Data em que foi respondido: 04/01/00 - 01:26:32
Computador utilizado: noc.tche.br (200.19.246.234)
Nome: teste
Endereco:
Opiniao:

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:31:52
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: isabel
Endereco: isa@lies.edu.ufrgs.br
Opiniao: Deve-se organizar espaços para que a criança possa acessar este tipo de material, pois muitas habilidades importantes se desenvolvem através deste contato. Destaca-se, também, a importância do lúdico na aprendizagem.O professor deve conhecer os jogos para ter conhecimento do tipo de habilidade, do tempo, do grau de dificuldade que a criança terá de investir.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:37:31
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Moacir
Endereco:
Opiniao: Os jogos são importantes por que dão aos alunos uma visão mais di- nâmica sobre espaço. O uso do raciocínio e a lógica matemática propor- cionam ao aluno um melhor aprendizado. Contudo, muitas disciplinas ainda não possuem jogos adequados para realizar estas tarefas, como por exemplo na física, pois a maioria des tes são muito superficiais.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:39:37
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: lucianne
Endereco: lucianne@lies.edu.ufrgs.br
Opiniao: Partindo do material coletado sobre este tema, poderia destacar os seguintes aspectos: a) é importante que as crianças tenham acesso a este tipo de recurso; b) os jogos são importantes na medida em que possibilitam que a criança construa a partir de seus erros, sem necessariamente a intervenção de outro sujeito; c) estes jogos podem enriquecer o planejamento do professor, pois são visualmente atraentes e demandam a ação do aluno;

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:40:53
Computador utilizado: (143.54.41.13)
Nome: Salei
Endereco:
Opiniao: Acredito que o uso do computador e jogos educativos são de grande importância para a aprendizagem do aluno. As atividades em formas de jogos estimulam e motivam os alunos a atingirem os objetivos propostos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:41:42
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Rosemary
Endereco: rose@edu.ufrgs.br
Opiniao: Acredito que o uso de jogos na escola devem estar relacionados às aprendizagens que estão sendo desenvolvidas, visto que o jogo pelo jogo não faz sentido nenhum, a não ser em momentos de lazer. Na minha opinião os jogos torna as aulas mais criativas, significativas, dinâmicas, interessantes, pois despertam o interesse do aluno, saindo da rotina da sala de aula. Entretanto, a formação do professor, a preparação, o conhecimento sobre o jogo desenvolvido,ou seja, o planejamento das atividades por parte do professor, antes, durante e após o jogo se torna essencial.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:44:03
Computador utilizado: (143.54.41.15)
Nome: VALNI E ANGELA
Endereco:
Opiniao: O uso de jogos pedagógicos apresenta muitos aspectos positivos: estimula a iniciativa, a tomada de decisões, a compreensão e o cumprimento de regras, o partilhar de idéias e a troca com parceiros, a autonomia; desenvolve a curiosidade e domínio das ferramentas tecnológicas; amplia o vocabulário técnico e pessoal. No tocante a criatividade em sua forma mais ampla, nem sempre verifica-se a interação entre o sujeito que joga e a proposta do jogo pois esta muitas vezes é fechada e não possibilita outras alternativas. A utilização do jogo pelo jogo torna-se apenas mais um recurso, podendo ser comparado ao livro didático, quando o usuário e o professor não têm bem claros os objetivos da atividade. Muitos jogos que visam apenas conteúdos específicos e não o desenvolvimento de habilidades tornam-se mecânicos fazendo com que o espaço da informática caia na vala comum da sala de aula.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:46:11
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Rosi Marta
Endereco: rosireis@gln.com.br
Opiniao: Considero o uso de jogos fundamental, tanto para uso didático como de lazer. Quando usado como recurso didático, é imprescindível que o professor conheça o mesmo, para poder explorá-lo corretamente. O jogo pode tornar a aula muito mais motivadora, dinâmica, despertando o interesse dos alunos, entretanto, observa-se que alguns jogos exigem pouca criatividade e raciocínio.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:48:31
Computador utilizado: (143.54.41.13)
Nome: Maria Elisabeth
Endereco:
Opiniao: O uso de jogos educativos nas escolas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos para que possam atingir os objetivos dos conteúdos trabalhados, assim sendo uma ferramenta muito importante para o professor e alunos trabalharem juntos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:49:06
Computador utilizado: (143.54.32.215)
Nome: JANDER
Endereco:
Opiniao: Os jogos educativos aumentam onúmero de redes de conexões neurais, além de proporcionar maior motivação que uma aula tradicional,o aluno recebe resposta imediata para solução de problemas, não dependendo de uma professora para auxiliá-lo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:50:10
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Iara
Endereco:
Opiniao: O aluno com a utilização dos jogos no computador adquire maior capa cidade vocabular e maior concentração para aprendizagem. Nem todos os professores conseguem acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias até por falta de atualização na sua prática. Muitas vezes, o professor vem a apreender estas novas tecnologias com seu próprio aluno. Mas ele precisa estar aberto para novos desafios e novas descobertas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:53:11
Computador utilizado: (143.54.41.15)
Nome: Angela
Endereco:
Opiniao: O trabalho anteriormente enviado com o nome de Valni E Angela diz respeito às opiniões e percepções da Angela.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:53:14
Computador utilizado: (143.54.41.213)
Nome: MARIA KAUER PFIFER
Endereco: ferkau@zaz.com.br
Opiniao:

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:54:40
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Rosmi
Endereco:
Opiniao: Acredito que se a escola possui um laboratório de informática, tanto o uso de jogos de entretenimento como os jogos educacionais devem ser usados pelos professores a sua escolha. Por exemplo: um jogo de entretenimento, como de guerra pode ser usado para discutir o quanto a fantasia pode se tornar realidade, e enfocar neste momento a interdisciplinaridade. Já os jogos educativos podem tornar a aula mais estimulante, conseguindo motivar os alunos a pesquisar além do conteúdo programado e ampliar o leque de conhecimento do educando.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:55:27
Computador utilizado: (143.54.41.14)
Nome: Cíntia Bastos
Endereco:
Opiniao: Há uma tendência em trabalhar-se com informática na educacão vinculada diretamente aos conteúdos que devem ser desenvolvidos por determinada turma,série, sendo isto importante, acredito que trabalhar com diversos jogos, previamente determinados, com um objetivo previsto, evitando a propagacão da violência, tào explorada pela mídia, possa contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tornando-os mais hábeis no raciocíneo e lhes proporcionando prazer na atividade virtual, bem como nesta área do conhecimento, atualmente, indispensável para um profissional bem capacitado.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:55:47
Computador utilizado: (143.54.41.13)
Nome: Tania
Endereco:
Opiniao: Opitaria por uma discussÃO com os professores defendendo a importância dos jogos mesmo que não tenha relação com o conteúdo. Salientaría a vantagem dos jogos educativos na formação de habilidades , capacidades ,interesses, raciocïnio, memória, etc. A única ressalva sería o não uso de jogos com violência.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:56:17
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Ana Sílvia
Endereco: abecker@edu.ufgrs.br
Opiniao: Em primeiro, lugar não usaria a tipologia de jogos educacionais e jogos de entretenimento. Jogo seja qual for deve proporcionar prazer e diversão, e podemos sempre aprender alguma coisa, desenvolver habilidades, necessitamos de envolvimento, atenção etc em qualquer jogo. Apoiaria a decisão de adquirir e utilizar todos os tipos de jogos (educativos e entretenimento), buscando oprotunizar aos professores experimentar, observar, analisar e concluir das possibilidades e limites do uso de diferentes jogos. O importante na questão é: - Qual o objetivo com o uso dos jogos? Discutindo com os alunos os valores e conceitos envolvidos durante o jogo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:56:44
Computador utilizado: (143.54.32.215)
Nome: ARLETE
Endereco:
Opiniao: Jogos educativos , ferramenta indispensável para o aluno do século xxl. Servem para o desenvolvimento do aluno em sua aprendizagem e proporcionam prazer ao mesmo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:59:22
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Jane
Endereco:
Opiniao: Os jogos educativos na área onde atuo, a educação infantil, proporciona aos alunos e professores, um melhor desempenho na atuação daqueles que vão buscar novidades e novas conquistas. Na Educação Infantil os jogos são o ponto principal para que os alunos aprendam com mais entusiasmo e consigam compreender a importância do conhecimento principalmente a tecnologia, para a suas vidas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:59:43
Computador utilizado: (143.54.41.28)
Nome: Riviane Bühler da Rosa
Endereco:
Opiniao: Percebo que a utilização de jogos na educação é algo prazeiroso para as crianças em todos os momentos, quando relacionam-se com a informática, parece-me, mais ainda. Sabemos que o computador por si só deslumbra nossos alunos e no momento em que ele é usado para jogar o interesse aumenta, a capacidade de concentração e o interesse em frente à tela parecem-me maior acredito que em razão dos estímulos audio-visuais que são bastante interessantes.Alguns jogos dispõem de "dicas" para facilitar as jogadas, outros exigem mais e alguns parece que faltam informações.Também encontrei um texto sobre a informática na educação especial que coloca seus benefícios para crianças com problemas motores e deficiência auditiva,dando-lhes chance de"adquirir conhecimentos, desenvolver suas potencialidades e sobrepujar suas deficiências". Acho que podemos apostar na utilização de jogos no computador em nossas aulas mesmo que não estejam diretamente ligado ao tema estudado porque eles desenvolvem diversas outras habilidades que com certeza serão nacessárias no desenrolar das mesmas e principalmente no aprendizado do nosso aluno.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 18:59:58
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome: magda bonato sehnem
Endereco: magda@edu.ufrgs.br
Opiniao: Considero importante a opção de uso de ambos os jogos, visto que estamos falando de um laboratório de informática, onde os alunos "teoricamente" tem acesso em vários momentos do seu cotidiano escolar, portanto quando da utilização do laboratório por uma disciplina específica deve-se utilizar os materiais que possam contemplar o objetivo de sua aula. Porém acho importante que os alunos devam ter um maior número possíveis de vivências, que possam trabalhar com os aspectos bio-psico-sociais destes alunos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:00:21
Computador utilizado: (143.54.41.15)
Nome: Valni
Endereco:
Opiniao: O ambiente de rede é um espaço muito amplo, que se explorado corretamente na área dos jogos educativos possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades por parte do usuário. O uso indevido torna o processo mecânico e repetitivo: no momento em que o usuário descobre os "macetes" não precisa mais pensar e interagir. Constatei que existem muitos jogos em formato de cartilhas que não instigam e não desenvolvem o raciocínio. O contrário também é verdadeiro. Cabe salientar a importância do processo de planejamento por parte do professor que precisa conhecer os objetivos e possibilidades das feramentas que dispõe.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:01:13
Computador utilizado: (143.54.41.219)
Nome: Susana Pavan
Endereco:
Opiniao: Considero que o uso de jogos na escola deva levar em conta o processo de aprendizagem dos alunos, no sentido de dar significado à temática desenvolvida e, não a partir de jogos pois estes, em si mesmos não apresentam significado se não estiverem relacionados com um contexto maior de conceitos, conteúdos e problemáticas para a busca de soluções possíveis, na construção do conhecimento.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:03:19
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Simone
Endereco: andreac@cpovo.net
Opiniao: Entendo que a escola deva ter os jogos de entretenimento e os jogos educativos deixando a critério do professor o seu uso. O professor pode usar jogos de entretenimento e após trabalhar a temática do jogo, os sentimentos das crianças ao jogar. Pode ainda usar o jogo de entretenimento para os alunos que mais rapidamente terminam o trabalho proposto para aula.Os jogos de entretenimento podem ser usados ainda nos recreios. Os jogos educativos devem ser usados conforme o plano do professor e o conteúdo desenvolvido.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:07:41
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: cleusa
Endereco:
Opiniao: Minha pesquisa sobre o uso de jogos na educacão restringiu-se ao conteúdo das aulas que trataram deste assunto. Entendo que para opinar sobre o uso ou não de determinado jogo na educacão, necessito conhecê-lo, exercitá-lo, testá-lo com alguns alunos, avaliar os resultados atingidos e após utilizá-los ou não como ferrramenta pedagógica. Os jogos virtuais podem ser usados desde que o professor esteja preparado para utilizá-lo. Eu, por exemplo, não conheco nenhum jogo, apenas dei uma lida no material disponibilizado na disciplina, mas fiquei curiosa para conhecer mais sobre o assunto.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:07:51
Computador utilizado: (143.54.41.213)
Nome: MARIA KAUER PFIFER
Endereco: ferkau@zaz.com.br
Opiniao: Na aula anterior tive oportunidade de analisar alguns jogos infantis da linha Imagine: Oscar Balconista, OS Segredos da Floresta e Max e o Castelo Encantado. Pareceram-me bem estruturados, com boa plasticidade e movimentação, adquados a crianças pequenas.Todos eram voltados aparentemente para a diversão, sem contudo deixar de buscar a construção de alguns conceitos.A linha do fantástico e do mistério é um grande atrativo para a criança. Sempre acreditei que a informática, o uso do computador seria funda- mental para a escola atualizada e em dia com seu tempo. Ao mesmo tempo visualizo algumas dificuldades, relacionadas principalmente às limita- ções dos professores. Quanto aos jogos especificamente, são uma ferramenta importantíssima que costumo utilizar sempre em sala de aula. No anteriormente referido processo de atualização, os jogos em computador são indispensáveis.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:09:00
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome: claudia regina luedke
Endereco:
Opiniao: Considero que possibilitar ao aluno/a diferentes experiências contribuem para o desenvolvimento do mesmo/a enquanto sujeito. Por isso, acredito que a partir do momento que podem acessar tanto a jogos educativos, quanto de entretenimento avançam nos mais diversos aspectos de aprendizagem e desenvolvimento, visto que o jogo é um elemento educativo e de extrema importância cultural.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:11:55
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Janete Mistrello
Endereco:
Opiniao: Na minha opinião,a direção da escola não deve tomar uma decisão, sem que haja uma discussão sem que haja uma discussão com o coletivo dos professores, pois esta situação não pode ser vista de forma descontextualizada do trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Um laboratório de computação deve ser utilizado da mesma maneira que uma sala de video, uma sala de artes,uma biblioteca..., ou seja, deve ser utilizado com o objetivos definidos e não apenas como um recurso para tornar ma aula mais interessante, pois acredito que todas as aulas devem ser interessantes e possibilitarem a aprendizagem, independentes dos recursos a serem utilizados. Partindo deste ponto de vista, considero que tanto que podem ser utilizados tanto jogos de entretenimento quanto jogos educativos,se os profissionais envolvidos tiverem objetivos claros e definidos da sua proposta pedagógica.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:12:14
Computador utilizado: (143.54.41.219)
Nome: Eloisa Peres
Endereco:
Opiniao: Acredito que deveriam ser usados jogos educacionais, relativos as atividades desenvolvidas na escola, que levem o aluno a construir o conhecimento e não lhe tornar um mero expectador. O uso do computador deve ter objetivos claros, sendo um complemento e um apoio as atividades desenolvidas nas escolas. Isto significa que estes jogos não podem ter como única finalidade o entretenimento, mas devem ser atrativos e estimulantes. Que a tecnologia sirva ao homem e não lhe torne simplesmente um mero expectador. Que o professor saiba explorá-los corretamente!

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:12:27
Computador utilizado: (143.54.41.14)
Nome: Márcia B. de Lourenço
Endereco: marlou@edu.ufrgs.br
Opiniao: Considero extremamente importante a utilização de jogos educativos nas escolas pois torna o espaço educativo interessante e motivador. Ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos alunos, os coloca em contato com o mundo da informática que sem sombra de dúvida deve ser introduzido na vida dos alunos para que num futuro próximo, no decorrer de seus estudos, esteja familiarizado com a modernidade que se apresenta.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:13:32
Computador utilizado: (143.54.41.13)
Nome: Viviane Mesquita
Endereco: vivimesquita@uol.com.br
Opiniao: Avaliando o processo da introdução da informática em uma escola municipal que está recebendo o laboratório de Informática, percebi a dificuldade que o professor sente em se relacionar com a máquina em parte pela falta de conhecimento, em parte pela dificuldade de estabe lecer os objetivos deste laboratório. Os jogos tem para eles um valor puramente de diversão e ainda não conseguem perceber o quanto se pode aprender com eles. É certo que é uma avaliação inicial. A coordenação da Escola preparou material tentando começar a discussão sobre a utilizaçãol dos jogos num ambiente pedagógico, o certo é que este grupo de professores terá que esperenciar este laboratório, viver estes jogos e construir uma nova visão do computador e sua aplicação.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:14:55
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: gigamar@pro.via-rs.com.br
Opiniao: Os professores bem com a Direção da Escola devem ter em primeiro lugar conhecimento das ferramentas propostas, em segundo lugar serem conscientizados se for ocaso que tanto a Internet, bem como os software de jogos educacionais ou não sempre irão ser usados de modo diretor ou indireto na construção do conhecimento do aluno, é importante avançar nos paradigmas e estes suportes são vertentes que oferecem "n" possibilidades de crescimento pessoal, intelectual, podemos relacionar o aprender com a vida e para a vida. De modo que se considerarmos a dialética do aluno e suas relações escolares e extra escolares. A Escola é um dos instrumentos de aprendizagem não o único, é nesta perspectiva e que não existem temáticas fora da atividades de aprendizagem sendo desenvolvidas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:15:23
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Saionara Goulart Dalpiaz
Endereco: gigamar@via-rs.com.br
Opiniao: A direçãojuntamente com a equipe pedagógica, poderiam promover uma oficina com a utilização dos CDROM abordando a temática " o Jogo e a Aprendizagem" buscando integrar os grupos de professores promovendo o manuseio dos software sem a preocupação de justificar as opiniões já mencionadas pelo grupo de professores, numa proposta de respeito às diferentes opiniões. Acredito que é uma maneira inicial para oportunizar a troca de experiências e de visões a respeito do uso do jogo no processo de aprendizagem. a avaliação seria o momento de colher sugestões e em conjunto com o grupo de professores organizar um segundo encontro onde pudessem analisar os jogos buscando os aspectos interdisciplinares que poderia ser abordados nas mais diferentes áreas do conhecimento. A justificativa final para este trabalho é mostrar que o jogo pode ser uma forma de aprendizagem pois existe uma relação de conhecimento entre o sujeito e o objeto analisado mesmo que este "brinquedo" seja via computador.É hora de avançar paradigmas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:16:03
Computador utilizado: (143.54.41.219)
Nome: Lilamar Flores
Endereco:
Opiniao: A utilização de jogos na escola deve ser como de qualquer outra atividade, proporcionada pela escola, ou seja, ajudar na construção do conhecimento dos alunos, tem que ter um objetivo, sentido, coerência, pois toda e qualquer atividade deve respeitar o processo de aprendi zagem dos alunos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:17:52
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Maria do Horto
Endereco:
Opiniao: Considero que para resolver a situação apresentada,a escola deve ter uma proposta pedagógica definida onde estas questões da utilização do laboratório de computação devam estar contempladas. Assim sendo entende-se que todos os jogos que atendam os objetivos desta proposta possam ser utilizados.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:18:24
Computador utilizado: (143.54.41.19)
Nome: Luiz O. Mendes
Endereco: lugauchinho@zipmail.com.br
Opiniao: Neste momento, com tal ferramenta é posível desenvolver inúmeras questões quanto ao assunto. A possibilidade de realizar reuniões ou discussões é bastante cocnvidativo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:20:49
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome: Maria Cristina Gaiga
Endereco:
Opiniao: Um Laboratório de Informática deve conter os mais variados tipos de jogos, tanto de entretenimento como educacionais. É fundamental que os professores saibam utilisar este recurso de forma a aproveitar os conhecimentos de informática para qualificar e ampliar o potencial dos alunos nas diferentes áreas do conhecimentos. Os recursos lúdicos e educacionais precisam ser mais explorados pelos professores e alunos e ser considerado como aprendizado importante no mundo de hoje.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:21:17
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome:
Endereco:
Opiniao: Com base na aula anterior, pude observar que alguns jogos apresentam erros que podem ser propositais ou não;como profissionais da educacão devemos ter o cuidado de estudar e testar para conhecer bem a estrutura de cada jogo e o que queremos propor com cada atividade através de jogos interativos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:24:09
Computador utilizado: (143.54.41.17)
Nome: gizeila rocha
Endereco:
Opiniao: Com base na aula anterior, pude observar que alguns jogos apresentam erros que podem ser propositais ou não;como profissionais da educacão devemos ter o cuidado de estudar e testar para conhecer bem a estrutura de cada jogo e o que queremos propor com cada atividade através de jogos interativos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:30:47
Computador utilizado: (143.54.41.12)
Nome: Margareth Vieira
Endereco:
Opiniao: Considero o uso da informática na escola de vital importância deste que este tenha objetivos definidos como ferramenta do saber para que possa através do seu uso desenvolver as potencialidades do aluno tanto em suas habilidades inteletuais como motoras, nao utilzar sem critérios previtos para o grupo de alunos, que devem possuir conhe cimentos de como operacionalizar o aparelho.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:05:24
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: gigamar@pro.via-rs.com.br
Opiniao: Os professores bem com a Direção da Escola devem ter em primeiro lugar conhecimento das ferramentas propostas, em segundo lugar serem conscientizados se for ocaso que tanto a Internet, bem como os software de jogos educacionais ou não sempre irão ser usados de modo diretor ou indireto na construção do conhecimento do aluno, é importante avançar nos paradigmas e estes suportes são vertentes que oferecem "n" possibilidades de crescimento pessoal, intelectual, podemos relacionar o aprender com a vida e para a vida. De modo que se considerarmos a dialética do aluno e suas relações escolares e extra escolares. A Escola é um dos instrumentos de aprendizagem não o único, é nesta perspectiva e que não existem temáticas fora da atividades de aprendizagem sendo desenvolvidas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:10:17
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: gigamar@pro.via-rs.com.br
Opiniao: Os professores bem com a Direção da Escola devem ter em primeiro lugar conhecimento das ferramentas propostas, em segundo lugar serem conscientizados se for ocaso que tanto a Internet, bem como os software de jogos educacionais ou não sempre irão ser usados de modo diretor ou indireto na construção do conhecimento do aluno, é importante avançar nos paradigmas e estes suportes são vertentes que oferecem "n" possibilidades de crescimento pessoal, intelectual, podemos relacionar o aprender com a vida e para a vida. De modo que se considerarmos a dialética do aluno e suas relações escolares e extra escolares. A Escola é um dos instrumentos de aprendizagem não o único, é nesta perspectiva e que não existem temáticas fora da atividades de aprendizagem sendo desenvolvidas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:27:26
Computador utilizado: (143.54.41.16)
Nome: Luiz o. Mendes
Endereco: lugauchinho@zipmail.com.br
Opiniao: É possível, a partir destes conhecimentos de informática buscar uma maior integração entre educandos e educadores. Mas, infelizmente temos vários condicionantes contra. Uma população que não possui na sua maioria condições financeiras para adquirir seu sustento diário não consegue ter acesso a estes recursos. Hoje a informática tornou-se um meio quase que obrigatório em todo mundo. Apesar disto tudo podemos perceber que existem pessoas interessadas em alcançar esta tecnologia para um número maior de pessoas. Este caminho pode e deve ser traçado pela educação e pelos professores que "espraiam" os conhecimentos adquiridos na sua prática pedagógica e na sua convivencia diária com os educandos. Espero que este aprendizado que estamos a adquirir possa ser remetido a outros "rincões" deste estado e de nossas escolas pelo país a fora. Acredito na educação e no porcesso de aprendizado, basta para isto que tenhamos pessoas interessadas em fazer com que este chegue de fato a todos e não só a uma pequena minoria privilegiada. Obrigado. pela oportunidade.

Data em que foi respondido: 19/01/00 - 17:28:37
Computador utilizado: pan.inf.ufrgs.br (143.54.13.138)
Nome: .
Endereco: .
Opiniao: .

Data em que foi respondido: 31/01/00 - 20:14:36
Computador utilizado: (200.213.8.63)
Nome: .
Endereco: .
Opiniao: teste teste