Data em que foi respondido: 04/01/00 - 01:28:24
Computador utilizado: noc.tche.br (200.19.246.234)
Nome: teste
Endereco:
Opiniao: teste com resposta final

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:01:37
Computador utilizado: (143.54.41.211)
Nome: Giovani Dalpiaz
Endereco: gigamar@pro.via-rs.com.br
Opiniao: Os professores bem com a Direção da Escola devem ter em primeiro lugar conhecimento das ferramentas propostas, em segundo lugar serem conscientizados se for ocaso que tanto a Internet, bem como os software de jogos educacionais ou não sempre irão ser usados de modo diretor ou indireto na construção do conhecimento do aluno, é importante avançar nos paradigmas e estes suportes são vertentes que oferecem "n" possibilidades de crescimento pessoal, intelectual, podemos relacionar o aprender com a vida e para a vida. De modo que se considerarmos a dialética do aluno e suas relações escolares e extra escolares. A Escola é um dos instrumentos de aprendizagem não o único, é nesta perspectiva e que não existem temáticas fora da atividades de aprendizagem sendo desenvolvidas.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 19:03:51
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Saionara Goulart Dalpiaz
Endereco: gigamar@pro.via-rs.com.br
Opiniao: A direçãojuntamente com a equipe pedagógica, poderia promover uma oficina com a utilização dos CDROM abordando a temática " o Jogo e a aprendizagem" buscando integrar os grupos de professores promovendo o manuseio dos software sem a preocupação de justificar as opiniões já mencionadas pelo grupo de professores, numa proposta de respeito às diferentes opiniões. Acredito que é uma maneira inicial para oportunizar a troca de experiências e de visões a respeito do uso do jogo no processo de aprendizagem. a avaliação seria o momento de colher sugestões e em conjunto com o grupo de professores organizar um segundo encontro onde pudessem analisar os jogos buscando os aspectos interdisciplinares que poderia ser abordados nas mais diferentes áreas do conhecimento. A justificativa final para este trabalho é mostrar que o jogo pode ser uma forma de aprendizagem pois existe uma relação de conhecimento entre o sujeito e o objeto analisado mesmo que este "brinquedo" seja via computador.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:07:07
Computador utilizado: (143.54.41.216)
Nome: isabel e lucianne
Endereco: isa@lies.edu.ufrgs.br e lucianne@lies.edu.ufrgs.br
Opiniao: Continuamos com a mesma opinião, até porque os demais colegas também concordaram com a posição de que os jogos são importantes no cotidiano dos alunos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:10:37
Computador utilizado: (143.54.41.24)
Nome: Iara, Moacir, Jane
Endereco:
Opiniao: Chegamos a conclusão que os jogos educativos são de grande importancia para o desenvolvimento sensorio-motor das crianças, pois são com atividades lúdicas, mesmo através do computador, que os alunos conseguem alcançar com maior facilidade a apren dizagem.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:12:48
Computador utilizado: (143.54.32.215)
Nome: ARLETE E JANDER
Endereco:
Opiniao: Nossas opiniões não se alteraram após a atividade.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:13:17
Computador utilizado: (143.54.41.29)
Nome: Ana,Rosmi, Simone
Endereco: andreac@cpovo.net
Opiniao: Sim, o nosso posicionamento permace favorável ao uso de jogos na escola.Contudo se faz necessário que existam oficinas, debates sobre as melhores formas de uso e suas limitações.Mantendo uma constante avaliação dos resultados obtidos com o uso dos jogos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:13:44
Computador utilizado: (143.54.41.16)
Nome: cleusa e gizeila
Endereco:
Opiniao: No primeiro contato que tivemos com o jogo, ficamos muito perdidas, pois não tínhamos conhecimento de como utilizar adequadamente os recursos disponíveis, no entanto, em poucos minutos já nos encontramos brincando com a turma.Constatamos mais uma vez, que a brincadeira é uma ferramenta poderosa na aprendizagem, desde que bem planejada e explorada. Para Piaget, o brinquedo para a crianca é algo sério.Então, devemos repensar a educacão infantil, através do uso da informática.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:14:06
Computador utilizado: (143.54.41.13)
Nome: VIviane,Cíntia,Salei
Endereco: vivimesquita@.uol.com.br
Opiniao: A partir desta vivência com o debate on-line, reafirmamos que é necessário que o professor vivencie o laboratório,fazendo suas descobertas, brincando, e só assim vai definir as reais necessidades frente ao trabalho com o aluno,seu ponto de aperfeiçoamento que o levará a propor atividades que tenham real significado para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:15:51
Computador utilizado: (143.54.41.27)
Nome: Rose e Rosi Marta
Endereco: rose@edu.ufrgs.br
Opiniao: Continuamos com o mesmo posicionamento em relação aos jogos. No entanto, apesar de valorizarmos o uso de jogos, quando bem selecionados pelo corpo docente, sabemos que a escola, principalmente a pública estadual,precisa urgentemente de uma reformulação, principalmente, quanto ao uso de novas tecnologias.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:16:38
Computador utilizado: (143.54.41.21)
Nome: Márcia, Maria Elisabeth e Tania
Endereco: Marlou@edu.ufrgs.br
Opiniao: Nossa opinião inicial era que os jogos eram extremamente importantes. Continuamos com esta opinião pois, através do debate com os colegas, percebemos que a grande maioria concorda que os jogos são uma ferramenta importante para o desenvolvimento da aprendizagem de forma completa, onde o aluno torne-se criativo, crítico e participativo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:18:05
Computador utilizado: (143.54.41.213)
Nome: Maria e Riviane
Endereco: ferkau@.zaz.com.br
Opiniao: Nossas posições iniciais eram coincidentes e continuamos achando que a utilização de jogos no computador para as aulas são interessantes aos alunos e uma grande contribuição para o processo ensino-aprendizagem. O ideal seria que fosse uma ferramenta acessível a todos, mas o fato de não ser não lhe tira o valor.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:18:12
Computador utilizado: (143.54.41.219)
Nome: Susana,Eloisa e Lila
Endereco:
Opiniao: Nossa posição continua na mesma linha de pensamento no sentido do respeito ao processo de aprendizagem, podemos também acrescentar a par- tir dos debates com os colegas a questão do lúdico e do prazer. Atividades que favoreçam o desenvolvimento do lúdico e do prazer se constituem em aspectos importantes a serem aprofundados e explorados cada vez mais em nossas escolas e na educação como um todo, pois estes aspectos fazem parte, constituem o ser humano.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:19:18
Computador utilizado: (143.54.41.18)
Nome: ANGELA E VALNI
Endereco:
Opiniao: A nossa posiçao permanece. Foi muito interessante a experiencia vivenciada , pois, podemos observar nossas limitaçoes e resistencias, caracteristica da maioria das pessoas frente ao novo e tambem dos professores. Observamos que a discussao prendeu-se muito na parte operacional e as dificuldades materiais para a implementaçao da informatica nas escolas publicas. A preocupaçao é relevante mas nao podemos concentrar nossa visao apenas nas dificuldades existentes, pois muitas delas desviam o foco da questao principal: O significado do uso desta ferramenta para o professor como responsavel pelas situaçoes de aprendizagem.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:27:52
Computador utilizado: (143.54.41.26)
Nome: Maria do Horto e Janete
Endereco:
Opiniao: Após conversa com colegas, nossa posição continua a mesma,uma vez que acreditamos que qualquer situação deve estar contextualizada e embasada em uma proposta pedagógica com objetivos claros e definidos.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:29:53
Computador utilizado: (143.54.41.12)
Nome: Margareth Vieira
Endereco:
Opiniao: Minha opiniào continua sendo a anterior, pois para tirar maior proveito da informatica considero como vital o conhecimento sobre o manuseio e operacionalizacao das ferramentas disponiveis, neste conhecimento esta incluido a finalidade do recurso, para tanto não deve ser utili zado como um passatempo.

Data em que foi respondido: 04/01/00 - 20:33:37
Computador utilizado: (143.54.41.210)
Nome: Cláudia, Magda e Maria Cristina
Endereco:
Opiniao: Nossa opinião não mudou com as atividades propostas nesta aula. Este tipo de utilitário propicia uma troca entre os colegas e essa troca promove aprendizado, inclusive sendo a atividade lúdica e prazerosa.

Data em que foi respondido: 12/01/00 - 20:34:14
Computador utilizado: (200.248.147.170)
Nome: DENISE WOLFFENBUTTEL MOREIRA
Endereco: lagmor@cpovo.net
Opiniao: Embora não tenha tido a oiportunidade de participar do debate on-line, desejo expressar minha opinião sobre o uso de jogos de computador na educação. Minha opinião inicial era favorável ao uso de jogos, e a medida em que busquei trocar idéias com colegas que atuam especificamente com a tecnologia na eduação, ampliei o entendimento que tenho sobre o assunto. Entendo que o uso da tecnologia e mais especificamente de jogos em CD-rom na educação possibilita que o esforço e as ações de ensino-aprendizagen sejam mais prazeirosos. E com isso, mais eficientes. As ações prazeirosas tem maior índice de retenção. Os jogos que não são considerados educativos também ensinam. Eles possibilitam que aprendizagens importantes aconteçam, como a persistência, a relação entre informações, o desenvolvimento de processos mentais de elaboração, relação e construção de conhecimentos. Necessário frisar a importância de que escola e professor(a) tenham conhecimento dos jogos usados pelo aluno, seu conteúdo, forma e intencionalidade, possibilitando a orientação do aluno. Ao mesmo tempo, cabe perguntar, a sociedade atual necessita de pessoas que não tem a capacidade de se auto-gerenciarem ? De selecionar e trabalhar informações ?