Aula 3



Data: 03/12/99 Hora: 17:47 Máquina: 143.54.41.219

Nome : Débora Xavier Rodrigues, Suzi Darlei Postiglione e Roberto Santiago
Endereco :
opiniao : referência:José Rodrigues, A taxonomia de objetivos educacionais,um manual para o usuário, editora UNB As apresentações feitas por computadores devem chamar a atenção do aluno de uma forma que desperte o seu interesse, no power point as apresentações devem conter imagens que estejam relacionadas com o assunto tratado, isto deve ser feito de uma forma que não seja cansativa para o aluno, sem cores fortes. Devem ser usadas palavras que chamem a atenção, deve-se também tomar cuidado com o som, pois certos tipos de sons poluem a apresentação, dificultando o entendimento. Com o computador, os conhecimentos são fixados mais facilmente pois ali, temos o apego visual e sonoro que são essenciais para o entendimento do aluno, desta forma estará sendo explorado o desenvolvimento dos sentido.


Data: 03/12/99 Hora: 18:40 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Cintia Gualtieri, matrícula: 0592/98-3
Endereco :
opiniao : Revista Isto é, sobre a memória,onde contem dicas para estimular seu cérebro, as descobertas da medicina e teste exercícios para seus neurônios.


Data: 03/12/99 Hora: 18:40 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Dina Fernanda Lanzarini Leal matrícula: 0846/98-9
Endereco :
opiniao : Revista Isto é, sobre a memória,onde contem dicas para estimular seu cérebro, as descobertas da medicina e teste exercícios para seus neurônios.


Data: 03/12/99 Hora: 18:41 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Ana Celita Braun matrícula: 0186/98-3
Endereco :
opiniao : Revista Isto é, sobre a memória,onde contem dicas para estimular seu cérebro, as descobertas da medicina e teste exercícios para seus neurônios.


Data: 03/12/99 Hora: 18:42 Máquina: 143.54.32.215

Nome : Mary Lúcia Pedroso Konrath Matrícula: 2177/98-5
Endereco :
opiniao : Revista Isto é, sobre a memória,onde contem dicas para estimular seu cérebro, as descobertas da medicina e teste exercícios para seus neurônios.


Data: 03/12/99 Hora: 21:53 Máquina: 143.54.41.26

Nome : MARCELO MEIRA DO NASCIMENTO - 2327/99-6 SANDI MARIA DE ALMEIDA - 3199/99-6 - NELSON COSDA DA SILVA - 2673/99-9
Endereco :
opiniao : Referencias 1 e 2. Objetivismo - Treino e Prática - Ensino em módulos fases - - Recursos de Multimídia - Construtivismo - Interpretar e Aprender a aprender. Um novo conceito: Aulas dinâmicas - Discussões o professor é um facilitador apenas um orientador. FALTOU TEMPO!!!!


Data: 07/12/99 Hora: 12:56 Máquina: 143.54.77.100

Nome : Fábio Saraiva da Rocha 0889\89-3
Endereco : darocha@if.ufrgs.br
opiniao : Referências: 1) Aprendizagem: Perspectivas Teóricas. Marco Antônio Moreira, et al... Editora da Universidade ( UFRGS ), Porto Alegre - 1985. 2) Ensino e Aprendizagem ( Enfoques Teóricos ). Marco Antônio Moreira. Editora Moraes, São Paulo - 1985. O autor faz, em ambas as referências, uma abordagem teórica a respeito do nascimento do Cognitivismo e da sua relação antagonica com o Behaviorismo clássico vigente no início do século. Também são trabalhados os conceitos básicos do Cognitivismo numa visão antiga e moderna. Por fim, é importante salientar breve a relação feita, em alguns capítulos, sobre ambas as teorias Cognitiva e Comportamentalista e o uso do computador.


Data: 07/12/99 Hora: 12:59 Máquina: 143.54.77.100

Nome : Fábio Saraiva da Rocha 0889\89-3
Endereco : darocha@if.ufrgs.br
opiniao : Referências: 1) Aprendizagem: Perspectivas Teóricas. Marco Antônio Moreira, et al... Editora da Universidade ( UFRGS ), Porto Alegre - 1985. 2) Ensino e Aprendizagem ( Enfoques Teóricos ). Marco Antônio Moreira. Editora Moraes, São Paulo - 1985. O autor faz, em ambas as referências, uma abordagem teórica a respeito do nascimento do Cognitivismo e da sua relação antagônica com o Behaviorismo clássico vigente no início do século. Também são trabalhados os conceitos básicos do Cognitivismo numa visão antiga e moderna. Por fim, é importante salientar a breve relação feita, em alguns capítulos, sobre ambas as teorias, Cognitiva e Comportamentalista, e o uso do computador.


Data: 07/12/99 Hora: 18:48 Máquina: math17.mat.ufrgs.br

Nome : Roberto Duarte Santiago 4021/91-2
Endereco :
opiniao :


Data: 10/12/99 Hora: 16:58 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Lisandra Machado 1790/96-6
Endereco :
opiniao : Revistas, livros paradidádito e textos utilizados em sala de aula. Texto: FELIPE, Jane.O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-interacionista : Piaget Vygotsky e Wallon in : Educação Infantil p'ra que te quero? Org.: Carmem Maria Craidy e Gládis Kaercher Comentário: Os autores estudados tentam mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constróem a partir de trocas estabelecidas.


Data: 10/12/99 Hora: 17:02 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Maria Cristina de C. P. Menezes 4255/96-2
Endereco :
opiniao : Revistas, livros paradidádito e textos utilizados em sala de aula. Livro: A construção do pensamento na criança, de Jean Piaget. Comentários: Este livro aborda a maneira como a criança elabora seu pensamento e as etapas por ela percorridas. É de extrema importância para o professor ter este tipo de conhecimento, para que atue em sala de aula com eficiência e responsabilidade


Data: 10/12/99 Hora: 17:16 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Gilnei Vitória Gomes - 4073/96-8
Endereco :
opiniao : Fora descoberto então que o cognitivismo, ou organização intelectual e social do conhecimento está diretamente relacionado com a educação, e consequentemente o desempenho em diversas áreas, especificamente a informática e a matemática.


Data: 10/12/99 Hora: 17:20 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Gilnei Vitória Gomes - 4073/96-8
Endereco :
opiniao : - D'AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à ação: Reflexões sobre Educação - Revista Superinteressante. Fora descoberto então que o cognitivismo, ou organização intelectual e social do conhecimento está diretamente relacionado com a educação, e consequentemente o desempenho em diversas áreas, especificamente a informática e a matemática.


Data: 10/12/99 Hora: 17:22 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Gilnei Vitória Gomes - 4073/96-8
Endereco :
opiniao : - D'AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à ação: Reflexões sobre Educação - Revista Superinteressante. Fora descoberto então que o cognitivismo, ou organização intelectual e social do conhecimento está diretamente relacionado com a educação, e consequentemente o desempenho em diversas áreas, especificamente a informática e a matemática.


Data: 10/12/99 Hora: 17:23 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Gilnei Vitória Gomes - 4073/96-8
Endereco :
opiniao : - D'AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à ação: Reflexões sobre Educação - Revista Superinteressante. Fora descoberto então que o cognitivismo, ou organização intelectual e social do conhecimento está diretamente relacionado com a educação, e consequentemente o desempenho em diversas áreas, especificamente a informática e a matemática.


Data: 10/12/99 Hora: 18:39 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Gilnei Vitória Gomes - 4073/96-8
Endereco :
opiniao : - D'AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação: Reflexões sobre Educação. - Revista Superinteressante Fora descoberto então que o cognitivismo, ou organização intelectual e social do conhecimento, está diretamente relacionado com a educação e uma consequência disso é o considerável aumento no desempenho em diversas áreas de ensino, especificamente a informática e a matemática.


Data: 10/12/99 Hora: 19:33 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Marcio de Quadros Ortiz. Mat 2367/99-5
Endereco :
opiniao : Alguns Sites Sobre o Assunto. # Trabalhos Atrasados (Aula6=Marcio06.gif, Aula7=Marcio07.html e Aula12=Marcio.ppt)


Data: 10/12/99 Hora: 20:21 Máquina: prt04u20.ez-poa.com.br

Nome : Marcelo Meira do Nascimento matr. 2327/99-6, Nelson Costa da Silva matr. 2673/99-9, Sandi Maria de Almeida Gomes matr. 3199/99-6
Endereco :
opiniao : Cognitivismo e Ciência da cognição; Fontes de referências: material da Aula 13 O Computador na Educação: A questão da cognição. Comentário: Enfatisa o objetivismo na teoria e prática, pratica ensino em módulos, segmentos e fases. O Aluno deve absorver os assuntos apresentados e a matéria é pré-selecionada. Além disso, copia o sistema tradicional de ensino aparado pelo computador. Utiliza os recursos de multimídia em todas as áreas, onde obtem um melhor aproveitamento comparado no quesito ensino-aprendizagem em que o efeito visual é de extremo poder. Baseia-se no método de Construtivismo, que é uma nova alternativa de aprendiza- gem e assimilação de ensino, onde conceitualmente temos que: O homem vive em busca do conhecimento, assimila novos conhecimentos utilizando estrutura cognitiva, desenvolve o ensino aprendizagem através da expe- riência. Isto vem ao encontro do conceito de cognição que estimula ao aluno adquirir novos conhecimentos, compreender processos e formas de representações mentais de maneira que possa aprender fazendo, utilizando jogos - onde estimula vários sentidos -, interage ao meio e procura o diálogo.


Data: 10/12/99 Hora: 20:26 Máquina: prt04u20.ez-poa.com.br

Nome : Marcelo Meira do Nascimento matr. 2327/99-6, Nelson Costa da Silva matr. 2673/99-9, Sandi Maria de Almeida Gomes matr. 3199/99-6
Endereco :
opiniao : Cognitivismo e Ciência da cognição; Fontes de referências: material da Aula 13 O Computador na Educação: A questão da cognição. Comentário: Enfatiza o objetivismo na teoria e prática, pratica ensino em módulos, segmentos e fases. O aluno deve absorver os assuntos apresentados e a matéria é pré-selecionada. Além disso, copia o sistema tradicional de ensino amparado pelo computador. Utiliza os recursos de multimídia em todas as áreas, onde obtem um melhor aproveitamento comparado ao quesito ensino-aprendizagem em que o efeito visual é de extremo poder. Baseia-se no método de CONSTRUTIVISMO, que é uma nova alternativa de aprendizagem e assimilação de ensino, onde conceitualmente temos que: O homem vive em busca do conhecimento, assimila novos conhecimentos utilizando estrutura cognitiva, desenvolve o ensino aprendizagem através da experiência. Isto vem ao encontro do conceito de cognição que estimula o aluno adquirir novos conhecimentos, compreender processos e formas de representações mentais de maneira que possa aprender fazendo, utilizando jogos - onde estimula vários sentidos -, interage ao meio e procura o diálogo.


Data: 12/12/99 Hora: 17:40 Máquina: noc.tche.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 13/12/99 Hora: 19:42 Máquina: math14.mat.ufrgs.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 15/12/99 Hora: 14:19 Máquina: vemaguette.mat.ufrgs.br

Nome : Elisangela Schneider e Janaína Brilhante
Endereco :
opiniao : Fonte consultada: A Nova Ciência da Mente, de Howard Gardner.

Este livro descreve a revolução cognitiva, os seus fundamentos, a revolta contra o behaviorismo e entre outros assuntos, o despertar da era do computador e sua influência na ciência cognitivista.


Data: 16/12/99 Hora: 16:08 Máquina: prt11u49.ez-poa.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 16/12/99 Hora: 16:29 Máquina: prt16u40.ez-poa.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 16/12/99 Hora: 16:29 Máquina: prt16u40.ez-poa.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 16/12/99 Hora: 16:31 Máquina: prt16u40.ez-poa.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 17/12/99 Hora: 11:18 Máquina: prt20u01.ez-poa.com.br

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 17/12/99 Hora: 17:27 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : kelly hackradt 1674/98-7
Endereco : kellycrys@yahoo.com
opiniao : utilizei textos diponiveis na pagina do pos graduaçao da faced e do departamento de psicologia. as teses de mestrado lidas tratavam sobre como se da o processo cognitivo, algumas falavam sobre o uso do computador com facilitador da aprendizagem e outros tratavam inclusive da questao do uso do computador com deficientes. alem disso lemos o artiogo da revista isto é


Data: 17/12/99 Hora: 17:27 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : grazieli freitas 3255/98-6
Endereco : kellycrys@yahoo.com
opiniao : utilizei textos diponiveis na pagina do pos graduaçao da faced e do departamento de psicologia. as teses de mestrado lidas tratavam sobre como se da o processo cognitivo, algumas falavam sobre o uso do computador com facilitador da aprendizagem e outros tratavam inclusive da questao do uso do computador com deficientes. alem disso lemos o artiogo da revista isto é


Data: 17/12/99 Hora: 17:50 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Cristina Zynich, Júlio César Stefani Sanches, Vanessa Gobbato, Patrícia Centeno
Endereco :
opiniao : Utilizamos como referências para nosso trabalho um artigo sobre Especial-Cérebro, do Estado de São Paulo, ano de 1997 e os materiais disponíveis na aula.

O primeiro refere-se ao processamento da memória e funcionamento do cérebro.

Nas referências relativas à aula, pudemos constatar que o cognitivismo implica num estudo interdisciplinar do processo de aprendizagem e estruturas cerebrais que possibilitam-na.


Data: 17/12/99 Hora: 19:03 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Luís Henrique Girardi - 3145/98-2
Endereco : lhg@ufrgs.br
opiniao : Alguns textos estudados na cadeira de Psicologia da Educação e pesquisa sobre o assunto na Internet.


Data: 18/12/99 Hora: 15:31 Máquina: dl-tnt2-c8d50847.poa.zaz.com.br

Nome : Michele M. Rivatto 3328/98-5
Endereco : yuffie@zaz.com.br
opiniao : Ainda estou vendo os materiais que utilizarei.


Data: 18/12/99 Hora: 15:34 Máquina: dl-tnt2-c8d50847.poa.zaz.com.br

Nome : Luciana P. Conceição 2083/97-9
Endereco : rebeka@zaz.com.br
opiniao :


Data: 21/12/99 Hora: 13:06 Máquina: oldsmobile.mat.ufrgs.br

Nome : cristiane camboim e marina
Endereco : edna@mat.ufrgs.br
opiniao : marina@mat.ufrgs.br > Fontes consultadas: Ciência Cognitiva - Definicoes http://www.mtm.ufsc.br/~cleide/GEIAAM http://www.lia.ufc.br http://intelliwise.com/snavega/scn.port.htm A área de informática na educacão cresce a cada dia. Existem varios softwares, no mercado, que facilitam o ensino e aprendizagem dos alunos. Existem laboratorios , em todo o pais, que pesquisam a Inteligencia Artificial e estamos, cada vez mais cientes, de que o computador e uma ferramenta poderosissima para despertar a criatividade de nossos futuros alunos.


Data em que foi respondido: 17/01/00 - 12:52:24
Computador utilizado: 200-191-196-134-as.acessonet.com.br (200.191.196.134)
Nome: fernando araujo alves, matricula 1353/99-3
Endereco:
Opiniao: