Resumo da teoria das Múltiplas inteligências
Howard Gardner
No sentido apontado acima, Gardner e uma grande equipe de pesquisadores desenvolvem diversos projetos na
Universidade de Harvard, buscando a caracterização e o desenvolvimento do que é chamado de Inteligência Múltipla.
Em seu trabalho, exploram e desenvolvem a idéia de que as manifestações de inteligência compõem um amplo espectro de
competências, incluindo as dimensões lingüística, lógico-matemática, mas também a musical, a
corporal-cinestésica, a espacial, a intrapessoal, a interpessoal.
- A dimensão lógico-matemática, tem sido regularmente considerada pelos psicólogos e epistemólogos, como
Piaget, por exemplo. Ela é normalmente associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos, em construir ou
acompanhar cadeias causais, em vislumbrar soluções para problemas, em lidar com números ou outros objetos
matemáticos, envolvendo cálculos, transformações, etc. Em seu estereótipo mais freqüente, o pensamento científico
encontra-se fortemente associado à dimensão lógico-matemática da inteligência.
- A dimensão lingüística, como a lógico-matemática, também é tradicionalmente lembrada pela psicologia. Ela se
expressa de modo característico no orador, no escritor, em todos os que lidam criativamente com as palavras, com a língua
corrente, com a linguagem de uma maneira geral. Existem estudos interessantes referentes à lateralização das funções
cerebrais, pretendendo que localizar regiões do cérebro onde se desenvolveria a competência lingüística - lado esquerdo,
no caso ocidental (de um indivíduo destro), ou das linguagens alfabéticas, e distribuição entre os dois hemisférios, no caso
das linguagens ideográficas.
- A competência corporal-cinestésica manifesta-se tipicamente no atleta, no artista, que seguramente não elaboram
cadeias de raciocínios para realizar seus movimentos, e na maior parte das vezes, não conseguem explicá-los verbalmente.
Os exercícios, os treinamentos conseguem desenvolver tal competência, embora os limites alcançados difiram
significativamente em diferentes indivíduos.
- A dimensão espacial da inteligência está diretamente associada às atividades do arquiteto, ou do navegador, por
exemplo, revelando-se em uma competência especial na percepção e na administração do espaço, na elaboração ou na
utilização de mapas, de plantas, de representações planas de um modo geral. Existem estudos que sugerem fortemente que
tal competência desenvolve-se primordialmente no lado direito do cérebro, no caso de um ocidental destro.
- A consideração da competência musical como uma das dimensões básicas da inteligência é, para Gardner,
resultante de numerosas observações empíricas e é apresentada como um dado de realidade. Ele analisou o papel
desempenhado pela música em sociedades paleolíticas, em diferentes culturas, em diferentes épocas, bem como no
desenvolvimento infantil e convenceu-se de que a habilidade musical representa uma competência em estado "puro", no
sentido de que não estaria necessariamente associada a nenhuma das outras dimensões citadas.
- A inteligência interpessoal revela-se através de uma competência especial em relacionar-se bem com os outros, em
perceber seus humores, suas motivações, em captar suas intenções, mesmo as menos evidentes, em descentrar-se, enfim,
conseguindo analisar questões coletivas de diferentes pontos de vista. Em sua forma mais elaborada, é característica nos
líderes, nos políticos, nos professores, nos terapeutas, e é fundamental nos pais.
- No caso da inteligência intrapessoal, a característica básica é a de estar bem consigo mesmo, administrando os
próprios humores, os sentimentos, as emoções, os projetos. A criança autista é um exemplo prototípico de um indivíduo
com a inteligência intrapessoal prejudicada; ela não consegue, muitas vezes, sequer referir-se a si mesma, embora possa
exibir habilidades em outras áreas, como a musical ou a espacial. Alguns pensadores, como Ortega y Gasset, consideram
absolutamente fundamental esta capacidade de estar bem consigo mesmo, de apresentar um desenvolvimento equilibrado,
físico e emocional, com as glândulas secretando os humores fundamentais de modo harmonioso. Em alguns textos
(ORTEGA Y GASSET, 1983), ele chega mesmo a advogar uma "pedagogia das secreções internas", que deveria visar
precipuamente ao desenvolvimento do que Gardner viria a caracterizar como inteligência intrapessoal.
As sete competências acima relacionadas compõem um espectro onde todos os elementos componentes interagem,
equilibrando-se ou reequilibrando-se em razão de deficiências específicas; localmente, seríamos todos deficientes em algum
aspecto, ao mesmo tempo em que globalmente, sempre seríamos competentes. A pressuposição implícita é a de que toda
criança teria possibilidades de um desenvolvimento global de suas competências, podendo revelar-se especialmente
"inteligente" em uma ou mais áreas de interesse. À escola, cabe estimular a emergência destas áreas, alimentando os
interesses despertados, oferecendo canais adequados para sua manifestação e seu desenvolvimento. As áreas em que uma
criança apresenta-se menos promissora também não podem ser esquecidas. É fundamental estimular-se um
desenvolvimento harmonioso de amplo espectro de competências, uma vez que hipertrofias tópicas freqüentemente
situam-se mais próximas de desequilíbrios ou deformações do que de configurações desejáveis.