Referências encontradas pelo(a)s aluno(a)s do semestre anterior

Data: 16/04/99 Hora: 17:40 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Agda Camargo
Endereco : http://www.nce.ufrj.br/aau/dosvox/
opiniao : Um programa que ajuda deficientes visuais a usar o computador.


Data: 16/04/99 Hora: 18:00 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciana Menegaz Kobe
Endereco : http://www.cglobal.pucrs.br/~marciabc/sec/ead.htm
opiniao : Esta página contém alguns ótimos endereços sobre informática na educação em geral e, mais especificamente, sobre o uso da Internet na educação.


Data: 16/04/99 Hora: 18:08 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : Jairo Luís Fontoura de Oliveira
Endereco : http://www.unicamp.br/nied/educar/index.htm
opiniao : Achei a página bastante interessante, pois aborda temas de como utilizar o computador na educação, nos dá dicas, idéias de como utilizar o computador de uma forma aproveitável, que cause interesse nos alunos.


Data: 16/04/99 Hora: 18:11 Máquina: 143.54.41.14

Nome : Agda Camargo
Endereco : http://www.bauru.unesp.br/fc/boletim/capa.htm
opiniao : Revista Boletim Educação, com textos sobre assuntos como: informática na educação, educação especial e outros.


Data: 16/04/99 Hora: 18:12 Máquina: 143.54.41.17

Nome : ANA PAULA QUEIROZ SPEROTTO
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/CONG_1994/DEM2_20.HTML
opiniao : Esta página fala a respeito do CIES/EDUCON que motivados com prêmios ganhados em concursos nacionais de siftware educativos, promovidos pelo Ministério da Educação. Resolveram criar um software educativo em Língua Portuguesa, para crianças e adultos portadores de deficiência, sendo este um novo recurso para a construção da leitura e escrita.


Data: 16/04/99 Hora: 18:18 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br

Nome : Ana Cristina Brandão Dourado Fabiana Apellaniz
Endereco : http://www.auge.com.br/jornal/jornal4/pag06.htm
opiniao : Esta página tráz exemplos de metodologias aplicadas através do uso dos processadores de textos em sala de aula. Nela estão rela tadas algumas atividades feitas desde o ensino fundamental ao ensino médio e os resultados que os/as professores/as obteram dos/as alunos/ as com o uso das mesmas.


Data: 16/04/99 Hora: 18:18 Máquina: 143.54.41.18

Nome : Aline Durán e Maria Cláudia Furtado
Endereco : http://www.regra.com.br/educacao/
opiniao : Gostamos da página por se tratar de um asunto em voga atualmente, referente ao papel do professor frente a invasão da informática no meio escolar. É necessário que o profesor esteja constantemente atualizando-se para que não torne-se descartável para educação e não seja substituído pelo computador.


Data: 16/04/99 Hora: 18:22 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Hermes Fernando da S.Pereira
Endereco : http://ust.psico.ufrgs.br/~pureza/bruvi.html
opiniao : Esta página nos mostra a visão de um pensador,através de dez comentários,de como se deve usar o computador na escola de / maneira correta.


Data: 16/04/99 Hora: 18:27 Máquina: 143.54.41.12

Nome : ameofis e geracino
Endereco : http://www.epl-lousa.pt/mediana/ft.html
opiniao : FOTO E TEXTO ESTE TEXTO MOSTRA A IMPORTANCIA DE UMA FOTO NA INTERPRETACAO DAS MENSAGENS CONTIDAS NUMA ESCRITA. ALGUMAS FOTOS PODEM TRAZER MENSAGENS VERDADEIRAS OU COMENTARIOS DISTORCIDOS DE UM FATO E ALTERAR AS INTENCOES DE UM OBSERVADOR, FAZENDO COM QUE TIRE CONCLUSOES PRECIPITADAS. PRINCIPALMENTE TAIS MOSTRAM-SE MAIS INTENSAS NAS CRIANCAS E ADOLESCENTES QUE ESTAO EM FORMACAO E INTUINDO SOBRE O MUNDO AO SEU REDOR.


Data: 16/04/99 Hora: 18:30 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Inês Kieling
Endereco : http://www.cnotinfor.com.br
opiniao : A página fala da CNOTINFOR do Brasil que é uma empresa especializada na aplicação da informática em contextos educativos. Sua área de atuação: *comercialização de produtos para a aplicação pedagógica; *prestação de serviços em informática educacional; *capacitação e divulgação de novas tecnologias, pesquisas,etc. Conheço o programa MEGALOGO e seu uso na escola onde trabalho, mas os professores desta tem algumas dificuldades técnicas. Penso ser interessante ter um acesso fácil com uma fonte especializada. Devido ao interesse (poderia dizer "louco") que os alunos têm por essa tecnologia, vejo que eles só têm a ganhar se souberem utilizar editor texto.


Data: 16/04/99 Hora: 18:30 Máquina: 143.54.41.20

Nome : DAGMAR LANZINI PEREIRA
Endereco : http://www.ada.com.br/primicias/computador.htm
opiniao : Que existe uma redefinição nos moldes de expressão, isto é incontroverso. Aquele que ficar a margem desta reestruturação da comunicação, será o analfabeto dos nossos dias. Com editores de texto, planilhas, banco de dados, cairam por terra os instrumentos antes utilizados, como máquinas de escrever, calcular, fichários, agendas manuais, etc.. Esta nova instrumentação permite agilidade no desenvolvimento das atividades. Mas para que isto aconteça, é preciso dominar esta nova linguagem.


Data: 16/04/99 Hora: 18:42 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Inês Kieling
Endereco : http://www.brnet.com.br
opiniao : A página se refere à educação informática no Brasil. Existem dois links que destaco: Projeto Aprendiz(um verdadeiro convite à escrita! exercite-se!) e Escola do Futuro(ECA/USP)onde se pode conhecer uma escola mais que informatizada! Muito interessante!


Data: 16/04/99 Hora: 18:43 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Inês Kieling
Endereco : http://www.brnet.com.br
opiniao : A página se refere à educação informática no Brasil. Existem dois links que destaco: Projeto Aprendiz(um verdadeiro convite à escrita! exercite-se!) e Escola do Futuro(ECA/USP)onde se pode conhecer uma escola mais que informatizada! Muito interessante!


Data: 16/04/99 Hora: 18:46 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Luciana Menegaz Kobe
Endereco : http://cogeae.pucsp.br/~sircri/banco/vida/ambiente/esc4.html
opiniao : A página foi encontrada a partir de um dos textos de apoio indicados pela professora e contém um artigo bem inetressante sobre o que a escola deve ensinar contando com a presença das novas tecnologias e a mudança no conceito de educação.


Data: 16/04/99 Hora: 18:47 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Bianca S. Guisso, Raquel L. da Silva e Rita de Cássia Edinger Lemos
Endereco : http://www.techoje.com.br/ed-ind.htm
opiniao : O  endereço abrange textos que tratam da importância da educação à distância e de um programa que será implantado até 2005 nas escolas da América Latina. Comenta-se que este programa é modernizador, mas pode desqualificar o papel do professor e causar mudanças nos padrões curriculares.


Data: 16/04/99 Hora: 18:50 Máquina: 143.54.41.19

Nome : ALBERTO PORTO ALEGRE
Endereco : Boletim Educação - Revista inédita sobre Educação, contendo artigos e opiniões sobre Educação Especial,
opiniao : Achei interessante esta página porque nos permite ter os assuntos ligados à informatica na educaçao constantemente atualizados .


Data: 16/04/99 Hora: 20:32 Máquina: capricornio.pgie.ufrgs.br

Nome : Caroline Nunes Tolotti
Endereco : www.alabama.com.br
opiniao : Esta página é de uma Empresa de Consultolria Educacional. Ela acredita que a informatização da educação é de extrema importância. Tem profissionais capacitados para desenvolver um trabalho produtivo e criativo na área pedagógica utilizando a informática.


Data: 16/04/99 Hora: 20:46 Máquina: libra.pgie.ufrgs.br

Nome : Cristina dos Santos Miranda e Isabel Cristina Bittencourt
Endereco : http://www.chaves.com.br/TEXTALIA/proinfo/prf_txtie09.htm
opiniao : Na página pesquisada encontramos a maneira como os educadores estão encarando a introdução do computador na educação nas escolas. É tratado também a mudança do paradigma educacional com o advento da informática.


Data: 16/04/99 Hora: 21:03 Máquina: 143.54.41.12

Nome : Gisele Cortinovi
Endereco : http://www.edutecnet.com.br/edecvws.htm
opiniao : Esta página traz algumas informações básicas sobre a necessidade de se implementar o uso de computadores nas escolas, de se modificar os currículos escolares e instrumentalizá-las para o uso da informática na educação.


Data: 16/04/99 Hora: 21:04 Máquina: 143.54.41.14

Nome : JOÃO LUIS PAES
Endereco : http://www.geocities.com/area51/labyrinth/9189/regina1.htm
opiniao : O uso do computador representa uma revolução para a humanidade, mas de nada adiantará se o usuário não dominar a escrita ou a leitura. No caso alunos em processo de educação será um bom incentivador o uso de máquinas no sentido de que tem informações guardadas prontos para se- rem utilizadas a qualquer momento. Para os alunos que começam a vida escolar fica muito restrito usá-lo; mas para alunos que dentro de um ciclo de aprendizagem estão mais avançado será muito útil o uso de máquinas para desenvolver seus racio- cínios, já que geralmente por suas idades tem grande disposição e ener- gia para gastar, então que utilizem de forma proveitosa a fim de desen- volverem seus potenciais intelectuais que estão presos dentro de cada um. O uso do computador de nada atrapalhará ou acabará com a escrita pois sempre existirá independendo ou não das máquinas, pois a escrita é uma das formas de comunicação mais antigas descobertas da humanidade. Crianças que hoje entram na escola terão que passar pelo processo míni- mo de conhecimento(alfabetização)para terem capacidade de poder uti- lizarem a máquina corretamente e quando isso ocorrer já dominarão, inconcientemente ou não, a escrita, sem ainda fazerem uso de máquinas.


Data: 16/04/99 Hora: 21:10 Máquina: 143.54.41.12

Nome : GISELE CORTINOVI
Endereco : http://www.gold.com.br/~luisinfo/infoeduc.html
opiniao : O autor discute a idéia de "construcionismoXconstrutivismo", uma mudança de paradigma pedagógico do "intrucinismo para o construcinismo". Caso esta mudança não ocorra as escolas correrão o risco de ter professores/as obsoletos/as.


Data: 16/04/99 Hora: 21:17 Máquina: 143.54.41.18

Nome : DAIANE MENGUER
Endereco : http://www.unicamp.br/nied/educar/tsld001.htm
opiniao : A página escolhida trata de uma apresentação em slides de José Armando Valente. O assunto abordado é de como o Computador serve de auxílio na educação. O autor apresenta alguns requisitos que fazem com que o computador proporcione um ambiente enriquecedor da aprendizagem ou na transformação da escola. As vantagens apresentadas refletem numa visão mais ampla na sociedade que com a utilização desta tecnologia proporciona ao indivíduo uma participação mais ativa, um trabalho em grupo, pensar e criar, aprender a aprender, ter consciência do potencial cognitivo, afetivo e social.


Data: 17/04/99 Hora: 17:24 Máquina: dl-tnt1-089.poa.zaz.com.br

Nome : Andreia Ehrhardt Maria
Endereco : deiaem@mat.ufrgs.br
opiniao : De acordo com os textos lidos na Internet e outros textos que já li, para a virada do século haverá uma "nova classe de analfabetos", aqueles que não dominam a tecnologia das informatização, especialmente computadores. Este analfabetismo digital será responsabilidadeda escola e dos docentes despreparados que nela trabalham. Frente a esta realidade, cabe as instituições de ensino, responsabilizarem-se pela formação de profissionais que venham trabalhar na mesma. O desenvolvimento deste trabalho desencadeia uma série de reflexões sobre o papel da escola e do professor. Para os educadores surgem diversas dificuldades, devido o falta de conhecimento e de preparo. Os professores sentem dificuldades em acompanhar os alunos, de prever dificuldades e de propor técnicas para resolvê-las. Por este motivo a integração entre os meios de comunicação e o computador, utilizando-os como facilitadores da informação, desenvolvimento da cultura e da pesquisa.


Data: 17/04/99 Hora: 20:16 Máquina: dl-pm2-26.poa.zaz.com.br

Nome : Julio Cezar
Endereco : advogado.com/zip/tavares.htm
opiniao : - Informática nas ciências Jurídicas. Maiores comentários na opinião.


Data: 17/04/99 Hora: 20:17 Máquina: dl-pm2-26.poa.zaz.com.br

Nome : Julio Cezar
Endereco : http://www.davinci.g12.br/961101.htm
opiniao : - Projeto para introduzir as crianças na editoração de textos.


Data: 17/04/99 Hora: 20:17 Máquina: dl-pm2-26.poa.zaz.com.br

Nome : Julio Cezar
Endereco : http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/IA368F/1s1998/Gii/g5.html
opiniao : - Habilitação tecnológica


Data: 17/04/99 Hora: 20:18 Máquina: dl-pm2-26.poa.zaz.com.br

Nome : Julio Cezar
Endereco : http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/CONG_1996/CONGRESSO_HTML/43/43.HTML
opiniao : - Procura descrever a experiência brasileira de utilização da informática na educação


Data: 23/04/99 Hora: 19:40 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br

Nome : CARLOS EDUARDO PIEDRA CUEVA FLORES
Endereco :
opiniao : ACHO MUITA A DIVERSIDADE DE PROPRIEDADES APRESENTADAS PELO USO DA INTERNET, POIS PODEMOS ENCONTRAR UMA GAMA DE ASSUNTOS TÃO PRONTAMENTE QUE NOS ECONIMIZA TEMPO PARA PESQUISA E ALI TEMOS CONDIÇÕES DE ENCONTRAR O QUE NECESSITAMOS. ELA SE TORNA UM BENEFÍCIO A MEDIDA EM QUE NOS PROPORCIONA CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM PESSOAS EM QUE JAMAIS SONHARIAMOS EM ENCONTRAR. NO TOCANTE A ATIVIDADES ILÍCITAS QUE AÍ PODEM OCORRER, DEVE-SE MANTER UMA VIGILÂINCIA CONSTANTE POR PARTE DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS E A NÓS CIDADÃOS, ZELAR PELA NOSSA INTEGRIDADE E TORNAR A INTERNET DIGAMOS UM BEM INDISPANSÁVEL AO PROGRESSO DA HUMANIDADE.


Data: 21/05/99 Hora: 15:40 Máquina: 143.54.41.11

Nome : Andréa Teixeira Rodrigues
Endereco : http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html
opiniao : Esta página compreende um texto, o qual refere-se à Educação à distância. Tratando-se de sua historicidade e uso desde os primordios da sua criação. Encontrei importância neste texto devido ao fato de que, a meu ver, esta modalidade de educação vem sendo cada vez mais difundida com a "explosão" da tecnologia informátizada.


Data: 22/05/99 Hora: 16:01 Máquina: 200.248.83.17

Nome : SUSANE FATIMA MACHADO
Endereco : http://www.techoje.com.br/ed9504-1.htm
opiniao : A PAGINA A EDUCACAO NA ERA DA INFORMACAO(ALUIZIO PIMENTA)FALA SOBRE O AVANCO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE ATUAL, E DA NECESSIDADE DA ESCOLA DE EQUIPAR-SE PARA DAR CONDICOES A SEUS ALUNOS DE VIVER NUMA SOCIEDADE INFORMATIZADA.