encontrar livros e textos para pesquisa. Todos com assunos ligados na informática na educação


Data: 17/09/99 Hora: 17:39 Máquina: 143.54.41.213

Nome : cintia rodrigues gualtieri
Endereco : http://www.ufba.br/~marciof/welcome.htm
opiniao : este é um artigo sobre a introdução de computadores nas escolas públicas de Alagoas, as criticas as conquistas foram muito bem rentradas.


Data: 17/09/99 Hora: 18:44 Máquina: 200.248.157.157

Nome : Luciane Mary DURIGON
Endereco : ortoben@portoweb.com.br
opiniao : Na minha busca no ALTAVISTA achei este texto que achei interessante, as palavras chaves que usei foram "editor de texto e educação" Informática na Educação, uma reação em cadeia ou nada ... A Escola, instituição a que são atribuídas tantas responsabilidades, tantas esperanças e tantas possibilidades de um futuro melhor - "Estuda, só assim para vencer!" - afirmam as pessoas, que dizem para seus filhos ou para aqueles com os quais se importam. A Escola, uma tábua de salvação para a emergência social, cujos artistas principais, os professores, assim como muitos artistas são esquecidos das medidas práticas de melhoria de vida. É nesta escola que nos últimos anos vem acontecendo algumas tentativas de tecnologização através da utilização de computadores para melhorar o processo de aprendizagem, para se buscar novas formas de se fazer educação, para dar ao professor um papel mais arrojado nas suas ações educativas. O Ceará, neste sentido tem investido muito nos seus professores desde 1995, tanto que neste ano (1998) praticamente crescemos incomensuravelmente no que diz respeito a levar o computador para dentro das escolas, para criar possibilidades de capacitação do professor e para colocar o aluno em contato com esta tecnologia. Medidas tímidas é verdade, afinal colocar 04 computadores para 200 ou 300 alunos significa uma média mínima de 50 alunos por computador o que torna impraticável qualquer ação pedagógica mais orientada para todo o grupo de alunos da escola além dos professores. Os professores, na sua grande maioria inseguros com relação a utilização das máquinas, mesmo tendo realizados cursos que teoricamente os instrumentaram para "mexer" no computador ainda não sabem exatamente quais as vantagens de fazê-lo. Entretanto, com o tempo de manuseio começamos a perceber as diferenças e as vantagens do uso da máquina. Ora, em que tempo o professor vai mexer ou pesquisar no computador. Não há dúvida que ele imediatamente será tachado de "enrolador de aula" e se escrevo esta linha é porque já vejo isto acontecer. Através de um pensamento medieval e que demonstra toda a limitação de compreensão de processo educativo - "o lugar de professor é na sala de aula" - como se fosse na sala de aula que os grandes acontecimentos educativos tivessem ocorrido. É uma lástima que quando vemos um professor pesquisando, trabalhando fora da sala de aula ele seja rotulado desta forma tão limitadora. Isto ocorre em uma época em que falamos de modernas técnicas e teorias de ensino. Por outro lado, currículo tal como é abordado hoje não suporta mais em suas estruturas os avanços requisitados pela sociedade emergente. Não podemos mais atar em um determinado tempo uma determinada aquisição de saber, porque o numero de variáveis e nuances que o saber contem dentro de uma mesma temática aumentou desde o último século até nós. Até agora consideramos o computador na escola, vamos pensar agora quer este computador esta ligado a INTERNET. A informação chega até nós em segundos e não mais em dias, meses ou até mesmo anos e daí nossa necessidade de mudança interior que já é premente torna-se emergencial. E é exatamente isto que esta acontecendo, as escolas estão se ligando a INTERNET, o que é fantástico, incrível, principalmente se conseguirmos operar a informação com a educação. Onde vamos chegar? A informática educativa ou educacional ou até mesmo a informática aplicada a educação para funcionar necessitam de uma reação em cadeia que envolva todos os atores do processo educativo e da Escola, uma verdadeira mudança de consciência. Não podemos esperar que a fôrma que utilizamos a mais de um século ainda possa servir como base para estas mudanças. Seria ingênuo fugir da necessidade de criar novos caminhos para a educação. Estamos, neste momento no Ceará, timidamente começando a vislumbrar esta possibilidade de criar um novo caminho para a educação. São atitudes individuais de professores, diretores e alunos que começam a fazer diferente e a mostrar a possibilidade de se fazer algo novo e não só fazer uma plástica no velho e apresentá-lo como novo. Mas, outros buscam efetivamente mudar, criar novas possibilidade mesmo com toda a passividade dos tecnólogos e grandes coordenadores. Eles; professores, diretores e alunos, avançam tateando novas possibilidade e nem sempre sabem se aquilo que estão fazendo realmente é novo, mas a intenção de mudar já é "mola propulsora" para que aos poucos venhamos a nos aproximar de mudanças mais substanciais no processo de aprendizagem. Potencialmente e fisicamente, o computador esta dentro de nossas escolas, mas culturalmente ainda pertence a ficção escolar, não porque o professor e o aluno não desejam maior aproximação mas porque não esta realmente inserido no processo escolar sua utilização e esta só acontecerá factualmente se o computador puder ser utilizado como um instrumento de pesquisa, de aprendizagem e de simulação de possibilidades. Para isso, no entanto, é importante que seja dado tempo tanto para o professor como para o aluno explorar sem medo esta máquina. Em 1995, Fortaleza tinha um centro de informática para a Escola Publica, agora em 1998 podemos contar com computadores em mais de 70 escolas da cidade, o que representa um aumento considerável de atenção para com a Informática nas Escolas. Destas mais de 70 Escolas, aproximadamente 10 estão envolvidas em projetos de âmbito nacional e que envolvem Educação à Distância, onde potencialmente e factualmente podem ser trocadas informações com mais 03 Estados do Brasil. Este quadro representa um avanço de possibilidades inconteste. Hoje, os professores destas 10 escolas pelo menos questionam "coisas" sobre a tecnologia que não eram nem imaginadas no ano de 1994. Isto é um avanço, não há como negar. Contudo, ainda é a minoria dos professores que se a utilizam da informática por questões estruturais que envolvem falta de tempo, falta de disponibilidade do laboratório e outras variantes que os afastam desta possibilidade. Neste nosso primeiro encontro deixo para vocês duas solicitações: Primeiro que aqueles que tem contato com os "Grandes Administradores" esqueçam de tentar arrumar a fôrma antiga da educação e passem a investir seus pensamentos em alguma nova maneira de se fazer educação, mesmo compreendendo as dificuldades geradas por necessidades de treinamentos e outros gastos; e em Segundo peço aos professores que estão entrando em contato com a informática que procurem trabalhar junto com os alunos e principalmente tendo sempre em mente a seguinte sugestão: De que forma posso utilizar o computador que me seria impossível fazê-lo através de outro instrumento? Isto é de suma importância porque nos afasta da "mesmice" das atividades passadas e nos leva a pensar forçosamente em ações interoperativas, interdisciplinares e multidirecionadas. Por exemplo, escrever no editor de texto é comum, mas partilhar a escrita com outros colegas e alunos de outros Estados só mesmo através de um instrumento de comunicação tecnológico. Todas as quartas feiras estaremos com vocês. Esta coluna se propõe a estabelecer uma interatividade com o leitor, por isso estamos esperando sua participação através de sugestões e questionamentos no e-mail robsonl@fortalnet.com.br


Data: 17/09/99 Hora: 19:02 Máquina: 200.248.157.157

Nome : Luciane Mary Durigon
Endereco : http://www.appai.com.br/educar_n7/entrevista/principal.htm
opiniao : A pagina visitada através do altavista, no meu entender, se demonstrou ser um execelente método de auxílio para a educação , diversas áreas e diversos temas são encontradas facilmente.


Data: 17/09/99 Hora: 21:39 Máquina: 143.54.41.13

Nome : Marcio de Quadros Ortiz
Endereco : http://www.easycomp.com.br/
opiniao : É uma pagina que trata do ensino da computação de um modo revolucionário e interrativo


Data: 20/09/99 Hora: 22:11 Máquina: dl-pm2-14.sma.zaz.com.br

Nome : Paulo Junior Dutra Martins
Endereco : : www.ufp.pt/units/cetic/cetic/confernc.htm
opiniao : Para quem gosta de poesia esta é uma boa porta de entrada.


Data: 21/09/99 Hora: 16:10 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Luciana Paiva Conceição
Endereco : http:www.psico.ufrgs.br/mec-nte/hpcurso2.htm#APRESENTAÇÃO
opiniao : Interessante para a formação de professores da rede pública mais especializados.


Data: 21/09/99 Hora: 16:11 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Michele Menezes Rivatto
Endereco : http:www.psico.ufrgs.br/mec-nte/hpcurso2.htm#APRESENTAÇÃO
opiniao : Interessante para a formação de professores da rede pública mais especializados.


Data: 22/09/99 Hora: 14:41 Máquina: math05.mat.ufrgs.br

Nome : marina
Endereco : http://www.cudenver.edu/~mryder/itc_data/net_teach.html
opiniao : Teaching and Learning on the Internet
Site da University of Colorado at Denver - School of Education, apresenta uma série de links que remetem para alguns títulos de pesquisas e artigos. Eu li um dos artigos: PC is to Piaget as WWW is to Vygotsky . Neste artigo o autor relaciona algumas características de determinada fase de tecnologia da informática com diferentes teorias pedagógicas. Acho que o autor deveria ter deixado mais claro qual o seu embasamento teórico e ter desenvolvido mais suas idéias.


Data: 01/10/99 Hora: 18:20 Máquina: 143.54.32.212

Nome : Kelly e Grazieli
Endereco :
opiniao : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm Está página tem informaçoes interessantes sobre o uso do computador na educaçao especial.


Data: 01/10/99 Hora: 18:21 Máquina: 143.54.32.212

Nome : Kelly e Grazieli
Endereco : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm
opiniao : www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm Está página tem informaçoes interessantes sobre o uso do computador na educaçao especial.


Data: 01/10/99 Hora: 20:06 Máquina: 143.54.32.215

Nome : JOSIANE SANTOS
Endereco : EDU3375NOITE
opiniao : WWW.PROEXT.UFU.BR/PARAH/EDUINFA.HTML ESTE SITE TRATA DE VÁRIOS ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, INCLUINDO AS NOVAS LEIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. WWW.VISAOEDUCACIONAL.COM.BR/EDUINC.HTML NESTE SITE ENCONTRA-SE INDICAÇÃO DE CDS EDUCACIONAIS, SUAS DESCRIÇÕES E INDICAÇÕES.


Data: 22/10/99 Hora: 19:23 Máquina: 143.54.41.27

Nome : Patrícia Fernanda Aguiar Barbosa
Endereco : www.st-kilda.com/douance/ident.htm
opiniao : Esta página é um "Guia Prático da Criança Superdotada", identifica as características, as curiosidades sobre o assunto, traz uma abordagem prática. Vale a pena conferir!


Data: 03/11/99 Hora: 17:57 Máquina: 143.54.41.210

Nome : DOMOINGOS JOSÉ D'AMICO
Endereco : www.utopia.com.br/sbie/capa.html
opiniao : Comunica os objetivos da Sociedade Brasileira de Informática e Educação. Acho importante saber se esta entidade nâo tem por objetivo fazer "lobby" pró indústria de informática, mas ee realmente propôem ações no sentido do uso da informática para o real desenvolvimento da educação no país.


Data: 03/11/99 Hora: 18:35 Máquina: 143.54.41.210

Nome : DOMINGOS JOSÉ D' AMICO
Endereco : www.estado.com.br/jornal/suplem/fem/98/10/17/fe19.html#início
opiniao : Muito interessante este artigo sobre os recursos de hardware e software implantados nos Colégios e Universidades Paulistas.


Data em que foi respondido: 10/01/00 - 16:28:29
Computador utilizado: (143.54.41.212)
Nome: Gustavo Darde Ruiz
Endereco: http://jsmnet.com/clippings/CO5206c.2.htm
Opiniao: Esta página relata o estudo do uso do computador e suas emoções.> É muito interessante pensar que daqui a algum tempo será pratica > mente impossível não trabalhar com o computador inteligente. Que > seja capaz de auxiliar o trabalho humano com mais praticidadde.


Data em que foi respondido: 10/01/00 - 16:33:30
Computador utilizado: (143.54.41.212)
Nome: Gustavo Darde Ruiz
Endereco: http://jsmnet.com/clippings/C0526c.2.htm
Opiniao: Esta página relata o estudo do uso do computador e suas emoções. É muito interessante pensar que daqui a algum tempo será pratica mente impossível não trabalhar com o computador inteligente. Que seja capaz de auxiliar o trabalho humano com mais praticidadde e que nos traga realmente o que precisamos utilizar no momento.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 15:31:04
Computador utilizado: (143.54.41.179)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:18:04
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Douglas Ortiz Hamermüller
Endereco: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/
Opiniao: Esta página possui comentários e vários textos sobre a arte de escrever e a informática.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:20:49
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Douglas Ortiz Hamermüller
Endereco: http://www.esmaria.g12.br/
Opiniao: Escola Santa Maria - Site educacional, com a metolodologia educacional da instituição, projetos interdisciplinares, texto, programas e conteúdos de educação, informática educacional e filosofia para crianças e trabalhosrealizados pelos alunos. Londrina, PR.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:24:32
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Sandro Carravetta da Costa
Endereco: http://www.sppnet.com.br
Opiniao: Esta página refere-se à Educação a Distância. Se propõe a dar um suporte nas aulas do Ensino Fundamental e Médio, apresentando como exemplo, aulas de determinadas disciplinas (Matemática, Química, História, etc)utilizando recursos gráficos da Internet, como apoio. A página oferece também a possibilidade de interessados colaborarem com a elaboração de aulas. Um problema que encontrei, foi a dificuldade de acessar algumas áreas desta página.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:27:49
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Luciano Prade
Endereco: www.klick.com.br
Opiniao: Site bastante divulgado recentemente pela imprensa. Presta auxílio a professores e alunos, com temas de aulas e informação para trabalhos escolares. Um das sugestões para professores é o "• Repórter por um mês Transforme sua classe em uma redação de jornal, revista ou TV." (http://www.klick.com.br/BV/PF/PR/prlp/prlp01/prlp01.htm) A idéia é trabalhar com os alunos como se fossem montar um jornal.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:29:06
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Luciano Prade
Endereco: http://www.insoft.softex.br/~scie/1999/relatos.htm#POR TÍTULOv
Opiniao: É possível encontrar relatos de trabalhos sobre informática educativa da Quarta INFO EDUCAR. Apesar de interessantes, não encontrei nenhum diretamente relacionado a editores de texto.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 20:40:27
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Douglas Ortiz Hamermüller
Endereco: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/
Opiniao: Esta página possui comentários e vários textos sobre a arte de escrever e a informática.

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 21:03:03
Computador utilizado: (143.54.41.25)
Nome: Nauber Santos dos Santos
Endereco: http:www.niee.ufrgs.br/
Opiniao: Esta página mostra trabalhos de formação de recursos humanos e produção de softwere educativos,na área de informática na educação geral e especial

Data em que foi respondido: 27/03/00 - 21:32:17
Computador utilizado: dl-cco1-c8f890c3.poa.zaz.com.br (200.248.144.195)
Nome: Ronize
Endereco: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm
Opiniao: Esse texto trata da importância do computador na educação, tratando das críticas deste assunto polêmico.

Data em que foi respondido: 28/03/00 - 01:44:12
Computador utilizado: dl-tnt3-c8d50c0b.poa.zaz.com.br (200.213.12.11)
Nome: Carolina Kuhn
Endereco: www.vetorialnet.com.br/~luciano/ie/robotica.htm
Opiniao: Essa página mostra-nos como o computador pode ser utilizado com as crianças... Como "despertar" nelas, a curiosidade por diversos assuntos, utilizando como recurso o computador.

Data em que foi respondido: 29/03/00 - 11:49:03
Computador utilizado: (143.54.41.28)
Nome: Geani R. Dröescher
Endereco: http://www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm
Opiniao: Achei esta página interessantíssima, pois diz respeito a algo que poucas pessoas acham possível: trabalhar com o computador com crianças "deficientes". A psicologa mostra que uma criança portadora de deficiências tanto físicas quanto mentais podem trabalhar perfeitamente com esta "máquina" que parece tão complexa, basta o profissional que a acompanha querer ajudar. Ela mostra como é importante criar coisas novas no computador, e não apenas utilizar jogos prontos, por exemplo.

Data em que foi respondido: 29/03/00 - 11:49:29
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Letícia Costa Iost
Endereco: http://www.ecof.org.br/projetos/down/lucia.htm#maria1
Opiniao: Considerei esta página muito interessante, pois fala da importância das pessoas portadoras de necessidades especiais também terem acesso a utilização do computador. Sendo necessário e importante que elas sejam acompanhadas nesse novo processo tendo estrutores que saibam como orientar a melhor maneira de uti- lização do computador, além da importância da criação de programas que atendam as necessidades destas crianças e fazendo assim que elas atin- jam melhores resultados.

Data em que foi respondido: 31/03/00 - 19:04:37
Computador utilizado: proxy.procempa.com.br (200.248.222.140)
Nome: Gardênia Drago Alves
Endereco: www.puccamp.br/~prates/edmc.html
Opiniao: Um texto bem interessante expondo sobre a educação à distância, não podemos esquecer que o computador é ágil, as informações são coletadas muito rápida, no entanto, não podemos deixar de lado as propostas pedagógicas para que esse método seja bem direcionado.

Data em que foi respondido: 31/03/00 - 19:10:46
Computador utilizado: proxy.procempa.com.br (200.248.222.140)
Nome: Gardênia
Endereco: www.puccamp.br/~prates/edmc.html
Opiniao: A página trata da educação à distância, como é importante e revolucionária, ensinar utilizando o computador, no entanto, expõe que não podemos esquecer dos métodos pedagógicos bem intencionados e direcionados.

Data em que foi respondido: 03/04/00 - 20:03:57
Computador utilizado: (143.54.41.18)
Nome: Lia Oliveira Furtado
Endereco: www.panteras.com.br
Opiniao: Ao abrir esta página,logo percebi o quão necessário é o computador na educacão pois , a página ,colorida e divertida anuncia aos pais todo o desenvolvimento dessa escola que tem para criancas de pré-escola ,além de atividades para o desenvolvimento físico ,atividades que proporcionam a interacão e o desenvolvimento através do computador . Percebi, através desta circular eletrônica ,mais uma vez a necessidade e a facilidade que atuaalmente o compuatdor representa nnesta sociedade , assim como diz João Goulart ,em sua entrevista.

Data em que foi respondido: 03/04/00 - 20:08:28
Computador utilizado: (143.54.41.19)
Nome: Aida cunha batista
Endereco: 005899-6
Opiniao: A página pesquisada foi WWW.chaves.com.br/TEXT/SELF/EDTECH/funteve.htm a questão discutida é sobre o uso do computador na educação, seus benefícios, custos, desenvolvimento , objetivos e significancia.

Data em que foi respondido: 07/04/00 - 00:06:59
Computador utilizado: dl-cco4-c8d5001e.poa.zaz.com.br (200.213.0.30)
Nome: Cassalina E. G .Lüdtke
Endereco: http://www.estado.com.br/redac/manual.html
Opiniao: Manual de Redação e Estilo (Estado de São Paulo) - versão online do livro de mesmo título com centenas de dicas e explicações sobre ortografia, pronúncia, estilo e outras nuances da língua portuguesa.

Data em que foi respondido: 10/04/00 - 18:24:49
Computador utilizado: (143.54.41.215)
Nome: EHlaine e Fabiana
Endereco: http://www.niee.ufrgs.br/
Opiniao: Oniee, possui um grupo de pesquisa, que estuda crianças superdotadas,deficientes auditivos, deficiestes mentais , meninos de rua, com o objetivo de auxilia-los na aprendizagem escolar,e aprimorar seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Data em que foi respondido: 10/04/00 - 19:00:28
Computador utilizado: (143.54.41.215)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 17/04/00 - 17:16:18
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 23/04/00 - 22:20:33
Computador utilizado: a44154.impsat.com.br (200.189.235.154)
Nome: ana herejk ribeiro
Endereco: http://www.elogica.com.br/users/albfilho/index.htm
Opiniao: Este site pode interessar principalmente aos professores de séries iniciais. Mostra como o computador pode ser um veículo incentivador da leitura. (Histórias infantis, dicas para professores, links de material educativo, bibliotecas, concursos, etc)

Data em que foi respondido: 14/05/00 - 21:10:51
Computador utilizado: a44173.impsat.com.br (200.189.235.173)
Nome: ana1.doc
Endereco: http://www.logon.com.br/edulink/materias/estudo_de_casos__kidlink.htm
Opiniao: Este site mostra a escola pública dentro do processo de globalização. O KIDLINK é uma organização internacional que reúne professores e alunos do mundo inteiro através da internet. Serve para orientar professores e alunos nos seus primeiros passos na WEB. Existem também as K-houses (centros de atendimento às escolas públicas onde os alunos tem acesso ao Kidlink). Há tradutores e os alunos podem "trocar figurinhas" com alunos de outros países.

Data em que foi respondido: 05/06/00 - 09:21:26
Computador utilizado: (200.254.0.167)
Nome: Simaia
Endereco:
Opiniao: Não tenho nenhum comentário pois não sou aluna. Procurei neste site o correio eletrônico mas não encontrei, por isso estou mandando através daqui. Como faço para mim inscrever neste curso? Estou me formando no final do ano em Pedagogia e gostaria de fazer pós de informática na educação, mas aqui em Salvador/Bahia, acho que não tem nenhum curso. Aguardo resposta, Obrigada

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 17:38:42
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Letícia Morales Brum
Endereco: http://student.dei.uc.pt/~njmendes/SF/opeoc_4_2.html
Opiniao: O nome da página é "O professor e os computadores no ensino"; e trata, entre outras coisas, dos efeitos do computador nos processos cognitivos e afetivos.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 17:39:45
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Letícia Morales Brum
Endereco: http://student.dei.uc.pt/~njmendes/SF/opeoc_4_2.html
Opiniao: O nome da página é "O professor e os computadores no ensino"; e trata, entre outras coisas, dos efeitos do computador nos processos cognitivos e afetivos.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 17:43:17
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Letícia Morales Brum
Endereco: http://student.dei.uc.pt/~njmendes/SF/opeoc_4_2.html
Opiniao: Esta página fala sobre os efeitos do computador nos processos cognitivos e afetivos.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 17:58:13
Computador utilizado: (200.213.73.199)
Nome: Patricia Marchand
Endereco: www.casapsicologo.com.br/leon.htm
Opiniao: Esta pagina comenta sobre a invasão do computador nas escolas. Isto é tratado como se o computador fosse uma invasão racionalidade tecnologica.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:14:49
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: Daniela Mello da Rosa
Endereco: www.jogon.com.br/edulink/materias/estudo...oskidlink.htm
Opiniao:

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:16:44
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: Daniela Mello da Rosa
Endereco: www.jogon.com.br/edulink/materias/estudo...oskidlink.htm
Opiniao: Esta página retrata uma proposta de utilização da internet com alunos na faixa de idade de 10 a 15 anos.

Data em que foi respondido: 21/08/00 - 19:19:06
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: Daniela Mello da Rosa
Endereco: www.terra vista.pt/enseada/3009/computador1.htm
Opiniao: Faz algumas reflexões sobre a influência do computador em nosso meio.

Data em que foi respondido: 23/08/00 - 16:22:09
Computador utilizado: aquario.pgie.ufrgs.br (143.54.41.151)
Nome: Maria Rosana Santana Porto
Endereco: http://www.pcs.usp.br/~psquadro/prateduc.htm
Opiniao: Gostei da página, a mesma nos mostra uma interessante abordagem no que se refere a informática na educação.