,
É requisitado aos alunos
que trabalhem em grupo, pesquisem em recursos impressos ou da Internet,
que produzam textos ilustrados, usando um software de ilustração.
Nível: 9 - 10
Objetivos:
1. Os estudantes devem definir "analogia"e trazer algumas das suas próprias
analogias na próxima aula.
2. Divida a turma em grupos de 3 estudantes. Faça uma lista
com as partes da planta (como abaixo) no quadro negro.
3. Explique que a intenção desse projeto é escrever analogias a essa partes das plantas. Por exemplo:
- raizes
- flores
- tronco
- floema
- sementes
- botão
- folhas
- xilema
"Folhas de plantas verdes são análogas a uma linha de montagem de uma fábrica. A epiderme é como o muro externo; células paliçadas são como linhas de montagem, cloroplastos são como trabalhadores que se movem de um lugar ao outro ao longo dessa linha de montagem, utilizando energia (dióxido de carbono e água) para unir matérias primas para gerar o produto final, a glicose. A glicose é então transferida pelo floema, para a raiz ou depósito. Assim como nas fábricas (ao menos que exista um segundo ou terceiro turno), a produção para à noite."Cada grupo deve selecionar uma parte da planta e buscar o maior número de informações que conseguir, utilizando textos, materiais da biblioteca e os recursos da Internet. Dê tempo suficiente para que os grupos encontrem material para utilizarem na criação das analogias. Para encontrar informações sobre a anatomia das plantas, os estudantes podem acessar esses sites da Worl Wide Web:
Dicionário de Biologia CelularOs estudantes também podem utilizar o gopher:
URL: http://mblab.gla.ac.uk/~julian/dict.htmlBiodiversidade e Coleções de Biologia
URL: http://muse.bio.cornell.edu/
Jardim Botânico do Missouri4. Depois que os estudantes tiverem reunido informações suficientes, peça aos grupos que escrevam suas analogias. Os grupos de preferência, devem trazer suas pesquisas e compor as analogias em sala através de um processador de texto (veja em sugestões). Cada analogia não deve ocupar mais de uma página. Para conseguir um auxílio sobre o uso da linguagem figurativa, os estudantes podem acessar a www:
gopher to: mobot.orgInstituto Smithsonian de História Natural
gopher to: nmnhgoph.si.edu (procure em Botany at SL)
IBM Writing Project5. Se você não possui um software de ilustração, ftp para o seguinte site para download um programa grátis. Os grupos devem ilustrar e indicar a parte da planta e seu objeto análogo. Faça cópias do texto e ilustração de cada grupo e distribua para a turma.
URL: http://www.ucet.ufl.edu/Purdue University Online Writing Lab (OWL)
URL: http://owl.trc.purdue.edu/
Para usuários IBM-compatíveisSugestões:ftp to: oak.oakland.edu ( procure no subdiretório Sim Tel/win3/graphics por um índice que vai ajudá-lo a encontrar o software)
Para usuários de MAC
ftp to: ftp.classroom.net ( vá ao subdiretório Wentworth/Classroom-Connect/Teacher-Aids e recupere o arquivo KIDPIX no modo binário)
Acesse esses newsgroups Bionet e envie um texto com as analogias feitas pelos estudantes. Convide os leitores a responder ou contribuir com novas analogias. Se os estudantes sentirem dificuldade em compor suas analogias, eles podem pedir assistência aqui:
sci.bio - biologia e ciências relacionadas
bionet.cellbiol - discussões gerais sobre biologia celular
bionet.plants - discussões sobre plantas