Data: 22/09/97
Hora: 14:42

Nome :
Endereco :
opiniao : hhhhhhhhhhhhhh


Data: 29/09/97
Hora: 19:23

Nome : Liane
Endereco : teste
opiniao : bla bla bla


Data: 29/09/97
Hora: 19:24

Nome : Roberta
Endereco : windws 3.1
opiniao : O trabalho com o vídeo e os alunos usando o computador foi muito bom, pois desta forma aprende-se mais. Se eu fosse ensinar windows ensinaria desta forma. O vídeo deve ser um dos recursos de sala de aula, mas tem que ter um significado, uma interação com os alunos e também alguns desafios.


Data: 29/09/97
Hora: 19:26

Nome : Luciane
Endereco :
opiniao : Na minha opinião a única eficiente maneira de aprender a usar o Windows é "mexendo" nele. E neste caso, curiosidade e interesse são necessários para um bom aprendizado e para a perda de uma possível aversão ao uso desta ferramenta. Sendo assim, acho que quando formos ensinar (não só Windows como qualquer outra coisa) o primeiro passo é levantar os objetivos do grupo com quem trabalharemos para que possamos despertar neles o interesse por aquilo que vamos apresentar, mostrando-lhes as vantagens que terão quando souberem operar bem. Feito isso, basta começar... Cada passo deve ser explicado e em seguida praticado pela turma para que seja fixado; a cada erro, torna-se importante a repetição. Atividades descontraídas, como desenhar ou conversar com os colegas via INTERNET, por exemplo, também são importantes para que possam se "familiarizar" com o computador. Afinal, nada melhor do que aprender brincando...


Data: 29/09/97
Hora: 19:28

Nome : Vitor
Endereco : Windows 3.1
opiniao : O video que nos foi apresentado , para mim não foi de grande valia pois eu já conhecia a maioria dos comandos que foram apresentados. Mas acredito que para pessoas que não tenham muita intimidade com a máquina nessecitam deste tipo de orientação, pois saber vários caminhos de acesso a um determinado comando; Com ou sem mouse. Quanto a forma que foi feito o video acho ele muito parado e pouco atrativo poderia termais efeitos visuais e sonoros, que em minha opinião fariam o video mais emocionante. Uma sugestão é de que se tenha mais variedades de vozes para não se tornar massante sempre o mesmo tom de voz, como aconteceu no video que assistimos, ou que apareca mais pessoas, homens e mulheres, também que a camera não fique tanto tempo focando apenas o monitor isso torna a imagem . Outra sujestão é de que, se nào é possivel que se mude o foco do monitor , então se mude as cores do monitor , isso já ajudaria um pouco.


Data: 29/09/97
Hora: 19:30

Nome : Tati
Endereco : windows 3.1
opiniao : Acredito que a melhor maneira de ensinar windows é tendo contato diretamente com o computador, o vídeo pode ser uma boa alternativa, porém dependendo do tipo de vídeo pode se tornar cansativo, com isso o professor que optar em introduzir o windows sem o vídeo deve explicar passo a passo como utilizar os comandos e conforme os alunos vão interagindo com a máquina tudo fica mais fácil de entender. Conseqüentemente, com o tempo de utilização do windows os alunos pegarão a prática, assim como aconteceu comigo, não necessitei de vídeo para começar a trabalhar com o windows e acredito que isso não seja essencial.


Data: 29/09/97
Hora: 19:30

Nome : patricia
Endereco : windows 3.1 passo a passo
opiniao : Projetarei esta suposta aula sobre windows, a aprtir dos textos lidos em aula, da experiência que tenho em "mexer" com computador e alguns truques básicos apresentados no vídeo. Inicialmente, defendo a tese de que a melhor maneira de se aprender, é interagindo com o objeto; assim , minhga primeira suposta aula sobre windows teria a conotação de aula livre. Deixar com que as pessoas pudessem operar livremente este programa. Uma maneira bastante prática de começar o trabalho com o windows, seria de familiarizar o operador com o mouse: qual a função do botão direito, do esquerdo, do duplo click. Fazer com que o operador situe-se espacialmente na tela, e fazer a relação desta com a seta indicada pela mouse(a seta representa o seu seu movimento). Entrando no windows, trabalhar com as janelas. Posicionar o operador com as setas, a barra de ferramentas, o minimizar, maximizar, restaurar,... Para que todos estes passos sejam comprendidos da melhor maneira possível, deixar sempre após cada explicação que haja o manuseio livre. Função dos ícones: Cada ícone que aparece dentro do programa principal(gerenciador de programas) é por assim dizer um novo campo de trabalho, que esta incluído dentro do programa máximo do windows. Abra estes ícones(como por exemplo JOGOS), veja o que dentro dele você pode fazer, arrastrar o seu campo de trabalho, minimizá-lo, tudo aquilo que você já fez no gerenciador de programas. Agora feche este ícone JOGOS e verá que o programa mestre está embaixo deste programa JOGOS, como se a tela do computador fosse uma mesa com vários papéis espalhados, uns sobre os outros. Desarrume os ícones, e volte a organiza-los em forma de cascata, lado a lado, ... Algumas dicas para quem deseja trabalhar com o windows mais eficasmente: Para selecionar uma opção desejada como por exemplo File, note como uma letra sempre aparecerá grifada, para não ter utilizar o mouse digite a letra grifada. Estas são algumas dicas de como trabalhar com o windows, porém acredito que a melhor forma,seja praticar.


Data: 29/09/97
Hora: 19:33

Nome : Simone Guarise
Endereco : Windows Passo a Passo
opiniao : Eu fiz cursos de computação para aprender a usar o Windows e seus aplicativos, mas confesso que os cursos indicam o caminho. A melhor maneira de aprender computação é testando, mexendo nos programas; temos que ser um pouco autodidatas. Se eu tivesse que ensinar uma turma de alunos a usar o Windows, faria na forma de estudo dirigido, teriam um manual para lerem, mas todos os exercícios fariam sozinhos no computador. Eu apenas iria intervir nas dificuldades encontradas, dando algumas sugestões. O mérito da descoberta tem que caber ao aluno!


Data: 29/09/97
Hora: 19:36

Nome : angela
Endereco :
opiniao : É bastante difícil pensar em como ensinar Windows para professores e alunos hoje, pois o meu conhecimento sobre ele é muito limitado. Mas como devo fazer isto para a aula, vamos lá. Inicialmente é preciso tirar da cabeça das pessoas que o Windows é um bicho de sete cabeças e que todos são capazes de "mecher" em um computador. Para isto seria interessante mostrar algum tipo de experiência, onde pessoas idosas ou crianças estivessem em contado com o computador. Isto poderia ser feito de forma prática, ou seja, com as próprias pessoas mostrando como usá-lo, poderia também ser um vídeo lúdico que mostrasse o lado prazeiroso do computador. Depois que as pessoas estivessem bastante envolvidas e curiosas para o trabalho poderíamos fazer alguns questionamentos sobre como o Windows. Por exemplo, que o nome do programa é bastante sugestivo e indicativo em como é a estrutura dele. Que ele é composto de janelas que abrem, fecham, algumas grandes, outras pequenas, etc. Tudo isto dito, é bom deixar claro que seria um trabalho prático, onde as pessoas estivessem preferencialmente sentadas a frente de um computador. Seria completamente complicado tentar ensinar Windows para um grupo de pessoas sem ter os computadores a disposição de todos. Como o Windows é muito prático e lógico as pessoas poderiam ser desafiadas para descobrir coisas escondidas nas janelas, deixando cada um livre para navegar. Por exemplo, que o nome do programa é bastante sugestivo e indicativo em como é a estrutura dele.


Data: 29/09/97
Hora: 19:38

Nome : Paulo Antonio
Endereco : Windows
opiniao : Pedem-me opinião sobre método de ensinar um software desconhecido a um leigo - no caso, um professor sem familiaridade com este. Como se eu mesmo não fosse um leigo em tal soft! Usar o video me parece uma boa idéia, mas acaba sendo cansativo - excesso de video não faz bem para os olhos, eles doem... Na minha opinião, nada substitui a experiência. Eu aconselho: ralem, fuçem, mexam e remexam, virem o programa de cabeça pra baixo! Peguem o manual para referência, peguem um caderno para anotar seu "diário de bordo" e vão em frente! Anotem principalmente seus erros: aprendemos muito com nossos erros, especialmente com nossas reflexões (porque erramos, onde erramos; causas e consequencias). Um conselho: não se arrisquem com nada importante até terem firmeza naquilo que fazem. Alguns erros pode levar ao suicídio.... Ralem; tentem; lutem e aprendam... Mas, lembrem o importante: tenham um computador em casa. Depender de máquina alheia é uma droga!


Data: 29/09/97
Hora: 19:38

Nome : Paulo Borba / Rosalba
Endereco : windons passo a passo.
opiniao : Nossa proposta para para ensinar Windons é a seguinte: Como forma de introdução propomos que os futuros usuários assistam um video sobre os aspectos gerais do uso de Windons. Após,seguindo os passos que foi mostrado no vídeo será proposta uma atividade prática que explore os recursos do mesmo com objetivo de dominarem os procedimentos. Para isto, é necessário focalizar um objetivo dentro de um determinado tema para cumprir um conteúdo no nível pedagógico que se queira trabalhar, com uma proposta específica de aprendizagem, como por exemplo treinar o uso dos recursos copiar, colar,(utilizando área de transferência),construção de figuras,pintar,manuseio do gerenciador de arquivo,etc. Procedimentos da atividade: O aprendiz terá que completar uma estória em quadrinhos. A qual consistirá de alguns balões preenchidos e outros não, alguns quadrinhos com figuras e balões e outros só com os balões preenchidos. Sendo assim, o aprendiz terá que buscar em um arquivo que terá várias falas copiando e transferindo para o respectivo balão. E também usará o recurso do paintbrush para fazer os desenhos e colorí-los.


Data: 29/09/97
Hora: 19:45

Nome : Daniela B.
Endereco : Windows 3.1
opiniao : Tendo com base as aulas nesta disciplina sobre como usar o windows e seus aplicativos, penso que o vídeo é uma maneira alternativa e interessante de introduzir o conteúdo aos alunos. É claro que esse vídeo deverá ser elaborado de acordo com a faixa etária dos alunos, afim de não se tornar muito massante ou cansativo. Assim como as nossas aulas, acredito que a experiência prática é aonde realmente ocorre a aprendizagem, pois ao manuseá-lo fica mais fácil de gravar as utilidades do windows. Penso também que uma polígrafo serviria como apoio para ocorrer uma maior familiarização com o windows. Sendo assim, exercícios são bem vindos.


Data: 29/09/97
Hora: 19:46

Nome : Raquel
Endereco : Windows 3.1
opiniao : Em relação ao filme, acho que foi de grande utilidade para as pessoas que ainda tinham pouco conhecimento sobre o windows, já que os comandos eram explicados de forma detalhada e numa linguagem simples, a fim de facilitar o aprendizado. Acho que muitas coisas puderam ser esclarecidas rapidamente com o auxílio do vídeo. Apesar de eu já ter alguma noção de windows, pude aprender caminhos alternativos para determinados comandos que já conhecia. Achei o vídeo um pouco cansativo, já que as explicações se tornaram repetitivas.


Data: 29/09/97
Hora: 19:52

Nome :
Endereco :
opiniao :


Data: 29/09/97
Hora: 19:53

Nome : Janice
Endereco : Windows 3.1
opiniao : Tendo realizado Curso de Windows e frequentando as aulas de EDU 375, creio que desenvolveria a seguinte estratégia para levar à aprendizagem do window: Mostraria, no ccomputador os aplicativos do windows, conversando a respeito,seguindo apostila que poderia ser consultada durante a explicação e/ou posteriormente,para lembrar. Utilizaria do recurso de um vídeo, mostrando passo a passo autilização do windows. Sabendo de ante-mão o tipo de interesse do grupo,colocaria atividades referentes à àrea de conhecimento preferida (jogo enfocando princípios matemáticos, por exemplo). Deixaria o grupo interagir com o computador acessando,como a INTERNET. Poderia sugerir a criação de um texto em conjunto, em que cada alunu participaria com uma idéia,sugestão do que quer aprender no windows.