Respostas


Data em que foi respondido: 22/07/02 - 12:02:53
Computador utilizado: marte.pop-rs.rnp.br (200.132.0.118)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 17:32:38
Computador utilizado: m25.edu.ufrgs.br (143.54.41.25)
Nome: Fernanda Bizarro
Endereco: fernanda.bizarro@zipmail.com.br
Opiniao: Acredito que todos os diferenciais apresentandos são importantes. Mas no meu entender o diferencial de maior importância para o processo de ensino-aprendizagem é a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 17:38:03
Computador utilizado: m24.edu.ufrgs.br (143.54.41.24)
Nome: David Avelal
Endereco: david_avelal@hotmail.com
Opiniao: Qual destas diferenças tem maior impacto, em sua opinião na eficácia da aprendizagem? A diferença que tem maior impacto na eficácia da aprendizagem é a participação ativa do aprendiz/aluno. Acredito que no momento que o aprendiz/aluno interage com o que esta trabalhando, ele assimila melhor o que esta fazendo, o aprendiz/aluno participa da aula e mais rápido toma posse do conhecimento que esta tento no momento.

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 17:51:05
Computador utilizado: (143.54.41.205)
Nome: Tatiana Thiesen
Endereco: tatiana.thiesen@bol.com.br
Opiniao: Considero de grande importância quase todos pontos mencionados, mas o de maior relevância é o fato do aluno não ser um mero "ouvinte". Na apredizagem ativa ele interage e tem uma visão mais geral de todo o conteúdo, além e já ir granvando os conceitos básicos desde o princípio, não somente no final do capítulo.

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 18:33:32
Computador utilizado: m20.edu.ufrgs.br (143.54.41.20)
Nome: Simone Menezes
Endereco: drugmarques@Yahoo.com.br
Opiniao: Com certeza , há uma maior eficácia na aprendizagem, devido estas qualidades do EAD mostradas, pois esta interação entre servidores e provadores deve levar a maior absorção de conhecimento pelo indivíduo.Por isso deve-se levar as escolas, esta "nova" forma de aprendizagem.

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 18:43:13
Computador utilizado: m14.edu.ufrgs.br (143.54.41.14)
Nome: Verra Lucia Lazzaron
Endereco: naturvera@bol.com.br
Opiniao: Resposta:Comunicação bi-direcional Com a comunicação bi-direcional existe um envolvimento tanto do professor quanto do aluno. Deste modo há um maior diálogo, que proporciona um ambiente agradável e encorajador deixando fluir novos conhecimentos e habilidades.

Data em que foi respondido: 22/07/02 - 18:50:27
Computador utilizado: m18.edu.ufrgs.br (143.54.41.18)
Nome: Edson Leandro de Oliveira Savionek
Endereco: Savionek@yahoo.com.br
Opiniao: As diferenças que tem maior impacto na aprendizagem são: - comunicação bi-direcional; - estudantes aplica os novos conhecimentos e habilidades; - atividades e exercícios ao longo do texto; Porque em um livro texto o estudante não tem como manter um dialogo com o autor e em geral para saber que esta adquirindo as habilidades e necessário estudar todo capitulo e fazer os exercícios.

Data em que foi respondido: 25/07/02 - 17:19:00
Computador utilizado: f-0-cache1.idcspo.matrix.com.br (200.202.0.110)
Nome: Alice Fahrion
Endereco: afahrion@ig.com.br
Opiniao: Acredito que a aprendizagem ativa causa mais impacto, pois ela sugere um aprendizado contínuo, cheio de desafios que estimulam o educando a novos aprendizados(e também possibilidade de rever aprendizados antigos. O ponto de referência passa a ser o educando e, por conseguinte, o seu contexto social!

Data em que foi respondido: 29/07/02 - 14:24:49
Computador utilizado: m16.edu.ufrgs.br (143.54.41.16)
Nome: Marciani C. Wacklawovsky
Endereco: marcianicw@bol.com.br
Opiniao: Eu acredito que a aprendizagem bi-dimensional seja mais eficaz na medida em que possibilita ao aprendiz um constante envolvimento na atividade, quando este é encorajado a avançar, a superar obstáculos. Essa forma de aprendizagem permite que o estudante aprenda através de textos interessantes e interativos, possibilitando assim um diálogo e um constante crescimento intelectual. As avaliações também são feitas em etapas, o que permite uma avaliação mais consistente, na medida em que se acompanha todo um processo, verificando os progressos conquistados pelos alunos.

Data em que foi respondido: 05/08/02 - 16:25:27
Computador utilizado: m18.edu.ufrgs.br (143.54.41.18)
Nome: Raquel S. de Oliveira
Endereco: rquel.oliv@bol.com.br
Opiniao: Certamente todos os aspectos são relevantes no que diz respeito a aprendizagem. Penso, assim que um dos fatores que mais me chama a atenção são os exercícios ao longo dos textos, o que nos possibilita explorar um conteúdo em todas as suas peculiaridades. Além disso, isso também faz com que possamos compreender o todo do assunto abordado, a partir do entendimento das partes.

Data em que foi respondido: 05/08/02 - 16:25:51
Computador utilizado: m18.edu.ufrgs.br (143.54.41.18)
Nome: Raquel S. de Oliveira
Endereco: rquel.oliv@bol.com.br
Opiniao: Certamente todos os aspectos são relevantes no que diz respeito a aprendizagem. Penso, assim que um dos fatores que mais me chama a atenção são os exercícios ao longo dos textos, o que nos possibilita explorar um conteúdo em todas as suas peculiaridades. Além disso, isso também faz com que possamos compreender o todo do assunto abordado, a partir do entendimento das partes.

Data em que foi respondido: 19/08/02 - 16:11:42
Computador utilizado: m16.edu.ufrgs.br (143.54.41.16)
Nome: Michele Goytacaz
Endereco: michele@goytacaz.com
Opiniao: Considero bastante importante a interação do aluno com o material que lhe é apresentado. É muito mais fácil aprender interagindo do que estando estático em relação ao que está sendo mostrado. Portanto, o método apresentado em "substituição" ao livro é bastante interessante. É lamentável que nem todas as escolas possam desfrutar deste tipo de tecnologia, pois, com certeza, os alunos seriam muito beneficiados com ele.

Data em que foi respondido: 16/12/02 - 17:50:15
Computador utilizado: m14.edu.ufrgs.br (143.54.41.14)
Nome: Janaína
Endereco: jana1983@bol.com.br
Opiniao: O diálogo é uma diferença muito significativa, pois podemos conhecer em aula as opiniões diferentes de vários alunos, enquanto que na leitura não existe discussão e nem exposição de idéias diferentes.

Data em que foi respondido: 17/03/03 - 09:49:08
Computador utilizado: (143.54.51.114)
Nome: Edson Savionek
Endereco: Savionek@yahoo.com.br
Opiniao: Na minha opiniao, os fatores que mais contribuiem sao Comunicacao birediciona Estudante aplica novos conhecimentos e habilidades Atividades e exercicios ao longo do texto. A comunicacao biredicional modifica toda a nosso estrategia como professor, pois o estudante pode diregir a informacao conforme a sua habilidade. O estudante assim que toma conhecimento de alguma informacao relevante, pode imediatamente aplicar a sua nova habilidade em exercicios Como num hipertexto as informaçoes estao e testes de habilidades estao lado a lado, o estudante pode ir processando as informacoes aos poucos

Data em que foi respondido: 08/12/03 - 15:35:03
Computador utilizado: m26.edu.ufrgs.br (143.54.41.26)
Nome: César Martinez
Endereco: martinezes@bol.com.br
Opiniao: Acredito que o maior protagonista do processo de aprendizagem seja justamente a interatividade que o educando exerce sobre o material proposto.

Data em que foi respondido: 07/12/04 - 10:19:38
Computador utilizado: (143.54.95.36)
Nome:
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 09/12/04 - 17:03:36
Computador utilizado: apus.unisc.br (200.17.83.42)
Nome: Andréa Konzen
Endereco: andrea.konzen@ibest.com.br
Opiniao: Para mim a diferença entre: Pouca aplicação do conhecimento e de habilidades X Estudante aplica novo conhecimento e habilidades, tem maior impacto pelo fato de que a partir do momento em que o estudante aplica novos conhecimentos ele aprende com maior facilidade o conteúdo em foco

Data em que foi respondido: 16/12/04 - 21:03:53
Computador utilizado: 200-103-243-149.ctame7042.dsl.brasiltelecom.net.br (200.103.243.149)
Nome: Nara L.C. Salamunes
Endereco: salamunes@aol.com
Opiniao: O aprendiz precisa estar ativamente envolvido, pois assim ele mobiliza seus esquemas de assimilação e se predispõe a construir novas conexões neuronais e, com isso, novas capacidades de ação e de interação no sistema socio-ambiental.

Data em que foi respondido: 16/12/04 - 21:08:39
Computador utilizado: 200-103-243-149.ctame7042.dsl.brasiltelecom.net.br (200.103.243.149)
Nome: Nara L.C. Salamunes
Endereco: salamunes@aol.com
Opiniao: De qualquer forma, um trabalho em EAD não garante que o aprendiz esteja "ativo". Todo um contexto precisa ser desenvolvido para que a passividade tradicional não seja repetida num ambiente modernoso.

Data em que foi respondido: 08/03/06 - 10:45:07
Computador utilizado: 200-233-241-220.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br (200.233.241.220)
Nome: Vaaléria Tavares
Endereco: val@uber.com.br
Opiniao: acredito que todos os itens são relevantes, mas se não contextualizado não tem sentido para o aluno... então fico com a alternativa da aplicação do conhecimento. A partir do momento em que o aluno aplica e socializa o conhecimento adquirido através da experiência prática, pode construir e re-construir permanentemente seu aprendizado.

Data em que foi respondido: 10/03/06 - 10:49:11
Computador utilizado: 201-048-106-143.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br (201.48.106.143)
Nome: Zeila
Endereco: zeilamf@uniminas.br
Opiniao: Penso que a diferença com maior impacto é o livro texto(e/ou atividades, material impresso e tarefas)com "Pouca aplicação do conhecimento e de habilidades", porque isso dificulta ao aluno a articulação entre teoria e prática, que é fundamental p/ a construção da aprendizagem.

Data em que foi respondido: 10/03/06 - 10:55:56
Computador utilizado: 201-048-106-143.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br (201.48.106.143)
Nome: Zeila Miranda Ferriera
Endereco: zeilamf@uniminas.br
Opiniao: Embora todos os aspectos devem ser considerados e não apenas um isoladamente, penso que a diferença com maior impacto negativo na eficácia da aprendizagem, é a "Pouca aplicação do conhecimento e de habilidades". Se o aluno não consegue aplicar, transferir o conhecimento adquirido para outras situações da sua prática e do cotidiano, não articula teoria e prática, não houve aprendizagem.

Data em que foi respondido: 30/08/15 - 17:33:09
Computador utilizado: 200-236-36-205.cable.tche.br (200.236.36.205)
Nome: Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Endereco: liane3@penta.ufrgs.br
Opiniao: A interatividade e a realimentação imediata são fatores que mais impactam a aprendizagem

Data em que foi respondido: 01/09/15 - 15:35:42
Computador utilizado: (143.54.95.30)
Nome: Rodolfo Salgado
Endereco: rsallos@gmail.com
Opiniao: Unidade de apoio a EAD, porque a interactividade é maior assim como o diálogo em relação ao livro texto

Data em que foi respondido: 04/10/16 - 17:50:58
Computador utilizado: (143.54.23.14)
Nome: tre
Endereco: tre@ts.fds.
Opiniao: fasdfsadfsad

Data em que foi respondido: 04/10/16 - 17:51:00
Computador utilizado: (143.54.23.14)
Nome: tre
Endereco: tre@ts.fds.
Opiniao: fasdfsadfsad

Data em que foi respondido: 04/10/16 - 17:51:06
Computador utilizado: (143.54.95.195)
Nome: Liane
Endereco: liane@penta.ufrgs.br
Opiniao: Eu acredito que a interatividade é o elemento mais importante nos conteúdos educacionais digitais e capaz de aumentar o engajamento dos estudantes e prevenir evasão.

Data em que foi respondido: 04/10/16 - 17:51:49
Computador utilizado: (143.54.95.44)
Nome: Gislaine
Endereco: gislaine@gmail,com
Opiniao: Eu acredito que a interatividade é essencial para a aprendizagem.

Data em que foi respondido: 04/10/16 - 17:51:49
Computador utilizado: (143.54.95.44)
Nome: Gislaine
Endereco: gislaine@gmail,com
Opiniao: Eu acredito que a interatividade é essencial para a aprendizagem.

Data em que foi respondido: 27/10/17 - 15:09:13
Computador utilizado: (143.54.95.236)
Nome: Mariazinha
Endereco: mariazinha@gmail.com
Opiniao: Eu não sei