Opinião



Data: 10/12/99
Hora: 19:30

Nome : Rosemary e Rosi Marta
Endereco : rose@edu.ufrgs.br
opiniao : Consideramos o segundo item - aprendiz é passivo - aprendiz está ativamente envolvido - como o de maior impacto na aprendizagem, isto porque acreditamos que se o aprendiz está ativamente envolvido e se o professor souber aproveitar tal situação, a interação,o diálogo, a troca, ou seja, o conhecimento desenvolvido será significativo e construído ao longo deste processo.


Data: 10/12/99
Hora: 19:34

Nome : Ceno, Cleusa, Giseila, Maria Pfeifer
Endereco : kops@ez-poa.com.br ferkau@zaz.com.br cleusa@guaibanet.com.br
opiniao : Entendemos que entre todas as diferenças citadas, a que oferece maior impacto na aprendizagem é a possibilidade de poder, gradativamente, aplicar o conhecimento e habilidades adquiridos na construção do saber. Isto ocorre devido a constante interação entre aprendiz/unidade de apoio EAD.


Data: 10/12/99
Hora: 19:34

Nome : Susana,Eloisa,Lilamar
Endereco :
opiniao : Se entendermos realimentação como propor atividades adequadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, então pode-se considerar como uma ação que buscará uma maior eficácia na aprendizagem do aluno, de acordo com a proposta da unidade para EAD. Consideramos que uma ação pedagógica deva estar centrada na interação entre professor-aluno, aluno-aluno carregada de significados e desejos, individuais e coletivos no sentido de dar conta da apren dizagem para todos.A tecnologia deve estar a serviço do homem e não vice-versa, pois para nós a tecnologia não substitui as relações afetivas que, também representam um papel importante na construção do conhecimento de cada um.


Data: 10/12/99
Hora: 19:36

Nome : ANGELA EIDAM
Endereco :
opiniao : Na minha opinião, as diferenças anteriormente apresentadas interrelacionam-se, tornando-se difícil destacar uma isoladamente, situando-a como de maior impacto na aprendizagem. Pessoalmente, selecionaria o fator "comunicação pois só consigo concebê-la numa dimensão interativa onde existe a reciprocidade e a possibilidade de "trocas" seja de informações, seja de afeto, de interesses, de processos, etc. É comprovado que muitas aulas presenciais ou "monitoradas" por livros textos nada possibilitam numa dimensão afetiva e cognitiva, tornando-se desprovidas de significado, de possibilidade de ação e, principalmente, do aprendiz tornar-se sujeito de sua aprendizagem e, conseqüentemente, de sua ação


Data: 10/12/99
Hora: 19:38

Nome : Valni Lopes S. Farias
Endereco :
opiniao : Na minha opinao, existem varias diferencas, uma delas e que as duas formas de ensino, nao condizem com a realidade de seus aprendizes. O texto didatico assim como a unidade EAD partem de uma realidade, muito aquem da realidade de nossa clientela escolar. O livro didatico traz u ma visao um tanto distorcida e ou diferenciada da realidade local. Ja o EAD atraves www, da-nos acesso aos conhecimentos do mundo inteiro, a tecnologia ai esta, mas como acessa-lo se em nossa realidade em sala nao superamos o quadro e giz, a tecnologia ainda nao chegou em muitas das nossas escolas publicas?


Data: 10/12/99
Hora: 19:40

Nome : jander,iara,moacir,arlete
Endereco :
opiniao : Achamos que a pouca aplicação de conhecimento e habilidades é o fator mais importante, pois somente o autor é que tem total controle sobre os objetivos a serem alcançados. Já com o EAD o estudante poderá desenvolver todo seu conhecimento de acordo com suas possíveis habilidades, pois sempre haverá um acompanhamento diferente da do livro.


Data: 10/12/99
Hora: 19:41

Nome : jander,iara,moacir,arlete
Endereco :
opiniao : Achamos que a pouca aplicação de conhecimento e habilidades é o fator mais chocante, pois somente o autor é que tem total controle sobre os objetivos a serem alcançados. Já com o EAD o estudante poderá desenvolver todo seu conhecimento de acordo com suas possíveis habilidades, pois sempre haverá um acompanhamento diferente da do livro.


Data: 10/12/99
Hora: 19:43

Nome : Márcia e Tania
Endereco : marlou@edu.ufrgs.br
opiniao : O aprendiz está ativamente envolvido. Achamos que esta afirmação tem relevância pois quando o aluno está ativamente envolvido, acontece de fato o compromisso com a aprendizagem pois esta se dá quando a INTERAÇÃO se faz presente.


Data: 10/12/99
Hora: 19:44

Nome : GIOVANI DALPIAZ
Endereco : gigamar@cpovo.net
opiniao : O Estudante aplica novo conhecimento e habilidades, pensamos que somos seres em constante construção, e que o mundo é dinâmico (em constante evolução), sendo de fundamental importância oportunizarmos possibilidades aos estudantes de aplicarem suas idéias na prática. Acreditamos que existem "n" possibilidades de acimilarmos o mesmo conhecimento aplicando as suas habilidades individuais, interagindo com o conhecimento coletivo.


Data: 10/12/99
Hora: 19:51

Nome : Saionara Goulart Dalpiaz
Endereco : gigamar@cpovo.net
opiniao : A realimentação de informações, oportuniza que o processo de aprendizagem seja redimensionado para outros saberes, confrontando-os. A rede de interações que se estabelece, cria o hábito da pesquisa, estimula a estruturação do pensamento de quem lê e de quem escreve, amplia o horizonte da sala de aula, respeita o processo individual de aprendizagem levando pensamentos diversos a comporem uma rede infinita de informações. Acredito que a realimentação de informações é a maior vantagem na EAD, mostrando como o mundo é rico em possibilidades e o quanto a informática pode auxiliar o universo escolar.


Data: 10/12/99
Hora: 19:52

Nome : Rosmi Simone
Endereco : andreac@cpovo.net
opiniao : Sem realimentação - Realimentação provida em função do progresso do estudante Porque leva em consideração o tempo necessário para que o educando aproprie-se dos contúdos. Estimulando a busca por novas informações a medida que o trabalho desperte a sua curiosidade.


Data: 10/12/99
Hora: 19:53

Nome : Luiz O. Mendes
Endereco : lugauchinho@zipmail.com.br
opiniao : Sem atividades a não ser no fim do capítulo Atividades e exercícios ao longo do texto Esta relação, a meu ver é a que mais tem a ver com o aprendizado, tendo em vista que quando há troca, também tende a ocorrer apreensão, ou seja, o indivíduo, com esta troca constante também testa o que está a aprender.


Data: 10/12/99
Hora: 19:54

Nome : Cíntia e M. Elisabeth
Endereco :
opiniao : Acreditamos que a interação possibilitada pela unidade de EAD,negada pelo texto, seja de grande impacto na aprendizagem,devido a nossa convicção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dê através da ação, propiciada por unidades que exijam pensamento reflexivo.


Data: 10/12/99
Hora: 19:57

Nome : denise wolffenbüttel moreira
Endereco : lagmor@cpovo.net
opiniao : O fato do aprendiz estar ativamente envolvido. Isto porque nenhum método ou instrumento didático-pedagógico alcança seus objetivos se não consegue obter/promover o envolvimento do aluno.


Data: 10/12/99
Hora: 20:07

Nome : Janete Mistrello
Endereco :
opiniao : Considero que a diferença que tem maior impacto na aprendizagem entre texto e unidade para EAD é a possibilidade do estudante aplicar novo conhecimento e habilidades,o que conseqüentemente permite um maior envolvimento com as situações de aprendizagem. Porém,gostaria de destacar que do meu ponto de vista,oEAD,também pode ser considerado impessoal como o livro texto,se o estudante não se sentir como parte ativa deste processo,implicando assim na não cons trução e aplicação de novos conhecimentos.


Data: 10/12/99
Hora: 20:11

Nome : Isabel e Valéria
Endereco : dorval@cpovo.net
opiniao : Isabel: Para mim é a participação ativa, pois é um dos aspectos que mais favo- rece a aprendizagem e um dos mais relegados no ensino tradicional. Valéria: "pouca aplicação do conhecimento e das habilidades", sempre que há leitura, há interação com o leitor, assim aplicação de conhe- cimento e habilidades.


Data: 10/12/99
Hora: 20:28

Nome : lucianne
Endereco :
opiniao : Antes de apontar diferenças entre texto e EAD, e necessario ressaltar que a diferença basica e o enfoque dado pelo "professor", pois uma atividade TEXTO, dependendo do enfoque dado pode ser uma atividade participativa, que gera uma aprendizagem ativa, a contrapartida também e verdadeira, uma atividade de educaçao a distancia, pode ser uma atividade que nao e particiaptiva, que nao gera qualquer aprendizagem. Das diferenças apontadas, creio que a que a aquisiçao de conhecimento e a possibilidade de novas habilidades, pode tornar-se uma atitude de impacto para a prendizagem, na medida em que, de algum modo, veicula a alternativa de uma proposta interligada com o desejo individual, na medida em que o atrelamento a um grupo, pode ser em alguns momentos uma "trava" para a aprendiagem. E uma possibilidade da a p r e n d i z a g e m e nao da APRENDIZAGEM. De outro lado, cabe perguntar se este tipo de aprendizagem sera para o acesso de todos, muitos ou de um pequeno grupo. Esta aprendizgem ativa e para quem?


Data: 11/12/99
Hora: 09:42

Nome : Riviane
Endereco :
opiniao : Na minha opinião a questão da possibilidade do diálogo é de suma importância para a aprendizagem, o aluno tendo a possibilidade de dialogar, trocar opiniões, manifestar sua idéia e pensar sobre a idéia do outro é uma das melhores formas de construir conhecimento.


Data: 11/12/99
Hora: 09:42

Nome : viviane/salei
Endereco : vivimesquita@uol.com.br
opiniao : Comunicação bidirecional - em primeiro lugar é importante ter claro que este tipo de trabalho só terá significado na medida em que o aluno dominar minimamente a tecnologia da máquina,bem em se dominando esta tecnologia, este tipo de atividade tem atrativos no sentido de envolver o aluno na atividade proposta, fazendo esta relação de pergunta e resposta,estabelecendo então uma comunicação. Se estabelece um atrativo para o aluno na medida em que se constrói também o atrativo visual que o computador favorece.


Data: 11/12/99
Hora: 09:57

Nome : Magda, Cláudia e M. Cristina
Endereco :
opiniao : Segundo a nossa opinião, esta sentença: "O aprendiz está ativamente envolvido" causa maior impacto na aprendizagem, pois quando o aluno se sente envolvido no processo de construção do conhecimento a aprendizagem se dá de forma mais efetiva.