MATEMÁTICA

É solicitado aos estudantes que:

Nível: 7 - 10

Objetivos:

Materiais: Procedimentos:

1. Um mês antes dessa aula, telnet para o Cleveland Freenet e registre-se.

telnet to: freenet-in-a.cwru.edu ou freenet-in-b.cwru.edu ou freenet-in-c.cwru.edu (login: digite 2 para entrar como visitante)
Procure no menu: Academy One, um programa experimental desenvolvido para atender as necessidades de informação e comunicação entre estudantes e professores. Registre sua turma no Academy One. Utilizando o banco de dados, encontre e imprima uma lista de escolas registradas no programa, de fora do país.

2. Discuta a importância de se aprender sobre a evolução social e cultural da matemática. Converse sobre como pessoas com diferentes culturas e conhecimentos, moldaram a matemática moderna.

3. Pemita que os alunos utilizem os recursos da biblioteca para construir uma lista de personalidades importantes na história da matemática. Divida a lista entre grupos de trabalho.

4. Discuta com a turma as informações encontradas durante a pesquisa e descubra quais eles gostariam que fizessem parte do banco de dados. Sugestões para campos: data de nascimento e morte, nacionalidade, funções ocupadas, fatos interessantes e o que fez de importante para a matemática. Se necessário, demonstre como criar um documento de coleta de dados com espaços a preencher. Imprima e faça cópias para os estudantes utilizarem na coleta de informações.

5. Os estudantes devem acessar a Internet para encontrar as informações que precisam para completar o banco de dados. Primeiramente devem procurar em todo o espaço gopher e/ou WWW

gopher to: veronica.scs.unr.edu
http://www.altavista.com
Para fazer uma procura WAIS na WWW, telnet ou posicione o browser para um servidor WAIS e use as palavras-chave para realizar a busca
telnet to: sunsite.unc.edu

login: WAIS ou URL: http://wais.com

Permita que os alunos tenham acesso a outros recursos online para que possam completar seus bancos de dados. 
Database of Student Research in Math (Banco de dados para pesquisa estudantil de matemática)
gopher to: hub.terc.edu ( procure em Resources for Mathematics and Science Education)

History of Math ( história da matemática)
gopher to: gopher.cic.net ( procure em cicnet-gophers, k-12 gopher, classroom, history of math)

Math Source Gopher
gopher to: gopher.wri.com 

University of California at Santa Barbara
gopher to: ucsbuxa.ucsb.edu:3001 ( procure em The Subject Collections, Mathematics and Statistics)

6. Depois que os grupos terminarem a busca de dados sobre as personalidades, peça que um membro de cada grupo faça uma apresentação oral para a turma sobre os fatos interessantes que o grupo encontrou sobre o matemático que ficou sob sua responsabilidade.

7. Ensine os alunos a usarem um processador de texto para que construam mensagens de e-mail. Peça que escrevam mensagens para as escolas estrangeiras cadastradas no Academy One. Os alunos devem se apresentar, explicar os resultados de pequena pesquisa e pedir que os estudantes das turmas contactadas contribuam com informações sobre matemáticos de seus países para que possam ser incluidas no banco de dados. Certifique-se que seja enviado às escolas participantes uma cópia do banco de dados. Se possível, utilize a opção ATTACH para enviar por e-mail um documento que não seja texto, utilizando por exemplo o software lotus.

Sugestão:

Mande uma mensagem para alguns grupos de discussão de profissinais como advogados, médicos, engenheiros, jornalistas ou entreviste profissionais locais e peça a eles que contem como utilizam a matemática em suas profissões.